2013/03/26

Um por todos e todos por um

 

Essa semana fiquei pensando sobre essa frase, para os mais jovens ela não diz muita coisa, mas para os mais antigos ela lembra um grito de guerra que os Três Mosqueteiros sempre bradavam quando saiam para lutar contra os seus inimigos, era o lema deles. Os Três Mosqueteiros  é um romance histórico escrito pelo francês Alexandre Dumas em Março de 1844. Este livro conta a história de um jovem abandonado de 18 anos, proveniente da Gasconha, D'Artagnan, que vai a Paris buscando se tornar membro do corpo de elite dos guardas do rei, os mosqueteiros. Chegando lá, após acontecimentos similares, ele conhece três mosqueteiros chamados "os inseparáveis": Athos, Porthos e Aramis. Juntos, os quatro enfrentaram grandes aventuras a serviço do rei da França, Luís XIII, e principalmente, da rainha, Ana d'Áustria.

Mas voltando ao lema dos Mosqueteiros "Um por todos e todos por um" creio que não tem frase melhor para expressar o sentimento de unidade e responsabilidade que deve permear a vida cristã. Com toda certeza posso afirmar que essa frase é uma frase teológica e Cristocêntrica em todos os sentidos.  A bíblia nos diz a mesma coisa diversas vezes: "Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também." 1 Coríntios 12:12; "Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus." Romanos 15:5; "Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim." João 17:23; "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," Efésios 4:13

Assim como Três Mosqueteiros e o Dartanhan, cada um tinha uma personalidade, suas virtudes e defeitos, mas se completavam em um quarteto invencível, assim somos todos nós. Como igreja precisamos um do outro e a falta de um só que seja no corpo de Cristo, na Igreja ou a falta de engajamento e comprometimento de um só que seja, vai fazer falta ao grupo tornando-os vulneráveis.

Cabe a cada um de nós a descobrir o seu papel nesse grupo (igreja) e fazer a sua parte, só assim poderemos bradar "Um por todos e todos por um". Lembre-se de que estamos todos ligados, portanto precisamos e dependemos de você! Ninguém poderá fazer o que cabe a VOCÊ fazer. Quanto mais pessoas despertarem para o seu chamado ministerial, mais leve ficará a vida para todos. Cada um exercerá a sua missão, isso é intransferível, contudo saber que há outros na mesma jornada é muito reconfortante! Junte-se a nós. "UM POR TODOS E TODOS POR UM".

Rev. Marcelo Navarro

 

Nenhum comentário: