2013/03/26

Santidade

Santidade é um dos principais atributos de DEUS e uma das características que deve ser desenvolvida pelos discípulos de JESUS, ou seja, por aqueles que O seguem. Ser santo é ser separado do que é impuro e consagrado ao que é puro. DEUS é santo, nEle não há nada sujo ou impuro e, a partir do momento que nós somos considerados discípulos de JESUS, passamos a ter a santidade como uma das nossas características.

O que vem a ser santidade?  Em primeiro lugar, consideremos a palavra em si. Santidade é um substantivo que pertence ao adjetivo santo e ao verbo santificar, que basicamente significa tornar santo. Santo, tanto no hebraico, como no grego, significa separado, consagrado e recriado para Deus.

Quando aplicada às pessoas, como os "santos de Deus" ou "santos", a palavra implica em devoção e assimilação: devoção, no sentido de viver uma vida de serviço para Deus; assimilação, no sentido de imitar, conformar-se a e tornar-se como o Deus a quem se serve. Como cristãos, a implicação é que precisamos assumir a lei moral de Deus como a nossa regra e o Filho encarnado de Deus como o nosso modelo.

O conceito de santidade aplicado a DEUS, refere-se ao Seu domínio sobre a criação, Sua perfeição absoluta e separação de toda forma de pecado. Quando aplicado aos homens, refere-se à separação dos conceitos e valores do mundo, serviço a DEUS e consagração da vida a Ele.

Todos nós somos chamados por DEUS para separarmos e consagrarmos as nossas vidas a Ele, a fim de sermos santos e irrepreensíveis. Santa é aquela pessoa separada por DEUS para adorá-lO e servi-lO, cumprindo, assim, a Sua vontade. Se você está servindo, adorando e obedecendo a DEUS todo o coração, então, pode ter certeza que você é uma pessoa santa.

 "Assim como nos escolheu Nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante Ele; e em amor." (Efésios 1:4)

A santidade é uma característica que precisa ser desenvolvida por todo discípulo de JESUS, ou seja, por todo aquele que segue a JESUS. Se estivermos de todo o coração servindo, adorando e obedecendo a DEUS, então podemos ter a certeza que nós somos pessoas santas, isto é, separadas do mundo, pois ele nos chamou para a santificação, para sermos santos e irrepreensíveis.

Precisamos entender que hoje é impossível uma pessoa chegar à perfeição; DEUS conhece a nossa vida e o nosso coração, por isso, Ele jamais vai "jogar na nossa cara" as nossas limitações. DEUS quer de nós, no entanto, tomemos a seguinte decisão: "Eu vou lutar para ser santo, vou lutar contra aquilo que me tira da consagração a DEUS". Viver em santidade não quer dizer que somos perfeitos, mas sim que buscamos a perfeição refletida em CRISTO JESUS. Essa vontade deve estar encravada em nosso coração.

"Pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque Eu sou santo." (1 Pedro 1:15 e 16)

Santidade: oposição ao pecado.

O homem foi criado à imagem e semelhança de DEUS e não igual a Ele, por isso, o homem jamais será perfeito como DEUS, sendo, contudo, capaz de refletir a semelhança divina. DEUS revela-se em santidade e chama os homens a uma santidade que lembra a Sua própria.

O que é santo não apenas se distingue do profano e do sujo, mas também se opõe a isso; sendo assim, não basta sermos diferentes ou termos valores e pensamentos diferentes dos do mundo, precisamos, antes, opormo-nos radicalmente ao pecado, embora o mundo o considere natural e normal. Opor-se é levantar uma barreira para que o pecado não se alastre e destruas outras vidas.

Nossa santidade é um processo, através do qual somos aperfeiçoados e lapidados por DEUS ao longo de nosso caminhar com JESUS; ela acontece aos poucos. Antes de nos convertermos e até o momento em que o fizemos, éramos pessoas mundanas, praticávamos toda a forma de pecado sem o menor constrangimento: usávamos drogas lícitas e ilícitas, nos prostituíamos, éramos violentos e vingativos e tínhamos incontáveis defeitos de caráter. Dessa forma, já imaginou se, logo ao reconhecermos JESUS como SENHOR da nossa vida, recebêssemos uma lista com tudo o que deveríamos mudar? Com certeza, poucos, ou ninguém, permaneceriam.  

O fato, porém, é que fomos chamados por DEUS para fazer a diferença aqui na terra e quando isso aconteceu, DEUS não nos disse que seríamos aceitos mediante uma troca. No meu e no seu primeiro dia com JESUS, garanto que mantínhamos os hábitos mundanos, no entanto, aquele momento serviu como início da nossa real mudança, como se a contagem regressiva para a nossa transformação tivesse sido acionada. Da mesmice à plenitude.

Somos aperfeiçoados por DEUS aos poucos e, para que isso aconteça, precisamos santificar todas as áreas da nossa vida, como por exemplo, a área sentimental: temos de entregar a DEUS essa área, de forma a abandonar os relacionamentos do passado, abandonar aquele namoro impuro ou, ainda, entregar aquela mágoa que se arrasta em nós por anos e anos.

A área financeira será santificada à medida que deixarmos de dizimar por obrigação, por peso, por jugo e passarmos a fazê-lo por alegria e amor, talvez, ainda, começando a ofertar na casa de DEUS ao invés de apenas dizimar. Com relação à área profissional, podemos santificá-la, deixando de lado a mentira, a ganância. Nossa área familiar, por sua vez, pode ser santificada através da honra dada por nós aos nossos pais, sendo exemplos dentro de casa, sendo testemunhos vivos da transformação que DEUS opera no homem. TODAS as áreas da nossa vida devem ser entregues aos cuidados de DEUS.

Ter a vida santificada é abrir mão da nossa maneira de pensar, achar, entender, passando a viver através da direção dada por DEUS; trata-se do aspecto prático da vida cristã. Isso não se limita à vida dentro da igreja, mas estende-se para fora de seus termos; é necessário santificar tudo ao nosso redor.

Para cada área entregue a DEUS, provamos da santificação e da abundância, mas para cada área não entregue a Ele, provamos da mesmice e da mediocridade. Quando passamos a caminhar com DEUS, temos nosso caráter sobrenaturalmente transformado e, se a nossa vida não for mudada ao nos aproximamos de DEUS, algo estará errado. Nós não fomos salvos por Ele para ficarmos esquentando banco de igreja, sem que nada mude de forma prática.

Todos que servem a JESUS são santos. As cartas escritas pelo apóstolo Paulo às igrejas sempre iniciavam com o termo "santo", mas eram recheadas de exortações e repreensões aos erros cometidos por aquelas pessoas. Temos de entender que aqueles que verdadeiramente aceitam a JESUS e passam a caminhar com Ele, são santos, sim, mas não no sentido deturpado que o mundo dá à palavra, considerando a santidade como algo inatingível, vinda somente depois da morte e reduzida a um seleto grupo de pessoas.

Todo discípulo de JESUS é santo, embora nenhum o seja suficientemente. Precisamos ser mais santos hoje do que ontem e menos do que amanhã. É fundamental que avancemos no nível de santidade.

Se fizermos uma pesquisa nas ruas, a maioria esmagadora das pessoas dirá que tem a DEUS, mas será que se fizermos uma pesquisa com o próprio DEUS, e lhe perguntarmos se Ele tem a todas as pessoas, qual será o resultado? Atualmente, podemos afirmar que DEUS tem o controle sobre as nossas vidas ou o controle ainda se encontra em nossas mãos? A nossa vida é dependente ou independente do plano de DEUS? Nós fomos chamados para sermos propriedade do SENHOR. "Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de DEUS, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz." (1 Pedro 2:9)

Propriedade de DEUS.

Ao dizermos que uma pessoa é de DEUS, estamos indicando posse, isto é, a posse e o controle da nossa vida devem ser entregues aos cuidados de DEUS, pois passamos a ser propriedade dEle. Sendo assim, a maneira de vivermos não é mais a nossa, mas a de DEUS.

Ao fazermos uma compra, a propriedade do objeto passa a ser nossa, afinal, um preço é pago por ele. Por exemplo, ao irmos a uma loja para compra de um fogão, até então, ele tem um dono, mas depois que o compramos, passa a ter outro: pagamos por isso, arcamos com esse custo, a fim de termos a posse do fogão; a loja já não tem o controle sobre ele e no próximo dia deverá entregá-lo na nossa casa.

DEUS fez algo semelhante conosco: comprou a nossa vida mediante um altíssimo preço: o sangue de JESUS. Em virtude disso, não somos mais de nós mesmos; a propriedade da nossa vida deve ser transferida para Aquele que nos adquiriu mediante altíssimo valor. DEUS utilizou uma moeda de valor incalculável – o sangue de JESUS - para comprar algo também de valor incalculável: a nossa vida.  "Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do ESPÍRITO SANTO, que está em vós, o qual tendes da parte de DEUS, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a DEUS no vosso corpo." (1 Coríntios 6:19 e 20)

Imagine que a loja não entregue o fogão, embora tenha sido pago um preço com muito esforço, através de trabalho duro. A loja, assim, não estaria honrando sua parte no acordo, dando um grande calote. Infelizmente essa quebra de acordo pode acontecer na nossa vida também, quando não a entregamos aos cuidados de DEUS, quando não entregamos o que já deveria Lhe pertencer.

 Quer queiramos, quer não, JESUS derramou seu sangue como moeda de aquisição da nossa vida. Embora não tenhamos pedido que DEUS fizesse essa compra, Ele tomou a iniciativa, movido por graça, amor e misericórdia, comprando-nos com o sangue de JESUS. Receber um presente-surpresa é sempre muito mais emocionante do que receber um presente já esperado, e quem é que não gosta disso? Não precisamos presentear nossa esposa, marido, namorada (o) ou, ainda, nossos pais somente quando eles já estão esperando por isso. Quando fazemos uma surpresa, sem dúvida isso permanecerá gravado com maior intensidade no coração por toda a vida.

A vida de um discípulo de JESUS.

A realidade agora é que o verdadeiro discípulo de CRISTO vive exclusivamente para DEUS, ou melhor, é o próprio DEUS quem vive a sua vida. "Logo, já não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim." (Gálatas 2:20)

Somente depois de morrermos para nossa vida que DEUS passa a viver através de nós; somente depois de a entregarmos de verdade aos cuidados dEle que iremos satisfazer Suas vontades. Somente assim poderemos declarar o que Paulo declarava: "não sou eu quem vive, mas CRISTO vive em mim...".

Essa afirmação de Paulo poderá ser compreendida quando entendermos que ele não colocava seus métodos e maneiras à frente dos planos de DEUS, antes, todas as suas opiniões próprias foram anuladas quando ele as lançou aos pés da cruz de CRISTO. "Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para DEUS. Estou crucificado com CRISTO." (Gálatas 2:19) Somente assim Paulo teve autoridade para fazer tal declaração: "Eu estou crucificado com CRISTO, por isso não sou eu mais que vivo, mas JESUS vive através de mim". Será que nós podemos afirmar que DEUS é revelado através da nossa vida com a mesma convicção?

O início do processo de santificação é a entrega da vida ao senhorio de JESUS, mas vai além disso; esse é simplesmente o começo! DEUS quer dar-nos a salvação e também quer que tenhamos o caráter parecido com o de seu Filho JESUS. Através da santificação DEUS opera a transformação do nosso interior. Por meio da relação de convívio existente entre os membros de uma igreja, DEUS prova o nosso caráter.

A santificação, contudo, não se limita à vida dentro da igreja, mas envolve também a vida fora dela, pois somos testados tanto dentro, quanto fora da igreja. O testemunho de vida é o que realmente fará a diferença e não o discurso.

Você se casaria com uma pessoa que tenha visto dentro da igreja e pela qual tenha se apaixonado, simplesmente pelo fato dela ser cristã? Obviamente não, mas antes é necessário conviver com ela, conhecer suas atitudes e confirmar se é esse mesmo o plano que DEUS tem para a sua vida. Isso tudo vem mostrar-nos que a aparência não nos diz nada. Andar com a bíblia debaixo do braço não deve ser a confirmação para sabermos se uma pessoa é discípula de CRISTO ou não. O que determina a santidade de alguém são as suas atitudes do dia a dia, tanto dentro, como fora da igreja.

Quando DEUS nos santifica, Ele está separando-nos para Seu uso exclusivo. Uma vida santificada proíbe sua condução por satanás; apenas DEUS tem o controle sobre essa vida. De nada adianta para uma pessoa dizer que ama a JESUS e não ter atitudes compatíveis com Seus ensinamentos, pois a santidade não consiste em amarmos a Ele e fazermos somente aquilo que quisermos.  JESUS opõe-se completamente à falsidade da hipocrisia. 

"Hipócritas! Bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: este povo honra-me com os lábios, mas seu coração está longe de mim." (Mateus 15:7) Nada vale diante de DEUS, honra-lO com os lábios, mas ter o coração afastado dEle. O que DEUS espera é que O adoremos com nosso coração, pois assim, nossos lábios O honrarão verdadeiramente. "Se me amardes, guardareis os meus mandamentos." (João 14.15)  A santidade significa amar a JESUS e fazer aquilo que Ele quer que seja feito.

Quanto maior a entrega, maior será a santidade.

A santificação depende do nível de entrega da nossa vida a DEUS, por isso, pode ocorrer de termos áreas mais santificadas que outras. Ele somente santificará as áreas entregues aos seus cuidados. Se permitirmos que DEUS opere sua transformação na nossa área profissional, por exemplo, Ele nos honrará e nos santificará profissionalmente; se não permitirmos que DEUS opere sua transformação na nossa área emocional, Ele não nos santificará emocionalmente e nossas emoções continuarão doentes, simplesmente porque não deixamos a Sua santidade nos transformar.

DEUS é paciente e amoroso conosco, por isso Ele vai-nos mostrando, aos poucos, as áreas de nossa vida que necessitam de mudanças e, à medida que nos abrimos para isso, Ele opera sua restauração em nós. A forma mais adequada de sabermos se estamos nos relacionando corretamente com JESUS e andando no caminho da santidade é verificarmos se guardamos Seus ensinamentos. "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos." (1 João 2:3)

As nossas atitudes com relação aos ensinamentos de JESUS refletirão o quanto O conhecemos e o quanto somos santificados por Ele. A primeira coisa a ser feita no caminho da santificação é aprender a andar com DEUS, por meio do desenvolvimento de uma amizade profunda e de confiança mútua, que só podem ser alcançadas através de investimento de tempo com DEUS: estudando a Sua palavra, lendo a bíblia e orando/conversando com DEUS.

O caminho perfeito de DEUS é aquele que nos conduz em direção a Sua santidade. Para andarmos por esse caminho, precisamos observar algumas características que nos levarão até Ele, como por exemplo:

1 - A fé em CRISTO: a fé cristã leva-nos a navegarmos contra o sentido do mundo; a uma oposição aos conceitos mundanos. Toda vez que somos incrédulos, saímos do caminho que nos conduz à santidade e entramos no caminho do mundanismo e da carnalidade. "Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de DEUS? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS." (Tiago 4:4)

Ou somos amigos de DEUS e inimigos do mundo, ou o contrário: amigos do mundo e inimigos de DEUS. Inimigo é aquele que promove guerra e bem sabemos que guerrear contra DEUS significa ser derrotado e humilhado.

2 – O amor a DEUS: quem ama, respeita, coopera, crê independente da situação e, finalmente, quem ama sente prazer em estar junto. "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele." (1 João 2:15) Se dissermos que amamos a DEUS, todas essas condições devem fazer parte de nossa vida. É impossível alguém amar o mundo e amar a DEUS ao mesmo tempo: é como tentar misturar água e óleo; é impossível! Aliando a fé com o amor, temos a obediência: grande característica de um homem e de uma mulher de DEUS.

Obediência gera santidade.

A Obediência é um segredo espiritual para que alguém seja santificado; recurso mais importante para que se receba a santificação de DEUS; algo tão valioso aos olhos do SENHOR, que deve preceder todas as demais coisas. "Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar." (1 Samuel 15:22)

Todo tipo de pecado afasta-nos de DEUS e é abominável, mas é importante reforçarmos a condenação de DEUS ao pecado da rebeldia e da desobediência: o rebelde é comparado a um feiticeiro. Há de se considerar que satanás caiu no pecado de rebeldia e, por isso, fará de tudo para derrubar-nos também, porém a nossa postura de santidade diante do SENHOR nos manterá firmes; de pé!

"Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria." (1 Samuel 15:23)

Nesse texto bíblico, o profeta Samuel disse ao rei Saul que exterminasse absolutamente tudo aquilo que fosse do povo inimigo: não poderia recolher despojos, riquezas, ouro, animais, e nem qualquer outro objeto. Saul, porém, foi rebelde e desobediente às ordens dadas por DEUS, por intermédio de Samuel; ele colocou seus interesses acima dos de DEUS, preferindo exaltar a si próprio, ao invés de exaltar a DEUS; retendo a glória para ele, ao invés de glorificar a DEUS. Por meio de atitudes como essas, reconhecemos uma pessoa rebelde.

 A desobediência causa um duplo pecado: a própria desobediência e mais a rebeldia. Desobedecer sempre conduzirá a alguma outra forma de pecado. Se DEUS diz para não praticar sexo fora do casamento, por exemplo, e a pessoa cai nesse pecado, o primeiro erro dela foi a desobediência e o segundo, o pecado sexual. Qualquer pecado é resultado de rebeldia. Tudo no mundo espiritual origina-se a partir de uma escolha nossa: obedecer ou rebelar-se. A obediência inicia a benção na nossa vida, enquanto a desobediência, a maldição.

 

 

 

Nenhum comentário: