2020/08/21

Gratidão a Deus.

Vídeo: https://youtu.be/v4yneIBbjPU

Texto: Salmo 116.12

Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Salmos 116:12

Queridos irmãos Deus tem um palavra ao seu coração nessa manhã. Abra o seu coração.

Gratidão é o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou algum benefício. A gratidão envolve um sentimento de dívida para com a outra pessoa que é frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-la.

Quando temos um coração grato não dependemos de circunstâncias para demonstrar nossa gratidão.

A gratidão pode ser dirigida tanto a Deus como às pessoas que nos abençoam, de um modo geral. Mas nessa manhã quero falar sobre gratidão a Deus.

Mesmo em meio a essa pandemia, mesmo em meio a sofrimentos eu acredito que você pode reconhecer o cuidado de Deus para com a sua vida.

Aliás queridos irmãos, não há uma só pessoa nesta terra, que não tenha usufruído de algum benefício, algum favor, por menor que este pareça ter sido.

Maus ou "bons", ricos ou pobres, todos recebemos bênçãos de Deus. "... porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos" (Mateus 5.45).

Tudo vem do Deus de toda bondade: "Toda boa dádiva e todo o dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança." (Tiago. 1.17).

Esse texto Salmo 116.12 foi um cântico de ações de graças que o salmista escreveu para expressar tudo o que havia em seu coração. Não sabemos quem escreveu esse salmo, mas era algo comum nos cânticos de muitos salmistas a gratidão a Deus.

Davi por exemplo disse:

Salmo 68.19 – Bendito seja o Senhor, que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação.

Davi foi um homem segundo o coração de Deus. Ele não era perfeito, mas sempre estava em atitude de agradecimento ao Senhor, independente das circunstâncias, por isso ele alegrava o coração de Deus com essa postura.

Salmo 103.2 Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios.

"Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor" (Salmo. 100.4).

Quantos e quantos benefícios o Senhor tem feito por nós:

Ele te deu a vida. (Jó 33:4).

O Espírito de Deus me fez, e o sopro do Todo-Poderoso me dá vida. Jó 33:4

Ele te fez um ser pensante, consciente, diferente dos insetos e animais. (Jó 38:36).

Quem foi que deu sabedoria ao coração e entendimento à mente? Jó 38:36

Ele te amou primeiro. (1Jo 4:19).

Nós amamos porque ele nos amou primeiro. 1 João 4:19

Ele te salvou da condenação. (Sl 40:2).

Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Salmos 40:2

Ele já reservou para ti um lugar no céu. (Jo 14:1-3).

Vou preparar-lhes lugar. E se eu for e lhes preparar lugar, voltarei e os levarei para mim, para que vocês estejam onde eu estiver. João 14:2,3

Ele nos garantiu uma vida eterna. (1Ts 4:17).

depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.

1 Tessalonicenses 4:17

Ele garantiu a nós a vida pós morte sem nenhum tipo de sofrimento. (Ap 21:4).

E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. Apocalipse 21:4

Ele nos sara. (Ex 15:26).

pois eu sou o Senhor, que te sara. Êxodo 15:26

Ele nos livra do perigo. (2Sm 22:20)

Eles me atacaram no dia da minha calamidade, mas o Senhor foi o meu amparo. Deu-me ampla liberdade; livrou-me, pois me quer bem. 2 Samuel 22:19,20

Ele nos protege. (Sl 34:7)

O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra. Salmos 34:7

Ele luta por nós e vence os inimigos. (2Sm 7:9)

Sempre estive com você por onde você andou, e eliminei todos os seus inimigos. 2 Samuel 7:9

O salmo em tela nos faz uma pergunta, Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo?

A pergunta do salmista deve ser a nossa também, quando percebemos os benefícios diários que recebemos do Senhor.

Somente um coração agradecido é capaz de nos alertar para tal sentimento de gratidão.

O salmista está preocupado e perguntando a si mesmo, o que daria ao Senhor pelos benefícios recebidos. Enquanto muitos estão querendo ser agradados; é bom preocuparmos em agradar ao Senhor. O sentido real de culto e adoração é entregar, oferecer, doar ao Senhor.

A primeira vez que o verbo adorar aparece na bíblia é em Gênesis 22.5, quando Abraão ia entregar o seu filho Isaque. Ele estava subindo para sacrificá-lo ao Senhor; estava oferecendo a Deus o que tinha de melhor. Isso sim, é adorar; isso sim, é cultuar ao Senhor; e não somente pedir.

Muitos crentes ao sair de casa para irem ao culto dizem: "hoje quero receber algo" e realmente estamos sempre recebendo algo da parte do Senhor. Entretanto, não podemos inverter as prioridades; primeiro "[...] o reino de Deus e sua justiça", depois as nossas necessidades (Mateus 6.33).

Esta pergunta do salmista deve produzir no coração de cada um de nós, alguns sentimentos e posturas.

  1. Perceber/ Reconhecer / Lembrar.

Devemos reconhecer a graça de Deus sobre nossas vidas. No início do salmo, é visto que o seu autor revela o seu amor a Deus, por ter suas orações ouvidas.

"Amo ao Senhor, porque ele ouve..." (v. 1). Percebamos que o "ouve" está no tempo presente, indicando também uma ação constante. Deus sempre nos ouve, devemos reconhecer isto a cada instante. Reconhecer também que lhe devemos gratidão.

Um coração agradecido não sofre de aminésia. Pelo contrário, guarda em seu coração os benefícios do Senhor.

Como podemos ver no Salmo 116, o salmista não tinha se esquecido daquilo que Deus já havia feito pelo seu povo. O salmista tinha em seu coração as marcas dos feitos de Deus. Essa lembrança trazia gratidão ao seu coração.

A Bíblia diz:

"Deem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre… Ele os salvou por causa do seu nome, para manifestar o seu poder… Ele repreendeu o mar vermelho, e este secou; ele os conduziu pelas profundezas como por um deserto… salvou-os das mãos daqueles que o odiavam; das mãos dos inimigos os resgatou… As águas cobriram os seus adversários; nenhum deles sobreviveu." (Salmo 116.1,8-11)

O Salmista constantemente se lembrava de como o Senhor havia libertado o povo de Israel do Egito; de terem passado em terra seca pelo mar vermelho; de terem visto seus adversários serem derrotados pelas mãos do Senhor e terem suas necessidades supridas no deserto. Um coração agradecido nunca se esquece dos feitos de Deus em sua vida.

Só é grato o coração que reconhece. Eventualmente menosprezamos, minimizamos ou consideramos de pouco valor o que recebemos. Se é que percebemos alguma coisa.

É muito fácil murmurar, lamuriar, maldizer, porque não percebemos a intervenção de Deus na vida.

Quando estamos atentos aos movimentos de Deus, surge uma natural expressão de louvor em nós.

A característica fundamental da gratidão é a capacidade de perceber. A Ingratidão faz movimento contrário – ela ignora

O outro pilar da gratidão é a lembrança. Aliás, os franceses definem gratidão como "a memória do coração". Podemos perceber, mas ainda assim, esquecer. É fácil colocar no arquivo morto da memória eventos de amor e cuidado de Deus por nós.

A gratidão tem este enorme poder de trazer à memória a lembrança abençoadora. Lembre-se das façanhas e intervenções que Deus fez em sua vida Orar...

  1. Retribuição.

Segundo, precisamos assumir uma postura e um sentimento de retribuição. A pergunta do salmista é algo que todo cristão deve responder, de forma individual.

O que temos feito para agradar ao Senhor, para retribuir o seu imenso amor por mim? O que então posso oferecer a Deus?

O sentido de retribuição em nós deve ser legítimo, fugindo do espírito de barganha, quando pensamos em fazer trocas com o Senhor. "Se Deus me conceder tal coisa, vou amá-lo mais e mais; se a bênção vier, servirei a Cristo com mais fervor".

Alguns acham, e assim têm agido, que podem retribuir a Deus através da oferta do nosso dinheiro, que são os dízimos e ofertas alçadas.

Isto seria uma mera devolução de tudo o que pertence a Deus e, por Sua bondade, Ele nos oferece.

Outros acham também que uma maneira de retribuição seria a prática de boas obras e se esmeram em fazê-lo!

Mas a Bíblia nos adverte que andar nelas (Boas Obras) não é nada mais do que nossa obrigação: "porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (Efésios 2:10).

Poderíamos também, talvez, pensar que o mergulho numa vida de santidade pudesse ser uma forma de retribuir a Deus. Mas a Palavra de Deus garante que nunca atingiremos, nesta vida, o estado pleno de santificação: "na verdade que não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque" (Eclesiastes 7:20).

Certamente nós não temos nada em nós mesmos que poderíamos oferecer a Deus, de modo que Ele não aceita nada que procede do homem, Ele também não precisa coisa alguma, não sente falta de nada por que Ele é Deus.

No entanto ainda que, como já disse, nossas atitudes nunca estarão a altura do seu amor, o sentimento de retribuição deve habitar nosso coração. No verso 9, o salmista assume essa postura quando promete: "Andarei na presença do Senhor, na terra dos viventes".

Andar aqui irmãos, não deve nos induzir ao pensamento de que se está abordando unicamente o sentido de caminhar. O sentido é muito mais íntimo e transformador. Significa proceder conforme a direção estabelecida por Deus, adotando um estilo de vida coerente com as Escrituras.

Andar aqui, não implica necessariamente estar diante de um caminho, mas da "presença", ou seja, implica voltar-se para a direção do Senhor, com o firme propósito de seguir Suas soberanas orientações. orar

  1. Comprometimento.

Uma terceira postura sugerida pelo salmo, trata-se do comprometimento. Nos versos que se seguem ele se compromete: "Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do Senhor. Cumprirei os meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo" (vs. 13, 14).

Não há nada mais forte, que exprima um sentimento de gratidão do que o comprometimento. Essa é a maior manifestação de gratidão que podemos dar a Deus como filhos.

O amor incomparável de Deus por nós, deve nos induzir a uma vida de compromisso com ele e com sua santa Palavra.

Tomarei o cálice da Salvação 13 – O salmista estava assumindo um compromisso de viver uma vida comprometida com o reino de Deus.

A expressão 'tomar o cálice', mostra que ele bem sabia que isso implicaria em uma renúncia total ao mundo e seus deleites. Não obstante, muitos tentarem facilitar o caminho para o céu através de atalhos e outros artifícios, ainda existem aqueles que estão dispostos a atentar para uma tão grande salvação (Hebreus 2.3)

como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação. Hebreus 2.3

Invocarei o nome do Senhor 13 – Mesmo quando muitos se fiam em socorros terrestres, o Senhor se alegra daqueles que confiam em seu nome e reconhece que é vão o socorro do homem; enquanto muitos confiavam em carros e cavalos, os que confiam no Senhor jamais farão da carne o seu braço forte, mas invocarão o nome do Senhor.

Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no Nome do SENHOR, o nosso Deus. Salmo 20.7

Isso fala de uma vida de fé, que realmente agrada a Deus (Hebreus 11.6).

Pagarei os meus votos 18 – Certamente havia alguns votos que estavam no esquecimento, mas agora nascia um sentimento verdadeiro que fazia com os votos não cumpridos fossem lembrados.

É bom não esquecermos de cumprir nossos votos. No momento da tormenta e da dor, fazemos votos que são facilmente esquecidos quando tudo se faz bonança.

Faça uma introspectiva e veja se existe algum voto por cumprir com aquele que sempre atende aos nossos pedidos. Orar

Creio que ao ler essas linhas, o Espírito Santo toca em você e te comunica algo que Ele está esperando de ti. Não sei o que o Senhor te pede nesta hora, mas tenho certeza que alguma coisa você precisa entregar ao Senhor.

Talvez não seja o Isaque, como no caso de Abraão, ou metade das riquezas, como no caso do jovem rico; talvez seja apenas os cinco pães e dois peixes, mas certo é, ele te pede algo.

Que darei ao Senhor por todos os seus benefícios para comigo? Salmos 116:12

Gratidão...







Nenhum comentário: