2014/06/25

Macas de uma igreja que faz a diferença. Intencionalidade na evangelização

Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; Mateus 28:19

·         Estamos chegando ao final de uma série de mensagens sobre as marcas que uma igreja precisa ter para que ela seja uma benção no meio à qual ela está inserida. Mensagens estas que como falei no primeiro dia, foram pregadas pelo Rev. Ricardo Agreste em sua igreja.

·         O meu desejo é que todos vocês que acompanharam essas mensagens tenham sido abençoados por Deus através de cada palavra que foi proferida aqui.

·         Até aqui vimos três marcas de uma igreja que faz a diferença uma igreja abençoadora.

1.    Uma igreja centrada na palavra.

2.    Uma igreja que tem uma visão ampliada.

Quando nós não temos uma visão clara de Deus e nós mesmos o Medo fracasso paralisação / ousadia, coragem, confiança...

3.    Uma igreja que é conectada com o seu TEMPO. Uma igreja conectada com sua cultura, que se move no seu ambiente e traz respostas as perguntas que a sociedade faz.

·         Hoje vamos falar da quarta marca que é intencionalidade na evangelização...

·         Eu começo como uma pergunta? O que Deus te chamou para fazer? Ide, pois, e fazei discípulos de todas as nações, batizando-as em o nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo; Mateus 28:19

·         Fomos chamados a evangelizar... No entanto, neste tempo que vivemos, onde a vida se tornou super corrida, onde o individualismo se tornou parte da cultura dominante da grande parte das pessoas no mundo, podemos dizer com certa veemência que evangelização é o calcanhar de Aquiles da igreja moderna. Ou seja é o seu ponto de vulnerabilidade.

·          Curiosidade: Calcanhar de Aquiles e Mitologia Grega. Segundo a mitologia grega, Aquiles era um grande guerreiro, filho do rei Peleu (rei dos mirmidões) e de Tétis, deusa grega do mar. Tétis tencionava garantir a imortalidade do seu filho ao mergulhá-lo nas águas do rio Estige. Foi dessa forma que Aquiles tornou-se invulnerável, exceto no único ponto por onde Tétis o segurou e que não foi molhado: o calcanhar. Aquiles venceu muitas batalhas na Guerra de Tróia, porém uma profecia indicava que morreria nessa guerra. E assim foi. Após matar Heitor e arrastar o seu corpo por Tróia, Páris, irmão de Heitor trespassou uma flecha pelo calcanhar do guerreiro Aquiles e o matou. A falta evangelização é a parte descoberta do calcanhar da noiva de Cristo.

·         Se queremos ser uma igreja que se importa com as pessoas. Que faz a diferença na vida de pessoas, na sociedade em qual vivemos, precisamos levar bem a sério a questão da evangelização.

·         Se você é um cristão, se você ama realmente a Deus, a evangelização tem que ser, tem que ter um grau de importância pra você.

·         Porque isso é importante? Simples resposta... porque gente transformada faz diferença no mundo em que vive.

·         No texto a qual lemos o que foi que Jesus Cristo pediu. Ele falou ide por todo mundo monte uma escola dominical com várias classes para vários tipos de públicos afim de que as pessoas saibam quem foram os autores da bíblia, quem foram os personagens bíblicos, as datas que eles nasceram e eles morreram. Ide por todo mundo e ensine as pessoas a cantarem os hinos antigos, ide por todo mundo e ensine as pessoas catarem músicas mais jovens. Foi isso que Jesus pediu?

·         O que Jesus pediu antes de ser elevado aos céus foi... agora quero que vocês vão e façam discípulos... façam discípulos em todas culturas e essa cultura aqui representa não só em outras nações, bem como apresentar o evangelho de uma forma compreensível dentro de nossa cultura.

·         Esse é o coração da missão da igreja. Eu sei que pra muitos aqui esse é o obvio. Essa missão da igreja deveria ser o obvio para todas as igrejas e para todos que se dizem cristãos, no entanto esse é o obvio não tão obvio. Porque?

·         5 razões do obvio não ser tão obvio para muita gente. 5 razões dessa omissão.

1.    Liberalismo Teológico: em algumas igrejas não existe mais ênfase na evangelização, não existe preocupação com essa temática, simplesmente porque não existe mais qualquer convicção acerca das verdades do evangelho. Não acreditam mais na eternidade, na punição dos pecados, no inferno, no céu. Muitas igrejas e muitos pastores não creem mais nestas verdades centrais. Alguns temas desapareceram do púlpito das igrejas evangélicas. Porque? Porque muitas igrejas, muitos pastores e consequentemente muitas de suas ovelhas não creem mais em verdades centrais do Evangelho.

2.    Própria secularização: nós vivemos num contexto cultural no qual o cristianismo foi grandemente bombardeado nos últimos três séculos e grande parte dos cristãos a pesar de crerem no evangelho, foram gradativamente formatados pela cultura secular, isso gerou crentes que na mente eles afirmam crerem em alguma coisa, mas na sua vida, na sua postura, eles negam o que creem.

Por exemplo: existem cristãos que se você perguntar para eles, que se eles acreditam que existe uma eternidade que é imensamente melhor do que a vida terrena, ...eles vão dizer claro... mas a maneira que eles estão vivendo, só se resume no aqui e agora, eles estão correndo para serem ricos aqui, famosos aqui, eles afirmam crer em uma eternidade, mas eles vivem como se tudo se resolvesse aqui. E consequentemente evangelização para estes cristãos deixa de ser prioridades.

3.    Auto Imagem: existem muitos cristãos que creem na verdade do evangelho, mas eles têm medo de serem inconvenientes com os amigos e familiares, talvez por conta da imagem de cristão que a mídia caracteriza, eles têm medo de serem confundidos com essa imagem da mídia, eles tem medo de passarem por religiosos, bitolados, fanáticos, xiitas. Seja no emprego, seja na faculdade, seja na família. São os discípulos mudo, discípulos sem uma mensagem, discípulos sem a verbalização da palavra.

4.    Insegurança: tem cristãos que até creem nas verdades centrais do evangelho, mas quando você diz a ele... você precisa contar as verdades do evangelho ao seus amigos, familiares, você precisa falar do significado da cruz, daquilo que Jesus fez por você para os seus amigos de faculdade, do trabalho... eles dizem assim: ai eu sei, mas sabe o que é, eu nunca fiz um curso pra me preparar pra isso, eu nunca fiz um curso no seminário sobre evangelização, eu não tenho créditos pra isso... essas pessoas não percebe que a palavra de Deus é bem clara sobre isso, que quem convence o seu amigo, seu parente, seu vizinho do pecado, da justiça, do juízo, é Espírito Santo e não é sua capacidade de elaborar o discurso e responder todas as perguntas. Quem faz isso é o espirito santo que atua nele.

5.         Falta de intencionalidade:  existem cristãos que possuem longos anos de caminhada com Jesus, eles creem nas verdades centrais do evangelho, eles creem que a evangelização deve ser uma prioridade da igreja e do discípulo de Cristo, mas eles simplesmente não atravessam a rua para entrar em contato com o seu vizinho de forma intencional. Ele simplesmente não atravessa a sala para falar com o seu amigo de trabalho com intencionalidade de criar uma ponte, um cenário para que esse seu amigo, esse seu parente, venha conhecer o amor de Deus através de Jesus. Perceba irmão não confunda intencionalidade com interesse, nós não devemos chegar nas pessoas com o interesse de trazer essa pessoa pra igreja eu não faço isso e não acho que você deve fazer isso, porque o vir pra igreja é uma consequência de alguém que compreende o que significa ser discípulo de Cristo.

Mas você deve chegar nas pessoas com a intencionalidade de criar uma ponte, um cenário, onde as pessoas possam entender compreender o evangelho e experimentar o melhor de Deus em suas vidas...por que Deus as ama. Isso é amor por eles...

Quando você intencionalmente chega em uma pessoa e cria essa ponte você está genuinamente e realmente amando essas pessoas, porque eles precisam compreender quem é Jesus e o que Jesus fez para que eles possam usufruir da vida que você está usufruindo e para que eles tenham a esperança eterna que eles não têm, e tem levado muitos ao desespero nesta vida.

1.     Em atos 8 nós temos um exemplo claro de intencionalidade na evangelização. Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia. Atos 8:40; esse texto nos mostra alguns pontos sobre a intencionalidade na evangelização.

1.    Diferentes movimentos, mas a mesma direção: Para fora. Sabe qual é a direção que toda igreja deve tomar? Pra fora... quando a igreja começa a viver para dentro, ela tomou a direção errada, ela não está participando dos movimentos de Deus. Porque, os movimentos de Deus sempre nos conduzem, para fora. Azoto, todas as cidades, Cesaréia. Qual era o foco de Felipe aqueles que não ouviram a mensagem do evangelho... "A igreja, só é igreja, quando existe para os de fora" Dietrich Bonhoeffer. Muitas igrejas morreram na Europa e no Estados Unidos porque não se atentaram para essa verdade. Muitas igrejas estão dando sinais de morte no Brasil porque não estão se atentando para essa verdade.

2.    Diferentes lugares, mesma tarefa: Anunciar. Em Azoto, todas as cidades, Cesaréia. Foco anunciar o evangelho. A única coisa que Felipe fez e não abriu a mão de fazer foi a verbalização da palavra de Deus. Ele anunciou a boa notícia o evangelho onde quer que ele passasse. Irmãos como discípulos de Cristo nós não temos, não temos a opção de não verbalizar o que Deus tem feito em nossas vidas. Romanos 10... Como, pois, invocarão aquele em quem não têm crido? E como crerão naquele de quem não têm ouvido falar? E como ouvirão sem pregador? E como pregarão, se não forem enviados? Romanos 10:14-15

Como os seus amigos e parentes serão conectados com Deus e terão suas vidas transformadas pelo o evangelho, como eles podem se render, se ninguém tentou explicar ou falou o evangelho.

3.     Diferentes estratégias, mesma mensagem: Evangelho. Em Azoto, todas as cidades, Cesaréia. Pregação e relacionamento.

Qual a maneira certa de evangelizar? Pregando o evangelho de uma forma mais tradicional, em um púlpito, rádio, televisão ou criar um relacionamento onde você possa ouvir, servir a pessoa. Qual a forma mais correta dessas duas? AMBAS... Deus trabalha das duas formas... Deus trabalha através da pregação da multidão. Deus trabalha da forma pessoal, ou através de relacionamentos onde você estabelece um diálogo.

Como alcançar parentes e amigos para Jesus? 3 Cs

Converse com Deus sobre a pessoa

Conecte-se com a pessoa:

 1- estabeleça relacionamento;  

2- escute mais e fale menos, (muitos maridos não cristãos tem Pavor de igreja porque muitas esposas falam de mais em suas orelhas, tem que se converter... tem que ir pra igreja... tem que ler a bíblia... tem que ser melhor... tem que ouvir o Pastor,,,; isso cansaaaa);

3- encontre espaço para servir...

Conte sua história: só depois de fazer os dois passos anterior é que você deve contar a sua história... só depois que você estabeleceu uma ponte de relacionamento, só depois de você ter escutado a história desta pessoa, só depois de você ter servido essa pessoa é que a pessoa vai se interessar por sua história. E dai simplesmente conte sua história, conte como você entendeu sobre Jesus conte a maneira que você foi pra Deus,

A melhor evangelização é a pessoal a da formigueira uma a um...

Ilustração DNA

·         Você está atento e comprometido com o interesse de Deus pela vida daqueles que lhe cercam?

·         Pense em três pessoas do seu círculo de relacionamentos e mova-se intencionalmente através dos 3Cs.
Pr. Ricardo Agreste
 

Nenhum comentário: