2011/08/21

A procura de Jesus

Texto: Jo 6.22-40

Irmãos quero iniciar este sermão com uma pergunta bem simples? Por que você esta a aqui? O que faz com que você venha todos os domingos na casa do senhor?
Apesar desta pergunta parecer ser bem simples, ela na verdade é bem complexa e reveladora, porque ela faz refletirmos e traz a tona as verdadeiras motivações que nos impulsionam a seguir o mestre. Talvez por falta de uma reflexão séria nesse sentido a igreja moderna tem sofrido tanto, não só no que diz respeito aos membros que tem se comportado como um consumidor voraz bem como a sua própria essência do evangelho que tem sido desfigurada a um entretenimento que satisfaça o seu cliente ou como um clube que sempre faz melhorias para não perder seus associados.
É triste meus irmãos, mas o mais triste é que Deus conhece as verdadeiras motivações dos nossos corações "porque esquadrinha o SENHOR todos os corações, e entende todas as imaginações dos pensamentos;..." 1 Cr 28.9b e Ele constata que em grande parte das motivações que há nos corações nenhuma diz respeito a Ele ou ao seu Filho. Descumprindo assim o mandamento que diz "Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças."
O fato queridos irmãos é que vemos muitas igrejas cheias, muita gente chegando a Jesus, mas com motivações escusas, motivações erradas, é claro que essas motivações erradas não podem ser julgadas por nós, mas somente por Jesus e pela sua palavra.
"Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons." MT 7.16-18
Nesse texto de João a qual lemos Jesus revela as intenções dos que o seguiam e demonstra e nos ensina hoje quais devem e ser as motivações dos que o procuram.

  1. A procura de Jesus não por necessidades VS 26-27
Irmãos nesse versículo vemos Jesus repreendendo as pessoas que estavam o seguindo, que o procuravam. No início deste capitulo vemos Jesus alimentando a multidão com apenas 5 pães e 2 peixinhos foram mais de 15 mil pessoas alimentadas naquele dia. A bíblia nos conta que no outro dia Jesus fora para outro lugar e a multidão não vendo-o foi até ao seu encontro.
Foi então que Jesus os repreende desvendando-lhes as motivações reais dos seus corações que era apenas para suprir suas necessidades, apenas para matar sua fome novamente e também a curiosidade de ver os seus sinais.
Infelizmente irmãos essa também tem sido a realidade muitos hoje que correm a traz do Jesus dos sinais, dos milagres, do santo e milagroso filho de Deus e enquanto Ele se mostrar poderoso na minha vida a atender minhas necessidades o seguirei, mas assim que eu não alcançar algum beneficio próprio esse Deus não me serve mais. É duro irmãos, mas tem muita gente que pensa assim e age assim mesmo, estão na Igreja enquanto estão sendo abençoados e quando vem o trabalhar de Deus na vida da pessoa, vem o oleiro moldar barro e alguma coisa começa ser mudada em sua vida não agüenta e logo pula fora. Tem alguns que até pensa em mandar em Deus eu determino que isso aconteça... Como se o Deus todo poderoso fosse o seu capacho...
A busca de Jesus só é unicamente nobre meus irmãos, quando a motivação é certa, sem nenhum desejo material "E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR." Jó 1.21
Na verdade queridos irmãos aqueles que procuram Jesus e querem segui-lo deve saber que um preço deve ser pago e nem tudo é mar de flores. Jesus disse a um escriba que queria segui-lo "E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça."
E nesse mesmo capitulo de João 6.60-66 por conta do seu discurso muitos deixaram de segui-lo "Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?... Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele." Revelando assim, que procuravam a Jesus com motivações erradas em seus corações
Ministrar porque você procurou a Jesus?

  1. A procura de Jesus não apenas para receber poder VS 28
Outra motivação clara daquelas pessoas, era o interesse de receber poder para fazer o mesmo que Jesus, não estavam interessados em seguir o mestre, mas apenas aprender o segredo de tão grande demonstração de poder para quem sabe conseguir seus próprios seguidores e discípulos.
No livro de atos encontramos certo homem chamado de Simão o mágico que procurou se aproximar de Jesus por esse motivo diz no livro de atos "E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus." Atos 8.18-21
Infelizmente irmãos, a procura por Jesus com essa motivação não tem sido tão raro assim na Igreja do Senhor aliás ela tem sido bem mais comum como imaginamos. Antigamente as pessoas chegavam à Igreja irmãos dizendo: o que posso fazer para ajudar essa Igreja, hoje muitos chegam à Igreja e perguntam o que essa Igreja pode ou tem para me oferecer.
Muitas pessoas vão e chegam à Igreja com expectativas de receberem poder e não falo aqui de poder de Deus em si, pois isso nós sabemos que esse poder só vem através do Espírito santo, pois Jesus deixa claro que esse tipo de obras Sinais, depende de outra obra principal que é a fé submissa em Cristo o enviado de Deus. "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai." Jo 14.12
Mas eu estou falando de um poder que o mágico Simão achou que teria se pudesse fazer as curas, que é o "status", o poder de um cargo. As pessoas vêm para igreja com a intenção de ter um cargo, uma posição por que acham que essas coisas trazem um reconhecimento, um autoridade, elas não vem para servir o mestre, para buscá-lo, elas vêm para serem servidas, pois acham que sua posição de destaque lhe garante esse beneficio.
Irmãos não têm problema de você desejar conquistar um cargo na igreja desde que esse desejo seja conseqüência do seu amor e serviço ao Deus todo poderoso e não uma ambição meramente humana. Jesus disse "se fiel no pouco e sobre o muito, te colocarei" comece por baixo, trabalhe, que Deus vai te honrar, mas saiba que para grandes responsabilidades, haverá grandes cobranças "a quem é muito dado, muito será cobrado".
Ministrar porque você procurou a Jesus?

  1. A procura de Jesus, apenas para ver os sinais VS 30
Irmãos esses homens estavam mais interessados nos sinais que Jesus fazia do que realmente no senhor desses sinais e o que Ele de fato poderia fazer para transformar suas vidas. E essa atitude de indiferença tem se repetido ao longo dos anos. É possível observarmos hoje muita gente correndo atrás de sinais, tem gente que já passou por todas as igrejas espalhadas por ai em busca de matar sua fome e curiosidade por sinais. É só ouvir em um profeta novo na cidade e pé na tábua vamos lá. As igrejas hoje estão cheias de "sinais", mas carentes da presença de verdadeira de Deus. Presença a qual transforma vidas, presença que trás maturidade e crescimento genuíno. Irmãos o maior sinal que podemos ver é a transformação de nossas próprias vidas.
Como ficaria o coração de um pai amoroso se o seu filho dissesse que só acreditaria no seu amor apenas quando ele recebesse um presente dele e que não bastaria apenas palavras. É mais ou menos isso que muitas pessoas acabam fazendo com Deus condicionando a sua presença somente através dos sinais em Mateus 16 1-4 Jesus se irritou com atitude dos fariseus que queria que ele provasse que era Deus através de sinais "E, CHEGANDO-SE os fariseus e os saduceus, para o tentarem, pediram-lhe que lhes mostrasse algum sinal do céu... Uma geração má e adúltera pede um sinal, e nenhum sinal lhe será dado, senão o sinal do profeta Jonas. E, deixando-os, retirou-se."


  1. A procura de Jesus, em busca da vida eterna VS 39-40
Irmãos essa sim deve ser a motivação que deve nos mover em direção Deus a vida eterna. Buscar a vida eterna é reconhecer que precisamos dEle, é reconhecermos que somos pecadores, é reconhecer que se Ele não nos limpar através de seu sangue e mover os nossos olhos a ele nunca alcançaremos a salvação.
Os cristãos hoje tem se preocupado com tantas coisas superficiais, passageiras que parece não entender a importância de uma vida reta e santa diante do Senhor. Não é provisão de nossas necessidades que vai nos habilitar a terra prometida, não é o poder, ou melhor, o cargo que vai garantir nossa ressurreição, não são os sinais em si que vão abrir as portas dos céus para cada um de nós. Muitas vezes trocamos as bolas e nos apegamos mais as forma do que a essência. O que é a forma é tudo aquilo que muitas vezes julgamos importante no nosso relacionamento com Deus, mas que na verdade é sem importância para ele, normalmente são essas coisas que nos prendem a uma religiosidade. E a essência é o mais puro evangelho a onde Ela nos diz que devemos ir a Jesus e crer somente nEle e isso sim abrirá as portas da eternidade para cada um de nós, é claro que essa fé genuína e pura em Cristo nos movera ao trabalho em sua casa, mas não terá o fim em si mesmo e segundo Paulo aos coríntios o nosso trabalho é em vão "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." 1 Co 15.58.
Mas o nosso maior trabalho é descansar em Deus.......


3 comentários:

Unknown disse...

eu sei quer sou pecadora.Deus quer um plano na minha vida, mais nao consigo...

Unknown disse...

sempre quando vou fazer uma coisa errada DEUS,sempre avisar meu pai ele manda lé biblia e quando leio tenhe td a ver cmg...quando faco tenhe cristo na biblia. porque ?

Marcelo Navarro disse...

Querida Tateane, nunca é fácil seguir os caminhos de Deus é por isso que ele diz que seus caminhos são estreitos (difícil), pois largo (Fácil)é o caminho que leva a destruição. Sugiro que você nesta noite entregue o seu coração ao Senhor Jesus, se posicione e você verá que Jesus transformará a coisa difícil para você em algo fácil e agradável... Deus te abençoe.