2014/06/24

Marcas de uma Igreja que faz a Diferença - Centralidade na Palavra

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.   2 Timóteo 3:16-17

 

1.      Centralidade na Palavra

·            O que é uma Marca?

a)    Quando pensamos em marcas pensamos em um sinal distintivo, um sinal observável, perceptível que distingue e identifica algo.

b)    Como por exemplo: um rugido de um animal... Empresas casa Bahia "quer pagar quanto",       itaú @, Pessoas "quem quer dinheiro", Aírton Senna...

c)    Possuir uma marca é importante e fundamental para que a igreja consiga ser o farol que indica o caminho eterno para as pessoas.

 ·         Qual a marca ou o símbolo mais contundente do cristianismo?

a)    A cruz. O que a Cruz nos remete. O que ela nos ensina... Salvação. Perdão dos pecados, morte e ressurreição ...

b)    Na palavra do Senhor encontramos vários textos que falam a respeito de se ter uma marca.

c)   E [da mesma maneira] faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal [estampado] na sua mão direita, ou nas suas testas, 666 apoc.13.14-18

d)    Então olhei, e diante de mim estava o Cordeiro, em pé sobre o monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil que traziam escritos na testa o nome dele e o nome de seu Pai. Apoc. 14.1

e)    Com Gênesis 4:15 Deus pôs em Caim um sinal, para que quem o visse não o matasse. A palavra "sinal", no original, é "ôt, e significa "sinal", "marca", "emblema", "símbolo".

·           A mais contundente está em:

a)    Desde agora ninguém me inquiete; porque trago no meu corpo as marcas do Senhor Jesus. Gálatas 6.17

b)    Paulo deixa-nos em suas palavras uma grande lição, ele se orgulha das marcas que carrega sobre si, marcas adquiridas com o passar do tempo, depois de tanto sofrer por amor a Cristo. Marcas que o identificam como um servo fiel, mas não feitas por ele mesmo, nem com o seu consentimento, eram marcas não só na carne, mas que estavam impregnadas em sua alma.

·         E você? Que marcas você carrega sobre o teu corpo?

a)    Elas te identificam como um verdadeiro cristão? Como um verdadeiro adorador?

b)    Quais são as marcas que a igreja atual deve possuir?

c)    Quais as marcas que a nossa Igreja. A igreja Presbiteriana Independente de São José dos Pinhais. Uma Igreja tradicional reformada, cujo lema é igreja "reformada sempre reformando"

d)    Diante deste momento do mundo que estamos vivendo com avanços tecnológicos, globalização, aumento da descrença religiosa espiritual. Qual é a marca, o sinal que a igreja deve ter para fazer a diferença nesta sociedade?

e)     Muitas dessas marcas que ajudarão transformar a Igreja hoje, ao meu ver não são teológicas nem doutrinárias, mas de ordem eclesiástica e ministerial. Na reforma protestante, tivemos uma restauração acerca da fé. Agora precisamos de uma reforma que se dedique a maneira de apresentar a nossa fé ao mundo.

f)     Mudanças no:

·  Estilo de comunicação.

·  Nas estratégias de evangelização

· Na didática e na abordagem do ensino

· Nos recursos audiovisuais

· Na compreensão do papel do pastor e do membro

·         Nós temos um chamado como igreja SERVIR, ACOLHER, E DISCIPULAR. É isso que entendemos que devemos fazer aqui neste bairro, nesta cidade e no mundo. As nossas decisões, as nossas escolhas, os nossos trabalhos caminham em direção e segundo esses norteadores. Essa é a declaração de vocação de nossa igreja. A razão pela qual existimos.

a)    O teólogo Gene A. Getz diz que existe 3 Princípios vitais para uma organização ser manter viva: estabelecer Alvos, satisfazer necessidades e manter a simplicidade.

b)    Não é uma regra, mas em geral igrejas infrutíferas estão mais preocupadas com estruturas, tradições e formalidades. E ao longo do tempo perdem o foco de sua existência, esquecem de sua missão.

c)     Há um tempo a questão que as lideranças enfrentavam era: mudar ou não mudar? Hoje a questão é outra: mudar agora ou mudar depois? Queridos irmãos as mudanças são inevitáveis, independente do tamanho, da localização e da denominação da igreja local.

d)  Mudanças certas e para melhorar não ameaçam igrejas vivas e fortes. Pelo contrario tornam-se referencia. Porque? Porque o ser vivo que não muda, ou esta doente ou esta agonizando

e)   Naturalmente que temos muitos ajustes a fazer. Contudo temos apenas dois caminhos:

·  Deixarmos como igreja a nos levar pela ignorância e nos isolarmos,

·  Sairmos para ver ouvir e compartilhar o que Deus tem feito.

a)    É com esse sentimento que vamos iniciar essa série de sermão sobre as marcas de uma igreja que faz a diferença

O pastor Ricardo Agreste pastor Presbiteriano da igreja chácara primavera ele identificou 4 marcas de uma igreja que faz a diferença, as quais vamos trabalhar, pois entendo que são as mais importantes para igreja hoje. E serve como uma trilha segura para caminharmos como Igreja.

1.    Centralidade na Palavra

2.    Amplitude na visão.

3.    Conexão com o seu tempo

4.    Intencionalidade na evangelização.

a)    Centralidade na Palavra

·      Nos somos uma igreja Cristã de tradição reformada. O que significa isso? dentro da história da fé reformada, encontramos o que chamamos de Solas da fé reformada é uma boa síntese do que os reformadores do século 16 defendiam e que pregavam ao povo.

·      SOLA ESCRITURA, SOLA GRATIA, SOLA FIDE, SOLA CRISTO, SOLA DEO GLÓRIA

·      Sãos pilares da fé reformada onde se sustenta toda a sua teologia, no centro destes pilares temos o princípio unificador que é somente as escrituras.

·      É somente através das escrituras que entendemos a salvação (pela graça) o objeto de nossa fé (Cristo), entendemos o perdão de Cristo, que é fruto da graça de Deus e não do meu mérito.

·      O quanto é importante para você a Palavra de Deus? Eu diria que para os discípulos, para a igreja e para o mundo ela é de extrema importância. T.B Maston disse: Os cristãos que viraram o mundo de cabeça para baixo foram homens e mulheres que tinham uma visão em seus corações e a Bíblia em suas mãos.

·      A Fe cristã é baseada na confiança que temos na Bíblia. Porque toda vez que você vem aqui no domingo você escuta do pastor mensagens que são tiradas da bíblia. A sua fé é amadurecida quando você ouve e estuda a bíblia.

·      De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Romanos 10:17

·      Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.   2 Timóteo 3:16-17

·      2 verdades essenciais para vc viver a genuína espiritualidade cristã: 1ª verdade: ela (palavra) é inspirada (sopro de Deus) por Deus. Da onde vem a escritura? Qual a natureza da Bíblia? 2ª verdade: qual o propósito da escritura, porque que ela foi soprada por Deus a homens? Para que o homem (antropo – ser humano) de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. A nossa transformação. E não informação.

·      PORQUE A BÍBLIA É CONFIAVEL 4 SIMPLES RAÇÕES

b)    Por conta do processo de reprodução dos manuscritos bíblicos; os judeus eram tão minuciosos, tão exigentes na compilação dos manuscritos bíblicas, que textos com 1000 anos de diferença o mesmo texto possuíam 95% do texto exatamente igual e os outros 5% são erros decorrentes de grafia ou perda de palavras.

c)    A Harmonia interna do pensamento bíblicos: é impressionante quando você para pensar que a bíblia foi escrita num período que varia de 1500 a 2000 anos, as pessoas que escreveram as poesias os relatos históricos, profecias etc. Estavam em lugares completamente diferentes, em culturas completamente diferentes, de baixo de poderes completamente diferentes, império romano , império egípcio, império persa, mas então você observa que ela contem um fio de lógica, de pensamento, que liga Gn1 a apocalipse 22 de uma maneira precisa.

d)    Os testemunhos externos reforçam a autoridade bíblica: cada vez mais os arqueólogos estão desenterrando, descobrindo cidades bíblicas e personagens históricos

e)    Os efeitos na vida daqueles que se expõem ao texto bíblico: todo homem e toda mulher que começa estudá-lo, que se debruça sobre ele, que se rende ao que ele diz é transformado. Existe um poder transformador que faz com que homens e mulheres tenham uma nova vida. Tenham suas vidas mudada pelo poder da palavra e ganhem vida, orientação sabedoria esperança

·         Eu não sei o que Deus fez para conservar esse texto, mas eu sei de uma coisa antes desse texto entrar em minha vida eu era um, depois que ele entrou eu me tornei outro. Quanto mais eu me debruço diante desse texto mais eu sou transformado pelo poder da palavra.

          Uma igreja que faz a diferença, que deseja prevalecer neste tempo de relativismo ético onde existe uma inversão de valores descarada. Precisa definir a Palavra de Deus como base de tudo o que empreende.

          Desde que não conflite com a fé bíblica, os princípios devem ser contextualizados segundo a realidade e as circunstâncias da igreja. O que eu quero dizer com isso? Eu quero dizer que a cultura pode e deve ser usada como ponte para aproximar-nos do coração das pessoas.

          A bíblia deve e possui a centralidade na vida da igreja, porque se ela for deixada de lado, todo o projeto perderá autoridade e fracassará.

          Essa centralidade deve estar acompanhada de uma pratica tb. Porque informação bíblica sem aplicação prática gera vidas informadas, mas não transformadas.

          Só acreditamos na Palavra de Deus quando a praticamos. Se digo que creio na bíblia, mas não entrego o meu dízimo ou guardo magoa de outra pessoa, não sou um cristão plenamente bíblico

Qual p propósito das escrituras?

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.   2 Timóteo 3:16-17

 Toda escritura é... útil

          Para o ensino

          Para a repreensão

          Para correção

          Para instrução na justiça

          Para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra.

          Nós não fomos salvos pelas nossas obras (Deus não nos escolheu por que somos bons)

          Nós somos salvos para as boas obras e a palavra de Deus nos prepara para essas boas obras.

          Exemplo lulu...

 4- MEIOS QUE A PALAVRA NOS PREPARA PARA AS BOAS OBRAS...

É A PALAVRA ENSINO...

          didaskalia é uma palavra comum no NT ela aparece muitas vezes e o significado dela é instrução didática preventiva.

          Temos que ter o cuidado de nos relacionar com a palavra de uma forma muito simplista, achando que aquilo que lemos é pra resolver o nosso problema imediato. E não é assim que Deus age, muitas vezes a palavra que lemos hoje ela não é pra agora mas sim, pra quando você passar por uma situação amanhã, semana que vem, ano que vem.

          Por isso é importante quando formos meditar na sagrada escritura, anotarmos e termos um caderninho de devocional. Porque muito coisa vai te ajudar no futuro. Deus fala algo com você para te preveni e te ajudar em problemas futuros.

          Didaskalia aparece 21x NT e dessas 21 x, 15 são usadas nas cartas pastorais, 1e2 Timóteo e Tito isso nos ensina que o ensino e a centralidade da palavra é essencial na vida dos crentes especialmente na vida daqueles que exercem o ministério pastoral.

          Não existe nada mais importante no ministério do pastorado do que estudar, debruçar, compreender e ensinar a palavra de uma maneira contemporânea ao povo.

atos 6.2 Por isso os Doze reuniram todos os discípulos e disseram: "Não é certo negligenciarmos o ministério da palavra de Deus, a fim de servir às mesas.

          Êxodo 18 você "se concentra no ensino da lei de Deus" pastores precisam resgatar a centralidade do ministério pastoral, igrejas precisam resgatar a centralidade da palavra, são mais psicólogos do que pregadores.

          No momento que nos reunimos aqui, o centro não pode ser as experiências, não pode ser o arrepio.... Hoje eu senti Deus NÃO!!!! O centro tem que ser a palavra de Deus, você tem que dizer hoje eu OUVI Deus.... Porque o que muda a sua vida não é o arrepio que você sentiu na hora do louvor, o que muda a sua vida é quando você escuta a voz de Deus compreende a vontade de Deus e se rende a vontade de Deus.

A REPREENSÃO...

          O ensino é preventivo a repreensão é corretiva. Essa palavra só aparece aqui. Por isso temos que olhar na septuaginta, o que é isso pastor? Septuaginta é a versão grega para o antigo testamento.

          Correção de atitude:  Levítico 19.17

"Não guardem ódio contra o seu irmão no coração; antes repreendam com franqueza o seu próximo para que, por causa dele, não sofram as consequências de um pecado. (Levítico 19:17 NVI)

A palavra de Deus vem ao nosso encontro de forma preventiva, mas vem também ao nosso encontro algumas vezes de forma repreensiva, para nos corrigir. Isso acontece quando um irmão graças a Deus chega em nós e diz "ei irmão isso que você está fazendo tá errado não agrada a Deus.

          Como é bom temos pessoas assim que tem a coragem de nos confrontar ainda mais nessa terra de brasileiros onde todo mundo quer ser bonzinho com todo mundo, o brasileiro quer por natureza ser um cara legal... mas essa atitude não é de amor e sim de idolatria porque você está mais preocupado com a sua imagem diante de seu amigo do que obedecer a Deus.

          Mas o brasileiro que é discípulo de Jesus rompe com essa cultura e vai até o irmão e diz: isso ta errado... Casamento, empregos, amizades destruídos por falta de alguém chegar junto e dizer isso ta errado...

          Água amarga:  6 vezes Números 5.19-27 quem gosta de água amarga? Sabe aqueles remédios horríveis amargos que você tem que tomar para sarar de determinada enfermidade. É ruim de mais, mas é necessário tomar porque faz bem... Assim é a repreensão é ruim mas faz bem, a coca cola é boa mas faz mal...

Quem ouve a repreensão construtiva terá lugar permanente entre os sábios. Quem recusa a disciplina faz pouco caso de si mesmo, mas quem ouve a repreensão obtém entendimento. (Provérbios 15:31, 32 NVI)

Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. (Provérbios 27:5, 6 NVI)

          feliz é aquele que tem um amigo que fala na cara as verdades. Cuide deles. Feliz é você que tem uma esposa ou um esposo que não abraça você e diz não você esta errado nisto. Feliz é você que tem um pai e uma mãe que te ama e diz você está errado nisto. Feliz é você que tem irmãos e irmãs na caminhada cristã que não ficam simplesmente elogiando tudo que você faz, como você esta bonito, mas são capazes de sentar com você em profundo amor e dizer meu querido irmão você está errado.

A CORREÇÃO

          O interessante é que a repreensão parece igual a correção, mas não é. A repreensão tem como foco mudança de atitude. A correção tem como foco mudança de mente. E ela esta ligado ao primeiro meio o ensino.

          O sentido seria um realinhamento ou reformulação de conceitos de ideias. Rm 12.1-2

          Isso quer dizer que o mais importante não é o que te disseram, não é o que  o que você leu, não é o que você acha que é verdade, mas é o que a palavra diz que é. Isso é realinhamento.

          Uma realidade espiritual genuína, consistente, começa com uma boa teologia em sua mente e essa teologia tem que ser construída através da Palavra, a partir da escritura. É por isso que a correção esta relacionada com o primeiro meio o ensino.

INSTRUÇÃO DA JUSTIÇA

     O termo por detrás desta ideia é o Paidea: Disciplina ou treinamento.

     É um termo muito conhecido pelos pedagogos, terapeutas etc

              A paidea era a grande estratégia pedagógica da Grécia antiga. Era a maneira pela qual os gregos educavam as suas crianças para se tornarem homens e mulheres responsáveis na sociedade, homens e mulheres que não somente viviam mas também pensavam.

              A Paidea nos ensina que nada adianta você adquirir informação se você não criar atitudes decorrentes desta informação. De nada vale ter conceitos se você não consegue transformar esses conceitos em algo que transforme o seu dia a dia.

A palavra de Deus nos ensina previamente nos prevenindo, ela nos repreende nos colocando na rota novamente, elas nos corrigem, nos dando uma mente nova e ela nos da um treinamento pratico.

Ou seja cada verso que eu da palavra de Deus eu tenho que me perguntar:

·         Diante disso que eu posso mudar em minha vida,

·         Diante disso como eu vou me relacionar com os meus empregados, com minha esposa, com meus sonhos e projetos?

A fim de que a palavra faz isso?

"... para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda a boa obra" 2 Timóteo 3.17

          A palavra de Deus foi deixada pra nós não para termos informação, mas ela foi soprada pra nós para que houvesse transformação. E quando você não consegue pegar a informação e conectar com a realidade que se chama aplicação, essa informação não vale de nada.

          A palavra de Deus não nos foi deixada na bíblia para que o povo de Deus conheça quantos livros tem a bíblia, quem foi marido de quem, quem casou com quem, quem escreveu cada livro, em que data foi escrito cada livro, quantos filhos alguém tem... isto é informação... é importante? É, mas se você para por ai, você não chegou no propósito final da palavra que a transformação

          O problema não é o que não sabemos, mas sim o que sabemos e que não praticamos.

          você foi chamado para ser um discípulo, uma mulher um homem, um jovem transformado.

          você que está aqui na igreja presbiteriana independente de são José dos pinhais, e é membro dela, você é chamado para ser transformado.

          E a pergunta que você deve fazer pra você essa noite é: se o tempo que você tem passado aqui todos esses anos, ou quem sabe meses tem te transformado. 

Eu tenho tido meus conceitos reformados, eu tenho me tornado um marido melhor, esposa melhor, um filho melhor, uma patrão melhor, um empregado melhor. Porquê se não sinto muito a dizer você que você precisa rever os seus conceitos da Palavra do seu tempo com Deus.

          Para qual propósito eu fui transformado por Deus? Se você não sabe se está na hora de perguntar para o criador... não em livros, profetas, guru espirituais que deve perguntar e sim para Deus. E sabe como ele te responde? Através da Palavra.

3 dicas

1.    No seu dia a dia: Reserve alguns minutos para a Palavra

2.    No seu grupo pequeno: Concentre-se no propósito da Palavra

3.    No seu tempo de adoração e Reflexão: escute, anote, reflita e se renda a palavra.
Pr. Ricardo Agreste
             Centralidade da Palavra 2 - https://www.youtube.com/watch?v=H5fWquTZjKg


Nenhum comentário: