2011/08/21

Tudo Começa com Deus

Pois tudo, absolutamente tudo, nos céus e na terra, visível e invisível [...] todas as coisas começaram nele e nele encontram seu propósito. Colossenses 1.16; Msg
Queridos irmãos em uma sociedade indiscriminavelmente individualista ler esse versículo é algo atormentador já que o homem tem se considerado o centro do mundo, o ego das pessoas estão tão inflados que poderíamos criar um estudo chamado Egologia com intuito de estudar as formas de olhar apenas para seu umbigo, para o seu mundo. Com certeza faria o maior sucesso nos dias e hoje.
O texto em questão tira o foco da humanidade e coloca o foco em algo maior e mais complexo do que eu e você. O foco é Deus. Esse texto esta dizendo olha a "questão não é você." Você não é o foco... Esta dizendo que apesar do que você pensa ou imagina existe um propósito por você ter nascido, existe um propósito para você esta vivo.
O propósito de sua vida é muito maior que sua realização pessoal, sua paz de espírito ou mesmo sua felicidade. É muito maior que sua família, sua carreira ou mesmo seus mais ambiciosos sonhos e aspirações. Se você quiser saber por que foi colocado neste planeta, porque você veio a existir, e pelo qual motivo, deverá começar por Deus. Você nasceu de acordo com os propósitos dEle e para cumprir os propósitos dEle.
A procura pelo propósito (sentido) da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado — nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para a nossa pessoa, como: "O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são meus objetivos, minhas ambições e meus sonhos para o futuro?". Mas queridos irmãos procurarmos o sentido da vida, o propósito da nossa existência concentrando todas perguntas em nós mesmos, jamais desvendaremos o propósito de nossa vida. A Bíblia diz: A vida de todas as criaturas está na mão de Deus; é ele quem mantém todas as pessoas com vida. Jó 12.10
Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e seminários, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo. É provável que você já tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo não há jeito de dizer a si mesmo para que você foi criado! Por exemplo:
Quando eu troquei de carro, ele veio com radio e tentei ajustar o relógio dele, mas não consegui, pois como não fui eu que desenvolvi o radio não sabia a suas funções, com certeza a pessoa que o desenvolveu mudaria em segundos aquele horário, eu tive que ler o manual para conseguir mudá-lo.
Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida, você não terá como saber sua serventia nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer pra que ela serve.. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade.
Você não pode chegar ao propósito da sua vida concentrando-se em si mesmo, olhando para o seu próprio "eu" e achando que tudo girar em torno de sua vida. Você deve começar com Deus, seu Criador, aquele que te fez. Você só existe porque Deus deseja que você exista. Você foi feito por Deus e para Deus — e, enquanto não compreender isso queridos irmãos, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.
Muitas pessoas tentam usar Deus para sua auto-realização, mas isso é contrário à natureza e está fadado ao fracasso. Você foi feito por Deus, e não o contrário; viver é deixar Deus usá-lo para seus propósitos, e não você usar a Deus para o que deseja. A Bíblia diz
"Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem, vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja" Rm8.15
E o que o Espírito deseja essa noite que você descubra o propósito para o qual você foi criado? E como fazer isso? Você só tem duas opções. A primeira é a especulação. Essa é a opção escolhida pela maioria das pessoas. Elas conjeturam, supõem, teorizam. Quando as pessoas dizem "Eu sempre pensei que a vida fosse...", querem dizer: "Este é o melhor palpite que posso dar".
Por milhares de anos, filósofos brilhantes discutiram e ponderaram sobre o significado da vida. A filosofia é um instrumento importante e tem sua utilidade, mas quando se trata de determinar o propósito da vida, mesmo o mais sábio dos filósofos está apenas supondo.
O Dr. Hugh Moorhead, professor de Filosofia na Northeastern Illinois University, escreveu certa vez para 250 dos mais conhecidos filósofos, cientistas e intelectuais do mundo, perguntando: "Qual o significado da vida?". Ele então publicou suas respostas em um livro. Alguns deram seus melhores palpites, alguns admitiram ter apenas inventado um propósito para a vida e outros foram honestos o bastante para dizer que não tinham a menor idéia. Na verdade, vários intelectuais de renome pediram ao professor Moorhead que respondesse, caso descobrisse o propósito da vida!
Felizmente, há uma outra alternativa fora à especulação sobre o significa do propósito da vida. Trata-se da revelação. Podemos nos voltar para o que Deus revelou sobre a vida em sua Palavra. O modo mais fácil de descobrir o propósito de uma invenção é perguntando ao inventor. Descobrir o propósito de sua vida funciona da mesma forma: pergunte a Deus.
Deus para que fui criado? Qual é o propósito de vida que o Senhor tem para mim? Senhor me mostra o sentido de minha vida?
Deus não nos deixou às cegas, para ficarmos nos questionando e conjeturando. Ele claramente revelou, ao longo da Bíblia, seus propósitos para nossas vidas. A Bíblia é o nosso "Manual do proprietário", que explica por que estamos vivos, como a vida funciona, o que evitar e o que esperar do futuro. Ela explica o que nenhum livro de auto-ajuda ou de filosofia pode saber. A Bíblia diz: A sabedoria de Deus [...] trata profundamente de seus propósitos [...] não sendo sua mensagem recente, e sim a mais antiga — que Deus de terminou como a forma de aflorar o melhor de si em nós? 1 Co 2.7
Deus não é apenas o ponto de partida de nossa vida: é a fonte dela. Para descobrir o propósito para sua vida, volte-se para a Palavra de Deus, e não para a sabedoria do mundo. Você deve edificar sua vida sobre verdades eternas, e não sobre psicologia popular, histórias inspiradoras e estímulos para alcançar o sucesso. A Bíblia diz: É em Cristo que descobrimos quem somos e o propósito de nossa vida. Muito antes de termos ouvido falar de Cristo e de termos erguido nossas esperanças [...] ele já tinha seus olhos sobre nós; já havia planejado para nós uma vida gloriosa, parte do projeto global que ele está elaborando para tudo e para todos! Ef 1.11
Esse versículo nos dá três descobertas a respeito do nosso propósito:
1. Você descobre a sua identidade e propósito através de um relacionamento com Jesus Cristo. Se você não tem esse relacionamento, O convidarei mais adiante para iniciá-lo.
2. Deus já pensava a seu respeito muito antes de você pensar a respeito dele. O propósito determinado por ele para a sua vida é anterior à sua concepção. Ele planejou isso antes que você existisse, sem a sua contribuição! Você pode escolher sua carreira, seu cônjuge, seus passatempos e muitas outras partes da sua vida, mas não pode escolher o seu propósito.
Ouvi-me, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O SENHOR me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome. Isaías 49:1
3. O propósito da sua vida cabe em um outro propósito muito maior e cósmico, que Deus planejou para a eternidade. Você pode encaixar os seus planos nos planos eternos que Deus tem para você. Você alcançaras vôos mais altos trilhando a vontade de Deus para sua vida. As pessoas estão perdidas hoje sem direção, sem sentido de vida.
Um romancista russo chamado Andrei Bitov, conta em um de seus livros que, cresceu sob um regime comunista e ateu. Mas Deus chamou sua atenção em um dia lúgubre. Ele recorda: "Aos 27 anos de idade, enquanto viajava no metrô de Leningrado, fui dominado por um desespero tão intenso que a vida pareceu parar de uma vez, anulando completamente o futuro e não deixando nenhum significado. De repente, uma frase apareceu por si só: Sem Deus a vida não faz sentido. Repetindo-a, assombrado, eu repassei a frase como em uma escada rolante, saí do metrô e caminhei para a luz de Deus".
Você deve ter se sentido perdido a respeito do seu propósito na vida. Parabéns! Você está prestes a caminhar para a luz.
Assim como Andrei existem milhares e milhares de pessoas que estão completamente perdidas, perturbadas vivendo dias de trevas por falta de um propósito de um sentido de vida. Outros estabelecem alvos mundanos tão altos que passam a vida inteira correndo atrás de sua realização e não conseguem. Outros colocam o propósito de sua vida em cima de pessoas de relacionamentos, de bens sonhos e quando se vêem sem esses ideais, não vêem mais o sentido de vida, um propósito para se manterem agarrados nessa vida e por isso muitos preferem a morte através do suicido.
Deus tem planos para a sua vida meu querido irmão, propósitos bem maiores do que você mesmo estabeleceu, Jr 29.11 diz:
Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.
Mas para isso é necessário você se render ao seu Senhorio, é necessário você entregar o seu coração para que Ele mostre a você a vontade dEle em sua vida. Leia Isaias 55.9
 

Nenhum comentário: