2020/06/05

Alimente o fogo em seu coração

Texto: Levítico 6.12,13

O fogo sempre ficará aceso sobre o altar; não deve ser apagado. O sacerdote acenderá lenha no altar cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto, e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo queimará continuamente sobre o altar; não deve ser apagado. Levitico 6.12-13
O contexto dessa perícope é a orientação que Deus dá a moisés a respeito as ofertas de sacrifício para a expiação da culpa do pecado.
Deus dá uma ordem a Moisés para que o fogo do altar nunca se apague. Mas o que essa ordem tem a ver conosco?
Quero mostrar-lhe, nas páginas da lei mosaica, um impressionante paralelo sobre a "manutenção" da vida no Espírito. Comecemos com a ordem dada a Moisés.
Costumo dizer que as figuras do Velho Testamento são como a maquete de um engenheiro: não se trata do edifício em si, mas mostra como ele vai ser. Assim também era a lei, não tinha a imagem exata das coisas, mas apontava em figura para os bens vindouros (Cl 2.16,17) da Nova Aliança que em Cristo haveria de se manifestar.
Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2.17
Todos os estatutos perpétuos que o Senhor estabeleceu na Velha Aliança foram mantidos na Nova, porém, não mais como figura, e sim com o seu cumprimento.
Por exemplo, a circuncisão era um estatuto perpétuo que Deus deu a seu povo quando entrou em aliança com Abraão, mas o Novo Testamento não manda circuncidar o prepúcio; quer dizer, então, que foi revogado? Não, Jesus não veio revogar, mas cumprir a Lei; tudo aquilo que era apenas uma figura teria agora o seu cumprimento. E a circuncisão não continuou fisicamente, na carne, mas passou a ser recebida no coração (Rm 2.28,29)
Não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é meramente exterior e física. Não! Judeu é quem o é interiormente, e circuncisão é a operada no coração, pelo Espírito, e não pela lei escrita. Para estes o louvor não provém dos homens, mas de Deus. Romanos 2.28-29
mediante o batismo. (Cl 2.11,12).
Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. Colossences 2.11-12
De igual modo, a oferta de incenso, que havia sido estabelecida como estatuto perpétuo. Arão queimará o incenso aromático sobre o altar; cada manhã, quando preparar as lâmpadas, o queimará. Quando, ao crepúsculo da tarde, acender as lâmpadas, o queimará; será incenso contínuo diante do Senhor, de geração em geração. Exôdo30.7-8
Não foi revogada, mas cumpre-se hoje nas orações dos santos.
Cada um deles tinha uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos; Apocalipse 5:8
Outro anjo, que trazia um incensário de ouro, aproximou-se e se colocou de pé junto ao altar. A ele foi dado muito incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. Apocalipse 8:3
Quero mostrar-lhe, nas páginas da lei mosaica, um impressionante paralelo sobre "manutenção" da vida no Espírito. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará. Lv 6:13
Encontramos na Palavra várias manifestações de Deus acompanhadas pelo fogo. A Bíblia nos mostra que do altar do Senhor vem o fogo. Levitico 9:24 "Porque o fogo saiu de diante do SENHOR, e consumiu o holocausto e a gordura, sobre o altar; o que vendo todo o povo, jubilaram e caíram sobre as suas faces"
SARÇA ARDENTE: Deus manifesta a sua presença no meio do fogo na sarça ardente perante Moisés. Moisés viu o FOGO de Deus, a glória de Deus. A primeira coisa que Moisés ouviu foi: "Retire as sandálias dos pés porque o lugar em que estás pisando é santo". Deus pegou um arbusto. Algo sem beleza alguma e o transformou em glória.
NO DESERTO: De dia Deus se manifestava numa coluna de nuvem e de noite ele se manifestava numa coluna de FOGO.
ELIAS NO MONTE CARMELO: Elias enfrentou homens sem nenhum escrúpulo em sacrificar qualquer coisa para o seu deus. Elias clamou a Deus e Deus se manifestou como FOGO; o FOGO que queimou o holocausto, a lenha e ainda lambeu a água que havia sido derramada numa vala.
BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO E COM FOGO: João se referia a Jesus como aquele que batiza com o Espírito Santo e com fogo.
FOGO: Presença de Deus no ministério de Jesus Cristo. O FOGO que curava os enfermos, libertava os endemoninhados, ressuscitava mortos, curava os leprosos.…
O FOGO NO PENTECOSTES: Depois da oração o Espírito Santo desceu sobre os 120 que estavam reunidos.
O fogo simboliza a própria pessoa de Deus. Ele é um fogo devorador (Dt 9.3),
Saibam, pois, hoje que o Senhor, seu Deus, é que vai adiante de vocês. Ele é fogo que consome; ele os destruirá e os subjugará diante de vocês Deuteronômio 9:3
Porque o Senhor, o Deus de vocês, é fogo consumidor, é Deus zeloso. Deuteronômio 4:24
Quando Deus se revelou por meio de teofanias, Ele sempre acompanhado pelo fogo (Êx 3.2-3; 19.18; 24.17).
Aos olhos dos israelitas, o aspecto da glória do Senhor era como um fogo consumidor no alto do monte. Êxodo 24:17
O fogo representa a presença do próprio Deus. O Espírito Santo é simbolizado pelo fogo (Lc 3.16; At 2.3).
"Eu os batizo com água para arrependimento. Mas depois de mim vem alguém mais poderoso do que eu, tanto que não sou digno nem de levar as suas sandálias. Ele os batizará com o Espírito Santo e com fogo. Mateus 3:11
Por outro lado Altar significa: lugar de encontro com Deus. Lugar de Sacrifício. Em hebraico, a palavra altar significa "lugar de matança". Em grego, significa "lugar de sacrifício". Em latim, vem de altare, de altus, que significa "plataforma elevada".
Por isso, desde a remota antiguidade, um altar é um lugar elevado ou pedra consagrada, que servia para a celebração de ritos religiosos dirigidos à divindade. O primeiro altar hebraico que encontramos na história bíblica foi construído por Noé depois que ele saiu da barca (Gênesis 8,20). A Bíblia nos diz mais: os primeiros homens fizeram sacrifícios de animais e oferecimentos de frutos a Deus Criador sobre altares. É o caso de Abel e Caim.
Mais tarde, foram construídos altares por Abraão, Isaac, Jacó, Moisés e Josué. A maioria deles tinha objetivos de sacrifícios ou de memorial. Posteriormente, com a edificação do tabernáculo, os altares eram construídos principalmente com o objetivo de queimar incenso e oferecer sacrifícios. Com o passar do tempo, como vemos no livro Levítico, o povo de Israel oferecia cordeiros e outros animais como sacrifícios a Deus, como forma de reconhecer a sua divindade.
A) Abel tinha um altar diante de Deus
B) Noé tinha um altar diante de Deus
C) Abraão tinha um altar diante de Deus
D) Jacó tinha um altar diante de Deus
E) Moisés tinha um altar diante de Deus
F) Josué tinha um altar diante de Deus
G) Arão tinha um altar diante de Deus
H) Gideão tinha um altar diante de Deus
I) Samuel tinha um altar
J) Davi tinha um altar
K) Salomão tinha um altar
L) Zorobabel, Esdras, Neemias.
Altar fala de concerto
Altar fala de sacrifício
Altar fala de Fogo
A Bíblia fala que do altar do Senhor vem o fogo. O profeta Isaías recebeu brasa do altar de Deus Is 6:6-7 "Então voou para mim um dos serafins, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz, e com a brasa tocou-me a boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniquidade foi tirada, e perdoado o teu pecado.".
Ezequiel viu as brasas serem espalhadas na cidade, do trono de Deus (Ez. 10).
E os sacrifícios da Antiga Lei eram uma prefiguração do sacrifício de Jesus no altar da cruz, mas eram imperfeitos. Por isso, o autor da carta aos hebreus disse: "Pois é impossível que o sangue de touros e de carneiros tire pecados. Eis por que, ao entrar no mundo, Cristo diz: Não quiseste sacrifício nem oblação, mas me formaste um corpo. Holocaustos e sacrifícios pelo pecado não te agradam. Então eu disse: Eis que venho (porque é de mim que está escrito no rolo do livro), venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hebreus 10, 4-7)
Na Nova e Eterna Aliança, Deus, ao fazer-se homem, tomou um corpo mortal e, como homem, pode sofrer; como Deus, pode dar a seus sofrimentos um valor infinito, capaz de satisfazer ou pagar generosamente toda dívida adquirida pelo pecado do ser humano.
E Jesus é capaz de reconciliar definitivamente o homem com Deus, ao oferecer-se em sacrifício. Por isso Ele é o sumo e eterno sacerdote. Mas Jesus Cristo, além de ser sacerdote, também é a vítima e o altar
Jesus é o sacerdote "porque ele próprio deu sua vida, e deixou-se colocar entre os criminosos, tomando sobre si os pecados de muitos homens, e intercedendo pelos culpados" (Isaías 53,12) Jesus é a vítima porque Ele, como único sacerdote da Nova Aliança, ofereceu-se (1Tm 2,6) a si mesmo como vítima; e não como qualquer vítima, mas como uma vítima verdadeiramente necessária, a que paga o preço justo em reparação ao grande pecado cometido. O altar era o ponto culminante de encontro com Deus. Altar fala de entrega total!  Lugar
Aqui então podemos entender porque o fogo nunca se apagará no altar e durará para sempre porque temos Fogo o Espirito Santo de Deus, Temos O sumo Sacerdote Jesus e temos O sacrifício para o Altar Jesus e o Altar que é o lugar do encontro com Deus.
Agora na nova aliança em Cristo, tudo isso esta dentro de nós .O coração do crente é o altar de Deus, local de Sua habitação. Que Deus Espírito Santo que habita no crente é simbolizado pelo FOGO. Faz morada em nós
 Acaso, não sabeis que o vosso corpo é Santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vos mesmos? (1Co 6.19).
Esse lugar nunca poderia se apagar e ainda não pode ser apagado em nossos corações, porque servia como um lembrete da presença contínua de Deus e da necessidade do povo de uma expiação continua. Deus acendeu o fogo no altar de bronze (Lv 9.24) e os sacerdotes estavam encarregados de garantir que essas chamas nunca se apagassem.
Agora na nova aliança em Cristo
Pastor e os sacerdotes quem são hoje? Todos que são purificados pelo sacrifício de Jesus são constituídos sacerdotes de Deus. Aquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, e nos constituiu reino, sacerdotes para o seu Deus e Pai… (Ap 1.5-6).
Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
1 Pedro 2:9
Observamos, entretanto, que tanto no Antigo Testamento como hoje, cada sacerdote ou seja eu e você, crentes alcançados pelo sacrificio de Cristo temos a responsabilidade em manter o fogo aceso.
Não apagueis o Espírito é a ordem de Deus (1Ts 5.19).
O presente do imperativo grego sbennymi significa "extinguir" ou "apagar", e é utilizado num sentido metafórico de apagar uma chama ou urna luz, a qual está associada ao Espírito Santo (Lc 3.16; At 2.3-4; 18.25; Rm 12.11; 2Tm 1.6). Apagar o Espírito é impedir ou resistir a sua ação dentro de nós.
O crente que já possui o selo do Espírito, não deve resistir ou sufocar a ação do Espírito. A ação do Espírito no nosso coração é comparada a ação do fogo. E por esta razão que Paulo nos incentiva: sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor (Rrn 12.11).
Não apagueis o Espírito é a ordem de Deus.Por que não devemos apagar o fogo
Observando as propriedades do fogo e comparando-as com a ação do Espírito Santo em nossa vida, podemos dizer que o fogo: destrói, purifica, transforma ou modela, vivifica, aquece, guia e ilumina.
Todas as virtudes e vitórias da vida cristã dependem do Espírito Santo. Apagar o Espirito é suprimir ou tornar inativa a sua ação dentro de nós. A frutificação espiritual e a capacitação para o serviço é obra do Espírito.
Paulatinamente, o Espírito está formando Cristo em nós (2Co 3.18).
E todos nós, com o rosto descoberto, contemplando a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18

Não devemos apagar o fogo de Espírito porque sem ele a vida espiritual será impossível, perderemos o entusiasmo. "O cristianismo é entusiasmo, ou então nada é" (Manson). A palavra entusiasmo se deriva dos vocábulos gregos "em" e "theos" e significa "estar cheio de Deus".
A orientação de Deus é que o fogo queime continuamente sobre o altar e não se apague.. Os sacerdotes tinham a responsabilidade de prover a continuidade das chamas acesas sobre o altar de bronz, garantindo que elas nunca se apagassem. A cada manhã as cinzas eram removidas e o fogo era avivado com um novo sacrifício e a colocação de lenha, uma madeira santa escolhida para esse mister.
Todos nós precisamos manter um altar em nossas vidas diante do Senhor, removendo diariamente as cinzas do pecado e apresentando nosso sacrifício Rm 12:1-2.
Assim o fogo purificador de Deus irá nos purificar, iluminar e nos capacitar a andarmos em amor. Esse fogo maravilhoso já foi liberado através do Espírito Santo que, juntamente com a Palavra de Deus, que é comparada ao fogo que aquece, suaviza e purifica. Esse é o fogo do avivamento que tira qualquer pessoa da letargia e frieza espiritual.
A densidade desse fogo em nossas vidas é ativada pelas lenhas da comunhão diária através da vida de santidade,adoração, meditação na palavra, jejum e oração. Este é o nosso desafio, esté o tempo oportuno, esse é o tempo propício para erguermos muros com oração, adoração e santidade.
Prepare-se para a cada manhã experimentar o fogo do avivamento ardendo em seu altar, acompanhado de grandes milagres.
https://youtu.be/JrkbJib2_VQ

Nenhum comentário: