2015/01/15

Um novo coração no Natal...

Texto: Lc 1.26-37

Natal... natal...  eu gosto do natal, quem não gosta, você pode perguntar? Conheço gente que não gosta, por vários motivos!!!  alguns por acharem ser uma festa pagã, outros porque traz lembranças de entes queridos que já não estão mais em nosso convívio e por assim vai.

O espírito Natalino é algo muito interessante... A Igreja criou uma data especial para celebrar o nascimento do menino Jesus justamente na época das festas pagãs, constituindo-se dessa forma, em um ato político-religioso.

Com o tempo, as pessoas passaram a comemorar a data se confraternizando, trocando presentes, e fazendo visitas aos seres queridos, e isso fez nascer o espírito natalino.

Em decorrência disso, o comércio nos países em que se comemora o Natal foi aquecido nesta época, e o espírito capitalista tornou-se um forte aliado do espírito de Natal. Espírito Natalino, espírito Capitalista, espírito Familiar... Mas o que é mesmo que se comemora?

Qual tem sido o espirito natalino em nossos dia? Eu rapidamente eu identifico 3 fortes ênfases no espirito natalino de nossos dias;

·           Compras:  na mente de muitas pessoas quando pronunciamos a palavra natal ela esta intimamente ligada a palavra comprar,  a palavra presentes, aos mais mãos de vaca a palavra gastar.

As pessoas só pensam em compras e festas e se esquecem do que acontece ao seu redor. Quem lucra com o Natal? A Coca-Cola, a Sadia e Perdigão, as indústrias de Panetone, etc.

E o pobre coitado que está lá na sarjeta sem um futuro? O que ele ganha com o Natal? Se der sorte, ganha uma cesta com bombons. Esse é o espírito natalino.

É lamentável que as pessoas consigam se deixar levar pelos discursos consumistas de um mundo capitalista e cruel que ativa a mente dos consumidores. Promoções de final de ano arrebatam os milhares de consumidores compulsivos e os destroem.

 Vivemos num mundo capitalista, de consumo, de várias facilidades de conforto que antes não existia e acho que devemos ter o que podemos, mas não tão influenciados pelo 'outro' e pelo 'do outro'. Natal com certeza não é isso...

·        Viagens / férias: Para uma porção de gente, natal nada mais é do que descanso, é a concretização tão esperada do sonho de um ano de trabalho intenso e nada melhor do que viajar e curtir a vida... não vejo isso um problema em si, desde que essas pessoas não tenham apenas esse entendimento desta data tão especial... Natal com certeza não é isso...

·        Comida /churrasco / festa: ah natal... é o grande vilão da balança, natal é data de comer bem, exagerar, é o dia do ano onde vamos ter grandes festas, grande comilança, é a confraternização da empresa, da faculdade, da igreja, das células, ah natal é sinônimo de festa, de comida gostosa, de churrasco com os amigos... Natal com certeza não é isso...

Queridos quando pensarmos em natal, temos que pensar em coisas que estão além das datas, dos calendários e dos presentes... temos que pensar nas lições que Jesus deixou pra nós.

O que significa a vida de Jesus para nós? Que lições ela nos trouxe? O que pensamos na ceia de Natal? A quem brindamos? Onde "senta" o aniversariante que está entre nós em espírito? Será esta uma comemoração que deve nos tornar pessoas melhores?

1)    Natal, tempo de Milagres

Queridos todo o enredo do nascimento de Jesus esta envolto a muitos milagres

·           Anjos  - sobrenatural agindo no natural

·          Zacarias e Isabel

·          Maria e José

·          A estrela de Belém

·          O nascimento e a preservação da vida de Jesus

"... e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz" Isaías 9.6

O Natal nos fala do nascimento de Jesus, o Filho do Altíssimo. O milagre esta no fato de que Ele deixou a glória excelsa e desceu até nós.

Esvaziou-se e assumiu a forma humana. Jesus sendo Deus se fez homem, sendo Rei se fez servo, sendo exaltado, humilhou se até à morte e morte de cruz.

 O nascimento de Jesus foi prometido desde a eternidade. As profecias apontaram para a sua vinda. Dele falaram os patriarcas e os profetas.

Todos os sacrifícios judaicos eram sombras que apontavam para a sua realidade. Na plenitude dos tempos, ele nasceu em Belém, nasceu de mulher, nasceu sob a lei para ser o nosso redentor.

Seu nascimento foi um milagre, sua vida foi um evento  maravilhoso, sua morte foi substitutiva, sua ressurreição foi poderosa.

O Natal não é uma festa pagã. A figura central do Natal não é o Papai Noel, nem a mensagem central do Natal é o comércio.

Natal não é o brilho pálido da terra, mas a luz fulgurante do céu. Natal não é troca de presentes nem banquetes requintados, mas a oferta da graça, o presente da salvação. Jesus Cristo é o milagre do Natal, o conteúdo do Natal, a razão da nossa celebração.   ISTO É NATAL...

2)    Natal, um tempo onde alguém espera um milagre.

Muitas pessoas no mundo tem essa data como um fio de esperança que as coisas vão ser diferentes, esperam um milagre em suas vidas.

Muitas já chegam nessa época sem forças e esperança. Nessa época o índice de suicídios é preocupante, chegando a bater recorde de qualquer outra época do ano.

E não é nenhuma surpresa que a maioria dos motivos que fazem tais fracos interromperem suas vidas nessa época do ano principalmente, tem a ver com dívidas, gastos que não trouxeram felicidade, com sentimentos de inferioridade, sentimentos de solidão.

É nessa data que alguns esperam ser lembrados, é nessa época que outros esperam um abraço mesmo que seja de um desconhecido, para sentir um pouco do toque humano, de carinho,

neste momento existem milhares de velhinhos em asilos esperando a visita dos familiares, nesta época milhares de crianças em orfanatos sonham estar em família participando de uma mesa farta, é nesta época que milhares de pessoas acamadas em um leito de hospital esperam por um milagre...

Para onde quer que olhemos vamos ver sempre alguém que necessita de um milagre... ISTO É NATAL...

3)    Natal um tempo de ser usado como instrumento de milagre

Natal queridos irmãos é o momento de  eu e você sermos pessoas abençoadoras, pessoas que estenda a sua mão aos desesperançados, que acolha com amor os necessitados, que ofereça um abraço ao carente, uma refeição ao faminto.

Natal é colocarmos em pratica o amor altruísta que Jesus nos ensinou não apenas através do seu nascimento, mas também, através da sua vida. Ele veio não para ser servido, mas para servir.

Ele se manifestou para levantar o caído, animar o fraco, salvar o perdido, curar o enfermo e restaurar o quebrado. Ele andou por toda parte fazendo o bem e libertando os oprimidos do diabo.

A pregação, o ensino e a cura estavam sempre no topo de sua agenda. Sua doçura atraía as crianças. Sua compaixão enternecia os publicanos. Seu amor inefável abria a porta da esperança para os enjeitados da sociedade.

Todos aqueles que se achegavam a ele com o coração quebrantado, recebiam o perdão. Todos os aflitos que buscavam nele alívio, saíam consolados. Jesus veio ao mundo para revelar-nos o coração amoroso do Pai.

Ele é o caminho que nos leva de volta ao Pai. Ele é a porta que nos dá acesso ao trono da graça. Por meio dele podemos entrar na sala do Trono e ter comunhão com o Deus de amor.

No Natal, precisamos pensar menos na festa e mais na Pessoa de Jesus. Precisamos devolver a Jesus o sentido do Natal.

As luzes, os cânticos, as iguarias, os presentes e toda a nossa agitação são vazios de significado se as pessoas que nos cercam não forem o centro de nossas atenções, e não a servimos como ele serviu.

O verdadeira natal é a disposição de deixarmos ser instrumentos de milagre de Deus na vida dos que nos cercam.

É o que mais ou menos aconteceu com gente como John Wesley, idealizador do Metodismo. Li, em uma revista chamada Conexão artigo sobre o reformador e um dos natais passados por ele entre os anos de 1778 e 1791. Lá dizia que, entre 25 de dezembro e começo de janeiro, o já idoso religioso fez celebrações e também saiu a distribuir carvão e pão para os pobres a fim de diminuir o impacto do frio impiedoso da Europa nessa época.

 Em um dos episódios, ficou registrado que Wesley saiu às ruas repletas de neve para angariar 200 Libras e comprar roupas e cobertores para os desabrigados...nec ISTO É NATAL...essitados.

Reflexão: Natal um tempo oportuno

1)     Para receber um novo coração

2)     Para viver a vida com proposito

3)     Para ser um instrumento da graça

Que neste Natal possamos honrar aquele que desceu do céu para nos levar ao céu, aprendendo com seu nascimento, vida e morte.

Que neste natal que se aproxima, nós possamos avaliar nossa atuação frente aos desafios que se apresentam em nossa vida.

Que nós possamos nos colocar na mesma situação que o cordeiro na cruz e perceber a nossa leitura do mundo e nossa reação ante os desafios.

 E mais ainda, que possamos avaliar o que o verdadeiro Espírito do Natal pode acrescentar para a nossa vida eterna... Feliz Espírito de Natal a todos!

Nenhum comentário: