2011/03/05

Examine a si mesmo...

Texto: Mateus 7.13-17

Contexto anterior: sermão da montanha com várias orientações de Jesus sobre as atitudes pratica dos cristãos

Contexto posterior: falsos profetas

O texto refere-se a salvação e vida eterna.e Jesus exemplifica essa questão ilustrando como 2 portas e 2 caminhos

·        Porta larga e espaçoso caminho

·        Porta estreita e apertado caminho

São duas escolhas com duas conseqüências distintas a qual devemos decidir. Não é a primeira vez que na bíblia somos chamados a escolher entre dois caminhos. Deut 30.19

Jesus nos indica a escolha certa ou melhor porta certa, Ele diz "entrai pela porta estreita"

Essa indicação é de extrema importância nos dias de hoje, pois vivemos dias onde tem sido pregado um evangelho corrompido de uma graça barata destituída da fé e de um comprometimento com a pratica.

Por conta de um evangelho imediatista onde os números são o glamour, o mais importante no reino de Deus, foi e é ensinado em nossas igrejas que basta a pessoa orar pedindo para Jesus entrar em seu coração que Ele a salvará, como se essa oração fosse uma chave mágica e tendo dito isto você é salvo... isto é uma heresia muitos que fizeram essa oração estão se achando salvos, mas vão para o inferno... eu vou explicar o porque?

Aqueles que conhecem as Sagradas Escrituras sabem que Jesus é a porta estreita "Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens." João 10:9 e só por ele exite salvação fora dEle não existe salvação "Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador". João 10:1 a porta estreita é a unica é a unica que nos conduz ao caminho que leva a vida conforme o texto de mateus.

Você entende isso? Que Jesus é o unico caminho?

Jesus nos traz nesse texto uma informação tão importantante, mas tão importante que diz respeito diretamente a nossa salvação, mas que quase sempre passa despercebido pelos leitores e passa batido. Ficamos tão aficionados,interessados pela porta que esqucemos do resto do versiculo.

 O mesmo Jesus que disse que que a porta é estreita é o mesmo que disse, que garantiu que afirmou também que o caminho é apertado e é esse caminho que conduz a vida.

Jesus esta nos dizendo que quando vc entra pela porta estreita, que nós sabemos que é Ele mesmo ou seja o Cristo,  ou melhor quando vc faz a oração de entrega de sua vida pedindo pra que ele venha ser o Senhor de sua vida. O caminho que lhe espera ao passar por essa porta ao entregar a sua vida é necessariamente apertado, estreito.

O que signifca caminhar por esse caminho estreito, signifaca dizer que se vc entregou o seu coração a Jesus, necessariamente você caminhara para uma vida de genuino arrependimento, arrependimento diario, significa que haverá mudanças radicais, renuncias, conflitose vitórias sobre o seu próprio eu, significar permanecer alicerçado em Cristo e em seus estatutos

"Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. 2 Coríntios 5:17

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus." João 3:3

As pessoas hoje estão entregando o seu coração a Jesus, erguendo suas mãos nas igrejas, mas estão andando pelo camino largo e espaçoso que leva a morte. Estão se engando a si mesmas

·        Não se sugeitam ao Senhoriu de Cristo

·        Não nascem de volta continuam sendo as mesmas pessoas de outrora, mentirosas, cíumentas invejosas etc

·        Os egos continuam aflorados, acham que são algumas coisa, pensamentos  mundanos, vontade forte etc

É por isso que afirmei e o faço de volta dizendo que muitos que fizeram a oração de entrega acham que estão salvos mas vão é para o inferno as suas atitudes testemunham contra elas

·        Aquilos que elas ouvem, escutam  e olham confirma isso

·        O seu falar mostra isso, palavrões, torpezas imundicias etc "De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim." Tg 3:10

·        A maneira que se comprometem com as coisas de Deus mostra isso..

·        A maneira que se relaciona com os irmãos e com o mundo mostra isso.

Em Romanos paulo dis que essas pessoas "Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador.... Romanos 1:25

Nesse mesmo capitulo Jesus fala dos falsos cristãos "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade"

Jesus estava falando para pessoas crente que trabalhava para ele, que fazia as coisas acontecer em seu nome, que pediram um dia pra Jesus entrar em seus corações qu o tinha apenas como o salvador e não como o Senhor pois praticavam iniquidade. Paulo diz que o cristão tem que se "considerar como morto para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:11

A salvação queridos irmãos é sim pela graça mediante a fé conforme Efésios 2.8 e essa fé gerara mudanças em nossas vidas "Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças" Colcesnsses 2.6-7

Paulo escrevendo a Tito (13) disse que nós deveriamos ser sadios na fé para Timóteo 4.12 disse que o cristão tem que ser "o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza." e precisamos ser fiéis a Ele "Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;" 2 Tm2.12

Infelismente muitos tem se deixado afastar e tem seguido o caminho espaçoso "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; "I Tm 4.1, e conforme Paulo eles não tem permanecidos fundados e firmes na fé, e tem se movido da esperança do evangelho que um dia eles ouviram (Col 1.23)

Irmãos nesse momento quero que vc abra o texto de 2 Co13.5 e leia ele junto comigo "Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.

Sera que vc é irmão um desses que entregaram o seu coração a jesus mas estão andando pelo caminho espaçoso direto para o inferno ou vc é um crente conforme Jo15.1-6

O evangelho verdadeiro é sofrimento é renuncia é se deixar moldar, não é essa postura crista descomprometida cheia de glamour, de facilidades onde o evangelho serve apenas para abrir portas e não transformar vidas

 "O Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê", no entanto, para viver o evangelho de Jesus é preciso romper com as velhas estruturas...

 

1. Arrependimento.

a) O arrependimento é o tema central do Novo Testamento.

"E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mt. 3:2

"Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus." Mt 4:17

"Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados, e venham assim os tempos do refrigério pela presença do Senhor," At 3:19

"Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que se arrependam;" At 17.30

b) Sem arrependimento verdadeiro não há mudança de vida...O arrependimento glorifica a Deus... É preciso confissão sincera e honesta.

"E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos." At 19:18

"O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia." Pv 28.13

 

2. Mudança de atitude é certa

Romper com as Velhas Práticas e Abraçar Novos Valores do Reino. Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo (Lc 14:33;

a) "Ninguém pode servir a dois senhores" (Mt 6:24) É preciso renunciar tudo..."Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo" (Lc 14:33)

b) É preciso romper com a idolatria, feitiçaria, prostituição, mentira, o medo, as seitas, os vícios, a incredulidade, as organizações secretas... "Se alguém está em Cristo nova criatura é..." (II Cr 5:17)

c) O projeto de Jesus é: "Vinho novo para odres novos" (Mt 9:17)

d) O Senhor não divide a Sua glória (Dt 6:4; Is 43:10; 42:8)

e) Você já queimou as coisas que te prendiam ao passado? (v. 19) (Dt 7:25,26)

c) É preciso seguir o padrão de Deus.

d) Os valores do Reino de Deus são eternos.

 

3. Só é Agradável a Cristo Aquele que lhe Obedece em Tudo. (Jo 15:14; 14:15)

a) A obediência tem uma grande recompensa. (Lv 26:3-13)

b) Se obedecermos a Cristo, nosso corpo será sua morada. (Jo 14:23)

c) É preciso obedecer a Cristo em tudo: Batismo; Ceia do Senhor; Todos os Mandamentos...

d) Se obedecermos à Cristo seremos seus amigos. (Jo 15:14). Obediência é prova de amor (Jo 14:15)

e) Você está obedecendo a Cristo em tudo? Você está disposto a romper com tudo agora mesmo, para servir a Jesus?

Para seguir a Jesus é preciso passar por uma reforma geral, toda maneira de ser e de viver precisa ser transformada pelo Evangelho de Jesus.

 


 

Nenhum comentário: