2015/07/20

A Cruz de Cristo...

Texto: Gálatas 6:14 

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Queridos irmãos nesta noite quero meditar sobre o valor da Cruz de Cristo para nós cristãos. A história da igreja informa que houve algumas tentativas antes de os cristãos elegerem a cruz como sua referência. Uma bem conhecida é a figura de um peixe, por esconder nesta marca as iniciais, em grego, do nome Jesus Cristo.

Nos primeiros anos da história da igreja, a cruz era algo extremamente repugnante por ser o instrumento utilizado pelos romanos para executar escravos e estrangeiros. Já os judeus julgavam estar sob a maldição de Deus todos os que fossem pendurados em madeiros (Dt 21.23). Paulo observou como o incrédulo de seu tempo abominava a mensagem da cruz (1Co 1.18). Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; 1 Coríntios 1:18 Houve até alguém que desenhou um homem com cabeça de burro, crucificado, a fim de ridicularizar a fé evangélica. Entretanto, mesmo com riscos e afrontas que os cristãos sofriam pelo símbolo da cruz, essa figura foi adotada por ser o centro da mensagem por eles anunciada.

Durante um grande período, os cristãos também faziam o sinal da cruz com a mão para identificar-se e lembrar uns aos outros constantemente da sua fé. Hoje, a igreja evangélica deixou de praticar esse ritual, em razão de muitos hereges usarem essa prática como superstição.

Neste texto de Gálatas, Paulo disse que sua Glória estava no fato que aconteceu na Cruz do Calvário, na Cruz de Cristo. Recordemos que Jesus foi crucificado entre dois salteadores. Aquelas outras cruzes, não têm nada a ver conosco, a Cruz de Cristo tem. O valor está não na cruz em si, mas no significado de sacrifício que ela passou a representar através de Cristo. Portanto, Jesus Cristo, o único Deus, o Emanuel, o Deus conosco, o Cordeiro de Deus, Aquele que era, que é e será eternamente. Aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida, foi ele que sacrificou-se por nós e teve que ser pendurado numa cruz, porque somente a morte na cruz poderia remover a maldição do pecado em nossa vida. Era preciso que fosse assim.

Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).

Portanto a morte mais maldita, a morte mais intolerável, era a morte na cruz e Jesus nos resgatou tomando o nosso lugar, Ele nos substituiu, ou seja, para que o pecado e a maldição saíssem da nossa vida, era preciso que todos nós passássemos pela cruz. Ele pegou o meu pecado, o teu pecado, a tua maldição, o castigo, a sua dor e trouxe para a Sua vida e encravou tudo na Cruz do Calvário. Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Portanto só nos restava a morte eterna porque a Bíblia diz: que o salário do pecado é a morte. Essa morte é a morte espiritual. Ezequiel 18:4 Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.

Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. Diante disto podemos entender por que Apostolo Paulo se gloriava nesta cruz e porque você tambem deve gloriar-se.

Mas talvez para alguns é preciso de mais motivos para gloriar-se, por isso quero dar mais argumentos pra que todos os dias você se glorie, se alegre na cruz de Cristo.

1)    Na cruz,  Jesus venceu e o plano da salvação se completou.

É o primeiro fato. E tudo começou em  Gênesis 3:15 "Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar."

Quando Deus fala à serpente, Ele diz: olha serpente, eu vou por inimizade entre ti e a mulher. Entre a tua descendência e a dEle. A grande guerra espiritual da humanidade. Diz que satanás vai ferir o calcanhar, mas que Jesus vai esmagar a cabeça da serpente. No entanto esta Luta já foi vencida... Ferir a cabeça da serpente foi o que Jesus fez na cruz do calvário, assim ele completou o plano da salvação e eu vou dizer uma coisa diante desta verdade: você não pode ser derrotado por um inimigo que tem a cabeça esmagada. O inimigo foi derrotado por Jesus na cruz. O inimigo não pode mais te controlar, não pode mais te manipular, não pode mais te humilhar, não pode mais te arruinar porque Jesus é o Senhor. Ele triunfou na cruz e Ele te deu toda herança, na cruz do calvário. Glória a Deus! O triunfo começa pelo plano perfeito da salvação. A obra se completou a respeito da salvação. Jesus venceu. A voz das muitas águas venceu e hoje, por causa desta vitória de Jesus na cruz, quando nós oramos, demônios, espíritos enganadores e opressores fogem porque algo vitorioso aconteceu na cruz. Apocalipse 12:10-12 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus.

Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.

A cruz nos trouxe vitória. É importante que a igreja de Jesus acredite na vitória do Sangue na cruz e também acredite no poder da palavra do testemunho. Porque quando você testemunha daquilo que Jesus fez por você, você esta afirmando essa vitória. Então, não deixes de falar da obra de Cristo na tua vida. Não deixes de falar de quem eras no passado, conte como Cristo mudou a sua vida. Este testemunho libera um poder sobrenatural.

 O inimigo não gosta de quem dá testemunho. Ele gosta do camaleão. Sabe o que é o camaleão? É um lagarto que quando está em cima de algo preto, ele fica preto. Quando está sobre algo marrom, ele fica marrom. Quando ele está no branco, ele fica branco. Nós não somos crentes camaleões. Nós não mudamos de cor. A sua cor é vermelho carmesim meu querido irmão, sabe porque? Por que vc foi banhado pelo sangue do cordeiro.

Pastor, mas eu trabalho numa empresa e meu chefe é espiritista. Esse tem que saber que tu és de Jesus. 'Pastor  no meu serviço é proibido ler a Bíblia.' Está bem, leve a Bíblia quando fores almoçar, mostra a Bíblia. Não tenhas medo. Esse poder do testemunho é poderoso!

2)     Na cruz, nós fomos redimidos das garras do diabo.

Salmo 107:2 Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo.

Imaginem os irmãos amados, que nós antes de termos Jesus, Paulo diz aos Efésios 2:3, Fazíamos a vontade de satanás. Andávamos como os demais, como se fossemos filhos da ira. entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.

Este foi o tempo da ignorância. Foi o tempo que estávamos nas garras de satanás. Mas hoje por causa da Cruz de Cristo fomos redimidos, fomos resgatados, ao ponto de sair do próprio punho do apostolo Paulo as seguintes palavras: Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito. Romanos 8:1

Mas pastor quando Ele nos resgatou? Quando Ele esmagou a cabeça da serpente, quando ele se entregou na cruz do calvário. Foi lá.

Jesus Cristo triunfou na cruz; e por conta disso fomos redimidos das garras do inimigo. Fomos justificados pelo Sangue do Cordeiro, fomos santificados, libertados, redimidos para sempre....

Romanos 10:4 diz Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

O fim da lei é Cristo. Cristo veio cumprir a lei. Ele se tornou Cordeiro. João Batista quando viu Jesus disse: eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo! Ele nos limpou..

Isaias 1:18 diz isto: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. Isto foi concretizado na Cruz do Calvário.

3)    A vitória na cruz nos trouxe paz com Deus.

Colossenses 1:20-23 diz: e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.

E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.

Nós não fizemos a paz. Ele fez a paz. Cristo fez a paz pela cruz. Na cruz a separação acabou, nós fomos reconciliados. Hoje nós temos paz. 

Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Temos uma paz inexplicável. Ela excede todo entendimento. Como é que às vezes o mundo esta todo descompensado e nós dizemos: Aleluia!   Deus é bom... Isto é a paz de Deus.

João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.

Romanos 5:1: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;

4)     Na Cruz a autoridade do inimigo terminou para sempre e a morte foi tragada.

Colossenses 2:15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz. O mundo todo viu. Jesus triunfou. 

Hebreus 2:14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,

Então ele não pode mais entrar na tua vida. Não pode existir um crente possesso, não existe. O teu corpo está fechado. Tu és propriedade exclusiva de Deus.  És templo do Espírito Santo. A autoridade do inimigo terminou sobre a nossa vida. 

1 João 3:8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo. 

Ele foi derrotado pra sempre pelo Sangue de Jesus. Nada pode contra ti. As portas do inferno não podem prevalecer.

Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Na cruz a nossa morte acabou. A morte morreu. Apocalipse 1:18 diz: e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno

João 11:25-26 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?

Ainda que morramos na carne, nós vamos viver eternamente. Deus não é um Deus de ovelhas mortas. Não existe nenhuma ovelha morta em nenhum cemitério daqui desta cidade. Existe o pó que voltou ao pó.  e o espírito que voltou a Deus... A pessoa que morre em Cristo, vive eternamente. Quando nós pararmos de respirar, na próxima respiração já estamos com o Senhor, num lugar chamado Seio de Abraão. Davi, sabia dessa verdade por isso, ele disse no  Salmo 23-4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam. Nós não temos que temer a morte,  porque a morte morreu na cruz.

5)     A vergonha terminou. A cruz esmagou a vergonha.

Se satanás te mostra o teu passado, mostra-lhe qual é o futuro dele. Isaias 61:7 diz: Em lugar da vossa vergonha, tereis dupla honra; em lugar da afronta, exultareis na vossa herança; por isso, na vossa terra possuireis o dobro e tereis perpétua alegria.

Levanta a tua cabeça. Tu podes não ser perfeito na carne, mas és vitorioso na cruz de Cristo. O cair é do homem o levantar é de Deus.

 

ÁUDIO: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-12042015/


Nenhum comentário: