2015/01/15

Novo ano com Deus

Texto: Romanos 12. 11

Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. 

Queridos irmãos essa noite quero dar sequencia na minha linha de pensamento nos sermões que tenho pregado neste inicio de ano.  A dois domingos atrás falei da importância de  termos novas atitudes em nossa vida em especial em nossa caminhada com Deus. Os tempos estão findando, Jesus está próximo, a trombeta esta na eminência de soar,  "...pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite. (1 Tessalonicenses 5:1-3).

Sempre temos que permanecer preparados para a volta do Senhor. "Portanto, vigiai, porque não sabeis em que dia vem o vosso Senhor. Mas considerai isto: se o pai de família soubesse a que hora viria o ladrão, vigiaria e não deixaria que fosse arrombada a sua casa. Por isso, ficai também vós apercebidos; porque, à hora em que não cuidais, o Filho do homem virá" (Mateus 24:42-44).

Para permanecermos preparados, precisamos rever o nosso cristianismo e nossas ações, por isso tenho certeza que se você iniciar esse ano com novas atitudes e uma nova postura em sua vida cristã e não só no que diz respeito as Deus, mas em todas as áreas você vai colher as benécias deste plantio..

Domingo passada falei sobre a importância dos relacionamentos, um bom cristão é aquele que sabe se relacionar. A regra básica para todos os relacionamentos é bem clara nas palavras de Jesus: "Tudo quanto, pois, quereis que os homens vos façam, assim fazei-o vós também a eles..." (Mat. 7:12)

Por isso trate as pessoas esse ano com amor e gentileza, que a sua maneira de se relacionar com as pessoas seja diferente, que elas possam ver a presença de Jesus em sua vida, elas possam sentir em você o bom aroma de Cristo.

Por isso seja gentil, seja amigável, se disponha em ajudar e estender a mão a quem precisa. Responda a palavra raivosa, a grosseria, a rudez das pessoas com uma palavra branda.

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra ríspida desperta a violência.  Pv.15.1; A pessoa que se irrita facilmente provoca dissensão, mas o paciente acalma as discussões Pv. 15.18

Seja você um pacificador este ano.

 Quando voltamos os nossos olhos para texto de Romanos 12 e olharmos os dois versículos anteriores do nosso texto base o 9 e o 10 veremos o apostolo Paulo  dizendo as mesmas coisas.

Ele diz: "que amor não seja fingido... amem com o amor de Cristo tratando todos com respeito" isso no que diz respeito aos relacionamentos e diz também "odeie o mal e sigam o que é bom" no que diz respeito a ter uma nova atitude"

A partir do versículo 11 Deus muda o foco, ele esta falando agora não mais sobre o nosso relacionamento com o próximo, mas sobre o nosso relacionamento com Ele.

E ele ordena uma postura diferente de seus filhos em relação a Ele e sua obra. O importante é perceber queridos irmãos o imperativo dessas ordenanças, não são sugestões,  não há espaço para remediar tais ordens. Ele é o rei todo poderoso e nosso Senhor e tem autoridade para tal, contudo como um Deus amoroso suas ordens são para o nosso próprio bem estar...

Se nós queremos ter um começo diferente esse ano com Deus precisamos nos atentar para tais ordens...

1-    ENTUSIASMOS

Trabalhem com entusiasmo e não sejam preguiçosos.vs 11ª

Não sejais vagarosos no cuidado...

No zelo, não sejais remissos;

A palavra entusiasmo vem do grego "en-theos-asm" que significa "sopro de Deus dentro". Se a respiração é nossa principal fonte de energia física, o entusiasmo é a principal fonte de energia motivacional.

O entusiasmo gera uma imensa energia interna, dotada de um ânimo capaz de mover as pessoas adiante, com dedicação, paixão e força criadora, ainda que as condições não sejam as melhores,

 tanto, que a experiência mostra que o sucesso e o êxito estão, na maioria das vezes, relacionados ao nível de entusiasmo das pessoas do que à sua capacitação técnica ou à abundância de recursos.

Quando existe entusiasmo, mesmo as tarefas mais chatas e difíceis são realizadas com empenho, dedicação e alegria.

O entusiasmo inspira credibilidade, faz crescer a força de vontade, ajuda a renovar as forças e faz-nos ver a derrota como uma nova oportunidade para começar e fazer melhor.

Mas de onde vem o entusiasmo? O entusiasmo nasce do significado da missão. Se pensarmos em líderes como Madre Teresa de Calcutá e Jesus Cristo, por exemplo, vamos rapidamente identificar que sua causa e sua missão eram o principal motivo de seu entusiasmo naquilo que faziam.

Quando as pessoas compreendem a importância e o significado do seu trabalho, elas o fazem com entusiasmo, não apenas imprimem sua energia mental, mas aplicam toda a sua força para realizá-lo.

Jesus nos traz essa orientação, pois ele olha pra sua igreja e vê, que a cada dia que passa, encontra-se dentro dela pessoas sem entusiasmo sem alegria para a obra do senhor....

Servir ao Senhor envolve os mais nobres sentimentos do nosso coração, ou seja, está ligado ao íntimo de nosso ser. Ele conhece nossos pensamentos e sentimentos. Servir o senhor com entusiasmo é oferecer o melhor de suas primícias

Na Bíblia, no livro de Gênesis, tem a história de dois irmãos chamados Caim e Abel; ambos fizeram uma oferta a Deus;

Caim ofereceu os frutos da terra e Abel ofereceu as primícias do seu rebanho e o Senhor atentou e alegrou-se mais com a oferta de Abel.

O que podemos aprender com essa história, já que ambos tentaram servir e agradar ao Senhor?

Podemos aprender que toda vez que desejamos servir ou ofertar algo ao Senhor precisamos fazer de coração, com os pensamentos unicamente voltados a Ele, é agir como Ele agiu, amar como ele amou e servir como ele serviu, com todo poder mente e força.

Trabalhar para o Senhor não é dar a sobra do seu tempo e sim o melhor do seu tempo, ou seja, as primícias, essa foi a grande diferença da oferta de Caim e Abel; Abel ofereceu-lhe o que tinha de melhor e de mais valioso, diferente das frutas de Caim.

Quando estamos falando de se relacionar com Senhor, estamos falando de servir àquele que tudo vê, tudo conhece e tudo sabe, podemos enganar o homem, mas nunca poderemos enganar a Deus.

Quando decidimos servi-lo, devemos trabalhar com o mesmo ardor, entusiasmo e alegria que servimos em nosso lar e aos nossos familiares.

 Tenho certeza que quando estamos trabalhando para conseguir o sustento do lar nos esforçamos ao máximo para executar tudo aquilo que nos é confiado; portanto com o mesmo ardor e vontade devemos servi-lo.

A preguiça não faz parte do caráter do Homem e da Mulher de Deus, nem quando nos relacionamos com o mundo e muito menos quando diz respeito as coisas Deus.

A Bíblia diz em Provérbios 6:6-11 "Vai ter com a formiga, ó preguiçoso,

Provérbios 10:4-5 "O que trabalha com mão remissa empobrece; mas a mão do diligente enriquece. O que ajunta no verão é filho prudente; mas o que dorme na sega é filho que envergonha." 

Na casa de Deus e no reino de Deus não há lugar para preguiça e muito menos para preguiçosos...

Se quisermos começar um ano diferente com Deus no que diz respeito ao nosso relacionamento com o reino de Deus. Entusiasmo não pode faltar em nossa caminhada. Alegria, prazer, disposição ao serviço é que conta...

2-    FERVOR ESPIRITUAL

Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. 

Deus nestes dias vem me incomodando muito quanto a viver esse versículo, e tem me mostrado, como tem faltado o fervor na vida das pessoas.

 E a falta desse fervor tira a alegria de Cristo de nosso coração, faz com que nós tiremos nossos olhos daquilo que importa, e coloquemos nosso entusiasmo em coisas relacionadas a alegria da criatura, e não a alegria do Criador. A falta de fervor nos desfoca de Deus.

Quando olhamos a história vamos descobrir que em todos os lugares onde houve um mover de Deus, existiu alguém fervoroso e apaixonado por trás.

O livro de Atos dos Apóstolos é marcado por essa paixão e fervor.

A recomendação de Paulo em Romanos 12.11 é para que tenhamos zelo (paixão) e fervor. Esse fervor, misturado com paixão é o que precisamos buscar em nossas vidas. TUDO ONDE TEM PAIXÃO E FERVOR PROSPERA.

fervorosos:  A palavra fervor quer dizer: desejo muito intenso;  paixão; no grego, zeo = ficar quente, ferver (literalmente). Usado para água.

Um verbo derivado deste foi traduzido por quente em  Apocalipse 3.15-16 – "Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente. Quem dera fosses frio ou quente! Assim, porque és morno e nem és quente nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.

E aqui está o antídoto contra a indolência, falta de sensibilidade,   a preguiça espiritual: ser quente no espírito.

Há uma passagem que se encaixa perfeitamente com a ideia de calor espiritual: Não apagueis o Espírito (1Tessalonicenses 5.19). Ou seja, "Não permita que o Espírito Santo deixe de queimar dentro de você".

Quando falo em ser quente espiritualmente, nem de leve estou sugerindo que você adore a Deus com suspiros, gemidos, olhos revirados. Essas coisas geralmente mostram algo muito diferente de verdadeira espiritualidade.

Claro que pode existir emoções no adorar, como choro, lágrimas, olhos fechados, mas qualquer criança percebe quando se trata de uma adoração genuína ou falsa.

E mesmo essa adoração genuína e emotiva, não é sinônimo de espiritualidade ou estar quente no espírito.

Estar quente ou fervoroso no espírito é ansiar pela própria Pessoa de Deus. É estar perto de Cristo, é vibrar na comunhão íntima com Ele. E a consequência natural desse ardor pela Pessoa de Deus é o interesse pelas coisas dEle.

Juntando Romanos 12.11 com 1Tessalonicenses 5.19, quero dizer o seguinte:

Se você está decidido a não apagar o Espírito Santo; se faz questão de continuar fervoroso de espírito, como nos primeiros dias de salvo; se quer buscar intensamente a Deus, visando a manter acesa essa chama que tanto aqueceu a sua alma quando você se converteu - então você verá que esse interesse pelas coisas do alto, vai naturalmente virar ação! Você não será considerado por Cristo um servo negligente

No entanto, apesar dessa verdade, percebemos que na vida de muitos o fervor se apagou, ou tem se apagado. Pessoas que antes tinham um "fogo" no coração que se refletia nos seus atos, em suas palavras, em seu comprometimento com Deus. E aquilo que um dia foi próspero virou algo sem graça, rotina

Deixa eu contar uma ilustração "dois homens que trabalhavam num frigorífico ficaram presos 40 horas numa das geladeiras.  Para não morrerem, começaram a carregar carnes de um lado para outro.  Suas famílias e seus colegas sentiram a falta deles.  Por fim os encontraram, já exaustos, porém vivos pois tiveram a brilhante ideia de não se acomodarem com o ambiente e clima.  Suas atividades os mantiveram aquecidos.  Trabalharam em equipe e sobreviveram. Seus corpos estavam aquecidos mesmo em baixa temperatura."

O que eu quero dizer com essa ilustração a você essa noite  é "Diga não à Frieza Espiritual.  Comece a agir e reagir.  não se amolde à religião, Cristo é mais do que religião, cristo é mais do que denominações, Cristo é o Deus vivo, a viva esperança, é estilo de vida...  Só Deus e você sabem como está a sua temperatura. espiritual....

O problema maior é que não existe termômetro que possa aferir (medir) a temperatura espiritual. Então você pergunta: Existe solução para isto? Sim!

A solução é estar aquecido com a Palavra de Deus através do seu Santo Espírito, Manter comunhão com Deus e com o povo de Deus."

Queridos nunca reclame por ter muita atividade na Igreja, e nunca rejeite as oportunidades de exercitar tua fé e serviço para Deus.

Não deixe que a frieza espiritual tome conta de você. Nunca se acomode ao clima e ambiente em que vive.

 Seja um influenciador do ambiente em que vive. Diga não ao desânimo. É melhor ser fervoroso de espírito conforme o texto de Romanos 12:11, do que morno descrito por Jesus em Ap. 3:15 e 16.

Deixa que o fogo do Espírito aqueça seu oração. Busque em oração, o calor espiritual de que tanto necessitamos. Seja um farol aceso no ambiente em que vive. 

Precisamos de cristãos fervorosos. Idosos fervorosos, Jovens fervorosos, adolescentes fervorosos e crianças fervorosas para impactarmos o mundo com o evangelho de Cristo.

Por isso quero orientá-los a tomar 3 atitudes este ano.

1º. Ocupe a sua mente meditando na Palavra de Deus. Esta é a base para uma vida cristã fervorosa. O cristão para ser fervoroso deve tomar a Palavra como alimento espiritual vital. A Palavra deve ser ouvida, lida, estudada e meditada.

Deve ser recebida, acolhida, assimilada e protegida na mente e no coração para que possa produzir fervor espiritual.

2º. Busque uma experiência intima com o Espírito Santo. O fervor que um cristão experimenta no seu espírito vem do Espírito Santo.

Fazendo uma analogia entre vida cristã e um trem, podemos dizer que a Palavra representa os trilhos sob os quais a vida se move sem se perder, mas o Espírito é a força motriz que provê ânimo e poder.

A experiência intima com o Espírito Santo envolve mais que conhecimento da Palavra, é uma experiência de poder.

Emil Brunner escreveu sobre isso: "O Espírito Santo apodera-se do coração, não meramente o nous (alma, mente, entendimento): penetra o coração até alcançar a as profundezas do inconsciente e até mesmo os próprios componentes físicos da personalidade" (O equívoco sobre a igreja).

Necessitamos entrar na igreja pedindo o poder o alto; isso  despertará a todos nós e nos avivará, sentiremos o nosso espírito ferver dentro de nós.

3º. Mantenha o seu censo de Missão. O fervor no espírito está relacionado ao censo de Missão. Cada cristão tem uma missão especial que lhe é confiada por Deus.

 Quando uma pessoa entende isso, ela tem um censo de Missão. Você não está aqui neste mundo por acaso, está aqui pata fazer algo para o Senhor.

Faça essa pergunta a você mesmo, o porque e para que Deus te salvou? Que impactos isto deve trazer na vida dos que o cercam?

Conclusão: Creia que o fervor de espírito é algo decisivo em sua vida e é o que Deus quer para você. Deus deseja impactar vidas através de seu testemunho. Deus deseja que você leve a Palavra dele edificando cristãos e resgatando incrédulos.

Mas para que isso aconteça, a semelhança de um trem de carga, você precisa permanecer nos trilhos da Palavra de Deus; para que isso aconteça você deve ocupar sua mente ouvindo, lendo e meditando a Palavra, bem como eliminando da sua vida tudo que concorre com ela.

Deve também buscar uma experiência intima com o Espírito Santo, que envolva todo seu ser. E ainda deve manter firme o senso de Missão, você tem uma carga a levar para um destinatário, a Palavra de Deus para impactar vidas.

 

 


Nenhum comentário: