2020/06/25

Cheiro de Vida e cheiro de Morte

Texto: Mateus 2.1-10

Queridos esta semana me deparei com esse texto e fiquei pensativo a respeito das duas atitudes a respeito da notícia do nascimento do Rei dos Judeus. A Primeira de Herodes nos verso 3 "Tendo ouvido isso, alarmou-se (perturbou-se) o rei Herodes, e, com ele, toda a Jerusalém; Mateus 2:3. Herodes e toda Jerusalém perturbaram-se com a notícia do rei dravídico.

A segunda foi a dos sábios a bíblia diz no verso 10 que eles "alegraram-se com grande e intenso júbilo." Mateus 2:10 Eles ficaram muito felizes. Isso levou-me a pensar no texto de 2 Co 2. Que mostra que as boas novas de salvação é um cheiro de morte para a morte e um aroma de vida para a vida.

Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem. Para com estes, cheiro de morte para morte; para com aqueles, aroma de vida para vida. Quem, porém, é suficiente para estas coisas? 2 Coríntios 2:14-16

Estas são palavras de Paulo são verdadeiras no que concerne a todos aqueles que são eleitos pelo Espírito, preparados e enviados à vinha para pregar o Evangelho de Deus. Paulo inicia o verso 14 dizendo "E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo, e por meio de nós manifesta em todo o lugar a fragrância do seu conhecimento".

Imaginemos Paulo, já um ancião, nos dizendo: "Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um", que depois foi arrastado como morto, o homem dos grandes sofrimentos, que havia passado através de mares de perseguições; pensemos quando disse, no fim de sua carreira ministerial: "Mas graças a Deus, que faz que sempre nos triunfemos em Cristo!". Triunfar quando se naufragou, triunfar apesar de ter sido flagelado, triunfar havendo sido torturado, triunfar ao ser apedrejado, triunfar em meio ao escárnio do mundo! Triunfar ao ser expulso de uma cidade e ter que sacudir o pó dos seus pés! Triunfar em todo momento em Cristo Jesus! Aqui está um homem que tinha verdadeira fé em Deus e no caráter divino de sua missão.

E quão doce é, meus irmãos, o consolo que Paulo aplicava a seu próprio coração no meio de todas as suas calamidades. Dizia que, apesar de tudo, Deus "por nosso intermédio exala em todo lugar a fragrância do seu conhecimento."

Uma observação importante é que, ainda que o Evangelho seja uma "boa fragrância" em todo lugar, produz, contudo, efeitos diferentes em pessoas diferentes: "Para estes somos cheiros de morte, para aqueles fragrância de vida."

Nossa primeira observação é que O EVANGELHO PRODUZ EFEITOS DIFERENTES.

O Evangelho, as boas novas de Cristo embora seja o sol da justiça para o mundo, ainda que seja o melhor presente de Deus e nada possa ser comparado à imensidão dos benefícios que concede à raça humana, apesar de tudo, devemos confessar que, ele produz efeitos diferente, às vezes, é "cheiro de morte para morte."

Mas não devemos culpar disso o Evangelho; a culpa não é da verdade de Deus, mas daqueles que não aceitam recebê-la.

E "cheiro de vida para vida" para todo aquele que a ouve com um coração aberto para recebê-la.

E é somente "morte para morte", para o homem que odeia a verdade, que a difama, que zomba dela, e tenta opor-se ao seu avanço.

Em primeiro lugar.

O Evangelho é para alguns homens, "cheiro de morte para morte." Agora, isto depende em grande parte do que é o Evangelho; porque há algumas coisas chamadas "Evangelho", que são "cheiro de morte para morte" por si só para todos aqueles que as ouvem. São heresias e crendices. Não estou falando desse pseudoevangelho.

O texto está dizendo que a fragrância do conhecimento de Cristo e esse conhecimento é revelado através do Evangelho de Cristo. Este evangelho é cheio de morte para morte para alguns. E o primeiro sentido é o seguinte: Muitos homens se endurecem em seus pecados ao ouvirem o Evangelho. 

Oh irmãos e sabe o que é pior de tudo isso? é que, de todos os pecadores, alguns pecadores do santuário são os piores. Ou seja, aqueles que podem mergulhar no pecado, e têm consciência mais tranquila e o coração mais duro, encontram-se na própria casa de Deus.

Eu sei bem que muitos ouvem com temor e tremor as advertências severas muitas vezes lhes fazem estremecer. Igualmente, estou consciente de que a Palavra de Deus faz, às vezes, que seu sangue se coagule em suas veias; mas sei também – porque os tenho visto – que há muitos que convertem a graça de Deus em libertinagem, e até mesmo fazem da verdade de Deus um pretexto para o diabo, e profanam a graça de Deus para justificar seu pecado.

Quantos(as) dizem serem cristãos, dizem serem lavados pelo sangue do cordeiro, se consideram eleitos mas vivem na incredulidade e na imundícia de seus pecados. Aqui está um homem ou uma mulher para quem o Evangelho é "cheiro de morte para morte".

Ouve a verdade, mas a perverte; toma aquilo que está posto por Deus para o seu bem e o utiliza para suicidar-se. A faca que foi lhe dada para abrir os segredos do Evangelho, volta-se contra seu próprio coração. A mais pura de todas as verdades e a mais elevada de todas as moralidades é convertida para encobrir seus vícios, e faz dela um andaime que o ajuda a construir o edifício de suas maldades e pecados.

Será que nessa manhã tem alguém me ouvindo que assim como esse homem, que gosta de ouvir o Evangelho, como vocês o chamam, e não obstante vive impuro? Que podem dizer que são filhos de Deus, e apesar disso se comportam como vassalos que servem a Satanás? Saibam bem que vocês são mentirosos e hipócritas, porque a verdade não está de maneira alguma em vocês.

 "Qualquer que é nascido de Deus, não peca."  1 João 3.9

Aos eleitos de Deus, não lhes permitirá cair permanentemente em pecado; eles nunca "converterão a graça de Deus em libertinagem", mas em tudo o que depende deles, se esforçarão para permanecerem perto de Jesus. Tenham isto por seguro: "Pelos seus frutos os conhecereis." Assim, toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus, nem a árvore má produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:17-20

No entanto, essas pessoas estão continuamente pervertendo o Evangelho em maldade. Pecam com arrogância pelo mero feito de ouvirem o que eles consideram serem desculpas para seus vícios.

Não encontro outra coisa debaixo do céu, que possa extraviar tanto os homens, como um Evangelho distorcido. Uma verdade distorcida é, geralmente, pior que uma doutrina que todos sabem ser falsa.  Igual ao fogo, um dos elementos mais úteis, pode causar o mais intenso incêndio, assim é o Evangelho, que é o melhor que possuímos, pode converter-se na mais vil das causas. Este é um sentido na qual o Evangelho é "cheiro de morte para morte."

Em segundo lugar, há algo mais que preciso dizer sobre Evangelho para o "cheiro de morte para morte."  Um segundo sentido.

O Evangelho de Jesus Cristo aumentará a condenação de alguns homens no dia do juízo final. De novo me espanto ao dizer, porque é um pensamento extremamente horrível para aventurar-se a falar dele; que o Evangelho de Cristo vai fazer do Inferno para alguns homens um lugar ainda mais terrível do que poderia ter sido. Todos os homens seriam lançados no inferno se não fosse o Evangelho. A graça de Deus irá redimir "uma grande multidão, da qual não se pode contar"; guardará um exército incontável que será salvo pelo Senhor com salvação eterna;

Depois destas coisas, vi, e eis grande multidão que ninguém podia enumerar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas mãos; e clamavam em grande voz, dizendo: Ao nosso Deus, que se assenta no trono, e ao Cordeiro, pertence a salvação. Apocalipse 7:9,10

mas, ao mesmo tempo, aqueles que a rejeitam lhes fará mais terrível a condenação. E aqui está o porquê:

Primeiramente, porque os homens pecam contra uma luz superior, e a luz que possuímos é uma excelente medida para nossa culpa. O que uma pessoa que não tem a revelação de Deus pode fazer sem que para ele seja delito, para mim pode ser o maior dos pecados, pois estou melhor instruído. O Evangelho vem sobre os homens como a luz do céu. Que errante deve andar o que se extravia na luz! Se o cego cai em uma vala, podemos nos compadecer, mas se um homem com a luz em seus olhos se joga do precipício e perde sua alma, não é impossível a compaixão?

Repito-lhes que a condenação de todos vocês aumentará, a menos que encontrem a Jesus Cristo o Salvador; porque ter a luz e não haver andado por meio dela será a essência mesma da condenação. Este será o vírus da culpa: "que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque suas obras eram más." João 3.19 A condenação de vocês será também maior se vocês se opõem ao Evangelho. Se Deus tem um plano de misericórdia e o homem se levanta contra Ele, não será grande o seu pecado?

Em terceiro sentido. Creio que o Evangelho faz alguns seres deste mundo mais desgraçados do que podiam ter sido. O bêbado poderia beber e se alegrar em sua embriaguez com maior alegria, se não ouvisse: "Todos os bêbados não herdarão o reino dos céus." 1 co 6.10

Quão em paz estaria o assassino se a Bíblia não dissesse: "Não Matarás!" Ex 20.13 E quão felizmente poderia lançar-se em sua carreira louca o libertino e o licencioso se não estivesse dito: "E aos homens está ordenando morrer uma vez, e depois vem o juízo!"Hb 9.27 Mas a verdade os emudece; os avisos de Deus congela a corrente de suas almas.

O Evangelho é como o esqueleto humano em uma festa: ainda que durante o dia riem dele, pela noite tremem diante do pensamento de sua condição futura, sua alegria se torna em tristeza, e a imortalidade, ao invés de ser um presente para ele, é , só de pensar nisso, o tormento de sua existência.

As doces palavras de amor da misericórdia não são para eles mais harmoniosas que o estrondo do trovão, pois sabem que a menosprezam. Sim, temos conhecido alguns que foram tão desgraçados por causa do Evangelho, recusando-se a abandonar seus pecados. O Evangelho é "cheiro de morte para morte" para eles.

Talvez alguns estão ouvindo ou ainda ouvirão a palavra de Deus para ser condenado por ela? Será que alguns ouvintes neste dia serão endurecidos pela voz da verdade? Assim será para todo homem que não crê nela.

Mas, bendito seja Deus, o Evangelho tem um segundo poder. Além de ser "morte para morte", é "cheiro de vida para vida". Ah meus irmãos, alguns de nós, poderíamos falar, se isso nos foi entregue esta manhã, do Evangelho de "cheiro de vida" para nós.

Olhemos novamente para trás, naquela hora em que estávamos "mortos em delitos e pecados." Surdos e cegados pelo pecado, inimigos de Deus. Em vão todos os trovões do Sinai, em vão os avisos dos atalaias: dormíamos num sono moral de nossas culpas, e nem um anjo poderia nos despertar. E então por um ato de misericórdia nosso Senhor nos despertou e assim entramos pela primeira vez dentro dos muros de um santuário e, para nossa salvação, ouvimos a voz da misericórdia.

Com alguns de vocês, isso ocorreu há poucas semanas, meses ou anos estávamos longe de Deus, mas fomos levados a amá-lo. Lembre, meu irmão cristão, aquele momento em que o Evangelho foi para você "cheiro de vida", quando o separou dos seus pecados, renunciou a suas concupiscências, e se voltando para Palavra de Deus, a recebeu de todo o coração.

Ah, aquela hora, a mais doce de todas! Nada pode se comparar a ela.  Pense meu querido irmão. A primeira vez que nossos ouvidos se abriram para ouvir as palavras de amor, a segurança de nosso perdão, ouvimos a palavra como nunca havíamos ouvido antes até então.

Quando pela primeira vez foi "cheiro de vida" para nossas almas. Assim, pois, meus amados, se alguma vez foi "cheiro de vida", sempre o será; porque não está escrito que seja cheiro de vida para morte, mas "cheiro de vida para vida."  

O meu Senhor disse: "Eu lhes dou a VIDA ETERNA, e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão".  João 10.28  "Uma vez em Cristo, nEle para sempre; Nada poderá me separar de Seu amor."  É "cheiro de vida para vida."

 É "cheiro de vida para vida." Não somente "vida para vida" neste mundo, mas "vida para vidaeternamente. Todo o que possui a vida, receberá a vindoura: "graça e glória de Jeová. Não deixará de fazer o bem àqueles que andam em integridade."

Conclusão

Só há duas respostas possíveis ao verdadeiro evangelho de Cristo – nós não procuramos induzir essa resposta. Quando a mensagem é dada a conhecer ao mundo, fatalmente haverá uma resposta. A neutralidade é impossível, não existe tal coisa em relação a Verdade de Deus. A indiferença ou apatia é um mito. Ignorar é negar a verdade... O homem está entre os que estão sendo salvos ou está entre os que estão perecendo – a mesma Verdade tem dois cheiros distintos. A palavra da cruz é "loucura" – absoluta loucura, ou é "o poder de Deus " para a salvação – "Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus." - 1 Coríntios 1:18

A mensagem de Cristo proclamada por Paulo ( e não o mensageiro, ou a linguagem, ou o método...) é por si só responsável por dividir os ouvintes dessa maneira.

Sempre que a Palavra de Deus é proclamada uma fragrância é liberada. Para alguns é um aroma de vida, de esperança, de perdão, de regeneração, de justificação... Essas coisas não são manipuláveis – o mensageiro deve entregar o que recebeu para pregar. Esse aroma de vida é incomparável – nada pode ser comparado ao cheiro de vida exalado pelo Filho de Deus. O Espírito pela Palavra regenera o coração, desperta a vida, ressuscita alguém que estava "morto em delitos em pecados"... é maravilhoso!!!  - "E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados -  Efésios"2:1

Mas para outros, a Verdade do evangelho é um sufocante fedor venenoso. Cheiro de morte e não de vida.

 


Nenhum comentário: