2015/07/20

O CORAÇÃO DE UM SERVO

"Quando chegou a Jerusalém, tentou reunir-se aos discípulos, mas todos estavam com medo dele, não acreditando que fosse realmente um discípulo. Então, Barnabé o levou aos apóstolos e lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara, e como em Damasco ele havia pregado corajosamente em nome de Jesus. Assim, Saulo ficou com eles, e andava com liberdade em Jerusalém, pregando corajosamente em nome do Senhor." (Atos 9.26-28)

O texto bíblico acima nos mostra, dentre muitas coisas, um grande exemplo de como o cristão deve abraçar valores que o levam a andar na contramão do que a sociedade coloca para nós como modelo de relação interpessoal. No mundo de hoje, as pessoas são chamadas a viver o individualismo. Não é verdade? As pessoas estão mais fechadas, menos relacionais...

Este panorama atual, favorece um sentimento de insegurança parece que hoje as pessoas estão cada vez mais fechadas dentro de casa, por conta da insegurança, nem com os vizinhos há mais liberdade. Esse panorama favorece um sentimento de vazio, quantas pessoas ao seu redor que você conheçe que estão sempre insatisfeitas com as coisas, com a vida, eu não sei vocês mas eu conheço muitas neste estado... Esse panorama favorece também um sentimento de ansiedade, se exite uma geração super anciosa penso que seja está a qual estamos incluídos, recentemente vi uma reportagem falando de crianças que nascem com superativismo e um dos problemas disso é o alto nível de ansiedade da criança...

Toda essa conjuntura em parte pode explicar o aumento das chamadas "doenças da contemporaneidade," como síndrome do pânico e os diferentes tipos de ansiedades e depressões.

Apesar, da individualidade, representar um ganho à sociedade em certo sentido, como você ser visto como um indivíduo e não como um número apenas, (se bem que isso ainda acontece), ela não deixa de causar sofrimento, afinal isto implica em ter consciência de si, gera preocupação, culpa, dúvidas e incertezas, e aguentar tudo isso exige certa maturidade e muitas vezes não estamos prontos para enfrentar tudo isso sozinhos..

Neste relato sobre a vida de Barnabé vamos aprender lições preciosas quanto como devemos refutar essa individualidade e que se quisermos realmente seguir os passos do mestre precisamos investir na vida de outros. Na história de Barnabé e Saulo vemos uma relação de proximidade, amor e confiança na caminhada cristã. Nessa relação, Barnabé aparece como um homem corajoso que investe em Saulo uma credibilidade que o leva a se tornar um dos maiores líderes que a história da igreja já teve: o apóstolo Paulo.

O que seria do apostolo Paulo sem o apoio de Barnabé, com certeza as dificuldades de Paulo seriam bem maiores do que foi para que a comunidade cristã da época o aceitasse. Isso me faz pensar nas pessoas que acreditaram em mim e me deram a sua credibilidade. Você consegue lembrar de alguém que foi importante na sua caminhada crista? Se você lembrou quando chegar em casa ore a Deus agradecendo pela vida dessa pessoa e faça isso durante toda a semana.

Vamos ver algumas lições que aprendemos neste texto...

1. Devemos estar abertos para acreditar nas pessoas.

O capítulo 9 do livro de Atos narra o encontro que Saulo teve com Jesus no caminho de Damasco bem como o modo como a igreja reagiu à conversão de Saulo. A maioria dos irmãos, tomado de medo, não acreditou que Saulo havia, de fato, se tornado um cristão. Eles pensavam que Saulo estava fingindo uma conversão para se infiltrar no meio dos cristãos. Contudo, Barnabé decidiu acreditar que Saulo havia se convertido. Ele não foi preconceituoso em relação a Saulo. Ele não mediu Saulo a partir das histórias do passado. Pelo contrário, decidiu se abrir para acreditar que Saulo havia de fato se tornado cristão. Por isso, ele se encontrou com Saulo e "o levou aos apóstolos" (9.27).

Nós também precisamos estar abertos para as pessoas que Deus coloca ao nosso lado. Ainda que essas pessoas tenham um passado marcado por histórias tristes, precisamos acreditar que Deus é totalmente poderoso para transformar a vida de qualquer pessoa. Não podemos ser preconceituosos e fechados para os outros. Se Deus colocou uma pessoa do nosso lado, precisamos nos abrir para Deus e para aquilo que Ele quer que façamos em favor dessas pessoas. Quando o assunto é preconceito, não há como ficar somente na teoria.

Assim como Barnabé fez com Saulo, será que eu consigo identificar uma pessoa que tem sido alvo de preconceito e colocá-la em oração diante de Deus?. É muito comum nós sem conhecermos as pessoas, só de olhar fazermos um mau juízo das pessoas e não gostarmos dela...

Por exemplo: no começo de minha caminhada cristã eu tinha muito disso, de olminhasra uma pessoa de não gostar dela... eu me retraia, mas medida que ia conhecendo a pessoa, eu ia percebendo o quanto eu estava errado e quanto essa atitude era pecadora diante de Deus..

...não estarão fazendo discriminação, fazendo julgamentos com critérios errados? Tiago 2:4

Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores. Tiago 2:9

Você consegue se lembrar de alguma vez em que você estava errado ao ter preconceito em relação a alguém?

Então decida fazer algo prático a respeito: um movimento, pequeno ou grande, que irá marcar a quebra de tal preconceito. (Ilustração do presbítero) Estou contando isso pra mostrar pra vcs  que eu aprendi a lição que o problema era eu e não o meu próximo. Tem gente que não conversa com o irmão por que o irmão não o cumprimentou ou não deu a paz pra ele, e por conta disso não quer desenvolver um relacionando mais com a pessoa, irmãos isso é imaturidade.

Precisamos respeitar o jeito de cada um, tem irmão que é mais quieto, outros é mais expansivo, tem irmão que é tímido, ele não sai do lugar pra te cumprimentar não porque ele é Metido, mas porque é envergonhado, vá você então cumprimenta-lo... Tem pessoas que passam em nossa frente e nem nos olham, não porque não gostam da gente e sim porque estão tão absorvidas pela preocupação ou estão passando por lutas e dificuldades que nem percebe as coisas ao seu redor... você consegue entender isto...Acredite nas pessoas, de um voto de confiança a elas...

2. Devemos estar abertos para respaldar as pessoas.

 O significado da palavra respaldar é apoiar, é amparar é um passoa além do que acreditar e foi exatamente isso que Barnabé nos ensinou.

 A Bíblia nos mostra que Barnabé não somente levou Saulo aos apóstolos, mas também "lhes contou como, no caminho, Saulo vira o Senhor, que lhe falara" (9.27).

Durante o período inicial de convivência com Saulo, Barnabé se abriu para ouvir o testemunho que ele (Paulo) tinha para contar sobre o seu encontro com Jesus no caminho de Damasco. Ele não se fechou para aquilo que Paulo tinha a dizer...Assim, quando levou Saulo aos apóstolos, Barnabé respaldou o testemunho dele, contando-o aos discípulos. Antes de Saulo compartilhar qualquer palavra, Barnabé tomou a iniciativa de apresentar e respaldar o testemunho daquele novo convertido. Ele esteve do lado de Saulo, dando-lhe o suporte necessário naquele início de caminhada.

Muitas vezes queridos irmãos nós não estamos dispostos a ouvir o que a pessoa tem pra falar, sobre tudo se foi uma pessoa que trouxe muita dor a alguem ou fora muito mal no passado...Por exemplo: o que muitas vezes as pessoas pensam quando ouve que um bandido, um assassino se converteu? Qual é a reação de muita gente? por exemplo o o bandido da luz vermelha... Depois de 40 anos preso saiu da cadeia convertido...

Primeiro de incredulidade não é, segundo de sarcasmo dizendo... aprontou, aprontou e agora virou crente mais um se escondendo atrás da religião, não é assim que pensamos muitas vezes?

E era exatamente o que poderia pensar Barnabé de Paulo, porque esse era o perfil de Paulo um assassino... Um homem sem amor à vida alheia, orgulhoso e arrogante, dono da verdade, que vivia procurando somente seus próprios objetivos, e que carregava consigo a morte de inúmeras pessoas. Pois bem, esse foi o Paulo de Tarso, em suas próprias palavras, o pior dos pecadores:

 Ele Sabia de sua condição. Esta afirmação é fiel e digna de toda aceitação: Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. 1 Timóteo 1:15

Nós também devemos estar abertos para respaldar aquelas pessoas que Deus coloca perto de nós e a quem passamos a conhecer. Em vez de adotar uma atitude de desconfiança, somos chamados a dar crédito àquilo que as pessoas compartilham conosco. Ainda que muitas vezes, por causa de marcas em relacionamentos passados, somos tentados a não acreditar e não respaldar as pessoas, Deus nos chama a dar passos de fé e a confiar novamente. Foi exatamente isso que Barnabé fez. Ele não somente levou Saulo, mas também respaldou o testemunho dele diante dos apóstolos. Quando não julgamos a nós mesmos melhores que os outros, podemos olhar para as pessoas que Deus coloca em nossa volta com amor e ressaltar aquilo que essas pessoas têm de melhor.

Pensemos aqui no caso de uma pessoa que venceu o vício do álcool ou das drogas em sua caminhada cristã. Esta pessoa certamente foi corajosa ao escolher enfrentar as fases que fazem parte desse processo como a abstinência, o lidar com o descrédito e com as mágoas de seus familiares por tantos problemas de convivência que deixaram marcas. Enfim, aqueles que são da família da fé precisam ter sensibilidade para com as pessoas que chegam à igreja e também acreditar no testemunho do poder de Deus que essas pessoas proclamam.

Paulo, quando chegou ao Evangelho, certamente trouxe consigo muitas marcas de seu passado. Contudo, ele foi ajudado por Barnabé, que o recebeu e o respaldou diante dos apóstolos. Que o Senhor Jesus nos conceda a graça de, como igreja, vivenciar esse amor.

Você estaria disposto a defender alguém de quem os outros não têm simpatia?

3. Devemos estar abertos para honrar as pessoas.

A Bíblia nos mostra que Barnabé não somente esteve ao lado de Saulo, mas também o honrou diante dos apóstolos, contando a eles "como em Damasco ele [Saulo] havia pregado corajosamente em nome de Jesus" (9.27).

Barnabé mostrou aos apóstolos que Saulo não estava fingindo uma conversão. Pelo contrário, Saulo foi um homem corajoso, chegando até mesmo a correr risco de vida ao proclamar o nome de Jesus em Damasco. A intenção de Barnabé era a de honrar Saulo, mostrando que Saulo era digno de ser recebido pelos apóstolos e por toda a igreja.

A perseguição que os apóstolos haviam sofrido em Jerusalém, Saulo sofreu em Damasco. A opressão que os apóstolos haviam sofrido em Jerusalém, Saulo sofreu em Damasco. A batalha que os apóstolos haviam travado em favor do evangelho em Jerusalém, Saulo travou em Damasco. Portanto, Saulo não deveria ser desprezado ou descartado pela Igreja. Antes, a Igreja deveria recebê-lo e abraçá-lo como alguém que havia recebido o evangelho e estava disposto a morrer por causa do evangelho.

 Com certeza por ter passado pro essa experiência de ser honrado pôr Barnabé, que mais tarde sai do punho do próprio apostolo Paulo a seguinte frase: Dêem a cada um o que lhe é devido: Se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra. Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros, pois aquele que ama seu próximo tem cumprido a lei. Romanos 13:7-8 "Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios."(Rm 12.10) Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai ao rei."  (I Pedro 2:17) tenho a convicção que atitude de Barnabé para com ele deixou marcas profundas em seu coração, uma lição que nunca mais esqueceria e que ensinaria a outros.

 A palavra HONRA aparece 104 vezes no texto bíblico. Infelizmente esse princípio tem sido esquecido em nossa sociedade pós-moderna e parece que quem deseja mantê-lo vivo se torna uma pessoa antiquada e alienada. Os mais antigos se lembram da honra que era dada em especial aos pais, professores, autoridades espirituais e patrões. A palavra honra está caindo em desuso; contudo o preço que estamos pagando como sociedade organizada é muito caro. Vemos Filhos desonrando pais, Pais desonrando filhos, esposas e esposos se desonrando mutuamente, irmãos de sangue se desonrando, cristãos fazendo o mesmo, o principio da Honra esta sendo quebrado. A Honra é princípio para ser vivido em todos os lugares e situações, mas para termos êxito ela precisa ser aplicada em primeiro lugar, na família. A honra é um princípio para se viver e é princípio que traz a vida. Vemos uma geração confusa, sem saber conceituar a base elementar da honra. Se não conseguimos honrar pai e mãe, que é o mandamento básico da honra, quem mais conseguiremos honrar? Se não houver honra na família, muito menos haverá no nosso convívio com mentores, líderes, discípulos e autoridades constituídas. A honra não é um conceito para ser ensinado apenas com palavras, mas é um princípio para ser vivido e ensinado como testemunho de vida. Há muitas pessoas que ensinam honra, mas não têm a vida da honra. Outras destilam honra, mas não têm a essência da honra. Muito mais do que ensinar honra, há uma exigência para que se viva a honra. A honra é um princípio para se viver! A honra traz consigo grandes recompensas; recompensas que Deus quer que você receba nesta vida e na eternidade. Ele deseja que as bênçãos o sigam e lhe alcancem, assim como uma flecha que é disparada com precisão para atingir o alvo. Deus o colocou como alvo de bênçãos nesta vida. Quando você pratica a honra  você também é honrado

"Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele." ( 1Co 12.26)

CONCLUSÃO

Podemos concluir a partir desta lição que Deus nos chama para viver a realidade do evangelho de forma plena em amor e ousadia de fé. A atitude de Barnabé para com Saulo demonstra dentre tantas coisas que, à medida que ia respaldando a conversão e o ministério de Paulo, ele também assumia os mesmos riscos que seu discípulo. Sem dúvida, Barnabé foi muito corajoso para viver o evangelho e formar um dos maiores líderes que a Igreja já teve em sua história.

Saiba que quando você toma uma atitude sincera e fiel com Deus para viver os valores do Reino, e se dispor a ser mais que um irmão para as pessoas à sua volta, assim como Barnabé foi para Saulo, você pode correr muitos riscos, mas Deus estará ao seu lado, capacitando-o em todos os momentos. Comece agora a olhar para as pessoas à sua volta com amor e se apresente a elas como instrumento da parte de Deus, para encorajá-las a seguir a caminhada cristã, tendo suas vidas transformadas pelo poder de Deus.

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-220315/

Nenhum comentário: