2011/08/21

Vede como ouvis!

Vede, pois, como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado. Lc 8.18
Queridos irmãos essa noite, trago em meu coração o desejo de compartilhar a palavra de nosso Senhor de uma maneira bem pratica em nossas vidas no que diz respeito ao culto de domingo, ou melhor a maneira que devemos nos preparar antecipadamente para que quando viermos ao culto tenhamos nossos corações e ouvidos preparados para ouvir a Deus na hora da mensagem e a recebermos em nossos corações.
O texto ao qual acabamos de ler é seqüência da parábola do semeador onde Jesus chama a atenção dos seus ouvintes ao tipo de solo a semente esta sendo plantada, o solo representa os nossos corações e a semente é a palavra de Deus, a qual pode não frutificar dependendo do solo que caia.
Por isso é importante as palavras do nosso Senhor quando diz "vede, pois como ouvis" na bíblia viva esse versículo se encontra como "tome cuidada na maneira como ouvem" pois a palavra que esta sendo escutada passa por filtros sejam eles espirituais, emocionais, circunstanciais que determinara o solo ao qual vai ser plantada. Esse vede, pois como ouvis de Jesus é uma orientação a nos prepararmos para receber a palavra. Nos perigarmos espiritualmente, emocionalmente e fisicamente ou seja arar o solo de nosso corações para receber a semente divina da palavra de Deus.

Dez preparações práticas para ouvir a Palavra de Deus no culto de domingo

1. Ore para que Deus te dê um coração bom e honesto.
O coração que precisamos é uma obra de Deus. É por isso que oramos por ele. Ezequiel 36.26, "E dar-vos-ei um coração novo". Jeremias 24.7, "E dar-lhes-ei coração para que me conheçam". Oremos, "ó Senhor, dá-me um coração voltado para ti. Dá-me um coração bom e honesto. Dá-me um coração compassivo e receptivo. Dá-me um coração manso e humilde. Dá-me um coração frutífero.

2. Medite na Palavra de Deus.
Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Salmos 1:2
Durante a semana, mas em especial no sábado à noite, leia algumas porções deliciosas de sua Bíblia, a fim de atiçar a sua fome por Deus. Esse é o aperitivo para a refeição do culto de domingo.
A Quarta bem-aventurança do sermão do monte fala do apetite pelas coisas do Céu: "Bem-aventurados os que tem fome e sede de justiça, pois serão fartos" (Mateus 5.6). Só os que tem fome e sede de justiça serão saciados e não apenas são saciados, mas também serão muitos felizes.
A fome espiritual que leva o cristão a meditar na palavra é uma das marcas do povo de Deus. A fome e a sede são necessidades mais essenciais da vida. Ninguém sobrevive neste mundo sem pão e água. Assim também ninguém pode pertencer ao Reino de Deus sem ter fome e sede de Justiça. O maior desejo do crente é ser santo, puro e faminto de Deus. Sua maior aspiração é pela glória de Deus.
Por isso é importante meditarmos na palavra em todos os momentos mas em especial no momento que antecede o culto, para que os nossos corações estejam preparados e ávidos para receber mais alimento espiritual. Faça isso e você com certeza sentirá diferença em sua vida.

3. Purifique a sua mente afastando-se do entretenimento mundano.
Tiago 1.21, "Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas". Espanta-me quantos cristãos assistem aos mesmos programas de TV banais, vazios, bobos, excitantes, triviais, insinuantes e imodestos que os incrédulos assistem. Isso nos torna pequenos, fracos, mundanos e falsos na adoração. Em vez disso, desligue a televisão no sábado à noite e leia algo verdadeiro, belo, puro, honrável, excelente e digno de louvor (Filipenses 4.8). Seu coração será renovado e capaz de sentir a grandeza de Deus novamente.

4. Confie na verdade que você já tem.
Aquele que ouve a palavra de Deus e fracassa durante a provação não tem raiz (Lucas 8.13). Qual é a raiz que precisamos? A confiança. Jeremias 17.7-8 diz, "Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR. Porque será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro". Confiar na verdade que você já tem é a melhor forma de se prepara para receber mais. Qual é a verdade que você já tem é a Palavra de Deus! O que ela diz a respeito daqueles que a buscam?
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. Apocalipse 3:20
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Hebreus 11:6
Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:8
Se você de propôs a buscar ao Senhor antecipadamente para que Ele fale com você no culto de Domingo saiba que Ele é fiel e vai falar com você.

5. Descanse o suficiente no Domingo para estar alerta e esperançoso no Culto
1 Coríntios 6.12, "Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma". Não estou criando uma lei aqui. Estou apenas dizendo que existem certas noites de sábado e passeadas de Domingo que arruínam a adoração no domingo. Não seja escravizado por elas! Sem dormir o suficiente, nossas mentes ficam torpes, nossas emoções rasas, nossa tendência à depressão mais elevada, e nossos pavios mais curtos.
Meu conselho: decida a que horas levantará no domingo a fim de ter tempo para comer, vestir-se, orar e meditar na Palavra, preparar a família e chegar à igreja; e então, subtraia 8 horas desse horário e assegure-se de estar na Igreja 15 minutos antes para um momento de acalmar seu coração. É uma coisa terrível tentar ouvir a Deus se você está exaurido quando chega para adorar a Deus por conta de suas passeadas.
6. Refreie-se de criar outra manhã de domingo com lamentos e críticas.
Salmo 106.25, "Antes murmuraram nas suas tendas, e não deram ouvidos à voz do SENHOR".
Resmungos, controvérsias e brigas na manhã de domingo podem arruinar o culto para a família. Quando há algo sobre o que você está irado ou algum conflito que você genuinamente pense que precisa ser comentado, refreie-se. Claro, se você é claramente o problema e precisa se desculpar faça isso o mais rápido possível o que diz Mateus 5.23-24 "Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta"
Mas se você está furioso por causa de algum erro das crianças ou do cônjuge, refreie-se, isto é, seja tardio para se irar e pronto para ouvir (Tiago 1.19). Em oração, abra-se para que Deus exponha a trave nos seus olhos. Pode ser que todos vocês sejam humilhados e corrigidos, e nenhum conflito seja necessário.

7. Seja manso e ensinável quando chegar.
Tiago 1.21, "Recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas".
Ser manso e ser ensinável não é ser ingênuo. Você tem a sua Bíblia e tem o seu cérebro. Use-os. Mas se chegamos irritados com os irmãos e com suspeita da pregação semana após semana, não ouviremos a Palavra de Deus. Tem pessoas que ao invés de receber a palavra de Deus, vem pra analisar o sermão ou a desenvoltura do pregador e daí sai seco assim como entrou. Mansidão é uma abertura humilde à verdade de Deus, com o desejo de ser transformado por ela.
" Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar." Tiago 1:19
"Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." Tiago 4:10
"Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos". Salmos 119:135
8. Aquiete-se ao entrar na igreja e foque a atenção da sua mente e a afeição do seu coração em Deus.
Salmo 43.10, "Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus". Ao entrarmos no santuário, "iniciemos a busca por Deus e deixemos a busca por pessoas". Achegue-se com uma paixão silenciosa de buscar Deus e o seu poder. Não seremos uma igreja hostil se formos agressivos em nossa busca por Deus durante o prelúdio e agressivos em nossa busca de visitantes durante o poslúdio.
E disse-lhe o Senhor: Tira as alparcas dos teus pés, porque o lugar em que estás é terra santa. Atos 7.33
Lembre-se que você esta na casa de orção do Deus todo Poderoso e esse local é santo cheio da glória de Deus e estamosd aqui para adora-lo acima de tudo tudo por isso devemos nos aquietar e aguardar inicio do culto em oração esperando a a manifestaçõ de nosso Deus.

9. Pense seriamente sobre o que é cantado, orado e pregado.
1 Coríntios 14.20, "Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Assim, Paulo diz a Timóteo", "Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade" (2 Timóteo 2.7). Tudo que seja digno de ouvir, é digno de ser falado. Devemos prestar atenção no que estamos cantando e falando para Deus, pois isso é muito sério e podemos estar mentindo a ele no momento da adoração. Precisamos refletir no que esta sendo pregado para colocarmos em pratica a vontade de Deus em nossas vidas

10. Deseje a verdade da Palavra de Deus mais do que deseja riquezas ou comidas.
1 Pedro 2.2, "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo". Ao assentar-se quietamente, orando e meditando no texto e nos cânticos, lembre-se do que o Salmo 19.10-11 diz sobre a Palavra de Deus: "Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos".

Nenhum comentário: