2020/06/20

Uma Palavra para Homens/Mulheres Mortos

Texto: Rm 5.12-21
Eu sei que não é agradável falar sobre a morte e fazer a nossa mente pensar e refletir sobre esta realidade triste que muitos têm experimentado nos dias de hoje por conta do covid19 e outras situações, realidade esta que um dia cedo ou tarde também alcançará cada um de nós.
Mas, como disse o sábio: "Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração" Ec. 7.2.
Portanto, este assunto sombrio pode trazer sabedoria. Desde que você reconheça que pra conhecer a vida é necessário que você já tenha morrido. Você já se considerou a si mesmo como um morto?
Definição: A palavra 'morte', como verbo, substantivo ou adjetivo, usada no Grego (#599, Strong's) ou Hebraico (#4191, Strong's) simplesmente significa "morrer literal ou figurativamente."
Literalmente, a palavra morte aponta para uma separação física, a alma separando-se do corpo.
Gn. 5.5, "E foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu.";
Ec. 12.7, "E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu."
Figurativamente, a palavra "morte" é usada de várias maneiras entendemos a morte sendo uma separação, quebra de comunhão. A morte pode ser uma separação de comunhão entre pessoas.
O filho pródigo era tido como morto pelo pai quando era ausente da casa do pai e sem a sua comunhão – Lc. 15.24, "Porque este meu filho estava morto, e reviveu, tinha-se perdido, e foi achado. E começaram a alegrar-se."
Mas, também, a palavra "morte" pode significar a privação da alma do homem da plena comunhão com Deus. Isto pode ser determinado como morte. Foi nesse sentido que Adão morreu naquele mesmo dia que comeu o fruto proibido. Essa morte é tida como "morte espiritual".
Por ser morto espiritualmente, naquela mesma tarde que Adão pecou, estava com medo e esperava a ira de Deus e se escondeu da presença de Deus (Gn. 3.6-11). Pela quebra, ou seja, pela morte da livre comunhão que antes tinham, Adão e Eva morreram e tiveram medo e esperavam a ira de Deus.
O Estado do Homem
Esta é a situação de todo homem para com Deus desde o seu nascimento:
Rm. 5.12, "Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram." Todos os homens não saem do ventre mortos fisicamente, mas sim, nascem com uma natureza pecaminosa e, espiritualmente, são privados da plena comunhão com Deus. Ou seja, são mortos espiritualmente.
Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe. Salmos 51:5
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3:3


Todos são pecadores – Rm. 3.23, "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;"; 5.12,
Todo pecado gera a morte – Rm. 6.23, "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.";
Ez. 18.20, "A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai levará a iniquidade do filho. A justiça do justo ficará sobre ele e a impiedade do ímpio cairá sobre ele."
Mesmo sendo morto para com Deus o homem natural é vivo para com a sua própria justiça. O Fariseu orando consigo mesmo: Lc 18.12, "Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo."
O mancebo rico falando sobre a sua situação moral diante de Deus: Mt 19.20, "Disse-lhe o jovem," sobre a lei de Moisés, "Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?" O homem natural está vivo para com ele mesmo e o mundo, mas morto, ou seja, separado da comunhão plena com Deus. O homem natural é vivo para se justificar.
Tanto Adão quanto Eva confessaram o seu pecado, mas os dois se justificaram dizendo que a culpa do pecado era de outros. Eva colocava a culpa no Tentador e Adão culpou o próprio Criador:
 "Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o SENHOR Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." Gn. 3.12-13. O homem natural está vivo para com os seus interesses e os do mundo, mas morto, ou seja, separado da comunhão plena com Deus.
O homem natural está vivo para ser um amante de religião, mas ainda é morto, ou seja, separado da comunhão plena com Deus. Por isso Deus avisa os Seus: "Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo" Cl 2.8.
O homem natural está vivo para com o mundo, mas morto, ou seja, separado da comunhão plena com Deus. Se chegar ao fim da vida nessa situação pode ser separado eternamente da presença da misericórdia de Deus.
Pelo seu estado natural de ser morto para com Deus o homem natural está sem desejo próprio de submeter-se a Deus: Jo 5.40, "E não quereis vir a mim para terdes vida."
O desejo dele vai para outro rumo: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira." Jo 8.44.
Pelo seu estado natural de ser morto para com Deus o homem natural está sem qualquer capacidade para agradar a Deus (Rm. 3.10-18; 8.7; Sl. 14.1-4).
"Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". "Suas gargantas são um túmulo aberto; com suas línguas enganam". "Veneno de serpentes está em seus lábios". "Suas bocas estão cheias de maldição e amargura". "Seus pés são ágeis para derramar sangue; ruína e desgraça marcam os seus caminhos, e não conhecem o caminho da paz". "Aos seus olhos é inútil temer a Deus". Romanos 3:10-18
Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe". Corromperam-se e cometeram atos detestáveis; não há ninguém que faça o bem. O Senhor olha dos céus para os filhos dos homens, para ver se há alguém que tenha entendimento, alguém que busque a Deus. Todos se desviaram, igualmente se corromperam; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer. Será que nenhum dos malfeitores aprende? Eles devoram o meu povo como quem come pão, e não clamam pelo Senhor! Salmos 14:1-4
Pelo seu estado natural de ser morto para com Deus a sua condição pecaminosa o faz ser sem entendimento espiritual. Ele está sem vista boa para as coisas espirituais, sendo cego pelo diabo
O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus. 2 Coríntios 4:4
Portanto, sem vida espiritual. MORTO!
Tudo isto é compreendido quando a Bíblia determina o homem morto para Deus. Ele está sem a Verdade, sem a justiça verdadeira, sem a comunhão verdadeira e sem a sabedoria, ou seja, a salvação verdadeira. E, o pior de tudo, é alegre por isso! Este homem natural, morto para com Deus, e tudo que Lhe agrada, também conhecerá a Segunda Morte (Ap. 20.11-15). Não é de surpreender: o homem natural é um morto ambulante.
Você está morto? Se não vê a sua condição de um morto, jamais procurará a vida. Você já se considerou a si mesmo como um morto?
Boas notícias – Cristo Jesus veio salvar os perdidos.
Cristo foi morto pelos mortos para que tenham a vida eterna! Cristo não foi morto por Ele mesmo, pois Ele é vida (Jo. 14.6).
Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. João 14:6
 Ele está sem pecado (Hb. 4.15).
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado. Hebreus 4:15
Mas foi morto para os mortos em pecados (Is. 53.5-8; Rm. 5.8).
Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de todos nós. Ele foi oprimido e afligido, contudo não abriu a sua boca; como um cordeiro foi levado para o matadouro, e como uma ovelha que diante de seus tosquiadores fica calada, ele não abriu a sua boca. Com julgamento opressivo ele foi levado. E quem pode falar dos seus descendentes? Pois ele foi eliminado da terra dos viventes; por causa da transgressão do meu povo ele foi golpeado. Isaías 53:5-8
Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores. Romanos 5:8
A chamada de Deus para com os mortos é: Arrependei-vos dos seus pecados e tenha fé em Cristo. Assim terás vida!
Só são regenerados os que são mortos para si mesmos e se arrependem de seus pecados
Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". João 3:3
No passado Deus não levou em conta essa ignorância, mas agora ordena que todos, em todo lugar, se arrependam. Atos 17:30
Só são justificados os que são sem a sua própria justiça (Lc. 18.13-14).
"Mas o publicano ficou à distância. Ele nem ousava olhar para o céu, mas batendo no peito, dizia: 'Deus, tem misericórdia de mim, que sou pecador'. "Eu lhes digo que este homem, e não o outro, foi para casa justificado diante de Deus. Pois quem se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado". Lucas 18:13,14
Jesus veio ser A Vida para todos que olham a Ele pela fé. Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crer tenha a vida eterna. João 3:14,15
Jesus veio salvar os perdidos: Lc. 19.10, "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido." Lembra-se da parábola da ovelha perdida, da dracma perdida e do filho perdido (Lc. 15)?
Você está morto? Já se considera a si mesmo como um perdido, culpado e condenado? Cristo veio salva todos nesta condição que se arrependem e crêem nEle pela fé! Se estiver morto, peça-Lhe perdão! Vida! Misericórdia!
A Responsabilidade do Homem
Como a ovelha não podia se salvar a si mesma, nem a dracma se achar; como o filho perdido somente achou a salvação voltando ao Pai e confessando o seu pecado, assim o homem natural, separado da comunhão plena com Deus, só encontra a nova vida para com Deus por Jesus Cristo.
É por isso que estamos aqui nesta manhã pra participarmos desta Santa Ceia. Jesus fez o impossível para nos salvar, Ele tomou o nosso lugar para que pudessos ter acesso ao Reino do Pai e agora precisamos entrar arrependendo-se dos nossos pecados e crendo pela fé em Jesus Cristo, O Salvador.
Já se viu a si mesmo como um morto? Clame a Ele pela fé e Ele lhe dará a Vida eterna: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, Jo. 3.16; "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora." Jo. 6.37
Para Viver para Cristo, a Morte é Necessária.
Cristo é vida. Pela Palavra de Deus o Espírito Santo testifica de Cristo (Rm. 8.9-16).
Quem é dominado pela carne não pode agradar a Deus. Entretanto, vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em vocês. E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Mas se Cristo está em vocês, o corpo está morto por causa do pecado, mas o espírito está vivo por causa da justiça. E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês. Portanto, irmãos, estamos em dívida, não para com a carne, para vivermos sujeitos a ela. Pois se vocês viverem de acordo com a carne, morrerão; mas, se pelo Espírito fizerem morrer os atos do corpo, viverão, porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus. Romanos 8:8-16
Quando nos arrependemos e olhamos para Cristo somos feitos novas criaturas em Cristo, o pecador é transformado das trevas para a Sua luz; de escravidão do pecado e da morte para sermos  filhos por Deus e discipulos conforme a imagem de Jesus Cristo (Rm. 8.29).
Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8:29
Cristo transforma o pecador arrependido que crê nEle ao ponto que este tenha prazer em adorar a Deus em Espírito e em Verdade (Jo. 4.23-25).
Todavia, para o Cristão viver para Cristo, e conhecer a plena comunhão desta nova vida diariamente é necessário ainda a morte. Essa morte é para com a carne onde que o pecado habita. A mortificação da carne é necessária diariamente;
Gl. 2.20, "Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim."
Você está morto? Se estiver morto em seus pecados, corre ao Salvador!
Se estiver vivo em Cristo, pela graça de Deus, morre ao seu pecado continuamente para viver neste mundo para o seu Senhor e Salvador Jesus Cristo. Para que você no ultimo dia no julgamente possa escutar no julgamento final as Palavras de Jesus.
"Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: 'Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo. Mateus 25:34

https://youtu.be/V1uCi3rBxuY

Nenhum comentário: