2013/06/17

Cuidados com a vida cristã 2

Texto: 1 Pedro 5:8
Irmãos, boa noite! Domingo passado discorri sobre o tema cuidados com a vida cristã, um assunto de extrema importância, pois ele fala diretamente a todos nós que estamos inseridos em uma comunidade, cujo objetivo é viver a plenitude da vontade de Deus em nossa vida cristã.
Falei sobre entraves que prejudicam a nossa caminhada, orientando-os a ter cuidado com três áreas especificas; Desânimo, Magoas e a Falsa espiritualidade. Áreas que tem sido o motivo de muita lagrima, muito desconforto e sofrimento para aqueles que buscam um viver cristão. Por conta destas três áreas muitos escolheram o largo caminho e deixaram o estreito e sofrem e sofrerão conseqüências eternas.
Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem. Mateus 7:13-14
Essas áreas queridos irmãos tem 2 coisas em comum, primeiro é que todas elas são resultados ou conseqüências de uma falta de postura ou seja para que elas frutifiquem na vida de uma pessoa, depende que essa pessoa permita que ela atue em sua própria vida.
Você pode vencer o desanimo se posicionando contra ele, se levantando, se animando orando a Deus pra ajudá-lo. Você pode vencer a magoa decidindo perdoar e não imputar o ódio ao transgressor. Você pode dar um basta na falsa espiritualidade e começar a viver uma vida cristã autentica. Você pode...
 Penso que o maior desafio dos cristãos é olhar pra dentro de si e se auto responsabilizar ao invés de culpar os outros ou até mesmo o diabo. Conta-se certa ilustração que o diabo estava sentado na esquina de uma igreja chorando e alguém perguntou pra ele  porque você esta chorando ele disse é que tudo que acontece aqui nessa igreja é culpa minha.
Irmãos nem tudo é culpa do diabo, nem tudo é uma obra maligna,  alias na maioria das vezes ele aproveita uma situação em que você mesmo se colocou e faz um estardalhaço em sua vida. O apostolo Tiago nos orienta a esse respeito quando diz: Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Tiago 1:14-16
Ou seja você é o causador de muitos males em sua vida, por falta de orientação; por falta de conhecimento, por falta de vigilância, por desobediência, por querer pagar pra ver, por inúmeros motivos, você é o único responsável.
Olhando para a vida de Adão observamos que essa tendência de achar desculpas para os meus erros não é algo novo para o ser humano.
"E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim e temi; porque estava nu, e escondi-me. E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi." (Gênesis 3.9-13)
Nós seres humanos, temos a tendência a procurar sempre um bode expiatório, ou seja, alguém para levar a culpa pelos nossos erros. É muito difícil, em especial para aqueles que ainda não tiveram um encontro real com Deus, admitir seus erros, reconhecê-los e estar disposto a sofrer as conseqüências.
Mas o fato de alguém, não reconhecer e assumir sua culpa, não muda nada diante de Deus, pois ele tudo vê, ele vê até mesmo o que está oculto, pois nada está oculto aos seus olhos.
Deus se agrada de quem é sincero que admite seus erros, e que esteja disposto a mudar, pois só Deus pode mudar a natureza má e corrompida do homem, somente Deus pode transformar vidas e perdoar pecados.
Assumamos diante de Deus a nossa fragilidade, fraqueza, pecados, desejos que muitas vezes lutam dentro de cada um de nós.
Se você errar, pecar, transgredir a Palavra de Deus, não se esquive, não queira esconder-se de Deus, pois é impossível enganá-lo, reconheça e se humilhe em sua presença, pois ele perdoa limpa e transforma o nosso viver, quando reconhecemos a nossa pequenez e a grandeza e a misericórdia de Deus. 
Observem que Adão acusou Eva, e Eva por sua vez acusou a serpente. A tentação realmente vem, mas compete a cada um de nós lutarmos contra ela. "Sujeitai-vos pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós." (Tiago 4.7). E se porventura cairmos, não podemos nos esquivar. Lembra do que Deus disse a Caim: "Para ti será o seu desejo, e sobre ele dominarás." (Gênesis 4.7). Devemos sim, agir como o filho prodigo: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti; já não sou digno de ser chamado teu filho, faze-me como um dos teus jornaleiros (empregados, trabalhadores)." (Lucas 15:18-19) 
 A Segunda coisa que eles têm em comum no caso do desanimo, da magoa e da falsa espiritualidade é que todas as três é uma ação satânica. Ué pastor num entendi nada, primeiro você disse que a maioria dos nossos problemas são situações que nos mesmos construímos... é eu disse mesmo!!! E agora você vem dizer que é uma ação satânica, sim é isso mesmo... eu não entendi mais nada...
Queridos o fato de você ser o responsável por muitas situações ruins em sua vida, não anula uma verdade extremamente importante que é a existência do diabo e seus demônios. Os quais tem como por objetivo principal, destruir a sua vida e para isso ele te espreita 24 horas por dia, procurando uma brecha para cumprir seu ardiloso plano maléfico, que é sua morte espiritual, que diga-se de passagem é a pior morte que você poderia sofrer.
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; 1 Pedro 5:8
É por isso que nessa série de sermão cuidados com a vida cristã, a qual foi iniciado domingo passado, que hoje vou falar sobre a ação satanica, foi por isso também que iniciei desmistificando esse tema trazendo a sua consciência e para a sua compreensão que dentro deste importante assunto, existe a ação humana, entretanto o inimigo de nossas almas esta ai e precisamos resisti-lo. resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Tiago 4:7
Apesar de Satanás ter sido derrotado pelo Senhor Jesus, e a sua derrota ter sido lançada à nossa conta ele já foi vencido na cruz, ele ainda tem condições de oprimir o ser humano, mesmo que este tenha nascido de novo.
É certo que quem aceita Jesus como Salvador recebe o poder de se tornar filho de Deus e passa a ter direitos e privilégios em Cristo. Mas, enquanto estivermos aqui neste mundo, ainda seremos suscetíveis às tentações do maligno. Ele é o deus deste século, e ele tem segado o entendimento de muitos.
Tentação na Bíblia tem o sentido de colocar uma pessoa em prova, de submete-la a um teste árduo e espinhoso com o objetivo de mostrar a sua fraqueza, induzindo-a a um procedimento negativo.
       A Bíblia apresenta satanás como o tentador, ou seja, como aquele que sabe usar como ninguém mais, as circunstâncias existenciais para induzir a pessoa na concretização de objetivos maléficos. A maior intenção do diabo não é, na verdade, nos fazer pecar esse é apenas o resultado, mas sim a de criar em nós uma sensação de ausência, de distanciamento, de Deus.
Em Mateus 6.13 E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém. O termo tentação tem o sentido de ação satânica para nos fazer pecar. Este termo aparece 21 vezes no N.T. e sempre tem o sentido de comprovar a qualidade, submeter à prova ou teste, com a intenção de induzir ao pecado e por fim ao distanciamento de Deus.
Creio ser importante ressaltar sobre a tentação o seguinte.
A tentação surge da nossa presunção de força:
A tentação se torna mais eficaz quando presumimos ter forças suficientes para não cairmos em pecado, ou para vencê-la quando assim bem entendermos. A autoconfiança é um atalho para a derrota. Precisamos aprender a nos afastarmos da aparência do mal, bem como do próprio mal. O autoconhecimento e de nossas limitações, associado ao conhecimento de Deus e de sua Palavra nos ajuda a nos enxergarmos e não nos deixa achar que somos forte o bastante, ou espiritual-al-al, para vencer a tentação. Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia..     1 Coríntios 10:12
A tentação nos cega:
Quando somos tentados fazemos coisas que em circunstâncias normais jamais faríamos. A tentação obscurece a nossa visão e a nossa mente, nos fazendo enxergar as coisas sob um único prisma, o da satisfação pessoal e do prazer.
Vemos no Salmo 73.2-3 que enquanto a visão do salmista estava presa na prosperidade dos ímpios ele se consumia de inveja. Quanto a mim, os meus pés quase que se desviaram; pouco faltou para que escorregassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos néscios, quando via a prosperidade dos ímpios. Salmos 73:2-3
Em 2 Samuel vemos que enquanto a visão de Davi estava fixada na beleza física de Bate-Seba e no prazer sexual, ele não enxergou a maldição que cometera contra Deus, Escreveu na carta, dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele, para que seja ferido e morra... Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, lamentou a seu senhor. E, passado o luto, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e deu-lhe à luz um filho. Porém esta coisa que Davi fez pareceu mal aos olhos do SENHOR...2 Samuel 11:15-27
Somente depois de exortado espiritualmente pela Palavra de Deus, através do profeta Natã, foi que as vendas caíram de seus olhos e, arrependido, Davi confessou o seu pecado, 2 Samuel 12.13.
Somente a Palavra de Deus nos faz recuperar a visão espiritual e nos auxilia a identificarmos a tentação e suas conseqüências em nossas vidas. Vale a pena ler os Salmos 32, 38 e 51, que Davi escreveu no momento de seu arrependimento, após ter recobrado a visão e consciência espiritual.
A tentação visa destruir a Palavra de Deus em nós:
Não seria diferente. Se é a Palavra que nos esclarece, a tentação, que obscurece, atua contra ela. Na parábola do semeador fica evidente este aspecto da tenção, Lucas 8.6-13, pois o texto mostra claramente que na hora da tentação as pessoas que não estão enraizadas na Palavra se desviam.
Quando a Palavra de Deus não esta enraizadas em nossos corações, e nós nela, temos as nossas próprias soluções para os problemas e os nossos próprios projetos para a vida. Nos consideramos senhores do nosso destino e acreditamos que os nossos métodos são melhores do que os de Deus.
A tentação nos ataca fazendo com que a Palavra de Deus deixe de ser o manual de compreensão da realidade e do direcionamento para a nossa vida. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Provérbios 4:13
Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Josué 1:8
Quando ela deixa de ser manual, a Palavra de Deus perde a relevância existencial e vivencial para nós e, por isso, cedemos às tentações.
A tentação visa a enfraquecer a nossa fé:
Este aspecto é uma decorrência do anterior, pois quando a Palavra de Deus perde o significado para nós, perdemos a fé, visto que a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, Romanos 10.17 e Efésios 2.8.
Essa questão se confirma na expressão de Davi, no Salmo 13.1, quando ele se lamenta do sentimento de ausência de Deus. Até quando, Senhor? Para sempre te esquecerás de mim? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Salmos 13:1
Qual o Cristão sincero que, passando por um longo período de crise, não sentiu esse "abandono" de Deus? O segredo para não sucumbirmos é não perder a fé. O clamor angustiado de Davi revela a sua fé de forma vivida. Ele se dirige a Deus em seu lamento. Davi não busca auxilio humano. Apesar das perdas humanas ele permanece na fé.
Satanás utiliza-se de todos os recursos para abater a nossa fé e para nos enfraquecer espiritualmente, induzindo-nos para direções erradas e nos desviando de Jesus, o autor e consumidor da fé, Hebreus 12.2.
A tentação nos entristece:
A tentação dói, gera tensão violenta e toca em questões vitais da nossa existência. Ela nos faz chorar lágrimas amargas, ela é dolorosa, Enquanto escondi os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer. Salmos 32:3. Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. Salmos 51:12
A tristeza promovida pela tentação e tão intensa que pode desembocar numa depressão profunda.
Porém, a tristeza produzida pela tentação é temporária, embora amargurante e cruel. Podemos usar a tristeza provocada pela tentação de maneira positiva, glorificando e louvando a Deus por participarmos dos sofrimentos de Cristo.
Conclusão: Para encerrar, ao invés de recapitular tudo, apenas desejo fazer algumas considerações que creio relevantes sobre este tema. São elas:
·                A tentação é universal e inevitável. Todos, sem exceção, em todo o lugar, passam pelo crivo da tentação, João 17.15. Não rogo que os tires do mundo, mas que os protejas do Maligno. 
·                Apesar de Satanás nos tentar com a intenção de nos fazer sucumbir, devemos crer que os propósitos de Deus podem reverter a situação, Gênesis 50.20. Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos.
·                 A tentação é sempre uma prova, um teste muito difícil, que testa a nossa resistência, a nossa fé, a nossa firmeza na Palavra de Deus.
·                A tentação testa o nosso coração e a nossa própria concupiscência..
·                Devemos orar como Jesus nos ensinou orar sem cessar, se desejamos resistir e vencer a tentação.
·                Devemos parar com a atitude de fixarmos os olhos nas crises e na tentação, passando a fixar os nossos olhos em Deus e em Jesus Cristo, Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida. Salmos 3:3
·                Não temos como evitar a tentação, porém, podemos resisti-la e vencê-la, em nome de Jesus, Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração. Entristeçam-se, lamentem e chorem. Troquem o riso por lamento e a alegria por tristeza. Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará. Tiago 4:7-10      
1) Sujeitai-vos, pois, a Deus...: Segundo Aurélio, a definição de sujeitar é: 1. Reduzir à sujeição, tornar sujeito, subjugar; 2. Tornar obediente; ou dependente; 3. Conformar-se, obedecendo.
A palavra de Deus é clara e a aplicação do verbo está no imperativo "sujeitai-vos", ou seja, obedeçam, dependam, se conformem, a quem? Ninguém menos do que "Deus. O texto nos intima em primeiro lugar a sermos obedientes a Deus, a andarmos em conformidade com a Sua palavra, a sermos sujeitos de forma integral no decorrer da nossa vida terrena, da nossa vida cristã.
2) ...resisti ao diabo: Aurélio, a definição de resistir é: 1. Oferecer resistência; não ceder; 2. Opor-se, fazer face; 3. Fazer frente; defender-se; 4. Recusar-se; negar-se; 5. Não sucumbir; sobreviver; subsistir.
Sem obedecer a Deus. Sem andar em santidade e novidade de vida. Sem oração, jejum, alimento sólido e fruto do Espírito, é impossível resistir, opor-se, fazer frente, defender-se, subsistir aos dardos inflamados do diabo. Obedecer a Deus e se sujeitar a ELE é uma questão de sobrevivência.
3) ...e ele fugirá de vós: Aurélio a definição de fugir é: 1. Desviar-se, ou retirar-se apressadamente, para escapar a alguém ou algum perigo; pôr-se em fuga; 2. Retirar-se em debandada; 3. Ir se afastando; 4. Passar rapidamente; 5. Apartar-se.
Quando nos sujeitamos a Deus somos investidos de poder, unção e autoridade, e então resistimos ao diabo, ladrão, pai da mentira, acusador e príncipe das trevas, e ele sem ter como nos resistir é obrigado a fugir. Aleluia.
A Bíblia não diz que procedendo dessa maneira talvez o diabo bata em retirada, talvez ele resista ou talvez sejamos envergonhados. Não. Sujeitai-vos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá, sairá em fuga por não ser capaz de resistir ao poder de Deus investido em cada um de nós.



Nenhum comentário: