2014/03/10

MARCAS DO VERDADEIRO CRISTÃO

 

Então Barnabé foi a Tarso procurar Saulo e, quando o encontrou, levou-o para Antioquia. Assim, durante um ano inteiro Barnabé e Saulo se reuniram com a igreja e ensinaram a muitos. Em Antioquia, os discípulos foram pela primeira vez chamados cristãos. Atos 11.25-26

A Palavra cristão aparece apenas três vezes no Novo Testamento. (Atos 11.26, 26.28 e I Pedro 4.16). O significado da palavra Cristãos no grego é "Pequenos Cristos" - dando o sentido de que o cristão deve ser uma cópia submissa de Cristo. A designação não está relacionada à religião de alguém, mas sim, à identidade que essa pessoa tem com a pessoa de Cristo! Ela foi utilizada pelos gregos e romanos, em referencia aos seguidores de Cristo. No original ela significa aquele que aderiu a Cristo, ou aquele que é um seguidor de Cristo.

Através dos séculos a palavra foi expandida para todos aqueles que pertencem ao seguimento ideológico chamado cristianismo e com isso acabou perdendo o seu sentido original: "seguidor ou pertencente a Cristo." Muitos cristãos vivem de forma errônea hoje como se Cristo pertencesse a nós, como se nós fossemos o dono dele e é ele que tem que nos seguir. Se voltarmos às raízes, o verdadeiro cristão é aquele que tem um compromisso profundo com Cristo, com seus ensinos e vive os princípios da Palavra de Deus.

 

I - O CRISTÃO VERDADEIRO É NASCIDO DE NOVO

1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. Ele veio a Jesus, à noite, e disse: "Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele". Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". Perguntou Nicodemos: "Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer!" Respondeu Jesus: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito. O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Joao 3.1-6

Nicodemos era um homem muito religioso O texto afirma que era fariseu e uma autoridade entre os Judeus. Os fariseus estudavam profundamente o Antigo Testamento e procuravam observar e obedecer a lei; oravam pelo menos cinco vezes ao dia; eram rigorosos na guarda do sábado, em outras palavras eram excelentes religiosos. O problema destas pessoas, é que, nas raras exceções, não são pobres de espírito no sentido de humildade. Confiam em sua justiça própria, creem que são dignos e merecedores da salvação.

 Hoje em dia temos muitas pessoas assim. Crêem que por serem religiosos, pagarem suas promessas, irem a igreja, darem seus dízimos, serão salvos da condenação eterna. Qual será a surpresa desses como foi daqueles que ouviram essas palavra de Jesus  Muitos me dirão naquele dia: 'Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios e não realizamos muitos milagres?' Então eu lhes direi claramente: Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês que praticam o mal! Mt 7.22-23

Este religioso chamado Nicodemos, começou a reconhecer que havia algo especial em Jesus Cristo, e decidiu procura-lo. A primeira afirmativa de Jesus foi contundente" "Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus". Jesus afirmou que a pessoa precisa começar tudo de novo. Iniciar uma nova vida. Parar com sua auto confiança, auto suficiência, auto justificação e "zerar tudo". Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. II Coríntios 5.17.

Irmão se você é um cristão, mas continua chafurdado no pecado, no vicio, na idolatria, na religiosidade algo esta errado com você a velha criatura não passou é necessário você nascer de novo. Mas ninguém tem condição de operar o novo nascimento por si mesmo. É uma obra do Espírito Santo. Por isso que no texto acima no verso 6 Jesus diz: O que nasce da carne é carne, mas o que nasce do Espírito é espírito. Aqui a pessoa já começa a reconhecer que é pobre de espirito e precisa de uma intervenção sobrenatural do Espírito Santo, para nascer de novo. O ser humano não pode fazer nada para nascer de novo. O que ele precisa é reconhecer que está perdido, condenado, por causa do seu pecado, longe de Deus, e impotente para dominar o pecado e seus desejos, e nesta situação de quebrantamento e humilhação, se render aos pés da cruz de Cristo, e dizer: Pai perdoa-me porque eu não sei o que estou fazendo. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós Tg4.8

Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, independentemente de sua situação, pobre ou rico, sábio ou ignorante, bom ou mal, que se chegar a Deus, receberá perdão e salvação eterna.

 

II - O CRISTÃO VERDADEIRO É UMA OVELHA QUE SEGUE A CRISTO.

"As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem." João 10.27

A citação acima de Jesus Cristo é bem clara sobre o que é ser um verdadeiro cristão: Notem as três características de uma ovelha de Cristo: Ouve a voz do seu Senhor    "Ouvem a minha voz."

 A ovelha por natureza é submissa e aceita a liderança. Ela não se sente dona da situação. Os fariseus não se consideravam ovelhas, pois não queriam de modo algum se submeter e deixar de lado sua arrogância e ar de superioridade. Ao se apresentar como pastor Jesus deixou claro que é Ele e não nós que estamos no controle. E isso é uma benção!

Se somos os donos da Igreja então nós é que tomamos conta de tudo, mas se Ele é o dono, então é Ele e não nós que tomamos conta. É Ele o responsável maior por tudo. E o cabe a nós apenas, ouvirmos sua voz e obedecermos.

Como uma pessoa ouvirá a voz de Cristo? Claro que é através da Bíblia, onde está a revelação de Deus. Infelizmente muitas igrejas têm abandonado o estudo das Escrituras, e isto tem produzido consequências sérias no Corpo de Cristo. Tem formado cristãos analfabetos, cristãos iletrados na palavra do senhor. O Cristão verdadeiro é uma ovelha que ouve a voz do seu pastor, e o obedece. Precisamos conhecer profundamente os ensinos do Mestre e aplicá-los no viver diário.

Eu as conheço... bem diferente daqueles que disse que nunca conheceu!!!

Precisamos reaprender a ser ovelhas. Os religiosos judeus não foram considerados ovelhas, mas nós precisamos ser. Aliás a frase "minhas ovelhas" é sem dúvida uma das mais maravilhosas da Bíblia. Antes de pertencermos a uma denominação, de termos um estilo ou de vivenciarmos um modelo somos 'ovelhas' de Jesus.  Temos um relacionamento com Ele. Os acionistas de Igreja não se relacionam com Cristo, mas sim 'mandam' Nele fazendo exigências e dando ordens.

 Não é o caso da ovelha que ouve a voz de Jesus. Ele declarou isso com veemência: "elas ouvem a minha voz." O quão interessados estamos em ouvir Jesus? Jesus Cristo conhece as suas ovelhas. Ele disse "eu as conheço."Ele sabe de nossas carências e fraquezas. Ele sabe o que é ser gente, pois foi como nós. Conhece a humanidade como nenhum outro pois criou o ser humano e assumiu a forma humana. Donos de Igreja não consideram as pessoas a não ser a si mesmos. Não as conhecem e não se importam com elas. São incapazes de sentir a dor alheia e chorar com os que choram. Jesus Cristo é Deus, portanto conhece todas as coisas, é onisciente, onipresente e onipotente, e Ele conhece quem realmente lhe pertence. Muitos afirmam que conhecem a Cristo, mas a questão aqui é se Cristo os conhece. O fato de Deus estar abençoando as pessoas não significa que elas lhe pertencem. Ele faz nascer sol e cair chuva sobre justos e injustos. (Mateus 5.45). Muitos estão enganados, pensando que são de Cristo, simplesmente porque receberam algum bem material ou solução de algum problema. Jesus sabe quem é ovelha e quem é bode.

Elas me seguem

Se somos ovelhas precisamos seguir ao pastor. Ele disse que suas ovelhas o seguem. Seguir é diferente de contemplar. É diferente de admirar. Seguir é imitar, é observar o exemplo e fazer igual.

 O Apóstolo Pedro entendeu isso quando declarou: "Porque para isso fostes chamados, porquanto também Cristo padeceu por vós, deixando-vos exemplo, para que sigais as suas pisadas" (1Pedro 2:21).

Há muitos membros de Igreja que fazem com Cristo o que os Fariseus fizeram: ignoram-no. Transformam a Igreja em uma sociedade que exalta bons princípios e boa convivência. Apenas isso. E Igreja é muito mais do que isso. Igreja é a união de ovelhas que seguem o pastor e o imitam porque sabem que é Ele o dono de suas vidas e quem as presenteará com a vida eterna.

Só Jesus pode dar algo tão maravilhoso. Ovelhas recebem a vida eterna e não os bons ou os religiosos. Donos de Igreja podem dar status ou prêmios humanos, mas não a vida eterna. Ovelhas tem a segurança expressa na frase "ninguém as arrebatará da minha mão." Jesus como pastor cuida de suas ovelhas melhor do que qualquer homem ou Instituição. Uma característica fundamental do discípulo de Cristo é a obediência à Sua Palavra.  Seguir a Cristo implica em conhecer Sua vontade, obedecê-la incondicionalmente e imitá-lo em suas atitudes.

O tempo que Jesus viveu aqui na terra, foi um modelo de vida que Ele espera dos seus seguidores. Ele amava, servia, ajudava e cuidava das pessoas. Ele nunca pecou, apesar de sofrer tentações como qualquer outro ser humano.( Hebreus 4.15).

Se somos ovelhas, devemos obedecer e imitar a Cristo em toda nossa maneira de viver. A Bíblia diz: "Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou." I Joao 2.6

Hoje em dia há pessoas que se dizem ser ovelhas de Cristo, mas estão vivendo uma vida de pecado, e desobediência aberta à Palavra de Deus. Por isso precisamos de uma reforma, uma volta à Palavra, e um novo avivamento espiritual. Examine sua vida. Você está obedecendo incondicionalmente a Palavra de Deus? Esta vivendo uma vida santa? Ou está pecando e procurando desculpas para seu pecado?

 

III - O CRISTÃO VERDADEIRO TEM JESUS COMO SENHOR.

"E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai." Filipenses 5.11

Nós utilizamos a palavra "Senhor" naturalmente nos nossos relacionamentos. Mas na época do Novo Testamento a palavra "Senhor" somente era utilizada para as pessoas em autoridade. hoje a gente usa mais como uma forma de respeito. O escravo quando se referia ao seu dono dizia "meu Senhor", os súditos quando se referiam aos seus superiores utilizavam a mesma palavra. Quando a Bíblia afirma que Jesus Cristo é o Senhor, deixa claro que Ele tem toda autoridade, e é o dono de nossas vidas.

Precisa confessar e crer.

O verdadeiro cristão tem Jesus Cristo como Senhor. O Apóstolo Paulo deixou isto claro quando afirmou: Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. Romanos 10.9 Note que a pessoa salva tem Cristo como Senhor.

Precisa crer que Ele é o dono da sua vida.

A Bíblia explica que Ele é o Senhor porque comprou a nossa vida, e se Ele é Senhor, nós somos seus escravos: "Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo." I Coríntios 7.22-23  Se Ele comprou, é o dono e pode fazer o que quiser conosco, e nós como escravos devemos obedecê-lo em tudo.

Claro que somos contra a escravatura humana, pelo fato de pessoas explorarem as outras e as utilizarem como ferramenta de trabalho, oprimindo e abusando delas. Mas a ilustração bíblica é muito boa, no sentido de que Jesus é o dono das nossas vidas e que nós devemos servi-lo incondicionalmente. Jesus Cristo é o Senhor, amoroso, gracioso, perdoador e exigente em suas demandas. Ele espera nossa obediência e trabalho.


Nenhum comentário: