2020/08/21

Características de uma Igreja Saudável

Texto: 1 Tessalonicenses 1.1-10

 - Vou iniciar uma série de Palavras sobre essa carta... Deus tem muito a nos falar a respeito desta missiva.

... tessalonicenceses fala de muitas coisas: marcas de uma igreja, postura cristã, perseguição, volta de Jesus. Etc..

- Informações gerais

·      A carta aos tessalonicenses foi escrita em resposta ao relatório de Timóteo, positivo no geral, sobre a condição daqueles crentes (1 Tessalonicenses 3.6). Provavelmente foi enviada de Corinto, em 50 ou 51 AD. 

·      Essa igreja nasceu sob perseguição e continuou sob perseguição. A explicação em Atos descreve apenas um caso (17.5-9). Pelo fato de que a permanência de Paulo em Tessalônica, provavelmente, foi curta.

v      Função e efeito da perseguição: Primeiro, a perseguição constantemente impulsionou Paulo e seus companheiros a prosseguir em sua missão. Eles prosseguiam de local a local bastante rapidamente, sempre permanecendo o suficiente para deixar o trabalho pronto, mas raramente ficando mais que o necessário.

v     Segundo, a perseguição evitava que a jovem igreja começasse com o fardo dos falsos crentes que professariam a religião cristã por curiosidade ou emoção. 

v     O terceiro ponto é resultado dos dois anteriores, ou seja, a perseguição não indica a desaprovação de um ministério por Deus.

v     É um equívoco presumir que se um ministério está dizendo e fazendo o que Deus ordenou, então ele cumprirá sua missão sem oposições (perseguição), obstáculos (atrasos, limitações etc.) e contratempos.

v     E a razão é que os cristãos são chamados não apenas para ajuntar e instruir os eleitos – esse é apenas um aspecto específico do seu chamado. Antes os cristãos são chamados para serem testemunhas do Senhor Jesus.

v     Compreender isso nos capacita a manter uma atitude exultante diante da perseguição e a combater a dúvida e o desencorajamento.

v     A aprovação do homem não valida um ministério, do mesmo modo que a rejeição do homem não o desqualifica. Somente a Palavra de Deus, o padrão que foi revelado e estabelecido por revelação divina, é o juiz verdadeiro e final.

·  Foi Deus que orientou Paulo através do Espirito Santo, para entrar na Macedônia Durante a noite, Paulo teve uma visão; nela, um homem da Macedônia, em pé, rogava-lhe: “Passa à Macedônia e ajuda-nos!”  Ato 16.9

·  O que aprendemos aqui? É Deus quem escolhe os Obreiros e dirige a obra. É Deus quem abre as portas para a pregação e os corações para a mensagem. (ministrar sobre o envio de Deus)

SAUDAÇÃO

·  Duas características ao destinatário:

v     Era uma igreja do povo. Paulo dirige a carta aos irmãos da igreja de Tessalônica e não a igreja de Tessalônica. Vs 1b

v  A igreja não é um prédio ou uma instituição de determinada cidade. Mas um povo que recebe a Jesus Cristo como Senhor.  

v  Por exemplo, estamos aquartelados em nossas casas por conta do Corona vírus, mas isso não afetou a igreja invisível... continuamos sendo igreja com ou sem prédio...

v  Paulo se dirige a toda a igreja , porque dentro da igreja todos somos importantes.

v Era uma igreja estabelecida em Deus. Vs1c. A igreja estava em Deus Pai e em com Jesus Cristo. A igreja não tem vida própria. Ela vive em Deus. Caminha em Deus. Existe em Deus. Não existe igreja fora desta verdade.

v Graça e paz. Graça favor imerecido e paz resultado da Graça. Para o judeu Paz era o bem estar espiritual que provinha de um relacionamento certo com Deus.

- Vs 1 Sempre damos graças a Deus por todos vocês, mencionando-os em nossas orações.

v   Necessidade de orarmos sempre. Por toda a Bíblia, o povo de Deus é incentivado a fazer petições diretas a Deus, fazer-Lhe pedidos.

- O Pai nos manda pedir Então vocês clamarão a mim, virão orar a mim, e eu os ouvirei. Jeremias 29:12,

- O Filho nos manda pedir "Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Mateus 7:7,

v   - Paulo nos manda pedir, Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. Filipenses 4:6,

 - E Tiago nos manda pedir, Vocês cobiçam coisas, e não as têm; matam e invejam, mas não conseguem obter o que desejam. Vocês vivem a lutar e a fazer guerras. Não têm, porque não pedem. Tiago 4:2.

v    Ministrar sobre oração

v   Ações de Graças.  Paulo não começa sua carta dizendo que faz exigências a Deus em favor dos Tessalonicenses.

v   Seguramente eles têm suas necessidades e problemas, mas essa não é a única razão para que Paulo falasse com Deus sobre aqueles crentes. Antes, ele primeiro dá graças a Deus por eles, pelo que eles já estão conseguindo, pelas coisas boas que Deus tem realizado entre eles.

Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. 1 Tessalonicenses 5:18

v   Ações de graças são uma expressão de um coração crente e regenerado.

- Vs 3 Lembramos continuamente, diante de nosso Deus e Pai, o que vocês têm demonstrado: o trabalho que resulta da fé, o esforço motivado pelo amor e a perseverança proveniente da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo.

- Três virtudes cardeais da vida cristã. 

   Fé , esperança e amor... Assim, permanecem agora estes três: a fé, a esperança e o amor. O maior deles, porém, é o amor. 1 Coríntios 13:13

v     Fé produz obras.  A fé produz as obras ligadas a ela. Quando uma pessoa crê verdadeiramente em Jesus, ela se torna operosa no reino de Deus. Onde quer que exista fé verdadeira encontraremos obra.

v     De que adianta, meus irmãos, alguém dizer que tem fé, se não tem obras Tiago 2:14  Fé sem obras é morta.).

    A salvação conduz o crente ao serviço. Quanto mais robusta é a fé de uma pessoa mais engajada ela estará no serviço do Reino.

     Agora, existem várias motivações erradas para o trabalho espiritual. Alguns desempenham o trabalho ministerial por vanglória, para impressionar outros e ser admirados por eles. Alguns são tomados por um senso de ambição – o mesmo tipo de ambição que os homens têm por carreiras e conquistas seculares, mas aplicado ao trabalho ministerial.

v     Amor produz serviço intenso. Abnegação – kopos= trabalho exaustivo, labor que envolve suor e fadiga. Nós evidenciamos o nosso amor por Cristo por aquilo que fazemos para Ele.

     O amor é a única motivação para o trabalho espiritual digna do evangelho.

Ao contrário da opinião do mundo e mesmo da maioria dos ensinos cristãos, esse amor é, principalmente, não uma emoção, ou um sentimento, mas uma disposição que se preocupa com as coisas de Deus, em honrar Seu nome e obedecer aos Seus mandamentos, e que se preocupa com o bem-estar de outras pessoas, independente de qualquer emoção ou sentimento.

v     Esperança produz paciência triunfadora.  Pés na terra e olhos no céu. Servia o mundo mas aguardava a glória do céu.

v     Para o cristão, ter esperança é aguardar com ânsia algo que Deus prometeu, e ele pode contribuir e se beneficiar dessa esperança, por causa de sua união com Jesus Cristo.

Essa esperança está posta em Jesus Cristo, de modo que, ainda que se refira a coisas que acontecerão no futuro, em certo sentido é para nós uma realidade presente e uma certeza presente. Isto porque Ele já se revelou a Si mesmo em nós.

Vs 4 Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu…

v     Quando Paulo fala sobre eleição ele esta falando sobre salvação. Pastor o que é eleição?

· Eleição é um ato da livre escolha divina, por meio da qual Deus, de forma livre, eterna e soberana nos escolheu em Cristo para a salvação.

· É uma verdade bíblica. Jesus refere-se aos cristãos como aqueles a quem o pai lhe deu "Eu revelei teu nome àqueles que do mundo me deste. Eles eram teus; tu os deste a mim, e eles têm guardado a tua palavra. João 17:6

· O raciocínio de algumas pessoas é assim: se sou eleito então quer dizer que minha salvação esta garantida, então posso fazer o que quiser... não querido a eleição não é uma desculpa para o pecado, pelo contrario ela é um estímulo a obediência, ele desemboca em uma vida santa. Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. Efésios 1:4

· escolhidos de acordo com a pré-conhecimento de Deus Pai, pela obra santificadora do Espírito, para a obediência a Jesus Cristo e a aspersão do seu sangue: Graça e paz lhes sejam multiplicadas. 1 Pedro 1:2

Como Paulo sabia que essa igreja era eleita? A eleição e reprovação de indivíduos pertencem à decretação secreta de Deus, de tal modo que os membros de determinado grupo não são listados para exame público.

 Então, sobre que base Paulo diz: “Sabemos, irmãos, amados de Deus, que ele os escolheu” (1 Tessalonicenses 1.4)?

Paulo lista em vários versos seguintes as indicações de que seus leitores foram escolhidos por Deus para salvação.

Vs 5-9 porque o nosso evangelho não chegou a vocês somente em palavra, mas também em poder, no Espírito Santo e em plena convicção. Vocês sabem como procedemos entre vocês, em seu favor.

De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor; apesar de muito sofrimento, receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo. E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes que estão na Macedônia e na Acaia. Porque, partindo de vocês, propagou-se a mensagem do Senhor na Macedônia e na Acaia. Não somente isso, mas também por toda parte tornou-se conhecida a fé que vocês têm em Deus. O resultado é que não temos necessidade de dizer mais nada sobre isso, pois eles mesmos relatam de que maneira vocês nos receberam, como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro, 1 Tessalonicenses 1:5-9

Eles imitaram o Modelo certo. De fato, vocês se tornaram nossos imitadores e do Senhor  vs 6 O nosso modelo de imitação é Cristo.

Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 1 Coríntios 11:1

v  Portanto, sejam imitadores de Deus, como filhos amados, Efésios 5:1

Ela recebeu a mensagem certa. Vs 6  receberam a palavra com alegria que vem do Espírito Santo.

v Gálatas 1:11,12 Faço-vos, porém, saber, irmãos, que o evangelho por mim anunciado não é segundo o homem, 12 ​porque eu não o recebi, nem o aprendi de homem algum, mas mediante revelação de Jesus Cristo.

v  Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho Gálatas 1:6

Ela teve a reação certa... E, assim, tornaram-se modelo para todos os crentes. Vs7 Imitadores tornam-se exemplos. A igreja aprendeu e depois passou a ensinar... esse é o caminho que todos os eleitos trilham o caminho da maturidade... eles além de serem receptores do evangelho se tornaram receptores deste evangelho... o eleito fala daquilo que esta experimentando com Cristo.

Ela demonstrou uma conversão verdadeira. Como se voltaram para Deus, deixando os ídolos a fim de servir ao Deus vivo e verdadeiro vs9

v   A conversão é composta de arrependimento e fé

v   Arrependimento envolve razão, emoção e vontade. O verdadeiro arrependimento gera tristeza pelo pecado.

v   Fé, volta para Deus em total confiança em quem Deus é e no que fez em Cristo

v   Conversão é ser nova criatura...

v   2 Cor 5:17 “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

v   Primeiro, ser “nova criatura” significa estar em Cristo, isto é, dentro da nova aliança fundamentada no sacrifício do Filho de Deus. É crer que aquEle que não conheceu pecado o fez pecado por nós (v21).

v   É ter a consciência de que foi aceito por Deus mediante os méritos vicários de Jesus. Esta consciência produz mudança de vida, o “eu” morre. Aqueles que foram beneficiados pela morte e ressurreição de Jesus não podem viver mais para si mesmos (v15).

v   Assim, quando nos tornamos “novas criaturas”, é de se esperar mudança de vida, contudo não podemos perder o foco que não somos melhores do que ninguém.

v   Se fizermos ou deixarmos de fazer algo é porque a mesma graça de Deus que nos chamou para salvação está operando em nós produzindo frutos de santificação.

Eh por risso que Paulo afirmou que essa igreja era uma igreja eleita e amada por Deus...


Nenhum comentário: