2023/01/07

2023 Cristo em Vós a esperança da Glória

Meus irmãos, chegamos em 2023, para graça de Deus pela misericórdia dele, estamos aqui e temos muitos desafios pela frente. Desafios na IPI Cidade Jardim, desafios em nossas famílias, desafios profissionais, desafios de relacionamentos interpessoais, desafios como nação etc. Mas eu quero dizer a vocês que não haverá solução sem Cristo para os desafios que esse ano apresentará, seja qual for a situação que você vier a enfrentar, Cristo é a base, é a essência, é a estrutura da pavimentação da nossa fé.

Não adianta queridos irmãos procurarmos soluções onde todos estão buscando. Eu louvo a Deus pela sabedoria que Deus dá ao homem, pela inteligência que Deus dá ao homem para solucionar problemas, eu louvo a Deus pela ciência que ajuda ao ser humano na sua caminhada terrena, Louvo a Deus por aqueles que estudam a mente humana e ajuda a muitos se entenderem de uma forma geral, mas eu quero dizer para vocês que tudo isso é limitado.

Existem coisas que a ciência não explica, existem coisas que por mais inteligente que o homem seja, ele não consegue ter compreensão de muitas coisas, existem feridas na alma humana que nem o profissional da psicologia mais experimentado é capaz de solucionar.  Existem situações que só Cristo pode resolver, solucionar.  O texto diz:

"...que é Cristo em vós, esperança da glória;" Colossenses 1:27

Paulo experimentou a força transformadora do Evangelho de Cristo e reconheceu o seu poder de romper barreiras, libertar de prisões e assegurar vida.

Paulo também afirmou em Romanos 8:38-39: "Nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor".

Sim, Deus está conosco continuamente em nossas vidas. Nada e ninguém pode nos separar do Seu amor, isto está registrado na Bíblia. Agora, por que sabemos disto e temos a sensação de nos sentirmos sós? Isso a Bíblia também explica: Deus está conosco, mas o problema é que muitas vezes nós não estamos com Ele.

Quando a graça acontece, Cristo entra. Cristo em você, a esperança da glória! Infelizmente muitos têm perdido essa verdade. Eles acreditam em todas as outras preposições: Cristo para mim, Cristo comigo, Cristo adiante de mim. Mas, não conseguem imaginar a verdade de que Cristo está em mim. A falta de Leitura da Palavra talvez seja a culpada já que Paulo se refere a Cristo habitando em nós 216 vezes. João menciona a presença de Cristo 26 vezes.

Nenhuma outra religião ou filosofia consegue fazer uma reivindicação igual. Nenhum outro movimento implica na presença viva do seu fundador dentro dos seus seguidores. Maomé não habita nos Muçulmanos. Buda não habita nos Budistas. Influência? Instrução? Sim. Mas, ocupação? Não.

Em Romanos 8:26-39. Ele começa citando cinco convicções inabaláveis (v. 28):

Deus age em todas as coisas;

Ele age para o bem do seu povo;

Ele age assim para aqueles que o amam e que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Sabemos de tudo isso, Paulo escreve, mas nem sempre entendemos.

A seguir, vêm cinco afirmações inegáveis (v. 29-30), que descrevem em detalhes aquilo que Paulo quis dizer com "propósito" de Deus. Elas se referem ao povo de Deus, a quem Deus conheceu de antemão (isto é, que ele decidiu amar) e predestinou para ser conforme a imagem de seu Filho; a quem também chamou para si através do evangelho, justificou e, por fim, glorificou.

Nossa glorificação é expressa como algo que aconteceu no passado, pois ela já está garantida, apesar de só ocorrer no futuro. Assim, Paulo se desloca do passado para o futuro, até chegar a cinco perguntas irrespondíveis:

"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" (v. 31).

"Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?" (v. 32).

"Quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica" (v. 33).

"Quem os condenará? Foi Cristo Jesus que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós" (v. 34).

"Quem nos separará do amor de Cristo?" (v. 35).

Assim, Paulo nos apresentou cinco convicções sobre a providência de Deus, cinco afirmações sobre seu propósito e cinco perguntas sobre seu amor. Todas juntas nos dão cinco certezas a seu respeito. Necessitamos urgentemente dessas certezas, pois no mundo de hoje não encontramos firmeza em lugar nenhum.

O apóstolo Paulo explicou o mistério e trouxe luz para a compreensão da Salvação de Deus em sua geração; consideremos que somos peregrinos e forasteiros nesta terra, pois a nossa pátria está nos céus

Nossa cidadania, no entanto, vem do céu, e de lá aguardamos ansiosamente a volta do Salvador, o Senhor Jesus Cristo. Filipenses 3:20

Amados, eu os advirto, como peregrinos e estrangeiros que são, a manter distância dos desejos carnais que lutam contra a alma. 1 Pedro 2:11

Consideremos que no corrente século não faltam oráculos para explicar o mistério; consideremos que a falta de discernimento espiritual ainda leva muitos a não entenderem o sentido do glorioso mistério da salvação em Cristo Jesus. Sejamos perseverantes na busca da verdade!

É por isso queridos irmãos quero conclamá-lo para que esse ano de 2023 você volte os seus olhos para Cristo, a Bíblia diz que ele é o autor e consumador da nossa fé.

Eu acredito que nós precisamos nesse ano, desenvolver um relacionamento muito mais profundo com Jesus Cristo, do que nós vivemos em 2022.  Os tempos são maus e a humanidade caminha a passos largos para a perversidade e para a incredulidade, cada vez mais, está ficando mais difícil vivermos piamente nesse mundo corrompido e só aqueles que desenvolverem uma vida de intimidade com Deus, uma vida de relacionamento com Ele através da sua palavra, de uma vida de oração, é que permanecerão em pé.

Meus irmãos precisamos viver essa verdade, há uma diferença muito grande, meus irmãos, entre religião e relacionamento com Deus. Religião é tudo que você faz para Deus sem ter desejo em seu coração de ter mais intimidade com ele, relacionamento é estar com Deus é vivenciar esse Cristo em Vós, é ter desejo em crescer em Cristo.

No livro de Isaías Capítulo 9 Versículo 6 nós temos alguns atributos importantes sobre Deus que nos ajudará a entender quem é esse Cristo que está em nós.

1) O texto fala que ele é maravilhoso.

Maravilhoso é alguém de difícil entendimento, é alguém de difícil compreensão, que está além da capacidade de entendimento, assim é o nosso Deus ele está acima daquilo que o mundo pode apresentar, mas você pode conhecê-lo através de uma vida de relacionamento.

2) O texto também diz que ele é Conselheiro

Ele é alguém que você possa consultar o tempo inteiro e os seus conselhos são muito profundos e muito melhores do que qualquer coaching, de que qualquer profissional na área da ciência, tecnologia ou saúde, é melhor do que qualquer conselho de empresário, empreendedor.

 Ele é aquele que sabe de todas as coisas e tem conhecimento de tudo.

3) O texto diz que ele é Deus forte

Essa palavra forte Ela do grego é a palavra Dibor que quer dizer valente, corajoso, homem intenso, meus irmãos nosso Deus não foge da raia, nosso Deus vai conosco para a fronte das batalhas, ele não foge amedrontado, pelo contrário os nossos inimigos batem em retirada quando ele está ao nosso lado.

4) O texto diz que ele é o pai da eternidade

O Incrível disso meus irmãos é que o pai da eternidade teve que morrer para que houvesse um futuro contínuo para aqueles que colocassem a sua fé nele, é alguém do passado, mas também alguém do Futuro esse é o nosso Deus.

5) O texto encerra dizendo que ele é o príncipe da paz

Ou seja, Ele é o governante Nobre, essa palavra paz meus irmãos ela vem do hebraico Shalom que quer dizer saúde completa, segurança, tranquilidade, prosperidade, integridade bem estar meus irmãos quando você dá a paz do Senhor você está profetizando sobre essa pessoa que a prosperidade de Deus está sobre ela, que a tranquilidade que a provisão desse Deus tremendo está sobre ela e essa paz que Deus quer nos dar quando o salmista nos diz:

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-poderoso.

Isso eu declaro a respeito do Senhor : ele é meu refúgio, meu lugar seguro, ele é meu Deus e nele confio.

Pois ele o livrará das armadilhas da vida e o protegerá de doenças mortais.

Ele o cobrirá com as suas penas e o abrigará sob as suas asas; a sua fidelidade é armadura e proteção.

Não tenha medo dos terrores da noite, nem da flecha que voa durante o dia.

Não tema a praga que se aproxima na escuridão, nem a calamidade que devasta ao meio-dia.

Ainda que mil caiam ao seu lado e dez mil morram ao seu redor, você não será atingido. Salmos 91:1-7

Que neste ano de 2023 meu querido irmão, você possa derramar seu coração diante desse Deus todo poderoso, não haverá solução sem Cristo, mas sim meus irmãos, em Jesus tudo vai ficar bem, no final de tudo a sua igreja estará com ele, e os seus filhos reinarão com ele na eternidade;

Quero encerrar essa minha fala deixando alguns conselhos que julgo ser importante pra todos nós neste ano de 2023.

1)    Inicie seu ano fazendo um compromisso sério com Deus de leitura da palavra e oração.

 "Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós" (Tiago 4:8).

 

2)    dedique parte do seu tempo para trabalhar na igreja do Senhor.

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade.

2 Timóteo 2:15

 

3)    Fale sobre o que Jesus tem feito em sua vida para todos que estão ao seu redor.

Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 2 Timóteo 4:2

 

4)    Caminhe com alguém em discipulado para que a sua fé seja fortalecida.

"O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui." Gálatas 6.6

 

E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensiná-las a outros. 2 Timóteo 2:2

Nenhum comentário: