2023/01/14

Uma coisa sei

João 9.1-41

Meus irmãos após Jesus se apresentar como a luz do mundo agora ele ilustra o seu ensino curando um homem cego de nascença. Jesus dá mais uma prova da sua divindade uma vez que era crença comum que só Deus poderia dar vista a um cego de nascença. Uma vez que a cegueira era considerada a maldição divina, só Deus poderia remover essa maldição.

Esse é um dos Milagres mais bem documentados, meus irmãos nas escrituras, pois os vizinhos, os pais, os opositores precisaram admitir que, de fato, o homem era cego de nascença e agora estava enxergando.

Vamos para o contexto desse capítulo. Jesus ainda está em Jerusalém e ao caminhar, viu um homem cego de nascença. Enquanto caminhava, Jesus viu um homem cego de nascença. João 9:1

Nos evangelhos, esse é o único milagre relatado na qual se diz que alguém sofria desde o seu nascimento. Esse homem cego foi visto, caso contrário permaneceria na escuridão. Algumas pessoas, se não forem enxergadas por Jesus, ficarão esquecidas e marginalizadas, cobertas pelo manto escudo das Trevas.

Algumas coisas importantes a respeito desse milagre meus irmãos, primeiro lugar é feito a Jesus uma pergunta perturbadora. Ao verem o homem cego, os distintos sacaram da sua curiosidade uma pergunta um questionamento bem perturbador: eles disseram: Seus discípulos perguntaram: "Rabi, por que este homem nasceu cego? Foi por causa de seus próprios pecados ou dos pecados de seus pais?". João 9:2 Em vez de buscar uma solução para o problema alheio, eles queriam especular sobre o mais discutido problema filosófico: A Origem do Mal.

É incrível meus irmãos como a gente consegue fugir do foco, a gente vê uma pessoa na rua dormindo ao relento, toda suja, com roupa rasgada, a gente fica pensando no que essa pessoa fez para estar ali, ao invés de estendermos nossas mãos e tentar ajudar aquela pessoa naquilo que é possível. A gente fica  filosofando sobre o amor e esquecemos de praticá-lo. Isso é uma coisa muito triste e muito comum em nossa sociedade, e é infelizmente muito comum no nosso meio.

O porquê desta pergunta? Os judeus meus irmãos, relacionavam cada infelicidade a um pecado em particular, só você lembrar lá dos amigos de Jó que relacionaram as aflições de Jó ao seus supostos pecados.  No tempo de Jesus esse pensamento ainda prevalecia, para eles, as pessoas que eram doentes elas de alguma forma tinham feito alguma coisa que não agradava a Deus e por isso estava sendo punidas. Obviamente Jesus não aprovava essa ênfase exagerada nessa questão.

Diante da pergunta perturbadora, Jesus dá uma resposta esclarecedora.

Jesus respondeu: "Nem uma coisa nem outra. Isso aconteceu para que o poder de Deus se manifestasse nele. João 9:3

E aqui meus irmãos nós temos uma um problema, muitas pessoas fazem uma confusão por uma má interpretação dessa palavra de Jesus, garanto que muitos de vocês já leram com esses olhos. Obviamente Jesus não estava com essa fala insinuando que existem pessoas sem pecado e nem induzindo os discípulos a crer que todo sofrimento é resultado imediato de um pecado imediato. Todos nós sabemos meus irmãos que alguns pecados que cometemos pode sim ter consequências imediatas, como por exemplo: você dirigir bêbado; vai atropelar alguém, bater o carro e morrer ou alguém que ingere drogas e tem um infarto fulminante ou alguma coisa assim. Mas todos nós sabemos também que há pecados que vão ter suas consequências mais no futuro, seja ele na velhice ou na eternidade.

Jesus não estava afirmando que aquele homem havia nascido cego especificamente para ser agora alvo do seu milagre, quem pensa assim tem um Deus mal porque é impensável Jesus fazer alguém nascer cego, viver um tempo de sua vida assim só para depois ele mostrar seu poder na vida da pessoa. Isso não é uma bondade.

Jesus estava dizendo que o sofrimento alheio não devia ser alvo de especulação e sim de uma misericórdia e sim de uma ação misericordiosa, era isso que ele estava tentando dizer , não significa que Deus intencionalmente fez uma criança nascer cega para que depois de muitos anos Ele revelar só agora a sua glória tirando-lhe a cegueira,  meus irmãos pensar assim é uma afronta o caráter de Deus.

Precisamos entender meus irmãos que o sentido da fala de Jesus é que Deus é soberano sobre toda infelicidade do ser humano, incluindo a cegueira dessa e quando ela se tornou adulta ele fez recuperar a sua vista a fim de que ele visse a glória de Deus na face do Cristo meus irmãos.

Deus não quer o mal para as pessoas, Deus não faz o mal para depois fazer o bem, infelizmente quanto mais um homem se afasta de Deus, mais entregue ele tá, a sua própria sorte e as coisas acontecem. Coisas ruins acontecem para pessoas boas e ruins e coisas boas acontecem para pessoas ruins e boas, o fato é meus irmãos, é que as tragédias humanas dão a Deus uma oportunidade de se revelar de uma forma muito singular, é na tragédia de algumas pessoas encorajam outras milhares demonstrando a glória de Deus.

Pensando nisso, eu lembrei de um vídeo que eu vi essa semana no YouTube de uma menina brasileira que nasceu sem os dois braços e ela foi participar do God Talent. Aquele programa de talentos do Estados Unidos. Essa menina era bailarina, uma jovem muito sorridente e eu lembro que eu mostrei para Guilherme. Para dar aquela lição que todo pai gosta de dar nos filhos, olha aqui você tem tudo e essa mina não tem os braços, aquela coisa que a gente faz... Guilherme ficou olhando depois ele falou assim nosso pai e ela é feliz, olha mesmo assim ela é feliz. Quantas pessoas essa Menina deve influenciar com a sua vida trazendo a glória de Deus como seu exemplo de vida.

Já na sequência dessa resposta esclarecedora Jesus também dá uma ordem urgente. Devemos cumprir logo as tarefas que nos foram dadas por aquele que me enviou. A noite se aproxima, quando ninguém pode trabalhar. João 9:4

Jesus confirma sua declaração dizendo que as obras do pai devem ser feitas com presteza, com urgência, pois haverá um tempo que não será mais possível trabalhar. Jesus está dizendo aos meus irmãos que a gente não pode empurrar as coisas com a barriga, morosos naquilo que Deus tem nos pedido, quantas vezes nós procrastinamos a vontade de Deus, encolhemos nossas mãos no ajudar ao próximo.

O Versículo 5 vemos declaração magnífica Antes de abrir os olhos ao cego Jesus ele reafirma aquilo que ele era ele diz eu sou a luz do mundo.

E e o milagre então acontece meus irmãos. Versículo 6 e 7 Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, misturou a terra com saliva e aplicou-a nos olhos do cego. Em seguida, disse: "Vá lavar-se no tanque de Siloé" (que significa "enviado"). O homem foi, lavou-se e voltou enxergando. João 9:6,7

Esse milagre é inédito na história e não havia ainda nenhum registro que um cego de nascença tivesse do Curado. Desde o princípio do mundo, ninguém foi capaz de abrir os olhos de um cego de nascença. João 9:32

Jesus concedeu meus irmãos visão a um homem que nascera cego não foi a restauração da Visão perdida, foi um ato de criação criar algo que não existia é por isso que eu gosto tanto de citar aquele Versículo: "...Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem." Romanos 4:17

É uma palavra criadora, tem o poder de transformar as situações E TRAZER à existência coisas que não existem, eu creio nesse poder, nessa soberania, nessa onipotência desse Deus da qual nós servimos.

Sabe que eu acho mais lindo nesse texto meus irmãos é que cada cura de Jesus tinha um ritual diferente, Ele nunca tratou as pessoas como uma massa, pelo contrário Ele sempre cuidou de cada indivíduo de forma pessoal, de forma singular, nesse caso aqui Jesus Ele usou um método aparentemente muito estranho para nós, nesse caso, Jesus antes de curar aquele homem ele cuspiu na terra fez um lodo com a saliva dele e passou essa terra molhada nos olhos do cego para nós é muito estranho isso, só de falar algum já deve ter pensado ECA.

Mas queridos irmãos vamos conhecer o contexto, para o mundo antigo a saliva era muito comum como um recurso terapêutico, Jesus ele faz algo que as pessoas estavam entendendo, ele poderia simplesmente falar assim, seja curado; abra os olhos!!!, mas por amor as pessoas que estavam à sua volta, que estavam vendo Jesus,  compreendessem, o seu olhar individual Ele desce ao nível humano para que esse homem essa mulher possa entender possa ver um milagre possa compreender, é isso que Jesus faz conosco todos os dias, ele se faz formiga para falar com as formigas aqui, os vermezinhos de Jacó porque Deus nos ama.

Há um princípio maravilhoso, há uma revelação aqui, depois de fazer esse processo de cura, Jesus pede ao homem que vá ao tanque de Siloé para se lavar, ele foi se lavou e voltou vendo.

 Jesus primeiro ele produz um desconforto, depois ele curou esse homem.

 Jesus Tocou esse homem depois sarou esse homem.

Jesus desafiou esse homem a crer em sua palavra e obedecer, depois o milagre aconteceu.

Jesus Ele trabalha de maneira pedagógica com a gente, talvez você esteja sofrendo agora nesse momento como aquele homem estava, talvez você esteja em desconforto com alguma situação na sua vida. Mas creia e obedeça e o mover da transformação, da cura, do milagre vai vir e meus irmãos.

Queridos há mais Glória na narrativa em que diz que esse homem foi lavou-se e voltou enxergando do que na frase quando diz que ele estava vendo, porque há mais Glória na obediência que produz um milagre.

Esse homem ele foi lavou-se e voltou enxergando, quando o lodo foi lavado dos seus olhos. todas as outras limitações foram removidas também, de modo que as dores e o sofrimento do Nascimento acabaram, e as dores os terrores passaram, as ligações com pecado se foram e uma luz uma liberdade gloriosa surgiu Jesus é a luz do mundo a luz que dá vista aos cegos.

Já parti no Versículo 8 nós vamos que esse milagre produziu ali uma reação da comunidade primeiro uma reação foi dos vizinhos daquele homem que interrogaram.

Seus vizinhos e outros que o conheciam como mendigo começaram a perguntar: "Não é este o homem que costumava ficar sentado pedindo esmolas?". Alguns diziam que sim, e outros diziam: "Não, apenas se parece com ele". O mendigo, porém, insistia: "Sim, sou eu mesmo!". "Quem curou você?", perguntaram eles. "O que aconteceu?" Ele respondeu: "O homem chamado Jesus misturou terra com saliva, colocou-a em meus olhos e disse: 'Vá lavar-se no tanque de Siloé'. Eu fui e me lavei, e agora posso ver!". "Onde está esse homem?", perguntaram. "Não sei", respondeu ele. João 9:8-12

Eles queriam saber quem era aquele homem, quando os vizinhos viram aquele homem curado um homem que havia conhecido como cego, perguntaram, é ele mesmo, aquele que vivia a pedir esmola. O próprio homem esclarece, gente sou eu  o milagre então é certificado, os vizinhos fazem a segunda pergunta, como que os seus olhos foram abertos, Ele não tinha respostas claras, mas disse, o homem que se chama Jesus era o autor desse poderoso milagre.

 Meus irmãos às vezes Deus faz coisas na vida da gente, que não sabemos explicar. Você olha para trás, tenta esquematizar na sua cabeça  alguma resposta plausível, tenta refazer o caminho mentalmente para chegar àquele resultado e percebe que não consegue explicar o milagre. Irmãos têm milagres que não se explicam. E esse cego então ele aproveita o ensejo para narrar a todos, os detalhes da sua cura, o ato de Jesus, a ordem de Jesus e o resultado maravilhoso da sua obediência.

Os milagres que acontecem em nossas vidas, acontecem para que nós possamos falar daquilo que Jesus fez em nossas vidas para outros, os milagres tem que ser anunciado.

 A essa altura meus irmãos, os vizinhos levam o homem curado aos fariseus, E aí começa a saga cheia de coragem por um lado e cheia arrogância e cegueira já demonstrada muitas vezes pelos fariseus.

E na mesma medida que os olhos da Alma daquele homem cego foram abertos para aprofundar sua fé, os fariseus mergulharam cada vez mais fundo no obscurantismo espiritual. O homem cego podia falar o que quisesse, os fariseus estavam dispostos apenas a desmoralizar esse milagre e eles tentaram, mas não conseguiram resultados porque era um fato o que tinha acontecido.

Vemos essa mesma atitude nos dia de hoje, o diabo não faz nada novo, ele só copia, muitos incrédulos, religiosos, racionalistas, ainda hoje tentam desmoralizar os milagres, muitos dizem que o sobrenatural não existe, Milagres não acontecem e, por consequência, os feitos de Jesus não passam de fábulas. Ele não nasceu de uma virgem. Não restaurou a vista aos cegos e jamais ressurgiu dos mortos.

 E assim vai!!! e tais pessoas têm as suas teorias e por causa delas, rejeitam os fatos, é só você olhar meus irmãos para o interrogatório dos fariseus a partir do verso 13, eles fazem a pergunta da dúvida que é a mesma pergunta que os vizinhos fizeram como que os seus olhos foram abertos?

 O problema, meus irmãos, é que essa cura, à semelhança do que ocorreu com o paralítico de Betesda, aconteceu no sábado e, na distorcida hermenêutica dos fariseus Jesus estava quebrando o guardar o sábado por isso, e não podia ser um homem de Deus. Essa interpretação legalista dos fariseus de guardar o sábado, era muito mais importante para eles, do que um ato surpreendente. Isso me acende o alerta porque nós devemos tomar cuidado para não permitir que a nossa teologia impeça de reconhecer a verdadeira obra de Deus, cuidado para não se tornar um religioso

No Versículo 16 eles fazem uma pergunta aí uma pergunta porque eles estão intrigados paira dúvida.

Alguns dos fariseus disseram: "Esse homem não é de Deus, pois trabalha no sábado". Outros disseram: "Mas como um pecador poderia fazer sinais como esse?". E havia entre eles uma divergência de opiniões. João 9:16

 Há uma discussão entre eles, havia dois pontos de vista na verdade naquele momento.

O primeiro Baseava-se na premissa de que um homem que quebra a lei do sábado não pode ser Deus e no entendimento dos opositores de Jesus, Ele havia quebrado a lei do sábado e não poderia ser Deus.

O segundo baseava-se na premissa de que qualquer pessoa que cura um cego de nascença é de Deus. A conclusão era óbvia meus irmãos, Jesus não havia transgredido a lei do sábado, mas transgredido a interpretação equivocada dos escribas sobre o sábado, a partir daí então meus irmãos era inevitável concluir que as interpretações vigentes sobre a lei precisavam ser revistas, mas o esquema era tão forte que preferiam guardar as tradições humanas do que cumprir a vontade de Deus.

No Versículo 17 eles chamam o homem e o homem dá um testemunho pessoal, os fariseus sabatinam o cego e agora eles querem saber o que ele pessoalmente pensa acerca do homem que abriu os olhos e a resposta foi imediata.

Os fariseus voltaram a perguntar ao homem que havia sido cego: "O que você diz desse homem que o curou?". "Ele deve ser profeta", respondeu o homem. João 9:17

 Ele é Profeta. Os fariseus vão se complicando à medida que eles tentam descobrir a realidade inegável desse milagre eles vão se complicando porque as coisas vão demonstrando que Jesus é Deus e eles não queriam reconhecer isso e então eles vão para os pais do cego Versículo 18 a 23

Os líderes judeus se recusavam a crer que ele havia sido cego e estava curado, por isso mandaram chamar os pais dele João 9:18

Esses fariseus estavam presos nos seus preconceitos. Eles não acreditaram no homem, não acreditaram nos vizinhos que esse homem fosse verdadeiramente cego, e agora vão interrogar os pais 

e perguntaram: "Ele é seu filho? Ele nasceu cego? Se foi, como pode ver agora?". João 9:19

E os pais respondem com firmeza essas perguntas dizendo: "Sabemos que ele é nosso filho e que nasceu cego, João 9:20

 Mas se vocês perceberam, eles se esquivaram de responder a terceira pergunta como pode ver agora, os pais jogaram o problema para o próprio filho; mas não sabemos como pode ver agora nem quem o curou. Ele tem idade suficiente para falar por si mesmo. Perguntem a ele". João 9:21

A motivação para essa postura, meus irmãos, é por conta da intolerância dos fariseus, e dos religiosos judeus que haviam tomado uma decisão, de que, quem ficasse do lado de Jesus seria expulso da Sinagoga.  Os Pais já estavam sabendo disso, eles não iriam se comprometer.

 Talvez você não saiba, mas o ato de ser excomungado de ser expulso da Sinagoga era uma arma poderosa usada pelas autoridades. Havia dois tipos de excomunhão: a primeira era a proibição mediante a qual se expulsava alguém na sinagoga pelo resto da vida, nesse caso a pessoa era anatematizada em público.

 O que é isso, ela era chamada de anátema. ela era reprovada energicamente, e o entendimento Geral de todos era que quem fosse expulso estava excluído da presença de Deus e dos homens, então todo mundo tinha medo meus irmãos pois a sociedade era estritamente religiosa.

A segunda, as sentenças de excomunhão podiam ser temporárias, mantinha uma pessoa afastada da comunhão com Deus e com as pessoas. Então foi por essa razão meus irmãos que os pais do homem curado se esquivavam de responder com mais profundidade às autoridades.

Eles tinham medo de sofrerem represálias pois aquele que fosse expulso da Sinagoga não tinha direito de assistência se, se ele ficasse pobre ou passasse por alguma necessidade muito grande seria abandonado. Quem tivesse um comércio, por exemplo, não poderia negociar com uma pessoa excomungada e vice versa decretando a falência. Os amigos deixariam de falar e seria banido.

Confessar Cristo, meus irmãos, diante da ameaça de ser excomungado da sinagoga, exigia uma coragem que os pais desse homem cego não tiveram.

Entretanto o dilema dos fariseus porém, só aumentava, pois agora não havia mais do que duvidar eles estavam diante de um milagre notório, Jesus era o seu agente, e aconteceu no sábado. A partir dai os fariseus bolam uma estratégia para colocar o cego curado contra Jesus Versículo 24 e 25

Então, pela segunda vez, chamaram o homem que havia sido cego e lhe disseram: "Deus é quem deve receber glória por aquilo que aconteceu, pois sabemos que esse Jesus é pecador". "Não sei se ele é pecador", respondeu o homem. "Mas uma coisa sei: eu era cego e agora vejo!" João 9:24,25

Os fariseus tentam criar uma fenda irreconciliável entre o homem curado e Jesus, induzindo ele a passar para o lado deles e se posicionar contra Jesus considerando um pecador. Mas longe de ceder à sedução e a pressão dos fariseus, o que foram cego, deu um outro ousado testemunho meus irmãos Versículo 25 ele disse se é pecador não sei uma coisa sei, eu era cego e agora estou vendo aleluia!!!

Essa resposta do cego meus irmãos, ela é muito ousada, é como se o cego dissesse: contra a palavra de autoridade de vocês, eu coloco esse grande fato de experiência: embora eu fosse cego antes agora enxergo. Fatos são mais palpáveis do que opiniões infundadas meus irmãos mas

Os fariseus ainda tentam contradizer o homem, eles tentam induzir esse homem a uma contradição com a mesma pergunta "Mas o que ele fez?", perguntaram. "Como ele o curou?" João 9:26

O homem cego irritado ele perde a paciência  dizendo o seguinte: "Eu já lhes disse!", exclamou o homem. "Vocês não ouviram? Por que querem ouvir outra vez? Por acaso também querem se tornar discípulos dele?" João 9:27

Diante dessa resposta os fariseus em sua arrogância, no alto de seu orgulho responderam:  Então eles o insultaram e disseram: "Você é discípulo dele, mas nós somos discípulos de Moisés! João 9:28 Eles se achavam o guardiões da lei de Moisés nem se dando conta de que o próprio Moisés teriam os condenados por essa atitude

Após posso essa conversa então os fariseus vão agora de maneira muito clara atacar Jesus dizendo que tinham convicções de que Deus havia falado a Moisés mas nem sequer sabia onde que Jesus procedia

E mais uma vez o cego da aquela espinafrada nos fariseus em tom sarcástico. "Que coisa mais estranha!", respondeu o homem. "Ele curou meus olhos e vocês não sabem de onde ele vem? João 9:30

É de fato surpreendente não saber de onde Ele vem, em outras palavras vocês deveriam saber disso vocês sim, deveriam saber, e acrescenta que, se Jesus fez esse milagre inédito certamente Deus atendeu uma vez que Deus Opera um milagre dessa natureza, só Deus pode operar um milagre dessa natureza.

Então ele fecha a fala dele com um argumento destruidor, demolidor dizendo o seguinte:

Sabemos que Deus não atende pecadores, mas está pronto a ouvir aqueles que o adoram e fazem a sua vontade. Desde o princípio do mundo, ninguém foi capaz de abrir os olhos de um cego de nascença. Se esse homem não fosse de Deus, não teria conseguido fazê-lo." João 9:31-33

Diante dessa explanação era para os fariseus se envergonhar, mas eles estavam cheio de orgulho, então eles não se renderam e começaram a hostilizar esse homem, dizendo: "Você nasceu inteiramente pecador!", disseram eles. "E quer ensinar a nós?" Então o expulsaram da sinagoga. João 9:34

Eu fiquei pensando meus irmãos, quantas vezes ainda hoje, os insultos tomam o lugar de argumentos, e com frequentemente as pessoas voltam às costas, com aparente desdém, para fatos que não podem negar e nem mesmo refutar. Os fariseus estavam na frente de um dilema, na frente deles tinha um homem, que tinha sido Curado Ou eles negavam o fato que era impossível, Ou eles admitiam a natureza Divina de Jesus.

 Os ateus, as pessoas que não têm fé hoje elas fazem a mesma coisa porque elas ficam perturbadas diante dos fatos elas negam os milagres, elas não admitem que Jesus era mestre Supremo né no terreno moral.Elas preferem não enxergar a verdadeira verdade continua sendo assim hoje elas dizem que Jesus é bom mas negam as suas obras milagrosas

Uma coisa maravilhosa, eu amo muito Jesus, por isso, ouvindo Jesus que os fariseus haviam expulsado aquele homem na sinagoga, ele foi ao seu encontro e ele perguntou

Quando Jesus soube do que havia acontecido, procurou o homem e lhe disse: "Você crê no Filho do Homem?". "Quem é ele, senhor?", perguntou o homem. "Eu quero crer nele. Jesus respondeu: "Você o viu, e ele está falando com você!". "Sim, Senhor, eu creio!", declarou o homem. E adorou a Jesus. João 9:35-38

Olha só meus irmãos, o mesmo Jesus que abriu os olhos do cego, abre agora os olhos da Alma desse cego, ele não apenas recebe uma cura mas também agora o filho do homem o senhor. E é maravilhoso constatar meus irmãos que, ao mesmo tempo que os judeus o expulsaram do templo, o senhor do templo vai ao seu encontro para buscá-lo; glória a Deus!!!

É por isso que eu amo esse Versículo. É nisto que consiste o amor: não em que tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou seu Filho como sacrifício para o perdão de nossos pecados. 1 João 4:10

Foi Deus que nos amou, foi ele que veio ao nosso encontro. Na mesma proporção que os fariseus faziam uma viagem rumo ao abismo mais profundo da incredulidade, da religiosidade, esse homem cego fazia uma viagem rumo a maturidade, rumo ao aprofundamento da sua fé, ele vai crescendo na compreensão sobre quem é Jesus.

No começo, ele vê apenas um homem Jesus. Mais tarde o vê como um profeta, em seguida ele admite que Jesus era um operador de Milagres e mais tarde avançando pela estrada da maturidade, ele adquire a compreensão de que Jesus era um homem de Deus. Culminando em sua conversão "Sim, Senhor, eu creio!", declarou o homem. E adorou a Jesus. João 9:38

Adorar o senhor é o caminho meus irmãos, é o caminho da maturidade, é o caminho do aprofundamento no evangelho Genuíno, todo cristão deve crescer no seu conhecimento de Deus, um cristão que não amadurece não é cristão, ele se torna um fariseu.

O amadurecimento faz parte da vida cristã, aquele que eu era, não sou mais, aquilo que eu fazia não faço mais, aquilo que eu pensava, não penso mais agora eu penso e faço aquilo que o rei Jesus me pede, que Deus nos abençoe a todos.

Nenhum comentário: