2011/03/05

Oração

Texto: Lucas 11.1

 

1.      INTRODUÇÃO

Queridos essa noite quero falar sobre oração, um tema bastante importante para nós cristãos sobre tudo nesse início de ano haja visto haveremos de tomar muitas decisões e todas elas devemos apresentar diante de Deus. Contudo queridos irmãos a pratica da oração tem sido um problema para muitos de nós cristãos.

No que diz respeito a essa pratica percebemos alguns grupos bem distintos dentro da igreja.

* Grupo de gente que esta cansada de orar...

·        Aqueles que desistiram depois de um período de tempo orando

·        Aqueles que estão cansados, mas a despeito do tempo que estão orando permanecem inabaláveis e perseguindo seu objetivo.

*Grupo de pessoas que não sabem orar

·        Aqueles que estão se achegando a Deus esta começando a sua caminhada de fé.

·        Aqueles que estão a anos na igreja e diz que não aprendeu a orar.

* Grupo de pessoas que não conseguem tempo para orar

·        Uns não têm tempo porque não o têm mesmo, pois vivem numa desenfreada correria, necessária correria para uns, ignorante correria para outros, que correm porque todos correm,  mesmo que em direção ao nada.

·        Outros não têm tempo porque a oração não é uma prioridade nas suas vidas. Vencidas todas as prioriedades -- e nunca as vencemos -- não sobra tempo para estar na presença de Deus, dando uma clara indicação que o fruir da companhia do Pai não é importante.

·        Outros não têm tempo para orar porque suas agendas diárias são desorganizadas.

·        Um quarto grupo entende, que não precisam orar. Se Deus sabe quais são as nossas necessidades, por que orar? Não precisamos orar com palavras, mas apenas pensar em Deus -- afirmam outros, confundindo oração com meditação.

* Grupo de pessoas que vive da oração, em incessante oração

Estes são aqueles alimentados pela oração. Estes são aqueles que levam todas as suas alegrias e perplexidades ao trono dAquele que tudo pode, confiando que Ele tudo fará.

Estes são aqueles que confiam intercessoriamente a Deus os problemas dos outros porque preocupados sinceramente com eles.

Estes são aqueles que acordam, pela manhã, interessados em manter suas vontades lincadas com o propósito do Pai porque foram dormir com esta mesma paixão.

Estes são aqueles que, ao longo do dia, encontram lugar e tempo para consultar o coração do seu  Senhor.

2.      JESUS ORAVA

Seja qual for a categoria em que nos encontremos, precisamos nos lembrar constantemente do que significa orar.

Orar é uma prática tão necessária à vida. A bíblia nos mostra o próprio Jesus orando. O próprio Deus, quando Deus-Conosco (Emanuel), logo submetido às mesmas pressões que nós, precisava orar. Todos os grandes momentos da sua vida foram precedidos, acompanhados e sucedidos de oração.

Ao ser batizado por João Batista, Jesus se pôs a orar e com tanta alegria que o céu se abriu e pôde ouvir a voz do Pai se rejubilando com Ele (Lucas 3.21).

Antes de caminhar sobre as águas do mar, "Ele despediu a multidão e subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só." (Mateus 14.23).

Antes de começar Seu calvário, Jesus passou por uma longa jornada de oração. Ele sabia qual era o propósito da Trindade, mas também sentia o peso do momento que passaria a viver; poristo, orou nos seguintes termos: "Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade" (Mateus 26:42). Na hora mesma da morte, seu clamor foi: Pai, por que me desamparaste? (Mateus 27.46)

A oração, para Jesus, que era capaz de passar uma tarde inteira (Mateus 14.23) ou uma noite completa orando (Lucas 6.12), não era um teatro, nem uma formalidade, nem uma magia, mas a busca da companhia e da resposta do Pai.

Orar, portanto, é uma prática tão necessária à vida que Jesus nos ensinou a orar. Ele ensinou seus discípulos a orar por meio do exemplo, já que era um Mestre de oração, de modo que quando se retirava para orar, levava-os junto (Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar -- Lucas 9:28).

3.      DECIDINDO ORAR

Nós sabemos todas estas coisas, sabemos da importância da oração. Por que, não somos então guerreiros de oração como queremos, ou cristãos que vivem em oração permanentemente? sabe porque?

Porque não decidimos orar, para termos uma vida de oração genuína é preciso decidir por ela, você tem que querer orar independentemente das circunstâncias que lhe cercam.

E por conta disso encontramos muitas vidas ralas espiritualmente, por não disporem a gastar tempo com Deus, num tempo em que o produto mais escasso é o próprio tempo. Na verdade, temos tempo para tudo, até para não fazer nada, mas não encontramos tempo para orar.

Essa falta de tempo para Deus tem gerado cristãos espiritualmente medíocres e individualistas, pedindo demais por si próprio e menos pelos outros. Quando agimos assim, esquecemo-nos que orar é mover o coração de Deus em direção aos necessitados.

Essa falta de tempo para Deus tem gerado cristãos espiritualmente infrutíferos por esquecerem à relação entre ação e oração. Orar não é negar a ação, que deve ser o complemento da oração, nunca o contrário. Orar é cooperar com Deus.

Temos visto no seio da igreja vidas espiritualmente desertas por temer a resposta de Deus, que tanto pode ser a transformação de alguns pães numa banquete de pães para uma multidão, pode ser uma manifestação do poder de Deus a teu favor;  ou uma resposta negativa como foi para o apostolo Paulo dizendo "a minha graça te basta", pode ser que seja um não a bênção da cura que desejamos, ou "tome a sua cruz, vem e segue-me" e não um "entre no gozo do teu Senhor".

No fundo, muitos não oram porque tem medo do que Deus pode fazer com suas vidas. Eu não posso orar para que Deus mande mais obreiros para os campos, porque, como resultado, Ele pode me enviar ao campo pelo qual oro.

Seja como estivermos, se queremos orar, Deus nos toma em nossa fraqueza e nos conduz a experiências mais profundas, desde que as queiramos. Ninguém é insuficiente indigno de orar. Uma das mais lindas preces da Bíblia é a de um homem tragado por um peixe. Todo aquele que crê que Deus governa a sua vida pode orar. Afinal, Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu (Tiago 5.17).

Orar é uma decisão, que tem muitas conseqüências. Decida hoje tornar-se uma pessoa de oração. Você vai ver que sua vida vai experimentar muitas "coincidências", porque elas acontecem mais quando oramos (William Temple).

Há fatos que ocorrem conosco, que não dá para explicar senão pela oração, como aconteceu com Pedro e com Isaque. Pedro, pois, estava guardado no cárcere; mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. (Atos 12.5)  Isaque orou ao Senhor por sua mulher, porque ela era estéril; e o Senhor lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. (Gênesis 25.21)

4.      COMO ORAR

Oração é uma experiência muito pessoal. No entanto, aprendendo com a oração de Jesus e com as orações da Bíblia,  podemos dizer que a oração deve conter pelo menos quatro elementos, em qualquer ordem.

·        Exaltação a Deus: Nossa oração deve exaltar a Deus. Experimente exaltar a Deus. Você vai conhecê-lO melhor.

·        Gratidão a Deus: Nossa oração deve agradecer a Deus por algo concreto que nos fez. Experimente agradecer, conte as bênçãos uma a um e você verá que não conseguirá.

·        Confissão a Deus: Nossa oração deve conter um momento de confissão a Deus, num reconhecimento de uma falha especifica, não de uma "multidão de pecados".

·        Pedido a Deus: Nossa oração deve incluir nosso pedido, por nós mesmos e pelo outros. Orar não é dar ordem a Deus, mas pedir a manifestação renovada da Sua graça.          

Estes conteúdos não cabem numa fórmula, uma vez que devem ser espontâneos. Entre um oração "certinha" e uma oração espontânea, Deus ouvirá a espontânea, como a de Ana, que se levantou e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente (1 Samuel 1.10). Oração de valor não é aquela de fraseado bonito, mas aquela que contém as lágrimas do meu coração.

Nossa oração deve ser sempre dirigida ao Pai, porque é Ele Quem efetua o nosso querer, deve ser dirigida ao Pai em nome de Jesus. É Ele quem intercede por nós. Quem ora não tem poder. O Pai tem. O Filho tem. O Espírito Santo tem. Segundo a orientação bíblica, devemos orar ao Pai, em nome de Jesus que intercede por nós e na certeza de que o Espírito Santo interpreta os nossos pedidos.

Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. (Romanos 8.26)

 5.      CONCLUSÃO

Queremos orar mais e melhor?

Isto acontecerá quando tivermos o intenso desejo de estarmos na presença de Deus, que exige santidade. Oração é para todos aqueles que desejamos ser santos.

A oração não é um dom que algumas pessoas têm; antes, é um privilégio de todo cristão; mais que isto, é uma necessidade de todo cristão. Não se pode ser cristão sem oração.

Para nos estimular a orar, uma boa prática é "colecionar" respostas às nossas orações. Mesmo sabendo que há orações sem resposta, inclusive na Bíblia, reconhecemos que a maioria é respondida. A primeira parte doração de Jesus (Pai, se possível, passa de mim este cálice) não foi respondida. A segunda o foi: Não se faça a minha vontade, mas a tua. (Mateus 26.42)

Como Daniel, devemos buscar uma disciplina pessoal para a oração. Daniel orava num mesmo lugar três vezes ao dia e de joelhos. Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer. (Daniel 6.10) E nós, como oramos?

Se você não tem o hábito de orar, procure desenvolvê-lo. Comece com cinco minutos, nem que tenha que acordar cinco minutos mais cedo. Depois passe para dez. A maioria de nós não pode orar três horas por dia como Lutero, mas pode orar mais do que ora.

Ao orar, uma boa prática é começar lendo a Bíblia por alguns minutos. Se tiver um devocionário relacionado àquele texto, use-o para enriquecer sua leitura. Lendo a Bíblia, nós nos capacitamos a entender a mente de Deus. Será mais fácil orar a Ele e continuar ouvindo a Sua voz.

Ao orar no interior do seu quarto, não use de palavras bonitas, mas trate de derramar o seu coração. Se for possível, ore em voz alta.

Ao orar numa igreja, derrame o coração da congregação diante do Pai. Não dê ordem a Deus. Não pregue um sermão. Apenas ore.


 

Nenhum comentário: