2014/03/31

RESTAURANDO A CAPACITAÇÃO

Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus. 2 Coríntios 3.5  

 

I - INTRODUÇÃO

O Senhor Jesus coloca a vida cristã num nível muito elevado. É ter e viver o seu próprio caráter. Ele é o modelo por excelência, devemos imitá-lo em nossos pensamentos e atitudes. Sem dúvida a auto-suficiência e o orgulho têm sido os maiores inimigos daqueles que se ocupam em fazer a obra de Deus ou seguir os passos do mestre. Uma coisa é sermos competentes e determinados para seguir em nossa missão, com tomada de decisões que nos possibilitem avançar e ampliar a nossa tenda. O profeta Isaías diz: “Alarga o espaço da tua tenda; estenda-se o toldo da tua habitação, e não o impeças; alonga as tuas cordas e firma bem as tuas estacas” (Is 54.2). Outra coisa é nos acharmos auto-suficiente e dar lugar ao orgulho em nossa vida, fazer isso é permitir que o inimigo tenha força de nos levar ao caminho da derrota.

Um dos segredos de não perdermos o foco é entendermos que o sucesso de nossa vida espiritual não está simplesmente no tamanho da obra que realizamos na igreja, ou nas grandes realizações que possamos fazer, mas na perfeita vontade de Deus que norteia o nosso caminho e vida. Quando isto acontece, nossa vida, nosso trabalho e nossas realizações glorificam a Deus. E esta é a diferença entre aquele que faz para Deus e o que faz para si mesmo. Como cristãos, vivemos em um nível para o qual a sabedoria humana não pode fornecer recursos. Nossa habilidade de viver a vida cristã vem somente de Deus. E, quando se trata de assuntos espirituais, tudo o que precisamos saber está revelado na Palavra de Deus e é ministrado a nós por meio do Espírito Santo. Não precisamos recorrer a nenhuma outra fonte.

Um dos nomes de Deus, no Antigo Testamento, é El Shaddai, que significa “o Todo-suficiente”. Esse é um nome cheio de significado. Aqueles que O adoram em Espírito e em verdade descobrem que Deus satisfaz cada necessidade da vida.

Não precisam de qualquer experiência suplementar, uma dose mais forte da redenção divina, ou qualquer outro aparato espiritual ou emocional. Deus deu a cada crente graça abundante, a qual é absolutamente suficiente para satisfazer nossos anseios mais ardentes, nossos desejos mais intensos e cada uma das nossas mais profundas necessidades. Em 2 Coríntios 3.5, Paulo mostra que somos absolutamente dependentes de Deus. Esta verdade está em toda a Bíblia. Destacamos a confiança e dependência de Davi, de Gideão, Daniel, dos discípulos, da igreja primitiva, etc.

O Senhor Jesus disse: “… sem mim nada podeis fazer” (Jo 15.5). O homem é cheio de imperfeições. Somente quando nos submetemos ao próprio Deus, Ele, por Sua graça, gera em nós a capacidade para cumprirmos os Seus propósitos. Paulo, que tinha a nítida visão da dependência de Deus, tinha também a convicção de que podia avançar e conquistar no mundo espiritual, independente das circunstâncias adversas. Ele asseverou: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fl 4.13). É exatamente isso que nos faz ser grandes – a dependência total de Deus, por Cristo – permitindo que o Espírito Santo atue em nós os desígnios de Deus.

Deus preparou todas as condições para que possamos ter esta vida e hoje vamos ver o que a Bíblia diz sobre esta capacitação sobrenatural de Deus.

II – TEMOS A MENTE DE CRISTO

Paulo escreveu à atribulada igreja em Corinto: “Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso” (1 Co 3.21). Ele desejava que até mesmo os crentes que estavam divididos soubessem que a suficiência deles estava em Cristo. Em vez de lutarem entre si, tomando partido contra os irmãos, precisavam voltar atrás e sondar as riquezas que eram deles em Cristo. Não havia razão para guerrearem entre si. Não havia necessidade de se renderem ao orgulho, ao pecado e à falsa doutrina. Estavam equipados por Cristo com tudo que precisassem.

Atualmente, a igreja necessita desesperadamente abraçar essa mensagem. Os crentes hoje se consomem com as tribulações e os problemas da vida. Eles são tomados pelas dificuldades, dores e angústias. Estão buscando desesperadamente algum grande segredo novo, algum nível espiritual mais elevado, algum alívio mais eficaz do que aquele que possuem em Cristo; conseqüentemente, a igreja está fragmentada e severamente enfraquecida. Não é necessário que seja assim. A graça de Deus é suficiente. Ele nos abençoou com toda bênção espiritual. Somos participantes da natureza divina. Cristo vive em nós. Somos abençoados nEle comcousa do que precisamos ou precisaremos.

Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo. 1 Coríntios 2.16  

A Bíblia afirma que temos a mente de Cristo. Devemos entender que ao recebermos Cristo, morremos com ele e ressuscitamos com ele. Esta morte elimina a nossa mentalidade carnal e acrescenta uma mentalidade espiritual.  É uma mudança espiritual radical. Esta morte não é física, mas a morte que traz a vida. Cristo disse:

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12.24 

É morte do velho homem e renascimento de Cristo em nós. A Bíblia afirma que o nosso velho homem já foi crucificado. Em Romanos 6 Paulo se refere a este morrer e renascer:

 1   Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante?

2   De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?

3   Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte?

4   Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

5   Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição,

6   sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos;

Ter a mente de Cristo é pensar como Jesus pensava, Jesus pensava só na Palavra, Ele vivia, pensava e agia de acordo com a Palavra de Deus. Se o Apostolo Paulo afirmou tal fato, é porque todos nós Cristãos podemos e temos que ter a mente de Cristo, pois esta é a vontade de Deus para todos os filhos Dele. Ter a mente de Cristo não exige sacrifício nosso, pelo contrário é um prazer para nós, pois isto se adquire tendo intimidade com o Senhor, e esta intimidade vem através da nossa entrega total as coisas de Deus.

III – TEMOS UM NOVO CORAÇÃO.

Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne. Ezequiel 36.26  

Todo homem nascido de mulher neste mundo, nasce debaixo da escravidão do pecado e com um coração duro como pedra, enganoso e desesperadamente corrupto: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto quem o conhecerá?" Jeremias 17.9. O coração do homem quando é tratado nas Escrituras tem um sentido moral e não físico.

O coração é um sinônimo da própria natureza do homem, porque sempre que a Palavra de Deus se refere a ele, atribui-lhe todas as faculdades morais tais como: o entendimento (Salmos 49.3), as decisões (Provérbios 23.15), os sentimentos (I Samuel 2.1), as intenções (Hebreus 4.12) e etc...

Em muitos lugares das Escrituras o Senhor se refere ao coração como o grande problema do homem pecador: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente" Gênesis 6.5, e promete fazer uma obra de circuncisão, isto é, uma operação para troca desse coração: "Circuncidai, pois, o prepúcio do vosso coração, e não mais endureçais a vossa cerviz" Deuteronômio 10.16.

A Bíblia também afirma que Deus tira este coração duro e nos dá um novo coração. Cada um de nós andava pelo nosso próprio caminho, na vaidade da nossa própria mente, na dureza do nosso próprio coração (Efésios 4.18), mas a partir da regeneração, recebemos do Senhor um coração novo, o mesmo coração do Senhor Jesus.  E também passamos a ter o mesmo coração de todos e com todos os irmãos. Um mesmo coração e um só caminho com o temor do Senhor nele para que nunca nos apartemos dEle: "E lhes darei um mesmo coração, e um só caminho, para que me temam todos os dias, para seu bem, e o bem de seus filhos, depois deles. E farei com eles uma aliança eterna de não me desviar de fazer-lhes o bem; e porei o meu temor nos seus corações, para que nunca se apartem de mim" Jeremias 32.39-40.

Este coração novo não é mais enganoso e perverso, mas é a habitação de Cristo pela fé (Efésios 3.17). É o santuário do Espírito. Não mais desesperadamente corrupto, mas de onde passam a proceder as fontes da vida: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4.23. Este coração novo é a segurança da nova criatura. É o lugar santíssimo onde podemos entrar com ousadia, para consultar e ouvir ao Senhor: "cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência.Hebreus 10.19-22... Este novo coração, se refere a presença do Espírito Santo em cada um dos seus discípulos. Jesus disse: E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês. Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” João 14.16-18  O trabalho do Espirito Santo é nos convencer do nosso pecado E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. João 8:7-8; Dar poder para sermos testemunhas de Cristo na evangelização do mundo Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. Atos dos Apóstolos 1:8 Dar-nos o caráter de Cristo através do fruto Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22 Dar-nos os dons espirituais para servirmos.Romanos 12:6-8

IV – ESTAMOS EM CRISTO

E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas. II Coríntios 5.17

O Novo Testamento esta repleto de afirmações sobre a nossa posição “em Cristo”. O Apóstolo Paulo aprofunda esta ideia mostrando a realidade da nossa vida escondida em Cristo:

4 Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou,

5 deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

6 Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.” Efésios 2.4-6

Na língua original ha três palavras que tem a preposição grega “sun” que indica uma inclusão completa: são os verbos vivificou“deu-nos vida com Cristo”; ressuscitou“nos ressuscitou com Cristo”;  e assentou - e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.”. Isto mostra que fomos completamente incluídos na vida, ressurreição e posição de Cristo. Podemos afirmar que espiritualmente temos a vida e ressurreição de Cristo e estamos assentados com Ele nas regiões celestes. Que maravilhoso estar em Cristo. Vivendo n’Ele, teremos todas as condições de cumprir os princípios da Palavra de Deus.

IV - CRISTO ESTÁ EM NÓS

Além de estarmos em Cristo, nos temos sua presença ponderosa vivendo em nós. Algumas afirmações bíblicas nos ajudam a entender o processo: Paulo compara a formação de Cristo em nós, com uma mulher que está dando à luz filhos: “Meus filhos, por quem, de novo, sofro as dores de parto, até ser Cristo formado em vós;” Gálatas 4.19

 A presença de Cristo em nós é imediata no sentido de que ele começa habitar em nós a partir do novo nascimento pela presença do Espírito Santo. Mas ela também é um processo de formação – até ser Cristo formado em vós – Este é o processo diário de crescimento espiritual.

 Mais de Cristo menos de mim, que é descrito por Paulo: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” Gálatas 2.20 Por isso que ele também afirma: “dia apos dia morro” (I Coríntios 15.31); Joao Batista também fez uma afirmação que indica este processo: “Convém que Ele cresça e eu diminua.” Joao 3.30

A Bíblia afirma que a presença de Cristo em nós, nos capacita e impulsiona a cumprirmos sua vontade aqui na terra: “Se, porém, Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito é vida, por causa da justiça. Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” Romanos 8.10-11

Cristo entra em nossas vidas e faz de nós instrumentos para a transformação do mundo. Ele com graça e misericórdia nos ajuda a valorizar mais o espiritual do que o material, e nos dirige a cumprir sua vontade.

V - CONCLUSÃO

Deus nos capacita para obedecermos sua palavra e assim, imitar a Cristo em todo nosso procedimento. Ele nos dá a mente e o coração de Cristo. Além disso. Ele nos batiza em Cristo, e habita em nós. Que grande segurança, e que grande poder para viver a vida cristã.

 

Nenhum comentário: