2020/08/21

Desafios da Igreja na atualidade

Vìdeo: https://youtu.be/yTqFsJWmMoI

Texto: Josué 1.9

Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar" Josué 1:9

  • Falar sobre um tempo de mudança radical para o povo de Israel

  • Desafios de Josué e do povo

  • Moisés estava morto

  • Josué não era Moisés por isso teria que conquistar seu lugar de líder no meio do povo

  • Eles deveriam levantar o acampamento e marchar imediatamente a terra prometida Canaã, isso queria dizer que eles iriam para guerra sem Moisés.

    • É muito fácil em momentos de crise como esse, desesperamos, perdemos o equilíbrio e até a sanidade e por conta disso a tendência de ficarmos parados estagnados, acovardados pelo futuro que nos espera.

    • Irmão perceba como nosso Deus é poderoso e sábio e o meio que ele usa pra trabalhar com seu povo.

  • Ele encoraja o líder. (Sê Forte e corajoso); (Não se apavore ou desanime); (Eu estou com vc)

  • Ele não deixa o povo ficar se lamentando pela morte de Moisés. Em 3 dias o povo já estava marchando. Deus fez o povo desfocar de Moisés e focar na terra prometida.

  • Quando as lutas vierem e virão não podemos ficar chorando, temos que levantar e fazer algo. Foque nas promessas de Deus pra sua vida e corra atrás dela.

Deus não queria que o povo se acomodasse em sua situação, e apesar de o deserto ser muito duro eles poderiam acostumar com o sofrimento e preferirem ficar onde estavam do que adentrar a terra prometida.

Queridos irmãos o deserto não é pra morar, deserto é lugar de passagem. Não se acostume com a sua situação, com a sua dor com o seu deserto... Não!!! Deus está dizendo saia, Marche em direção a promessa, a terra que mana leite e mel, para a sua terra de canaã.

  • Deus dá algumas orientações a Josué para que ele e o povo vencesse o desafio que eles estavam vivendo.

Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Josué 1:7

  • Se Mantenha perto de Mim... como Senhor?

  • Obedeça a lei

  • Não desvie dela

  • Medite nela dia e noite.

  • Este texto queridos irmãos é um bálsamo para nossos ouvidos e corações, este texto é uma direção de Deus para todos nós. No meio dessa pandemia que nos assola e assim como a Josué nos deixa amedrontados, sem saber que nos espera pela frente. Deus nos diz igreja seja corajosa e marche em direção a minha vontade.

  • Assim como aquele deserto esse tempo de isolamento está nos testando, tem sido um desafio ser igreja hoje. Enfrentamos um inimigo mortal em duplo sentido. Morte física e morte espiritual. Quantos estão sucumbindo na mesma proporção ou mais espiritualmente falando.

  • Para alguns esse isolamento era apenas a desculpa o que ela(e) queria para abandonar o Senhor visivelmente pois interiormente, já a muito estava distante do Pai.

  • Assim como Josué temos nossos desafios também, que são cruciais em nossa caminhada como igreja do Senhor. Eu alavanquei 3.

1ª Manter nosso coração aceso diante de Deus.

  • Manter o coração aceso para o Senhor é nossa responsabilidade. O sacerdote do AT tinha um rito e uma responsabilidade que tipifica essa verdade. Eles não podiam deixar a lâmpada do templo apagar-se. Todos os dias ele colocava azeite para manter o fogo aceso...

  • A bíblia diz que nós somos o sacerdote do Senhor...

Vocês, porém, são geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo exclusivo de Deus, para anunciar as grandezas daquele que os chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1 Pedro 2:9

A nossa responsabilidade é manter o fogo aceso continuamente no altar de Deus.

O fogo, pois, sempre arderá sobre o altar; não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã Levítico 6:12 O nosso coração é o altar de Deus!!!!!

  • É muito fácil esfriarmos o nosso coração e por conseguinte nossa comunhão com Deus neste período de isolamento. O que podemos fazer para manter aceso o nosso coração? Basicamente precisamos fazer a mesma coisa que foi exigido de Josué. Se manter próximo de Deus... ter relacionamento com Ele... como?

  • Orando

  • Lendo a Palavra e meditando nela

  • Lembrando quem Deus é, e o que Ele já fez em sua vida...

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lamentações 3:21-23

2ª Continuar sendo uma igreja vibrante.

  • O povo de Israel imediatamente marchou para a conquista da terra prometida. Era a porção de sua herança, era o chamado daquela geração.

  • Assim também nós, devemos lutar pelo nosso chamado divino nessa geração que é adorar a Deus independentemente das circunstâncias. Uma igreja vibrante é uma igreja que adora a Jesus mesmo quando as circunstâncias a impossibilite.

  • O tempo que estamos vivendo está muito complicado neste sentido por conta da pandemia. Quando estávamos juntos presencialmente era mais fácil cumprir com esse chamado e juntos pertinho um do outro e sermos uma igreja adoradora. Uma igreja séria na sua adoração, focada em Deus.

  • Mas estamos online, e enfrentamos um grande risco por conta de não estarmos presentes, levar a nossa adoração a Deus durante o culto não tão sério assim, não tão focado como presencialmente. E nesse sentido não é raro estarmos assistindo o culto on line, mas não estarmos cultuando a Deus em espirito e verdade como ele espera de cada um de seus adoradores.

Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores. João 4:23

  • Nós deixamos a tv ligada no culto, o culto de adoração está rolando, mas estamos divididos em outros afazeres, quando não estamos navegando e vendo outras coisas simultaneamente. Full time.. e assim queridos irmãos displicentemente oferecemos o nosso culto, nossa adoração a Deus de uma forma não vibrante e muito menos agradável a Deus.

Guarda o pé, quando entrares na Casa de Deus; chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal. Não te precipites com a tua boca, nem o teu coração se apresse a pronunciar palavra alguma diante de Deus; porque Deus está nos céus, e tu, na terra; portanto, sejam poucas as tuas palavras. Eclesiastes 5:1-2

  • Essa postura fará que cada vez mais percamos a percepção da presença real de Deus em nosso meio e perdemos a capacidade ouvir a sua voz. Deus se faz presente queridos irmãos todas as vezes que nos reunimos para adorá-lo em online ou presencial. Não existe lugar que ele não esteja...

  • O que fazer para vencer esse desafio e ser uma igreja vibrante?

  • Ter ou desenvolver a consciência da presença santa de Deus em nosso meio. Deus está presente. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:20

  • Priorizar o culto, ou seja, ter esse momento como uma prioridade sua. E focar apenas em sua adoração e não dividir sua atenção com mais nada. Isso é oferecer esse tempo como sacrifício e aroma suave a Deus. Deus receberá como algo agradável.

3ª ser uma igreja operosa

  • Assim como Israel, venceu seus desafios, venceu a falta do seu grande líder. Venceu seu medo saindo do deserto e conquistou Canaã. Essa pandemia não pode e não poderá segurar a Igreja do Senhor.

  • No arraial da igreja temos 3 tipos de cristãos fiéis, igualmente servos e abençoados.

  • Aqueles que vão através da oração. Esses não podem sair por algum motivo, mas são nobres intercessores, já estão a frente em oração da obra de Deus.

  • Aqueles que vão através do seus recursos. Estes são aqueles que sustentam a obra e propicia que as coisas aconteçam.

  • Aqueles que fazem através de sua vida de sua voluntariedade.

  • Todos têm o mesmo valor nesta obra...

Quem é Apolo? E quem é Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. Eu plantei, Apolo regou; mas o crescimento veio de Deus. De modo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. 1 Coríntios 3:5-7

  • Somos os abençoadores. Saiamos para abençoar o nosso bairro, a nossa cidade, o nosso Brasil. Somos a boca de Deus, somos os olhos de Deus, somos os ouvidos de Deus.

  • Este tempo tem sido um tempo difícil, dificultoso em muitos aspectos tem sim, mas esse também é um tempo de muitas oportunidades de salvação. A bíblia diz hoje é o tempo da salvação. Tempo da colheita. As pessoas estão clamando para que um filho da luz os tire das trevas e essa pessoa é você.

  • Por isso marche igreja, saiamos para anunciar os milagres de nosso Deus.

  • Você está impedido de sair de casa!!! Mas não de orar e interceder pela obra. Suas orações vão mais longe que suas pernas poderiam te levar

  • Você está impedido de sair de casa!!! Mas pode financiar e sustentar a obra missionária, Deus te deu recursos para isso e se alegre porque você se faz presente com seus recursos... Nós estamos na china com a Missionária Lucilia, nós estamos nos ribeirinhos com Missionário Artemio, nós estamos na Jocum com o Missionário André...

Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. Romanos 12:7-8

Em tempo de pandemia o Senhor diz a cada um de nós da IPI cidade Jardim...

Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares. Josué 1:9

Nenhum comentário: