2011/03/20

Nunca perca a paixão...

Texto: João 17

Esta é uma das páginas mais comoventes do Evangelho: a chamada "oração sacerdotal" de Jesus. Aproxima-se o momento de sua "glorificação", quando Jesus será erguido bem alto, na cruz, e atrairá a si todos os homens.

Queridos irmãos a oração sacerdotal de Jesus foi pronunciada em um momento de muita angustia, Jesus cônscio que sua missão aqui na terra estava chegando ao fim despede-se em oração revelando através das palavras muita gratidão, amor e um sentimento de dever cumprido.

Como é difícil querido irmão em meio a luta, a dor, a perdas ter a mesma atitude que o nosso Mestre Jesus teve diante das adversidades, louvando e adorando o nome do Senhor. Não é fácil assim como também não foi pra Jesus.

Naquele momento a dor o sofrimento estava a sua espera com grande expectativa, a morte estava a sua espreita, o seu corpo seria moído, massacrado pelos açoites, sentira em sua própria pele como a maldade do homem pode chegar ao mais profundo nível de irracionalidade humana. Mesmo diante desse terrível momento que iria passar, Jesus exalta o nome de Deus e o glorifica.

Fico pensando ao analisar essa atitude, quantas pessoas blasfemam, vomitam sua ira em Deus por bem menos. Quantos ao menor sinal de algo errado em suas vidas ou dificuldades afastam-se de Deus, desviam-se de sua vontade e o culpam pelo sofrimento. É uma oração que não foi respondia até o momento, um emprego ou uma promoção tão esperada que não surgiu, uma cura que não veio, um ente que se perdeu, um casamento que não vai bem.

Jesus nos ensina que as circunstâncias de nossas vidas, por mais problemáticas e difíceis que sejam, de maneira nenhuma pode fazer com que voltemos as costas para Deus. Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. Deus tinha um propósito para o sofrimento de Cristo e Ele tem um propósito para a sua vida também.

A Oração de Jesus não foi apenas uma oração para se cumprir um ritual. Não! Jesus fez uma oração apaixonada por Deus e por aqueles que creeram nele, foi um clamor cheio de exaltação e intercessão. Havia vida em suas palavras. Quanto tempo faz meu querido irmão que você não ora apaixonadamente por Deus,quanto tempo faz que você não clama pela presença de Deus em sua misero vida?

Nos dias atuais os cristãos tem perdido a paixão pelo sagrado, quando digo paixão não estou me referindo a um sentimento mundano, torpe e passageiro, mas estou falando de um sentimento de amor elevado a mais alta potencia que nos impulsiona a fazer coisas grandes para Deus, que nos leva a nos jogarmos em sua presença e desejar a morte do que viver uma vida sem a sua presença

Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Salmos 51:11

Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Êxodo 33:15

A oração sacerdotal de Jesus deixa nos mostra três áreas que nunca podemos perder a paixão:

1) Nunca perca a paixão pela glória de Deus, pela presença de Deus. V 1,4-5

Queridos irmãos precisamos anciar pela glória de Deus em nossas vidas. Pelo toque divino em nós, pelo manifestar sobrenatural de Deus. Se a busca da glória de Deus não for colocada acima das demais buscas do homem, o homem jamais será completo, tampouco Deus glorificado.

Os cristãos hoje estão mais preocupado com cargos dentro da igreja do que pela glória de Deus em suas vidas, mais preocupados buscar programações que lhe sejam agradáveis do que Buscar a glória de Deus, a sua presença que lhe trará satisfação eterna e essa é uma atitude que Paulo estava tentando combater em Corinto.

Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. 1 Co10.31

Não escondas de mim a tua face, não rejeites ao teu servo com ira; tu foste a minha ajuda, não me deixes nem me desampares, ó Deus da minha salvação. Salmos 27:9

O unico motivo de estarmos aqui, é por conta da glória de Deus, devemos buscar a sua glória como o ourives buscam o ouro, não permita que outro interesse a não ser esse venha roubar essa verdade, não permita que as circunstancias, problemas, sofrimentos venha roubar a paixão pela glória e Deus.

Na biblia encontramos muitos exemplos de homens que não se dobraram diantes do problemas, mas se mostraram fiéis mesmo na hora da morte. Em Daneil 3 temos a história de Sadraque Mesaque e abedenogo, três jovens que mesmo sob ameça de morte não quiseram se dobrar a estatua do rei, pelo contrario mostrão paixão pela glória de Deus e disseram: Se formos atirados na fornalha em chamas, o Deus a quem prestamos culto pode livrar-nos, e ele nos livrará das suas mãos, ó rei. Mas, se ele não nos livrar, saiba, ó rei, que não prestaremos culto aos seus deuses nem adoraremos a imagem de ouro que mandaste erguer".

Temos tambem o profeta habacuque que decalrou que Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.

E tanto outros que o Livro de Hebreus cap11 sita Alguns foram torturados e recusaram ser libertados, para poderem alcançar uma ressurreição superior. Outros enfrentaram zombaria e açoites, outros ainda foram acorrentados e colocados na prisão, apedrejados, serrados ao meio, postos à prova, mortos ao fio da espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelhas e de cabras, necessitados, afligidos e maltratados. O MUNDO NÃO ERA DIGNO DELES.

A vidas desses irmãos nos impulsionam a entregarmos o nosso coração a Deus e buscar a sua glória e glorifica-lo a cada instante a cada momento. Quando aqueles que glorificam a Deus vivem uma vida imoral, pecaminosa ofusca a glória de Deus em suas vidas.

2) Nunca perca a paixão pela Palavra de Deus v6,8,14,17,20

Esse versiculos nos mostram a importancia da palavra de Deus para Jesus, Ele a tinha na mais alta estima, consideração. Jesus como Deus era o próprio Verbo encarnado, mas como homem era sujeiro as mesmas pressões, paixões e tentações do que nós, porém Jesus em nenhum momento pecou pois tinha a Palavra de Deus como um luzeiro em dias de escuridão, como um farol que brilha a noite foi guiado por ela. No duelo contra satanas no deserto inqurido pelo tentador para saciar sua fome Ele disse "Está escrito: 'Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus". Mateus 4:4

Disse-lhes Jesus: A minha comida é fazer eu a vontade daquele que me enviou, e completar a sua obra. João 4:34

Jesus viveu a Palavra, proclamou-a dia e noite em tempo e fora de tempo como diz paulo e ensinou-a aos seus discipulos.

Infelizmente irmãos essa não tem sido a atitude de milhões de milhares de cristãos, para muitos a Palavra passou, perdeu o seu significado. A bilbia é apenas mais um objeto jogado dentro das gavetas dos armários ou então mais um efeite na mobília. Já aqueles que reconhecem ainda sua importância passam dias a fiu sem ter um momento de leitura e meitação e não estou dizendo desses que tiram 5 minutinhos de leitura antes de dormir por desencargo de consciência. Estou falando de um debruçar de um profundo apego a Palavra sentimento este que hove no salmista e no profeta Jeremia

Deleitar-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. Salmos 119:16

Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

O meu zelo me consome, porque os meus inimigos se esquecem da tua palavra. Salmos 119:139

Os meus olhos se antecipam às vigílias da noite, para que eu medite na tua palavra. Salmos 119:148

Acharam-se as tuas palavras, e eu as comi; e as tuas palavras eram para mim o gozo e alegria do meu coração; pois levo o teu nome, ó Senhor Deus dos exércitos. Jeremias 15:16

Muitos cristãos perderam a paixão pela Palavra de Deus, não meditam mais na Sagradas Escrituras, acham que podem viver com aquilo que escutaram apenas no domingo ou que aprenderam um dia, alguns ainda vão mais longe acham que estão melhores sem ela acham que pode viver sem ela.

Isso falo não não para aqueles que não leêm por alguma dificuldade como por exemplo visão ou falta de escolaridade, mas falo para aqueles que se denominam cristãos mas gastam seu tempo lendo qualquer outro tipo de literatura, menos a Palavra de Deus .esse já perderderam o desejo, a paixão pela Palavra.

E temos visto a consequencia dessa falta de paixão pela Palavra em nossas Igrejas, quão triste e quão mundano tem sido a vida de muitos cristãos, derrotas e mais derrotas, sofrimento em cima de sofrimento, destruição de lares, amizades, projetos, sonhos é a causa por nos afastarmos da palavra de Deus o profeta Oséias advertiu o povo sobre isso.

"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento. "Uma vez que vocês rejeitaram o conhecimento, eu também os rejeito como meus sacerdotes; uma vez que vocês ignoraram a lei do seu Deus, eu também ignorarei seus filhos." Os 4.6

Querido irmão peça para Deus que essa noite ele Inflame seu coração com o desejo de ler sua Palavra, peça Paixão pela sua Palavra

Eu, porém, SENHOR, tenho clamado a ti, e de madrugada te esperará a minha oração. Salmos 88:13

3) Nunca perca a paixão pela Missão V22,26

Jesus tinha a sua missão muito clara em seu coração e isso desde pequeno. No texto de lucas cap 2 temos um relato que quando Jesus era criança seus pais o perderam e o acharam após tres dias pregando na sinagoga. Quando seus pais o viram, ficaram perplexos. Sua mãe lhe disse: "Filho, por que você nos fez isto? Seu pai e eu estávamos aflitos, à sua procura". Ele perguntou: "Por que vocês estavam me procurando? NÃO SABIAM QUE EU DEVIA ESTAR NA CASA DE MEU PAI?" em outro momento já perto do final de sua vida Jesus com firme propósito de sua sua missão foi a Jerusalém onde sera preso "Aproximando-se o tempo em que seria elevado ao céu, Jesus partiu resolutamente em direção a Jerusalém" Lc 9.51

Então vemos que Jesus não se desviou do seu propósito, acredito que nem sequer passou pela sua mente essa possibilidade, ele sempre teve determinado a cumprir a missão que Deus tinha para ele.

Uma das consequencias da perca da paixão pela glória de Deus e tambem da perca da Paixão pela Palavra de Deus é a perca da paixão pela Missão, pelo que Deus tem para nós. E qual é essa missão sermos testemunhas de Jesus.

Essa é uma missão que nenhum cristão pode se demitir. Muitos cristãos hoje perderam o paixão pela obra missionária, a paixão pelo chamado de Deus, pela missão que Deus tem para a Igreja, o ardor missionário diminuiu muito... as pessoas tem outras preocupações que consomem o seu tempo,o seu trabalho e esforço, as suas energias.

Pense bem querido irmão faça um retrospecto de sua conversão e lembre-se como queimava em seu coração a palavra de Deus, lembre-se como você ficava inquieto querendo falar do amor de Jesus a todas as pessoas, de como você se importava com a salvação do próximo, como você tinha um foco, um objetivo, uma missão. E quão apagada esta esses sentimentos agora em sua vida.

O que você tem feito com o chamado de Deus em sua vida? Quais têm sido suas prioridades? Onde esta aquele cristão fiel preocupado em tão somente agradar a Deus.

Ah pastor os tempos são outros!!!, é são mesmo..., mas Hebreus 13.8 diz Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e para sempre. Ele não muda e as suas exigências também não mudam... o seu desejo de salvação do Homem também não mudaram. Precisamos clamar por um avivamento em nossos corações. Por um despertamento que aqueça o gelo do conformismo que envolve os nossos corações. Que Deus tenha misericórdia de nós...


Nenhum comentário: