2013/06/25

Cuidados com a vida crista 3

"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:12″

Queridos irmãos eu quero encerrar essa serie do sermão cuidados com a vida cristã, falando da responsabilidade que cada crente tem em cuidar de sua espiritualidade. Os cuidados de nossa vida espiritual não é uma responsabilidade que se pode passar ou delegar a outrem, é pessoal e intransferível, é preciso assumi-la de forma concreta e coerente.

Essa responsabilidade você assumiu quando assumiu uma vida cristã. Nossa vida cristã começou quando fizemos a escolha de recebermos Jesus como Salvador e Senhor. Vivemos dias difíceis na história da Igreja, numa sociedade egoísta, imediatista e hedonista, características que têm afetado nossa relação com Deus. Por isso eu o convido a fazer um Balanço da Sua Vida.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. Então ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão (Sl 51:10-13).

De tempos em tempos, precisamos parar e analisar a nossa vida, saber o que está bom, o que está ruim, o que pode melhorar. Quando Davi escreveu essa oração, Ele havia sido repreendido pelo profeta por ter adulterado com Batesseba. Deus através do Espirito Santo nos revela o nosso erro, o nosso pecado para gerar em nós uma transformação e não para nos matar. No Salmo 32, Ele fala sobre o resultado do seu pecado: fazia com que envelhecesse e se sentisse definhando. Antes da confissão não conseguia ouvir os conselhos de Deus, mas depois, recebeu o alívio de que precisava.

O que considerar quando fazemos um balanço da nossa vida?

Observe as motivações do seu coração. Como saber o que há no meu coração? Considere o que sai da sua boca, pois ela fala do que está cheio o coração. Muitas vezes andamos enganados. Pedro estava enganado acerca de si mesmo. Ele afirmou categoricamente que não deixaria Jesus, mas O negou três vezes. Quais são as motivações do seu coração? Por que você faz o que faz? Suas atitudes podem ser boas, mas elas serão validadas ou não pelo que há no seu coração.

Analise a qualidade da sua fé. O salmista pediu: "Senhor, renova dentro de mim um espírito inabalável". Tem gente que, na suspeita do mal, já imagina o pior. Devemos ser gente que acredita piamente em Deus. Quais são as suas expectativas: do pior ou do melhor? O salmista pediu um espírito inabalável certamente porque estava abalado. Você se abala com qualquer coisa? Sua fé precisa estar no Senhor. Você não pode se deixar abalar por qualquer coisa.

Verifique o quanto você se importa com as coisas de Deus. Quando confrontado, o salmista pediu: "Senhor, não me retires o teu Espírito". Ele poderia ter pedido que o Senhor não retirasse dele o cargo, o reinado, as benesses, mas ele estava preocupado com o seu relacionamento com Deus e não com as coisas. Devemos nos preocupar mais com Deus do que com qualquer coisa. Você faz questão de Deus? Você ama a Deus ou ama o que Ele pode dar? Você O serve voluntariamente ou por obrigação? A maior adoração que podemos dar a Deus é obedecer-Lhe. Precisamos sentir falta de Deus. Davi se importava com Deus, amava Sua casa, amava Sua presença. Que nível de importância você dá a Deus?

Meça o seu nível de alegria. O salmista disse ao Senhor: "Restitui em mim a alegria da salvação". As coisas de Deus precisam nos trazer alegria. Por que você vai à casa de Deus? Você precisa saber que é ali que Deus ordena a sua bênção e a vida para sempre. Você tem satisfação em buscar a Deus, em ir à Sua presença? A bênção de Deus tem que nos fazer sorrir, ter alegria. Ser de Deus deve ser um motivo de satisfação sempre. Você deve se sentir privilegiado por ser dEle. Deus escolheu uma noiva para o seu filho, ele separou essa noiva desde a fundação do mundo e você meu querido faz parte dessa noiva.

Avalie a sua voluntariedade no servir. O pedido do rei Davi é: "Sustenta-me com um espírito voluntário". Sirva as pessoas. Você serve os outros com alegria ou espera retribuição? Não perca o seu galardão exigindo recompensas de homens. Quando pedirem algo a você, faça um pouco a mais. Sirva com amor, sirva com alegria, pois o amor constrange. Tudo o que quereis que os homens vos façam fazei vós também a eles (Lc 6.31).

Se você servir a quem não merece, seu galardão vai ser ainda maior. É triste ver que há pessoas jogadas em asilos. Cuide dos seus para, quando você tiver necessidade, cuidem de você também. Não abandone quem quer que seja.

Avalie a si mesmo. Não aja apenas por obrigação. Importe-se com Deus, avalie a sua fé, sonde o seu coração, meça a sua alegria. Pergunte a si mesmo os porquês de cada atitude e pare para analisar suas respostas. Preste a Deus um culto racional. Queira se relacionar com Ele e não apenas obter dEle favores. Tenha prazer nEle. Lembre-se sempre: "Não há outro Deus como o nosso Deus!

Agora os nossos pecados impedem a atuação completa de Deus em nos abençoar; não frutificar é um deles! Somos uma geração que canta e dança em louvor e adoração a Deus, mas tem frutificado pouco. DEUS DESEJA QUE SEJAMOS FRUTÍFEROS: O coração de Deus deseja tanto que sejamos frutíferos e que sejamos abençoados, que Ele promete agir em nosso favor para que alcancemos esse fim em contraposição com Israel que deveria ter sido a videira plantada por Deus, mas que se tornou "videira brava":

Jo15.1-8 "Eu sou a videira verdadeira e meu Pai é o agricultor" (v.1); "Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda." (v. 2).

Fala de ramos legítimos, que fazem parte da videira e não de parasitas. Fala de níveis de frutificação e suas implicações para nós: "não dá fruto", arranca, tira de onde está plantado e muda para outro lugar. "Dá fruto… Mais fruto" limpa (esfrega!), poda, tira o excesso para dar mais fruto, muito fruto… "Estai em mim e eu em vós…" (v. 5) fala de comunhão íntima de Jesus – a Videira – com os ramos, os salvos: "Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma" (v. 5). Deus é glorificado quando participamos da geração de filhos espirituais para Ele: "Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos" (v.8).

 Se nós somos de Cristo, e somos pelo menos eu creio que a maioria aqui é por que naõ estamos dando frutos?. Eu creio queridos irmãos que muitos não tem frutificado em Deus por falta de duas responsabilidades deixadas de lado oração e jejum, essa tem sido a nossa grande falha como igreja e essa tem sido o motivo de muitas pessoas não verem suas casas alcançadas por Deus.

E. M. Bounds escrevendo sobre a maior necessidade da igreja, disse: "O que hoje a Igreja necessita não é de mais e melhor maquinismo, de novas organizações ou mais e novos métodos, mais homens a quem o Espírito Santo possa usar – homens de oração, homens poderosos na oração. O Espírito Santo não se derrama através dos métodos, mas por meio dos homens. Não vem sobre maquinarias, mas sobre homens. Não unge planos, mas homens – homens de oração". Oração é a nossa maior necessidade, por isso precisamos orar mais.

A primeira reunião da igreja em Atos foi uma reunião de oração. Então, voltaram para Jerusalém, do monte chamado Olival, que dista daquela cidade tanto como a jornada de um sábado. (jornada de um sábado: cerca de um quilômetro) Quando ali entraram, subiram para o cenáculo onde se reuniam Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele. (At 1.12-14).

A Oração é o falar franco e confiante do cristão com o seu Deus e Pai, conforme ele mesmo nos incentiva em textos como Mateus 7.7-11. Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á.

É um ato de adoração e comunhão com Deus, no qual pedimos o que precisamos e agradecemos e louvamos a Deus pelas bênçãos recebidas. Este conversar pode ser silencioso – apenas em pensamentos; como também pode ser em palavras. Deus espera que compartilhemos com Ele toda a nossa vida, quer seja triste ou feliz. A oração é um fruto da fé cristã e inseparável da vida do cristão. Assim, o filho de Deus tem prazer em orar e deve (e pode) orar sempre.

Quando falamos em Jejum achamos que as diversas as razões pelas quais devemos jejuar é: para conquistarmos bênçãos de Deus (Jn 3); para recebermos unção e sermos cheios do Espírito Santo (At 1.14; 2.1-4); para termos autoridade sobre os demônios (Mt17.21). Todas são bíblicas e são praticadas pelo povo do Senhor e a errada compreensão que ele serve só para isso que ele passa somente pelo sacrifício de ficar um período com fome entendendo que esse sacrifício é que é agradável ao Pai.

Quero que compreendam que o jejum é muito mais nobre do que essa interpretação:

1.Faz-nos conhecer a nós mesmos e nos ensina a doutrinar a carne;

A bíblia nos ensina que a carne deve ser crucificada – Gl 5.24 "E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências". O meio pelo qual crucificamos a carne é pelo jejum, pois, a fome é uma necessidade da carne que é muito difícil de ser controlada, se conseguirmos controlar esse desejo, então, é certo que conseguiremos controlar todos os outros

Quando estamos em jejum conhecemos a nossa carne porque os demais desejos se manifestam. Acredito que o Inimigo tenta nos demover do propósito e consegue o intento quando consegue que deixemos forte a carne de modo que ela possa vencer o espírito. Por essa razão, o jejum deve ser acompanhado de oração, pois constantemente seremos fortalecidos pelo Senhor.

2.Fortalece o Espírito;

Todos nós sabemos que o Espírito luta contra a carne – Gl 5.17 "Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito contra a carne; e estes se opõem um ao outro, para que não façais o que quereis".

Aprendemos que no dia da conversão o Espírito Santo vem a nós e permanece em nós, porém, Ele fica como que latente, esperando para fluir em sua plenitude. Igualmente foi a experiência dos grandes homens de Deus, como Charles Finney e John Wesley. Enquanto um tem o fluir do Espírito quando está em oração profunda em um bosque, o outro o tem durante um Culto na Rua Aldersgate. Ambos se tornaram grandes avivalistas.

Para o Espírito vencer é necessário que enfraqueçamos a carne e vivamos de acordo com a vontade do Senhor. Para sermos filhos de Deus devemos ser guiados por seu Espírito – Rm 8.14 – "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus".

3.Deve ser feito como ato de amor e não como sacrifício

Os servos do Senhor no passado tinham uma noção clara de que Deus não tinha prazer nenhum em sacrifícios prestados a Ele pelo ser humano – (Sl 51.16,17,19). Samuel ensinava que o Senhor tinha mais prazer na obediência do seu povo do que nos sacrifícios – (1Sm 15.22). Como os servos do passado, necessitamos aprender que relacionamos com o Pai em níveis de obediência e amor. É neste prisma que jejuamos, como ato de amor. O texto base nos fala desse relacionamento de amor.

Quando o povo questiona por que Deus não atenta para o jejum oferecido e nem para a aflição da alma? A resposta é clara, o jejum é feito em caráter egoísta, como sacrifício, com fim interesseiro. Deus apresenta o modo como Ele gostaria que o jejum fosse feito para lhe ser agradável.

As bênçãos do Senhor virão sobre nós por lhe sermos agradável e por amá-lo e não pelos sacrifícios que somos capazes de oferecer-lhe. Se modelarmos o nosso comportamento pelo que Isaías nos ensina sobre o jejum, certamente seremos contemplados, não por merecimento, mas pela graça do Deus vivo, com as bênçãos necessárias para nossa vida.

O jejum deve ser feito com um fim nobre, deve ir além dos nossos próprios interesses, deve ser agradável ao Senhor. Ele visa antes o querer de Deus para o seu povo, não os interesses pessoais.

Trata-se de um jejum oferecido ao Pai em amor e não como sacrifício.
Jejuamos não somente para Deus mover o seu braço em nossa direção e nos abençoar, mas para um
 crescimento espiritual.

Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. 2 Timóteo 3:16-17

A Palavra de Deus nos fala da necessidade de nos apresentarmos a Deus, "Perfeitos", completos e maduros, no que tange ao crescimento Espiritual. Como em qualquer área de nossas vidas o crescimento espiritual envolverá empenho pessoal e desejo genuíno, passos firmes rumo ao alvo definido. "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." Filipenses 3:12.

Para traçar um caminho de crescimento efetivo é preciso primeiro aferir como anda nosso crescimento espiritual, se está acontecendo ou não, se tem ocupado o lugar correto em nossa lista de prioridades e se está de acordo com a proposta de Deus para nós. Qual o aferidor que temos do nosso crescimento? Será que paramos para refletir sobre isso? Vejamos então algumas atitudes que nos ajudarão a crescer espiritualmente:

1- MANTENHA UMA ROTINA DE VIDA ESPIRITUAL SAUDÁVEL –"Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Isaías 26:3″ . Uma rotina espiritual é fruto de um propósito firme em investir em nosso crescimento. Assim como hábitos de higiene e alimentação são parte da nossa rotina porque necessitamos deles para nos manter vivos as rotinas espirituais devem fazer parte de nossas vidas a fim de que haja um crescimento contínuo e possamos permanecer vivos espiritualmente falando. Mesmo que inicialmente não pareça fácil a verdade é que nos adaptamos e acostumamos com rotinas e também com a ROTINA ESPIRITUAL.

2- TENHA UM HORÁRIO CONSTANTE DE DEVOCIONAL- "Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei. Salmos 5:3″ O salmista declara que logo pela manhã dedicava-se a Deus. Independente do horário que decidamos dedicar a Ele é preciso que seja constante, ou seja, no mesmo horário diariamente, e dedicado totalmente , assim se tornará parte de nossa rotina diária.

3- LEIA E ESTUDE A BIBLIA TODOS OS DIAS. "Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra. Salmos 119:16″ Quando compreendemos a importância e o poder da Palavra em nossas vidas faremos dela nosso pão diário. Observe bem, se um advogado, por exemplo, não tem um amplo conhecimento profundo das leis seu cliente com certeza ficará preso sem necessidade, da mesma forma se não temos um amplo conhecimento da palavra sofremos o perigo de estar presos, porque não conhecemos os seus dispositivos.

4- ASSUMA A RESPONSABILIDADE PELA SUA VIDA DEVOCIONAL- "De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus. Romanos 14:12″. Não é uma responsabilidade que se pode passar ou delegar a outrem, é pessoal e intransferível, é preciso assumi-la de forma concreta e coerente. O que eu devo fazer para assumir essa responsabilidades?

4.1-NÃO ESPERE QUE OS OUTROS ASSUMAM SEU PAPEL NA BATALHA. Davi deixou de assumir seu papel na batalha e acabou caindo em pecado. II Samuel 11

4.2-NÃO SEJA PASSIVO DEMAIS, TENHA CORAGEM DE PARTIR PARA ATITUDE. Quando assumimos responsabilidade pelo nosso crescimento precisamos ter um cuidado extremo para que não voltemos ao estado anterior. Ou estamos crescendo, ou parados ou decrescendo.

4.3-MUDE PADRÕES E HAJA RAPIDAMENTE. Identifique o que atrapalha seu crescimento espiritual, e fuja daquilo.

Conclusão: Precisamos entender a importância de desenvolvermos nossa vida espiritual de maneira crescente e nos perguntarmos sinceramente: "O QUE EU PRECISO FAZER PARA MUDAR OU MELHORAR MINHA VIDA ESPIRITUAL?" Nossas atitudes devem refletir o nosso desejo de cada dia mais crescemos em Deus e agradá-lo. Então busque a firmeza de propósito e tome as atitudes necessárias para ter um crescimento espiritual efetivo.

 ÁUDIO:  http://www.youtube.com/watch?v=SLZPvdOBQ_I

Nenhum comentário: