2014/03/31

Construindo o Caráter

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. Romanos 8.29

A Carta de Paulo aos Romanos é considerada a cordilheira do Himalaia de todos os escritos de Paulo. Mas, Romanos capítulo 8 é considerado o pico Everest, o ponto culminante. (Hernandes Dias Lopes). Aqui O Senhor Deus nos apresenta o seu projeto eterno, o qual eu e você estamos incluídos. Queridos o Projeto de Deus é que sejamos iguais a Cristo e tenhamos o Seu caráter e integridade.

Em outra tradução esse versículo de romanos diz u seguinte: “Porque aqueles que já tinham sido escolhidos por Deus ele também separou a fim de se tornarem parecidos com o seu Filho. Ele fez isso para que o Filho fosse o primeiro entre muitos irmãos”.

Você foi criado para se tornar semelhante a Jesus. Desde o princípio, esse é o plano de Deus: nos tornar semelhantes a seu filho Jesus Cristo. Já no momento da criação, Deus deixou a Sua vontade bastante clara. Ele disse: “Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança”. E em toda a criação, somente o homem foi feito “à imagem de Deus”. Que privilégio e honra para nós!

Porém, mesmo os mais capazes teólogos não sabem tudo sobre o que significa “imagem e semelhança” de Deus… mas algumas coisas podemos saber, porque são óbvias: Primeiro: ser feito à imagem e semelhança de Deus, significa que tal como Deus, nós somos seres espirituais — temos um espírito que é imortal, não morre, passará dessa vida para a outra, dessa vida terrena para uma que é eterna. Segundo: ser feito à imagem e semelhança de Deus, significa que tal como Deus, somos seres inteli­gentes — podemos pensar, podemos ponderar e tomar decisões, fazer escolhas. Terceiro: feitos à imagem e semelhança de Deus, tal como Deus, nós nos relacionamos — podemos dar e receber amor. E ainda, ser feito à imagem e semelhança de Deus, significa que somos dotados de consciência moral — podemos discernir entre o certo e o errado, e é isso que nos torna responsáveis diante de Deus.

O Reino de Deus chega, à medida que as pessoas recebem a Cristo como Senhor e Salvador. Cada pessoa, então, torna-se um agente do Reino de Deus aqui na terra, funcionando como sal e luz, na transformação da sociedade.

A forma como Deus opera esta transformação é tornando cada discípulo semelhante a Cristo. Se cada pessoa que se diz cristão viver como Cristo viveu, sem duvida teremos uma grande transformação na sociedade e a terra será cheia do conhecimento da Gloria do Senhor como as águas cobrem o mar. É por isso que eu questiono esses dados do IBGE que diz que nós somos 30 milhões de cristãos no Brasil se isso fosse verdade, a corrupção teria diminuído, a bandidagem, a injustiça social e tantas outras coisas nessa sociedade seria diferente.  O Padrão da Vida Cristã é que sejamos como Cristo. E esse padrão é elevado.

II - O PADRAO É ELEVADO

1. Devemos crescer até à medida da plenitude de Cristo.

Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. Efésios 4.13

Cada pessoa que recebe a Cristo nasce de novo, tornando-se um bebezinho espiritual. Mas a medida que recebe alimento, cuidado, amor, e educação, começa a crescer em maturidade e a medida deste crescimento é chegar à plenitude de Cristo. Vontade de Deus para nós, é o crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã. Não podemos nos contentar com a imaturidade e mediocridade na vida cristã. Devemos buscar constantemente a maturidade, crescendo na graça e no conhecimento de Deus e sua Palavra. Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra (Jo 15.4,5). Embora não exista uma fórmula para a maturidade cristã, diariamente você pode buscá-la.

2. Devemos imitar a Cristo no nosso viver diário.

Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. I Coríntios 11.1

Este processo de chegar a maturidade, alcançando a medida da plenitude de Cristo, nos levará a imitá-lo em nosso procedimento diário, a tal ponto que nossas ações, pensamentos e palavras serão as mesmas do Senhor Jesus. E para conseguirmos construir um caráter será preciso que venhamos imitá-lo. Neste verso um desafio nós é proposto: “Tornem-se meus imitadores, como eu sou de Cristo”. Precisamos compreender o que significa ser imitador de Cristo.

Toda vez que pensamos na palavra imitação vem logo a nossa mente coisas como: falsificação, pirataria, baixa qualidade. A palavra grega para imitadores é a mesma que dá origem a expressão “mímica”. Ela quer dizer que devemos ter uma conduta semelhante à de Jesus.

A PRINCIPAL IMITAÇÃO É O AMOR DE DEUS: “E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. O imitar Cristo leva o cristão a viver em amor. Esse é o principal resultado de uma vida que imita a Deus. Amor sacrificial, como o de Cristo. E essa imitação de Deus em amor se torna em um culto, vira uma oferta a Deus.  Um dos cultos mais difíceis de fazer é o do nosso comportamento. Como cristãos, nós somos uma referência para outras pessoas que estão chegando à Igreja de Jesus Cristo. Nós podemos ensinar e incentivar outras pessoas a seguirem a Jesus Cristo através de nosso comportamento. Veja esses textos:

“Portanto, suplico-lhes que sejam meus imitadores”. (1 Coríntios 4.16)

“Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos”. (Filipenses 3.17)

Esses versos sugerem a prática do DISCIPULADO. John Stott definiu muito bem o processo do discipulado: “Discipulado é o incentivo para que alguém siga a Cristo a partir do meu exemplo pessoal” (Cristianismo Básico). Podemos aplicar a frase da seguinte forma:  “Discipulado é o incentivo para que alguém imite a Cristo a partir da minha imitação de Cristo”. Nós somos o maior incentivo ou então o maior “balde de água fria” que outras pessoas podem ter. Nosso comportamento sinalizará o tipo de vida que estamos produzindo nos outros. Alguns jovens usam uma pulseirinha com as seguintes letras: OQJF que significam a pergunta: O que Jesus Faria? Isso é importante porque sempre tivermos que tomar alguma decisão, ou conversar com alguém, em todo o nosso procedimento perguntar; O que Jesus Faria?

3. A meta é chegar à perfeição.

Portanto, sejam perfeitos como perfeito é o Pai celestial de vocês. Mateus 5.48

O Padrão realmente é elevado. Devemos chegar à perfeição na vida crista, assim como Deus é perfeito. Sempre pensamos que isto é impossível, mas como aprendemos na semana passada, se morrermos para o nosso eu, e permitirmos que Cristo viva sua vida em nós, prosseguiremos para alcançar o alvo da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

III - DEVEMOS PROSSEGUIR PARA O ALVO.

1. Ter o caráter de Jesus. Verdade; Fidelidade; Honestidade; Lealdade

2. Ter o amor de Jesus. Amor Incondicional

3. Orar como Jesus.

4. Obedecer como Jesus.

5. Servir como Jesus.

IV – É UMA OBRA DE DEUS.

O que você não podia fazer, Deus fez por você. Ele enviou o seu Filho ao mundo como seu representante e fiador. Ele veio como seu substituto. Ele foi à cruz em seu lugar. Quando ele estava na cruz. Deus lançou sobre ele o pecado de todos nós. Ele foi moído e traspassado pelos seus pecados.  Naquele momento ele foi feito pecado por nós. Naquele momento ele foi feito maldição por nós. Naquele momento não havia beleza nele. O sol escondeu o rosto e Deus lhe desamparou. Naquele momento ele desceu ao inferno. Então, no topo do Calvário, sofrendo a penalidade do nosso pecado, ele deu um grande brado: “TETÉLESTAI” – “Está consumado!”.

Naquela hora, ele pegou o escrito de dívida que era contra nós, rasgou-o, e o encravou na cruz, triunfando sobre o diabo e suas hostes. Naquele momento ele pagou sua dívida, ele justificou você e agora nenhuma condenação há mais para aqueles que estão em Cristo Jesus. E essa é a certeza que a obra que ele começou em  nós na construção de um novo caráter ele vai acabar. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus. Filipenses 1.6 Não precisamos estar preocupados no nosso crescimento espiritual. Devemos apenas ser disciplinados executando nossa parte, e Deus vai completar seu trabalho em nossas vidas. A Forma como Deus vai executar a boa obra em nós, será através do nosso crescimento na intimidade com Ele e sua Palavra. Daí a importância de ter diariamente um Tempo a Sós com Deus.

Novamente temos Jesus como nosso exemplo: De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus levantou-se, saiu de casa e foi para um lugar deserto, onde ficou orando. Marcos 1.35. Notem que o Senhor tinha um horário especial: Madrugada, e um lugar especial: Deserto. Isto indica a importância de separar um tempo e um lugar isolados, livre de interrupções e interferências, de tal forma que você possa concentrar-se na comunhão e intimidade com Deus. Este tempo devera ser um diálogo. O seu tempo a sós com Deus é um diálogo e não um monólogo. Falamos com o Senhor através da oração e louvor, e Ele fala conosco através da sua Palavra e da Meditação.

1. Oração e Louvor

Eu os fiz conhecer o teu nome, e continuarei a fazê-lo, a fim de que o amor que tens por mim esteja neles, e eu neles esteja”. João 17.26

Na oração e no tempo de louvor, você não somente exercita a fé em suas petições, mas também começa a conhecer os atributos de Deus através do louvor.

2. Leitura, meditação e estudo da Palavra.

Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. II Timóteo 3.16

Neste tempo especial com Deus, você deve também ler, meditar e estudar um trecho da Palavra de Deus. O texto fala do processo de maturidade espiritual que a Bíblia nos dá: Ensino, repreensão, correção, educação na justiça, com o propósito de tornar-nos perfeitos e habilitados para o trabalho de Deus.

3. Dependência e sensibilidade à voz do Espírito Santo.

Peço que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o glorioso Pai, lhes dê espírito de sabedoria e de revelação, no pleno conhecimento dele. Efésios 1.17

O Apostolo Paulo sempre teve o cuidado de ver a igreja de Cristo crescendo em maturidade espiritual. Neste texto ele está orando para que a igreja tenha espirito de sabedoria e revelação, para conhecer plenamente a Deus. A igreja precisa ter este Espírito se sabedoria e revelação.

Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14.26

Aqui o Senhor Jesus promete que o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas e nos fará lembrar do que Ele nos disse. Como é importante a sensibilidade e abertura à voz do Espírito Santo, para que aprendamos, nos lembremos da Palavra e tenhamos maturidade espiritual.

13 Mas quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade. Não falará de si mesmo; falará apenas o que ouvir, e lhes anunciará o que está por vir.

14 Ele me glorificará, porque receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês.

15 Tudo o que pertence ao Pai é meu. Por isso eu disse que o Espírito receberá do que é meu e o tornará conhecido a vocês. João 15.13-15

Quando Jesus fez a promessa da vinda do Espírito Santo, explicou a razão da sua vinda: Nos guiará a toda a verdade; anunciará o que está por vir; nos fará conhecer tudo que Cristo tem, e tudo isto para a Gloria do Senhor Jesus.

VI - CONCLUSÃO

DEVEMOS TER OS SEGUINTES DESEJOS:

1.     Eu quero ser como Jesus Cristo.

2.     Eu quero amar como Cristo.

3.     Eu quero obedecer como Jesus.

4.     Eu quero orar como Cristo.

5.     Eu quero servir como Cristo.

6.     Eu preciso da ajuda do Espírito Santo.


ÁUDIO: 
https://www.youtube.com/watch?v=RdLCQ1_FKR4&feature=youtu.be

Um comentário:

Anônimo disse...

Interessantíssimo o texto, nos dá um outro foco sobre o assunto e forças para nos revigorar perante as dificuldades da vida quotidiana. Obrigado