2015/07/20

Celebração da Páscoa

 No dia seguinte, João viu Jesus aproximando-se e disse: "Vejam! É o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! Jo1.29

A Páscoa ocupa um lugar central nas Escrituras. No Antigo Testamento a Páscoa fala da libertação do povo de Israel do terrível cativeiro do Egito. Esta bela e dramática história está registrada em Êxodo 12, quando Deus ordenou ao anjo destruidor que eliminasse todo primogênito na terra do Egito, contudo a casa que tivesse o sinal do sangue do cordeiro não seria visitada pela morte (Êxodo 12:1-36). Os judeus passaram então a celebrar a Páscoa (Pessah) comemorando a saída do Egito, a passagem para a liberdade.

No Novo Testamento a Páscoa refere-se à morte e ressurreição de Jesus Cristo. Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa através do sangue do Cordeiro. Deus nos tirou do cativeiro do pecado pelo sangue de Jesus. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. A partir de Jesus, essa celebração foi substituída pela Ceia do Senhor, com o pão e o vinho, em Sua memória. Não mais para relembrar-mos a saída do Egito, mas para estarmos sempre nos lembrando da liberdade que Nele há, da Sua morte e ressurreição. A passagem de uma vida, para uma vida vivida em "novidade de vida"

Quando vocês estavam mortos em pecados e na incircuncisão da sua carne, Deus os vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as transgressões, e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz, Colossenses 2:13-14

É por conta disso que a Páscoa é uma comemoração muito importante na vida do cristão, além de ser é sinônimo de libertação (Ex 12:17, 42; Dt 16.3); entende-se também como início de novos rumos, da nova caminhada em direção a uma vida santa e segundo o coração de Deus.

O QUE NÓS CRISTÃOS COMEMORAMOS – Marcos 14:12-26

Na sua última comemoração da festa dos pães asmos (v. 12), em determinado momento Jesus estabeleceu uma comemoração para os seus discípulos, substituiu a comemoração da libertação do Egito pela comemoração da libertação do pecado através do seu próprio sacrifício. Por isso o apóstolo Paulo afirma que Jesus é a nossa páscoa. (1Coríntios 5:7).  

 ...Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5:7

Jesus estabeleceu um Novo Testamento para aqueles que cressem nele como Salvador. Substituiu a comemoração e os elementos da comemoração. Os elementos passaram a ser somente o pão e o vinho, representando o seu sacrifício físico e o seu derramamento de sangue para a remissão do nosso pecado. O que precisamos entender queridos irmãos é que se tirarmos o Cristo da pascoa, não teremos Pascoa, a própria história de libertação do povo de Egito, não seria nada além de uma bela história se ela não estivesse apontando para o Cristo o salvador do Mundo.

Jesus foi o nosso substituto. Ele morreu em nosso lugar. Sua morte foi vicária, substitutiva. Ele morreu a nossa morte. Deus fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós. O inocente morreu pelo culpado. 

a) Mt 20:28 – Ele veio para dar a sua vida em resgate de muitos

b) Mt 26:28 – Este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.

c) Ap 5:9 – Foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.

Essa é a maior lição que todos nós temos de guarda em nossos corações, fomos comprados a preço de sangue real, o Deus todo poderoso amou você de tal forma, de tamanha intensidade ao ponto de enviar o que ele tinha de mais preciso para que você tivesse a chance de uma nova vida.

Jesus a qualquer momento poderia ter descido daquela cruz e não o fez não porque não podia, não fez por amor a você, não foram os cravos que o seguraram ali, foi o amor intenso que sente por você que o seguraram ali.

Hoje nós estamos com uma mesa diferente aqui, ela tem  alguns elementos diferentes da mesa de Ceia tradicional, basicamente essa mesa contém os elementos da ceia pascal dos judeos, para nós simbolicamente ela representa ou tem o mesmo simbolismo da mesa que comumente comemoramos todo primeiro domingo do mês, que é lembrarmos a morte e ressurreição de Cristo. No entanto quero analisar esses elementos individualmente, pois cada um deles são ricos em ensinamentos pra cada um de nós.

1)      Pães Ázimo – PÃO SEM FERMENTO – O fermento é símbolo de impureza, pecado oculto, falso ensino.

 Disse-lhes Jesus: "Estejam atentos e tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus... Então entenderam que não estava lhes dizendo que tomassem cuidado com o fermento de pão, mas com o ensino dos fariseus e dos saduceus. (Mt 16:6-12)

O orgulho de vocês não é bom. Vocês não sabem que um pouco de fermento faz toda a massa ficar fermentada? Livrem-se do fermento velho, para que sejam massa nova e sem fermento, como realmente são. Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado.   (1 Co 5:6-8).

Esse elemento da santa ceia lembram-nos que Deus não admite que o seu povo participe do pecado. Deus odeia o pecado e nós como seus discípulos devemos ter mesmo sentimento para com o pecado. O fermento simbolizava a hipocrisia, o viver aparente, assim como os fariseus da época os religiosos de plantão são bons nisso.

Estamos participando de uma geração que gosta de viver de aparência, simplesmente porque gostam de ostentar certa imagem. É comum hoje conhecermos pessoas que vivem apenas de fachada, apenas uma aparência espiritual, mesmo quando esta mal, gostam de passar uma imagem que está bem com Deus. "hipocrisia "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia e vida pecaminosa.  (Lc 12:1)

Comer desse pão ázimo, sem fermento é lembrarmos que somos chamados a santidade, somos chamados a viver um cristianismo real. Comer deste Pão é entender que seu primeiro e principal trabalho é matar o pecado em sua raiz; Comer deste pão é limpar o coração, que é a fonte; pois é do coração que vem todo o mal em nossa vida. Saiba quais são as principais raízes de pecado em sua vida; e use o seu maior cuidado e diligência para mortificá-las.

Tema a Deus e você será recompensado.."Mas para vós outros que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo curas nas suas asas" (Ml. 4:2

2)   (cordeiro assado)- O CORDEIRO ASSADO NO FOGO – O nosso que Cordeiro sofreu na cruz o fogo da justiça de Deus. Cristo foi ferido e moído na cruz.

Quando participamos deste momento precisamos lembrar com alegria, mas também com muita reverencia do Sacrifico do cordeiro por nós. Cristo se entregou sem reservas a uma morte horrenda para que eu e você estivéssemos aqui essa noite. Ele nos resgatou... Resgate significa o valor pago para obter a libertação ou soltura de um cativo. Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos" (Mt 20:27-28; Mc 10:45)

 Este conceito de resgate foi usado por Paulo quando escreveu que fomos "comprados por bom preço" (1Co 6:20; 7:23) e que "há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem. O qual se deu a si mesmo em preço de redenção por todos, para servir de testemunho a seu tempo" (1Tm 2:5-6).

Pedro escreveu aos cristãos exilados: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado" (1Pe 1:18-19) Redenção e resgate significam que Cristo deu sua vida e ressuscitou para tornar possível o homem voltar para Deus.

4)       (ervas amargas) – ERVAS AMARGAS – falam do sofrimento que deixaram no Egito e das provas que teriam pela frente. Ela representa o fato dos egípcios terem tornado a vida dos israelitas amargas, com sofrimento da escravidão. Neste momento essas ervas amargas nos fala do sofrimento que a escravidão do pecado tem trazido a muitos corações. Quantas pessoas estão presas aos seus delitos e não conseguem ter uma vida abundante. Pecado destrói a alma, aflige o coração e abala as emoções. O pecado leva o indivíduo ao caos da perdição. Perdido o coração fica angustiado, sem achar o caminho da paz, do amor e da satisfação da alma. Satanás e suas hostes estão buscando instrumentos para afligir ao povo de Deus; Pois o pecado destrói uma vida, destrói uma família , destrói uma nação, é o agente separador de Deus. A Bíblia diz que a alma que pecar essa morrerá. Ez. 18.20.

Muitas igrejas aboliram a palavra pecado. Muitos pastores já fizeram o mesmo. Mas o pecado existe e é mortal. Está levando agora mesmo vidas para o inferno eterno. O pecado não é apenas uma palavra fora de moda, como muitos pregadores dizem, ou algo criado pela imaginação humana. O pecado é a mais dolorosa realidade que há na vida do ser humano e o único que pode quebrar as cadeias do pecado é o sangue de Jesus. O remédio para o pecado não são as terapias, não são os conselheiros, não é um produto da indústria farmacêutica, o remédio para pecado é o sangue de Jesus, é o único poder libertador do pecado. Lembra-nos nesta noite a dor de ser escravo do pecado.

Parte superior do formulário

5)      Molho doce – Significa que a amargura da escravidão se tornou doçura, graças à salvação..

Quando Deus enviou Seu Filho à terra, ele pois o fim a essa escravidão, Ele abriu a porta da salvação para quem quiser acreditar. Isso significa que qualquer um pode se tornar Seu filho e ter a vida eterna! Ele pode salvar qualquer um, não importa os erros que tenha cometido. "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens" (Tt 2.11). E o mais importante é saber que não é preciso cumprir um monte de regras e condições para alcançar a salvação. "Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo" (Jo 1.17)  Antes de Jesus vir, as pessoas tinham de observar muitas leis, para serem santas o suficiente e com isso entrar no templo de Deus. Elas realizavam sacrifícios de animais constantemente para pagar por seus pecados e assim poderem entrar na presença de Deus. Mesmo assim, os seus pecados eram apenas encobertos (eles ainda estavam lá).

Mas quando Jesus veio, Ele foi o sacrifício final e completo! Seu sangue não apenas cobre os nossos pecados, mas ele também lava-os para bem longe! 

Agora, em vez de irmos ao templo para estar perto de Deus, a Bíblia diz que nós somos o templo, e Ele escolheu viver dentro de nós! Isso chama-se graça... O molho doce é a representação da Graça...Ela brota do insondável amor de Deus para conosco. Ela encontra seu ponto culminante na morte sacrifical de Jesus no Calvário.

Todo o Antigo Testamento, a Torá, os Salmos e os Profetas, apontam para Aquele que traz a graça, que sacrificou Sua vida para expiar os nossos pecados. Não é possível separar a graça da cruz. Esse molho doce misturado com as ervas amargas no diz que o sofrimento acabou, a morte foi derrotada e fomos alcançados pela graça. E essa graça se manifestou através de Jesus Cristo.

9)      Vinho –  O  representa o preço de nosso resgate: "Cristo me amou e a si mesmo se entregou por mim" (Gl 2:20).

 Jesus esclarece o significado de resgate durante a Última Ceia. Referindo-se ao cálice, Jesus disse: "Isto é o meu sangue; o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão [perdão] dos pecados" (Mt 26:28; cf. Mc 14:24; Lc 22:20).

A entrega de sua vida, representada pelo derramamento de seu sangue, iria resgatar e resultar na remissão dos pecados de todos os que cumprissem os requisitos do arrependimento e da fé.

Esse vinho representa  o sangue  e esse sangue é o sinal...

a) O sangue é sinal de distinção – O que distinguia os egípcios dos israelitas naquela noite do juízo era o sangue. Na verdade só existem duas categorias de pessoas: os que pertencem à igreja dos comprados pelo sangue da redenção e aqueles que ainda estão debaixo de seus pecados.

 O que vai importar no dia do juízo de Deus, não é a sua religião, suas obras, seus méritos, seus dons, mas se você está ou não debaixo do sangue.

b) O sangue é sinal de salvação – Onde o anjo da morte via o sangue não entrava, pois o sangue lhe dizia: "Aqui já foi realizado o juízo, aqui a obra já está feita". Só o sangue do Cordeiro retinha a espada do juízo. Os filhos de Jacó não eram melhores, nem mais hábeis, nem mais santos, nem mais justos. O que os distinguia era o sangue. Quem está debaixo do sangue do Cordeiro está justificado. Agora já não há mais nenhuma condenação.

c) O sangue é sinal de segurança – O centro do Cristianismo é a cruz e o significado da cruz é a substituição. Cristo morreu por nós. Ele carregou os nossos pecados em seu próprio corpo.

O castigo que nos trás a paz estava sobre ele. No sangue de Cristo temos segurança de perdão, de purificação.

Algumas lições podem ser destacadas para o nosso ensino:

A Páscoa deve levar-nos a uma profunda investigação, a fim de saber se de fato todos os membros da família estão debaixo do sangue

• A Páscoa deve levar-nos a um compromisso familiar de explicar para os nossos filhos o que Deus fez por nós. Quem ele é para nós

• A Páscoa deve levar-nos à adoração.

 

Áudio: https://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-05042015/

Nenhum comentário: