2023/01/20

O BOM PASTOR

 João 10:1-16

O capítulo 10 de João é uma sequência do capítulo anterior. Jesus ainda está enfrentando os fariseus, os líderes cegos que se julgavam sábios e grandes intérpretes da Lei. Jesus no capítulo anterior censurou os fariseus, animou o ex cego em sua fé e confiança em Deus, e salientou o ministério amoroso do nosso Senhor e salvador.

O antigo testamento frequentemente se refere a Deus como pastor e ao povo como rebanho.

"Guiaste o teu povo como a um rebanho pela mão de Moisés e de Arão."  Salmos 77:20

"Então nós, o teu povo, as ovelhas das tuas pastagens, para sempre te louvaremos; de geração em geração cantaremos os teus louvores." Salmos 79:13

Reconheçam que ele é o nosso Deus. Ele nos fez e somos dele: somos o seu povo, e rebanho do seu pastoreio. Salmos 100:3

A essa parábola de Jesus do bom pastor ela está muito ligada a Ezequiel 34 onde mostra que Deus é o pastor do seu povo e nomeia pastores subordinados para cuidar do seu rebanho, mas, esses pastores passaram alimentar-se das ovelhas em vez de alimentarem as ovelhas, tão longe de cuidar das ovelhas eles se omitiam e sacrificavam as ovelhas arrancando-lhes  a lã e comendo a suas carnes. Esses pastores eram indignos e por isso foram expulsos, e Deus mesmo cuidaria então das ovelhas do seu rebanho.

Para entendermos essa parábola de Jesus nós precisamos voltar os nossos olhos à prática pastoril daquela época. Na Judeia, lugar de montanhas e vales, havia poucos lugares seguros com pastos suficientes para as ovelhas. Os pastores saíam com seus rebanhos e à noite precisavam colocar essas ovelhas no aprisco, um lugar seguro para proteger de todos os lobos e hienas que haviam naquela região.  Haviam dois tipos de aprisco que eles utilizavam.

No inverno, havia um grande aprisco para onde vários pastores levavam seus rebanhos. Era um lugar com uma porta forte que ficava trancada, e a chave era confiada a um porteiro. No dia seguinte, o pastor chamava suas ovelhas e saía com elas em busca de pastos verdejantes e águas tranquilas.

No verão, os pastores ficavam com seus rebanhos nos campos e recolhiam a um pequeno aprisco de pedras que tinha uma abertura onde as ovelhas entravam e saíam, e o próprio pastor era a porta.

Jesus está se referindo aos dois apriscos, no primeiro aprisco do 10 do versículo 1 ao 3

"Eu lhes asseguro que aquele que não entra no aprisco das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante. Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. O porteiro abre-lhe a porta, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as suas ovelhas pelo nome e as leva para fora. João 10:1-3

Vemos ladrões que tentavam roubar as ovelhas subindo as paredes e no segundo aprisco o próprio pastor serve de porta para resolver, ele Jesus disse eu sou a porta das ovelhas. Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas. João 10:7

Jesus Explicita a diferença entre ladrão e o pastor das ovelhas. O ladrão não entra pela porta do aprisco das ovelhas, não é o pastor legítimo, ele é um usurpador. Não tem interesse em cuidar das ovelhas, mas em roubá-las. O seu propósito não é servi-las, mas delas servisse.

Já o pastor pode ser conhecido por suas marcas, em primeiro lugar, ele é o porteiro que abre a porta, ele é legítimo, tem credenciais, seu trabalho é cuidar das ovelhas.

Segundo, as ovelhas conhecem sua voz, distingue-se a sua voz das vozes estranhas, o pastor tem cheiro de ovelhas, ele ama as ovelhas e as busca, ele tem intimidade com elas.

Terceiro, o pastor conhece cada ovelha, particularmente chama cada uma pelo seu nome, o relacionamento do pastor com as ovelhas é individual, ainda que o seu rebanho seja numeroso ele conhece cada ovelha pelo nome. Pelo Balido

Quarto, o pastor conduz suas ovelhas para fora do aprisco. Leva-as para os campos verdes e as águas tranquilas nas veredas da justiça, mesmo quando atravessa com elas o vale da sombra da morte, jamais desampara ao contrário consolas com seu cajado de bordão e mesmo dos desertos mais cáusticos prepara para elas uma mesa e diante dos seus inimigos, e ungi a sua cabeça com óleo.

Quinto, o pastor vai adiante as ovelhas, Jesus lidera as ovelhas, ele não a induz! Ele vai adiante para abrir o caminho para afugentar os predadores para livrar suas ovelhas. O pastor não toca as ovelhas como um vaqueiro, tocando, empurrando o gado.

Sexto, o pastor é seguido pelas ovelhas, elas não seguem estranhos, seguem apenas um pastor, os fariseus não compreenderam a palavra de Jesus pois na verdade eles não eram pastores, mas ladrões salteadores, não cuidavam das ovelhas,  mas buscavam apenas seus interesses, eram tais quais ladrões no engano e na hipocrisia que revelavam tais quais salteadores tanto na violência como na audácia, mas Cristo  ao contrário meus irmãos veio comissionado divinamente no Ofício designado de Messias, ele era o verdadeiro pastor.

Jesus afirma categoricamente que Ele mesmo é a porta versículo 7. Ninguém pode entrar no aprisco de Deus senão por meio de Jesus. Não há outra porta, não há outro caminho, não há outro Salvador, não há outro mediador. O próprio Jesus é a porta, não se trata de uma cerimônia ou de uma doutrina. Não se trata de uma igreja nem de uma denominação. A porta é Jesus!

Podemos ver aqui algumas verdades acerca de Jesus com uma porta das ovelhas:

1) Jesus é a porta da salvação. Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. João 10:9a

Jesus é a porta do céu, não é a porta larga que conduz a perdição, mas Jesus é a porta da salvação. Só Jesus é a porta do céu, ninguém pode entrar na bem-aventurança a não ser por Jesus, ninguém pode ir ao Pai senão por Jesus.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

Jesus é o caminho que leva a Deus. Ele é a luz que ilumina o mundo espiritual. E é a fonte de vida eterna.

Eu entendo que a maioria das traduções traga essa frase com a preposição "por" [mim]. Entretanto, analisando o texto da Peshitta (o Novo Testamento em Hebraico e Aramaico), encontramos a frase, "Nenhum homem vem ao Pai senão em Mim".

Ou seja, Jesus disse que "ninguém pode vir a Deus, senão em Mim", porque Deus estava em Jesus. E repare que a preposição "Em", significa "Dentro". Deus estava dentro de Jesus, porque Jesus é o Eterno!

Temos um entendimento de relacionamento, de intimidade, de totalidade. Não basta dizer que crê em Jesus e ponto vou viver minha vida como se nada tivesse acontecido. Não!!!  Essa crença está ligada a uma nova natureza que assumiu o controle de nossas vidas.

2) Jesus é a porta da libertação versos 9b "Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará pastagem." João 10:9

Há portas que conduzem a escravidão, mas Jesus é a porta que conduz a liberdade. Quem entra pela porta que é Jesus entra e sai. As ovelhas de Cristo são livres. Deus nos chamou para a Liberdade.

"Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão." Gálatas 5:1

Nosso chamado foi para a liberdade, ao contrário do que muitos pensam Jesus não nos chamou para um regime novo de escravatura. Ele nos chamou para a liberdade em Deus. A decisão de permanecer  livre está em nossas mãos, Cristo nos libertou e quem decide permanecer livre somos nós. Podemos todas as coisas, mas, nem tudo convém. "Tudo é permitido, mas nem tudo edifica. Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada domine." 1 Coríntios 10:23/ 6:12

A princípio, o que nos chama a atenção nesse verso é a aparente redundância que existe na frase: "Para a liberdade foi que Cristo nos libertou". Mas, na verdade a linguagem aqui precisava ser forte, até mesmo repetitiva, pois Paulo intencionava ressaltar quão tolo seria ser liberto e voltar a submeter-se a uma nova espécie de escravidão. Ser liberto e não desfrutar da liberdade oferecida seria uma ofensa Àquele que o teria liberto.

Jesus nos chama e oferece uma liberdade verdadeira, não a falsa liberdade que o inferno propaga, porque a liberdade real e legítima, vem acompanhada de deveres e responsabilidades; a ideia de que liberdade é fazer o que se "dá na telha" como é comum se ouvir, não é liberdade, mas anarquismo.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres." João 8:36

3) Jesus é a porta da provisão versus 9c "Eu sou a porta; quem entra por mim será salvo. Entrará e sairá, e encontrará  pastagem." João 10:9

Quem entra pela porta que é Jesus, encontra a pastagem, nele há uma provisão farta e vida abundante. A nossa provisão espiritual é encontrada em Cristo. Ele é o nosso elemento, ele é o pão da vida, ele é a água da vida.

O legalismo Fariseus que estava matando as pessoas, mas quem vai a Jesus encontra uma vida maiúscula, superlativa, abundante.

4) Jesus é a porta da vida abundante versos 10 "...eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente."

Jesus é a vida, e veio para da vida e vida plena, abundante, eterna, a todos que são seus.

Há muitas coisas que desejamos aqui nesta terra: saúde, amor, riquezas, beleza, talentos, poder, fama; no entanto, sem Jesus, isso tudo só nos trará tormento em vez de prazer.

 Só em Jesus teremos uma vida abundante. A palavra "abundante" no grego é "Perisson", que significa: "muito, muito bem, além da medida, uma quantidade tão abundante que chega a ser mais do que era de se esperar ou antecipar."

 E isto implica muito mais que os prazeres terrenos. Deus quer e pode nos dar uma vida próspera e feliz, há muitos homens prósperos na Bíblia! Contudo, o que mais importa é a paz de Cristo em nossos corações. Só quem recebe Jesus como Senhor e Salvador sabe como ela é. Essas são as marcas desse Jesus que é a porta verdadeira.

 Em contraste com as marcas de Jesus temos as marcas daqueles que tentam usurpar a posição de Jesus como um único caminho.

1) Os ladrões e salteadores não tem legitimidade, Todos os que vieram antes de mim eram ladrões e assaltantes João 10:8 Obviamente Jesus não está se referindo a João Batista, nem aos profetas, pois esses apontaram para Jesus e foram fiéis ao seu ministério.

É claro que Jesus está falando sobre os líderes que em vez de conduzir as ovelhas em segurança ao aprisco, afugentavam as ovelhas, como os fariseus fizeram com aquele homem ex cego que foi expulso no templo.

Os fariseus, chamados por Jesus de filhos do diabo, agiam como o ladrão que vem para roubar, matar e destruir. O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir João 10:10

 Em primeira instância os ladrões são os fariseus, religiosos matavam e destruíam pessoas. Esse é o retrato imediato dos fariseus, mas também aponta para todos os líderes religiosos que oprimem e destroem o povo em vez de apascentá-los. Essa é uma descrição clara do próprio diabo inspirador de todos os falsos profetas

Jesus faz mais um contraste agora entre o pastor e o mercenário. O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas. João 10:12,13

 O Mercenário é alguém que é contratado para cuidar das ovelhas, ele não é pastor nem dono das ovelhas. Faz seu trabalho para receber seu salário. Não está ali para arriscar sua vida, e sim, para ganhar o seu sustento. O pastor, porém, sendo dono das ovelhas, importa-se com elas, defende-as, está pronto para dar essa vida para os seus animais.

 Entre tantos nomes de Jesus, Bom Pastor é um dos que mais nos chama atenção. Jesus nos chama de ovelhas, e a ovelha é um animal indefeso, inseguro, míope, que não pode alimentar-se a si mesmo, proteger a si mesmo, nem limpar a si mesmo. A ovelha é totalmente dependente.  Há gritante contraste entre o poder do divino pastor com a fragilidade da ovelha. Há um gritante contraste entre as necessidades ovelha e a rica provisão oferecida pelo pastor.

Os grandes líderes do Povo de Deus exerceram a função de pastor. Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó eram pastores de ovelhas. Moisés era pastor de ovelhas. Rei Davi era pastor de ovelhas Deus é chamado de Pastor de Israel. Israel é chamado de rebanho de Deus.

O Messias nos é representado no livro de Salmos como bom pastor que dá a sua vida para as ovelhas, como o grande pastor que vive para as ovelhas.  O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Salmos 23:1 e como supremo pastor que voltará para as ovelhas.

Jesus se apresenta como um bom pastor que dá a vida para suas ovelhas, o adjetivo bom é escrito com a palavra grega Kalos que possui o sentido básico de maravilhoso, o que indica um caráter excelente de Jesus. Então esse Bom Pastor corresponde ao ideal tanto em caráter como em sua obra. Ou seja, o único em sua categoria.

1) Algumas verdades sobre o bom pastor primeiro que ele sacrifica-se para as ovelhas "...e dou a minha vida pelas ovelhas. "João 10:15

Jesus não é apenas o pastor, ele é bom pastor. O bom pastor, não é aquele que oprime, explora, devora as ovelhas, mas aquele que dá vida por elas.  Ele é o grande pastor referido pelo escritor de Hebreus.

"O Deus da paz, que pelo sangue da aliança eterna trouxe de volta dentre os mortos a nosso Senhor Jesus, o grande Pastor das ovelhas, Hebreus 13:20

Ele é o supremo pastor como diz Pedro. Quando se manifestar o Supremo Pastor...1 Pedro 5:4

Os Fariseus haviam acabado expulsar o cego curado por Jesus, eles usaram seu poder Eclesiastes para oprimir as pessoas e lançá-las fora. Jesus o bom pastor veio não para expulsar as ovelhas, mas para dar a vida por elas, Ele veio para morrer por elas. Ele amou as ovelhas e por ela se entregou.

Ele se deu voluntariamente as pessoas

"...porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade." João 10:17,18

As pessoas não puderam tirar a sua vida, Ele se entregou para tornar a reassumi-la.

Não foi Judas que por ganância levou Jesus à cruz.

Não foi Pedro que, por covardia, negou a Jesus e que levou a cruz.

Não foi o Sinédrio  judaico que por inveja julgou Jesus réu de morte e o levou à cruz.

Não foi Pilatos que por conveniência política sentenciou Jesus à morte e o levou à cruz.

Não foi a multidão ensandecida e insuflada pelos sacerdotes que levou Jesus à cruz.

Ele foi para Cruz voluntariamente e ele se entregou por amor e ele se deu voluntariamente.

Ele se deu vicariamente.

Ele não amou suas ovelhas apenas de palavras, mas ele verteu o seu sangue pelas ovelhas. Não havia outro meio mais ameno. Não havia outro caminho de salvação. Para salvar suas ovelhas, a lei de Deus que foi violada precisava ser obedecida. E a justiça de Deus ultrajada precisava ser satisfeita. Somente o sacrifício de Cristo, o cordeiro sem mácula, poderia salvar suas ovelhas.

Ele morreu em lugar das ovelhas, sua morte não apenas possibilitou a salvação mas realmente efetivou esse sacrifício. O sacrifício de Cristo foi substitutivo. Ele morreu no lugar das ovelhas. Ele pagou sua dívida.

Não morreu para abrandar o coração de Deus, mas como expressão do amor de Deus. Não foi a cruz que inundou o coração de Deus pelas ovelhas, mas foi o coração inundado de amor pelas ovelhas que providenciou a cruz.

A cruz é o maior arauto do amor de Deus meus irmãos, nela Jesus morreu por pecadores, nela o justo morreu pelos injustos, nela encontramos uma fonte de vida e salvação.

assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. João 10:15

O bom pastor conhece intimamente suas ovelhas "...conheço as minhas ovelhas; e elas me conhecem;" João 10:14

Entre o pastor e suas ovelhas há um conhecimento muito profundo. O pastor conhece as ovelhas e as suas ovelhas conhecem o seu pastor, e esse conhecimento não é apenas teórico, intelectual, mas íntimo, distinto, místico. O bom pastor tem intimidade com as suas ovelhas e deleita-se no relacionamento com elas.

Não somos chamados mais de Servos, mas de amigos.

Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. João 15:15

A vida eterna é comunhão com Deus e com Cristo. A vida eterna é a intimidade com Deus e com Jesus.

2) Bom Pastor tem outras ovelhas que ainda não estão no aprisco.

Deus prometeu dar a Abraão uma numerosa descendência. Pessoas de todos os povos, línguas e nações foram compradas por Deus essas pessoas precisam ouvir a voz do Pastor para serem agregadas no aprisco de Deus.

O rebanho de Cristo ainda não está completo. Há outras ovelhas dispersas que precisam ser levados para o aprisco. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também João 10:16

 Isso significa que precisamos fazer missões até os confins da terra, o bom pastor morreu para comprar com seu sangue os que procedem todas as tribos, línguas, povos e nações.

"...e eles cantavam um cântico novo: "Tu és digno de receber o livro e de abrir os seus selos, pois foste morto, e com teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação." Apocalipse 5:9

As ovelhas que ainda estão dispersas precisam ser conduzidas por Cristo, ele é quem chama essas ovelhas e chama pelo evangelho e Jesus disse que elas ouvirão a sua voz e essa chamada é irresistível. A Igreja de Cristo, o rebanho do Bom Pastor, não é uma denominação. É um rebanho composto por todas as ovelhas, por todos aqueles e só aqueles que foram lavados pelo sangue de Jesus.

3) O bom pastor tem uma voz poderosa. Elas ouvirão a minha voz João 10:16

Quando uma ovelha pela qual Jesus o Bom Pastor verteu o seu sangue ouve e atende a voz do evangelho, Jesus  a conduz ao aprisco. O evangelho e meus irmãos é poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crê.

A eleição Divina longe de ser um desistimos na pregação. É uma garantia do seu sucesso

4) Bom Pastor tem um rebanho  e haverá um só rebanho e um só pastor. João 10:16

 Há muitas igrejas, muitas denominações, mas um único rebanho. Há  uma só igreja verdadeira, uma só família, uma só noiva, uma só cidade santa. Todos aqueles que crê em Cristo seguem-no como o bom pastor e fazem parte desse rebanho. 

Extraído e Adaptado

Nenhum comentário: