2013/06/11

Cuidados com a vida cristã

Boa noite irmãos, graça e paz!!!

Essa noite senti a necessidade de orientá-los sobre assuntos que dizem respeito a vida cristã e sobre o viver em comunidade...

Viver a vida cristã é muito mais que meramente se tornar um cristão, unir-se a uma igreja ou ter uma religião. É a entrega diária da minha vida a Cristo, é permitir que Ele me ajude a enfrentar a barra pesada do dia a dia, os problemas, as alegrias, as tristezas e os sofrimentos.

Alguém pode frequentar todas as igrejas do mundo, ou ficar só na sua igreja porque a considera verdadeira. Apenas isto não faz dele um cristão. Ser cristão é confiar em Jesus como Salvador é, querer viver como Ele viveu, é obedecê-lo e seguir o Seu exemplo e os Seus ensinos escritos nas Santas Escrituras. E em outras palavras, é tornar-se um verdadeiro discípulo e seguidor de Cristo.

Em Atos 11:26 lemos: "Em Antioquia foram os discípulos pela primeira vez chamados cristãos." Assim foram chamados porque o tema principal da sua conversa era Cristo, e pregavam Seus ensinos e viviam em função de Cristo.

Na cidade de Zwickau ( Zuiquiraw) na Alemanha, o grande Martinho Lutero fez o sermão fúnebre de Nicholas Haussmann. "O que nós pregamos," disse o grande reformador, "ele viveu". Poderia haver um epitáfio melhor do que este? É a pura vida cristã que faz a diferença, e dá sentido a vida..

Viver é mais do que falar. Como disse alguém: "Sua vida fala tão alto que não posso ouvir o que você está dizendo."

As Escrituras indicam que a Palavra de Deus transmite o poder necessário para que a vida cristã seja uma realidade, e que esteja sempre fortalecida para enfrentar as lutas diárias. Assim como a alimentação sustenta o físico, a Palavra do Senhor sustenta a vida espiritual.

"Nem só de pão viverá o homem, disse Jesus mas de toda a palavra que procede da boca de Deus." (Mat 4:4) O profeta Jeremias usa a mesma comparação: "Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado." (Jeremias 15:16)

A nossa parte no desenvolvimento da vida cristã, é ler, estudar, digerir, e assimilar a nutrição espiritual da Palavra de Deus e viver sob a direção do Espírito Santo, que nos aponta o único exemplo perfeito: Jesus Cristo.

Um homem, estava escalando uma montanha alta liderado por um guia experiente. Na manhã seguinte, quando olhou à distância, as pegadas na neve, disse: "alguém passou por aqui essa noite". O guia conferiu e disse: "Não apenas um homem, mas vinte". É que cada alpinista pisou tão cuidadosamente em cima das marcas do seu líder, que parecia como se uma só pessoa havia dado aqueles passos. Assim também viver a vida cristã significa andar como Jesus andou. "Aquele que diz que permanece nele, esse deve tambem andar como ele andou." (I João 2: 6)

Muitos entraves dificultam a nossa caminhada cristã e creio que precisamos de orientações a respeito de vários assuntos, contudo quero me ater a alguns entraves que influenciam  e dificultam o viver cristão no nosso dia a dia e consequentemente, moldam nossos relacionamentos e o viver comunidade.

Cuidado com o desanimo:

Creio que o desanimo é uma das melhores armas de satanás, seria como a sua carta na manga, a sua tacada final o seu tiro de misericórdia. A doença do século é conhecida hoje como a depressão, ela nada mais é do que um profundo desanimo, ela já controla a vida de milhões de pessoas mundo a fora, muitos estão aprisionados pelos grilhões do desanimo...

Mas falando do nosso contexto, um contexto de comunidade onde nós dependemos uns dos outros, do trabalho uns dos outros, do cuidado uns dos outros percebemos o quanto o desanimo tem prejudicado a vida e a comunidade crista...

Como pastor percebo muitas pessoas influenciadas pelo desanimo no contexto de comunidade. Esse desanimo se revela de várias maneiras, as vezes é uma desmotivação, outras vezes ele é caracterizado por uma insatisfação, outras vezes vemos isso camuflado por uma indiferença, enfim são muitas maneiras que o desanimo pode afetar as pessoas.

E é claro também que poderíamos justificar o desanimo por conta das circunstancias de vida que nos envolvem, contudo ele continua sendo uma ação satânica independente do momento em que você está passando. Nunca se ouviu falar de um tempo onde encontramos pessoas tão desanimadas dentro das igrejas, nada está bom, nada serve, a outra igreja é sempre melhor e quando essa pessoa resolve ir para outra igreja percebe que a insatisfação continua a incomodá-la e com o passar do tempo lá também não estará bom e vai pra outra igreja.

Irmãos eu acredito que Deus poder chamar as pessoas de uma igreja para outra, mas é preciso que venhamos sondar o nosso coração pra enxergar a real motivação, é necessário que tenhamos uma revelação de Deus, pois pelo contrário desobedeceremos a Deus e a nossa situação será pior do que a primeira.

A rotatividade de pessoas dentro das igrejas em boa parte se deve a isso, as pessoas estão feridas em suas almas pelo desanimo. É por isso que a bíblia diz em Mateus 24.12 que nos últimos dias o amor muitos se esfriariam....

Querido irmão saiba que o desanimo mata... Enrijece, cega, tira a alegria de viver, de enxergar as bênçãos de Deus, de agradecê-lo pelas bênçãos. Além disso o desanimo pega, começa a andar com quem não está bem e logo você não estará bem também. Quantos estão perdendo o momento de Deus em suas vidas por que estão presas ao desanimo... Amigo sacode a poeira e de um basta nesse desanimo, somente você pode fazer alguma coisa pra mudar essa situação. Deus vai te ajudar, mas você precisa dar o primeiro passo.

Cuidado com as magoas

Irmão talvez você não saiba mas nós sofremos mais por causa das pessoas do que por causa das circunstâncias. As pessoas nos fazem chorar mais do que as diversidades da vida. As pessoas nos decepcionam e nós decepcionamos as pessoas. Os relacionamentos dentro da família, no trabalho e até na igreja, algumas vezes, se tornam tensos. Feridas são abertas na alma e mágoas profundas se instalam no coração. Amizades são rompidas, casamentos são abalados, relacionamentos sólidos entram em colapso. Nesse processo, a comunicação é rompida, o silêncio gelado substitui as palavras de amor e a desconstrução da imagem do outro se torna uma verdadeira ação de desmonte.

O resultado do adoecimento das relações humanas é a mágoa. Esse sentimento de amargura se instala no solo do coração e lança suas raízes trazendo perturbação para a alma e contaminação para os que vivem ao redor. A mágoa é a ira congelada. A mágoa é o armazenamento do ressentimento. A mágoa é entulhar o coração com rancor, é alimentar-se do absinto do ranço, é afogar-se no lodo do ódio, é viver prisioneiro da armadilha da vingança.

A mágoa é uma prisão. Ela é o cárcere da alma, o calabouço das emoções, a masmorra escura onde seus prisioneiros são atormentados pelos verdugos da consciência. Quem se alimenta da mágoa não tem paz. Não tem liberdade. Não tem alegria. Não conhece o amor. Não tem comunhão com Deus. Não pode adorar a Deus, nem trazer sua oferta ao altar. Quem retém o perdão não pode orar a Deus nem receber dele o perdão.

A mágoa é autodestrutiva. Ferimo-nos a nós mesmo quando nutrimos mágoa por alguém. Guardar mágoa no coração é como beber veneno pensando que o outro é quem vai morrer. Quem guarda mágoa no coração vive amarrado pelas grossas correntes da culpa. Quem vive nessa masmorra adoece emocional, física e espiritualmente. Há muitas pessoas doentes porque se recusaram a perdoar. Na igreja de Corinto havia pessoas fracas, outras doentes e algumas que já estavam mortas em virtude de relacionamentos adoecidos.

Quando vivemos em comunidade precisamos entender que ninguém é perfeito, ninguém tem toda a razão, ninguém esta livre de se colocar em intrigas ou ser magoada, essas coisas fazem parte de nosso treinamento aqui na terra, somos transformados em pessoas melhores quando nos deparamos com situações dessas e as vencemos através do perdão.

No entanto existem pessoas que nutrem magoas, que por falta de perdão tiveram os seus corações congelados, que se tornaram murmuradoras, briguentas, dodóis, feridentas, pessoas as quais tem que se pisar em ovos pra falar com elas. Pessoas que não se deixaram moldar pela palavra de Deus, não deixaram que a bondade e misericórdia de Cristo influenciassem suas vidas...

Há muitas pessoas vivendo cativas no calabouço do diabo, prisioneiras do ódio, acorrentadas pela mágoa, cuja vida espiritual está arruinada. Gente que precisa ser liberta dessa prisão existencial, desse cativeiro espiritual.

Queridos saiba que o irmão que esta ai do seu lado (pedir pra olhar pro irmão), ele está em um processo, transformação, é uma pessoa que tem falhas assim como você mesmo (você tem falhas assim como eu). Quando não perdoamos o nosso semelhante que falha conosco estamos nos colocando em um patamar superior e dizendo com essa atitude que somos perfeitos e nunca erraremos "tire a trava do olho Mt 5.7" "considerando os outros superiores a nos mesmos.. " Fp 2.3

Como posso dizer que amo a Deus que não vejo se não amo o meu próximo que vejo... I João 4:20 O mundo hoje tende a ver  o perfeito, mas ninguém é perfeito

Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira, e gritaria...Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS, COMO TAMBÉM DEUS EM CRISTO VOS PERDOOU (Ef 4.31,32)

Ninguém esta livre da magoa, da amargura, o Salmista Davi orou pedindo a Deus para tirar a sua alma do cárcere ("Tira a minha alma do cárcere, para que eu dê graças ao teu nome." Sl 142.7) A chave que abre a porta dessa masmorra é o perdão.

O perdão traz cura onde a mágoa gerou doença.

O perdão traz reconciliação onde a mágoa gerou afastamento.

O perdão traz alegria, onde a mágoa produziu tristeza e dor.

O perdão restitui aquilo que a magoa saqueou.

O perdão é a faxina da mente, a assepsia da alma, a limpeza dos porões do coração.

Perdoar é zerar a conta. É nunca mais lançar no rosto da pessoa a sua dívida.

"Perdoar é esquecer" soa melhor na teoria do que na prática. Para muitos é impossível esquecer de eventos traumáticos em suas vidas. Mas podemos, sim, "esquecer" no sentido bíblico quando escolhemos não levar em conta as ofensas do passado.

É isso que a Bíblia quer dizer quando diz que Deus "esquece" de alguma coisa. Ele não deixa de ser Deus, tendo uma memória fraca. Mas Ele decide nunca mais levar em conta nosso pecado (Sl 103.10, 12). Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniqüidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões.

Por isso, talvez tenhamos de passar pelo processo de perdão em nosso coração repetidas vezes, escolhendo cada vez pela fé não mais responsabilizar a pessoa pelo seu pecado, morrendo momento após momento ao "direito" de vingança, e estendendo o amor e perdão de Cristo.

É por isso que Perdoar é não retaliar. É pagar o mal com o bem. É abençoar aqueles que nos amaldiçoaram. É fazer o bem àqueles que nos fizeram o mal.

Perdoar é ser um vencedor, pois é vencer o inimigo não com a espada, mas com o amor.

Perdoar é sair do cárcere da alma, é ser livre, é viver uma vida maiúscula, superlativa e abundante.

Perdoar é viver como Jesus viveu, pois ele não retribuiu o mal com o mal, antes por seus algozes intercedeu.

Perdoar é ter o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.

Cuidado com a falsa espiritualidade

Creio que talvez seja o assunto mais importante dessa noite, se não dizer para a nossa vida inteira, por que ele diz respeito a eternidade, diz respeito a nossa salvação.

O fato é que Ter uma concepção de Deus não é o mesmo que conhecer Deus. O Senhor Jesus ensina que a Verdadeira Espiritualidade não está em fazer algo, mas em ser algo, em ser transformado, em receber o Poder de DEUS em nossas vidas.

As pessoas não tem dificuldade em fazer sacrifícios pessoais, mas Jesus ensina que apenas obras não fazem parte do seu Reino. É preciso fazer mudanças morais. Não apenas obras exteriores, mas obras interiores, ter um coração quebrantado. "O Senhor Se agrada de um espírito contrito, a esse o Senhor não despreza."Salmo 51.17

O passaporte para o céu não é uma lista do que fazer ou uma lista do que não fazer. É fácil querermos uma religião do FAZER, a religião do Ser humano. Mas, para DEUS o que importa é o SER, naquilo que somos transformados. Esta é a verdadeira religião, a verdadeira espiritualidade…

Precisamos ser transformados naquilo em que o SENHOR quer que sejamos. Não esqueça: Pecamos porque já somos pecadores. Portanto, precisamos ser transformados em nossa natureza interior. A árvore só vai dar bons frutos se no seu interior houver uma nova natureza. E isso não vem de fora, vem de dentro. Essa transformação é feita pelo Espírito Santo de DEUS operando em nós.

Nestas duas últimas décadas, temos presenciado um crescimento bastante acentuado do povo evangélico e, ao mesmo tempo, uma diversificação muito grande de grupos, seitas e estilos de cultos.

Contudo o estudo sério das Escrituras Sagradas tem sido deixado de lado e tudo é feito na base da experiência humana. As pessoas começam a fazer o que outras pessoas estão fazendo sem questionar ou sem avaliar. A base para todas essas práticas tem sido a emoção. Parece que temos voltado aos dias dos filósofos gregos que viviam pelo prazer sentimental e aos templos pagãos que adoravam os seus deuses  para sentir prazer, tudo era emoção.

O que ocorre hoje, numa grande parte das igrejas evangélicas, é um culto que apela para a emoção. Os cânticos, os movimentos, os instrumentos fortemente renitentes, as palmas ritmadas no louvor cantado, tudo apela ao sentimentalismo. E isso gera os mais variados resultados e provoca vários tipos de experiências no entanto as pessoas saem daqui igual como entraram, amanhã farão as mesmas coisas erradas, tendo o mesmo tipo de vida que tiveram quando entraram aqui. E isso não é espiritualidade, isso é religiosidade.

Primeiramente que ser cristão se difere completamente de ser religioso. Alguém pode ser religioso por toda uma vida e nunca ter tido uma experiência real e pessoal com Cristo, e assim nunca ter sido cristão. E esse é o pior engano de todos irmãos achar que somos o que realmente não somos.

Religiosidade…. é a característica de quem é religioso!! Religioso, é aquele que segue a Religião! Religião é o esforço humano pra se chegar a Deus!!

Hoje a religiosidade é uma estratégia fundamental do inimigo, pois tem como objetivo, manter a igreja longe da Glória do Senhor e de sua Cruz, essa tática vem na forma de um espírito de religiosidade, um dos seus maiores objetivos é ter a igreja com a aparência de piedade, mas essa aparência muitas vezes é apenas uma mascara. A natureza do espírito religioso é um espírito maligno que procura substituir o Poder do Espírito Santo de Deus pela atividade religiosa nas nossas vidas.

O seu primeiro golpe será na sua vida de oração e no seu tempo de leitura da bíblia. O religioso passa dias sem ler a bíblia, isso quando lê. A vida de oração do religioso é praticamente inexistente. O religioso se sente confortável com sua vida espiritual para ele tá ruim mas tá bom...

Caim o 1º modelo bíblico de um homem controlado pela religiosidade, "... Caim foi lavrador da terra" (Gênesis 4.2), ou seja, foi alguém que estava voltada para as coisas terrenas, Caim também tentou fazer uma oferta ao Senhor de seus próprios esforços. Deus rejeitou aquela adoração, mas aceitou a de Abel, O fruto dos nossos esforços nunca será uma adoração aceitável para o Senhor. É importante lembrar que a adoração verdadeira não depende das nossas habilidades ou de nossos talentos, mas sim de algo que brota espontaneamente do nosso coração. Para agradarmos a Deus não é necessário fazermos algo que vai impressionar a vida daqueles que nos cercam, mas sim fazermos algo que brote da nossa intimidade com Deus, porque assim a nossa adoração será aprazível aos olhos de Deus.

Podemos participar de excelentes ritos com louvores, apresentações, e pregações "abençoadas" e tudo isso estar completamente dissociado da vida cristá. Em Joel encontramos o profeta manifestando o sentimento de Deus com relação a este tipo de religiosidade.

E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Joel 2:13

O meu relacionamento com Deus tem que ultrapassar as paredes do templo onde me reúno com meus irmãos para prestar culto. Ser um cristão é, muito mais do que praticar um ritual religioso, é ter uma vida que se manifesta em comportamento esquisito, e em palavras estranhas, mas em relações corretas.

O meu objetivo deve ser adorar a Deus em espírito e em verdade, que deve ser bem mais que fazer um ar compungido em alguns cânticos, ajoelhar-me quando a igreja ora, carregar a bíblia debaixo do braço. O culto que agrada a Deus independe de um lugar tido como sagrado, pois a minha adoração não termina quando a cerimônia religiosa dentro de um templo chega ao final, mas continua dia após dia...

Marcelo Navarro

Áudiohttp://www.youtube.com/watch?v=TrBPUx8M17U

Nenhum comentário: