2015/01/15

Lei da Semeadura e colheita

Lucas 8: 4-8 "E, ajuntando-se uma grande multidão, e vindo de todas as cidades ter com ele, disse por parábola: Um semeador saiu a semear a sua semente e, quando semeava, caiu alguma junto do caminho, e foi pisada, e as aves do céu a comeram; E outra caiu sobre pedra e, nascida, secou-se, pois que não tinha umidade; E outra caiu entre espinhos e crescendo com ela os espinhos, a sufocaram; E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça."

"Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará." (Gl 6.7)


 Queridos existe uma lei que difere de muitas outras existentes. Uma lei que independentemente de governo, raça ou credo faz com que todo o ser humano a experimente.

Esta lei não escolhe ricos ou pobres. Não escolhe culto ou analfabeto. Não escolhe linhagem nobre ou descendência plebeia, fama ou anonimato.

Ela está presente tanto naqueles que a conhecem quanto naqueles que não tem conhecimento dela. Ela é uma lei universal, inserida em cada ser humano, não importando se o mesmo a aceita ou a rejeita, ela está lá, e executará sua sentença.

Seu nome difere de todos os outros e remete ao princípio da criação. Ela se chama: Lei da Semeadura.

A Lei da Semeadura é simples de entender, mas severa em sua aplicação. Ela traz a certeza que o resultado do que foi plantado será colhido. Eu acho importante falarmos dela hoje porque daqui a alguns dias iniciaremos mais um ano.

 É como todo começo de ano, é tempo de novos sonhos e desafios. É tempo de investimento e semeadura.

A vida é feita de escolhas e decisões. Se fizermos escolhas erradas e tomarmos a direção errada distanciar-nos-emos do alvo de Deus para nossa vida.

 Se fizermos uma semeadura errada, no campo errado, faremos também uma colheita errada. A lei da semeadura e da colheita é universal. Colhemos o que semeamos, e colhemos mais do que plantamos.

No livro de Provérbios está escrito: O homem que planta o mal, colherá o mal. "o que semear a perversidade colherá males" (Provérbios 22.8) e "o que semeia justiça recebe galardão seguro" (Provérbios 11.18)

A primeira regra da Lei da Semeadura e da Colheita ensina que somente quem planta é que colhe. Quem deixa de semear por causa de situações adversas, aumenta sua dificuldade, pois "quem observa o vento, não semeará e o que atenta para as nuvens não colherá" (Eclesiastes 11.4). 

Se você olhar para os problemas, se você olhar para as dificuldades, você não vai semear, você não vai andar por fé

Ninguém pode dizer que não planta por falta de semente, pois quem provê a semente é Deus (II Coríntios 9.10). 

Existem pessoas que estão passando dificuldades por não terem plantado no passado sementes para o futuro, de alguma forma podemos dizer que todos semearam mesmos esses que não plantaram nada e colheram nada, o não fazer nada já é uma semeadura....

e ainda outros que viveram privações no passado, mas se prepararam e agora estão colhendo abundantemente, porque "os que com lágrimas semeiam, com júbilo ceifarão, quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes" (Salmos 126.5,6).

A Palavra nos ensina que devemos semear "pela manhã semeia a tua semente e à tarde não retenhas a tua mão, pois tu não sabes qual das duas prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas" (Eclesiastes 11.6).

 É necessário que haja a intenção de semear.  Em 2 Coríntios 9.6, Paulo diz: "Aquele que semeia". Em Mateus 13.13, lemos: "Eis que o semeador saiu a semear...".

Se você quer ter uma guinada de vida em 2015, seja qual for área em sua vida. Você precisa sair daqui com a intenção de semear mudanças para que você possa colher algo em 2015...

Tem gente que espera tanta coisa boa em 2015, mas não se mexe e entrará o novo ano tendo as mesmas atitudes do ano que passou...

Destacaremos alguns princípios para a nossa reflexão:

1. A semeadura exige um tempo de preparação. 

Antes de semear um campo, o agricultor prepara o terreno. Porque ele faz isso? Porque Lançar a preciosa semente sem primeiro arar a terra é trabalhar para o desastre. É colher pouco sob o risco de nem colher...

Na parábola de Jesus, o semeador lançou a semente à beira do caminho, no chão batido e sem umidade. A semente não penetrou na terra e por isso, as aves dos céus vieram e comeram-na.

Lançou também a semente no terreno pedregoso e a semente até nasceu, mas por falta de umidade, mais tarde secou.

De igual forma, semeou no meio dos espinheiros e a semente ao nascer foi sufocada, e mirrada, não produziu frutos.

Apenas a semente que caiu na boa terra frutificou a trinta, a sessenta e a cem por um.

Nós somos os semeadores e também o campo onde a semente é lançada. Precisamos preparar nosso coração para receber essa divina semente!

Semear não é coisa fácil: exige preparo. Para semear precisamos sair da nossa "zona de conforto". Às vezes enfrentaremos os ataques do diabo. Os homens, as aves, os espinhos e as pedras também conspiram contra nossa semeadura.

Por isso a primeira coisa que precisa ser mudado em nós é a maneira que pensamos, é a maneira que enxergamos as coisas. Muitas vezes possuímos uma visão de mundo muito negativa, achamos que tudo vai dar errado, achamos que existe situações que não mudam e por pensar assim não semeamos em um solo fértil.

Precisamos preparar o nosso coração para semearmos e colhermos o melhor.

Não podemos desistir frente as batalhas, não podemos esmorecer diante do trabalho duro que nos espera, é preciso ter paciência a boa semente não nasce antes do tempo, ela nasce no tempo certo. Existe sementes que queremos plantar que vão levar um bom tempo para colhermos... exemplo... reconquistar a autoridade no lar, o amor da esposa do esposo, credibilidade profissional...

2. A semeadura exige esforço e sacrifício.

O salmista diz que quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo os seus feixes. Sl 126.6

Muitas vezes devemos umedecer o solo duro com as nossas próprias lágrimas.

No trabalho de semeadura, existem dificuldades internas, as quais são a do próprio semeador: personalidade, disposição, disponibilidade, bom ânimo! É preciso estar em constante vigilância e oração.

Na parábola do semeador a semente foi atacada pelos seres espirituais, racionais e irracionais. O diabo, os homens, as aves, os espinhos e as pedras.

O diabo rouba, os homens pisam, as aves arrebatam, os espinhos picam e as pedras ferem a semente.

É por isso, que a semeadura, muitas vezes, arranca lágrimas dos nossos olhos.

 Mas, o semeador não desiste por causa do sacrifício da semeadura, ele sai andando e chorando enquanto semeia pela certeza de que a colheita é certa, abundante e feliz.

O semear é muitas vezes uma mudança de postura em relação a determinada situação, que a princípio vai ser difícil, vai ser dolorosa e até mesmo incompreendida por alguns, mas necessária pra que haja uma ótima colheita no futuro...

3. A semeadura determinará a colheita. 

Nós colhemos o que semeamos. A colheita é da mesma natureza da semeadura. Aquilo que o homem semear, isso também ceifará. Gl 6.7-8

Quem semeia amizade, colhe afeto. Quem semeia amor, colhe simpatia. Quem semeia bondade, colhe misericórdia. Quem semeia no Espírito, do Espírito colhe vida eterna; mas quem semeia na carne, da carne colhe corrupção.

Não podemos colher figos de espinheiros. A colheita não é apenas da mesma natureza da semeadura, mas também mais numerosa que a semeadura.

Quem muito semeia, com abundância ceifará. Quem semeia ventos colhe tempestade. A semeadura é apenas um vento, mas a colheita é uma tempestade.

Nossas palavras e ações são sementes que se multiplicam para o bem ou para o mal. Precisamos ser criteriosos na escolha das sementes. Nós temos o poder de plantar aquilo que queremos.

Existe uma grande variedade de sementes:

Ruins: Ira, inveja, maledicência, ódio, porfia, contendas, ciúmes, intrigas...Consequência: Semear na carne:  "Conforme tenho visto, os que lavram iniqüidade e semeiam o mal segam o mesmo" (Jó 4.8); "Porque semeiam ventos e segarão tormentas..." (Oséias 8.7).

Boas: bondade, mansidão, misericórdia, amor, compaixão... Consequência: Semear no espírito

"Os justos..., na velhice darão ainda muitos frutos, serão cheio de seivas e verdor" (Salmo 92.14)

Devemos semear a Palavra de Deus (Marcos 4.14) e a fé (Marcos 4.31) para colhermos bênçãos espirituais. Plante coisas boas e espere colher seus benefícios. Por outro lado, quem está plantando coisas ruins recebera o pior "porquanto semeiam vento e hão de colher o turbilhão" (Oséias 8.7).

Jesus contou a parábola do joio e do trigo para ensinar que às vezes plantamos algo de bom e o inimigo vem e mistura uma semente ruim (Mateus 13.24-30).

Mesmo assim, não podemos separar o bom do ruim por nós mesmos para não arrancarmos o que é bom junto com o que é mal, "por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos" (Gálatas 6.10).

Outra coisa interessante sobre a semeadura é que a quantidade que colhemos é proporcional ao tanto que semeamos.

A quantidade de sementes plantada determina quanto será colhido, porque "aquele que semeia pouco, pouco também ceifará e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará" . (II Coríntios 9.6).

Jesus mesmo ensinou que devemos plantar sabendo que embora não sejam todas as sementes que germinam, aquelas que crescem produzem "a trinta, sessenta e cem por um" (Marcos 4.20). Deus é quem "aumentara a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça" (II Coríntios 9.10).

Quando semeamos devemos confiar que "quem dá o crescimento é Deus" (I Coríntios 3.7), que é justo para nos dar uma colheita abençoada.

Por isso devemos plantar o máximo possível para alcançar uma farta colheita, sabendo que existe o "tempo de plantar e tempo de colher" (Eclesiastes 3.2).

A Lei da Semeadura e da Colheita nos ajuda a compreender muitas coisas em nossas vidas. O porquê de muitas coisas pode ser explicado através deste ensino, pois "quem ceifa já está recebendo recompensa e ajuntando fruto para a vida eterna; para que o que semeia e o que ceifa juntamente se regozijem" (João 4.36).

Se você plantou coisas ruins em sua vida, peça a Deus misericórdia e perdão. Talvez você deva enfrentar as consequências, mas o Senhor lhe ajudará a vencer tudo.

Você quer uma colheita abundante?

Então comece a plantar coisas boas para colher posteriormente. Para quem plantou coisas boas a vida toda e espera a recompensa de Deus, saiba que algumas bênçãos espirituais serão colhidas na eternidade e outras aqui nesta vida (Salmos 27.13).

Estamos entrando pelos portais de mais um ano. Que tipo de semente nós vamos semear, em nossa vida, em nossa família e em nossa igreja?

Que tipo de semeadura nós teremos em nossos estudos, em nossos relacionamentos e em nosso trabalho? Como será nossa semeadura em nossa vida espiritual?

Que Deus nos ajude a semearmos com alegria e com abundância no campo certo, usando as sementes certas, para colhermos os frutos certos. Nós somos a lavoura de Deus e ele espera de nós muitos frutos, pois é assim que ele é glorificado!

Um comentário:

Anônimo disse...

A paz do Senhor! Deveria exister mais pessoas assim como voce. Que nao se importam em aparecer e sim que Cristo apareca. Isso e dar toda honra e gloria a Jesus. Parabens Deus abencoe ricamente sua vida.