2023/01/14

Together We are Stronger

O PODER DA UNIDADE

Irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, peço-lhes que todos estejam de acordo naquilo que falam e que não haja divisões entre vocês; pelo contrário, que vocês sejam unidos no mesmo modo de pensar e num mesmo propósito. 1 Coríntios 1:10

Nesse versículo que nós acabamos de ler, a Igreja de Corinto estava tendo um problema sério de divisão. A igreja se dividiu basicamente em 4 grupos:

- o grupo dos irmãos que só queriam ser liderados por Paulo,

- o grupo dos irmãos que só queriam ser liderados por Cefas (Cefas era Pedro),

- o grupo dos irmãos que só queriam ser liderados por Apolo e

- o grupo daqueles que não queriam ser liderados por ninguém, apenas por Cristo. Então, para resolver esse problema, Paulo escreve a carta e roga para que eles não tenham divisões; pelo contrário, que eles tenham uma mesma linguagem, um mesmo pensamento e um mesmo parecer.

EM OUTRAS PALAVRAS, PAULO SUPLICA COM TODAS AS SUAS FORÇAS PARA QUE OS IRMÃOS TENHAM UNIDADE.

E, agora, eu te pergunto: por que Paulo queria tanto que os irmãos tivessem unidade? Por que a unidade é tão importante no meio da igreja?

1)    A UNIDADE TEM O PODER DE NOS GUARDAR

Dinamica ...

Esses dias, eu estava vendo um vídeo bem interessante que mostrava um bando de búfalos selvagens na África. No vídeo, enquanto os búfalos estavam andando pelo meio da mata, bebendo água no rio, apareceu um bando de leões famintos atacando para tudo quanto é lado.

Só que o pior de tudo era que no meio desses búfalos tinha um filhotinho indefeso e os leões foram com tudo para cima dele. Sabe como ele é que ele conseguiu se salvar? Porque os demais búfalos do bando voltaram para defendê-lo. Eles vieram com tudo para cima e os leões (Que eram minoria) saíram correndo de medo.

Você pode achar que isso é só um vídeo da natureza, mas isso tem tudo a ver com o que nós estamos falando, porque a unidade tem o poder de nos guardar.

Você já parou para pensar o que aconteceria se um soldado resolvesse ir sozinho para a guerra? A não ser que ele fosse o Super Homem ou o Homem de Ferro, com certeza ele iria morrer. E, é isso o que nós precisamos ter em mente: nós estamos envolvidos em muitas batalhas diárias. Todos os dias você tem desafios que precisam ser superados, todos os dias você tem lutas que estão sendo travadas, seja no trabalho, seja na família, seja em casa com os pais, com os filhos, em tudo quanto é lugar.

 E, se nós estivermos sozinhos nisso tudo, só existe um resultado que é a derrota.

É ISSO O QUE O DIABO QUER, ELE QUER VER VOCÊ SOZINHO, ELE QUER AFASTAR VOCÊ DA COMUNHÃO, ELE QUER QUEBRAR A UNIDADE PORQUE ASSIM VOCÊ SE TORNA UMA PRESA MUITO MAIS FÁCIL.

Além disso, Eclesiastes 4:9-12 que diz assim: "Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só, como se aquentará? E, se alguém prevalecer contra um, os dois lhe resistirão;".

Dinamica ...

Em outras palavras, o que ele está dizendo aqui é que se você vive a vida cristã sozinho, na hora em que você cair, não vai ter ninguém que vai te ajudar a levantar. Agora, se você anda sempre junto, em unidade, no momento em que você mais precisar, sempre vai ter alguém para te ajudar.

É por isso que nós fazemos tanta questão de caminharmos juntos. É POR ISSO QUE NÓS FAZEMOS TANTA QUESTÃO QUE VOCÊ ESTEJA ENVOLVIDO NO GRUPO, CAMINHANDO JUNTO COM OUTROS IRMÃOS, LADO A LADO.

Nós não queremos ver você sendo derrotado porque está caminhando sozinho. Together We are Stronger. Ou seja, juntos nós somos mais fortes.

2) A UNIDADE TEM O PODER DE LIBERAR O SOBRENATURAL DE DEUS

 Em verdade lhes digo que tudo o que ligaremna terra terá sido ligado nos céus, e tudo o que desligarem na terra terá sido desligado nos céus. Em verdade também lhes digo que, se dois de vocês, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que vierem a pedir, isso lhes será concedido por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles. Mateus 18:18-20

As minhas maiores experiencias sobrenatural foi orando com pessoas do que sózinho. Uma vez eu e mais dois amigos oramos por uma situação que um desses irmãos estava sendo perseguido na empresa porque ele era crente. Foi impressionante, porque depois que nós oramos juntos, no dia seguinte, as coisas começaram a mudar. Contar a história...

Contar a história dos americanos retiro.

Foi orando juntos no cenaculo que o espirito santo desceu sobre os discipulos

No dia de Pentecostes, todos estavam reunidos num só lugar. De repente, veio do céu um som como o de um poderoso vendaval e encheu a casa onde estavam sentados. Então surgiu algo semelhante a chamas ou línguas de fogo que pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os habilitava. Atos 2:1-4

Depois dessa oração, o lugar onde estavam reunidos tremeu, e todos ficaram cheios do Espírito Santo e pregavam corajosamente a palavra de Deus. Atos 4:31

É por isso que é importante você entender uma coisa: nós temos que entrar no nosso quarto e orar em secreto sim (Isso tem o seu valor), mas assim como Jesus nos mostrou, nós também temos que orar juntos como igreja, em unidade, porque isso tem o poder de liberar o sobrenatural de Deus no nosso meio.

ERA ISSO O QUE O SENHOR ESTAVA MOSTRANDO PARA NÓS AQUI: tudo o que ligardes na terra, terás sido ligado nos céus; se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem Deus irá fazer.

3) A UNIDADE TEM O PODER DE PREVALECER SOBRE O INIMIGO

Sozinha, a pessoa corre o risco de ser atacada e vencida, mas duas pessoas juntas podem se defender melhor. Se houver três, melhor ainda, pois uma corda trançada com três fios não arrebenta facilmente. Eclesiastes 4:12

Somos fortes quando estamos unidos. Quando o grupo de jovens é unido satanás tera muito dificuldade de vencer. Uma igreja forte, é uma igreja leva a sério a unidade. O próprio Jesus disse que as portas do inferno não iriam prevalecer contra a Igreja. Ele disse que os demônios e tudo quanto é coisa ruim nesse mundo não iriam prevalecer contra a Igreja.

E, aqui, nós precisamos nos atentar para algo: tem muita gente que acha que sozinho consegue prevalecer contra o inimigo. Existem coisas que você sozinho vai orar, vai repreender, vai resistir e você vai prevalecer. Todavia, para as coisas mais sérias e mais importantes, você sempre vai precisar da ajuda da Eclésia, da Igreja do Senhor.

 É POR ISSO QUE NÓS PRECISAMOS ANDAR JUNTOS, É POR ISSO QUE NÓS PRECISAMOS ANDAR EM UNIDADE, PARA PODERMOS PREVALECER CONTRA O INIMIGO.

4) A UNIDADE TEM O PODER DE NOS LEVAR MAIS LONGE

Em 1992 nas Olimpíadas especiais de Seattle nos Estados Unidos da América, nove portadores de deficiências mentais ou físicas iam disputar a prova dos "100 metros".

No momento da partida um dos atletas tropeçou, caiu com um grito imenso de dor e começou a chorar.

Apercebendo-se da situação, um a um os outros corredores abrandaram, pararam e voltaram para junto do rapaz prostrado no asfalto.

Depois, levantaram e auxiliaram o, até ali adversário, que havia ficado para trás, até à meta que acabaram por cruzar todos juntos exatamente ao mesmo tempo.

Nesse preciso instante, o público levantou-se e aplaudiu fervorosamente durante vários minutos.

Acaso duas pessoas podem andar juntas se não estiverem de acordo? Amós 3:3

Sozinhos vamos mais rápido. Juntos vamos mais longe.

Eu não sei quantos sabem algumas aves voam durante o inverno, a maioria das aves migram do norte para o sul procurando comida e procurando uma temperatura mais quente e agradável.

Só que tem um detalhe: as gaivotas nunca voam sozinhas e elas sempre voam em formato de V. A gaivota que está na frente corta a resistência do ar, de maneira que as gaivotas que estão atrás não sentem tanto o efeito dessa resistência; quando a gaivota da frente está cansada, ela vai para o final do grupo descansar, onde a resistência é menor; além disso, as gaivotas que estão atrás emitem um som de motivação para as que estão na frente, para elas não pararem; e, como se não bastasse, quando uma gaivota tem algum problema, outras duas gaivotas deixam o bando e ficam com ela até que o problema seja resolvido.

Segundo os especialistas, dessa forma, as gaivotas conseguem voar 70% mais do que se estivessem voando sozinhas.

E, eu te pergunto: essa atitude nos fala a respeito de que? DE UNIDADE. A unidade tem o poder de nos levar mais longe. Nós temos como grande exemplo de igreja para nós a Igreja Primitiva de Atos. Foram tantas coisas preciosas, poderosas e maravilhosas que aconteceram no meio daquele povo. Um dos maiores avivamentos de toda a história da Igreja aconteceu naquela época. E, sabe por que? PORQUE ELES TINHAM UNIDADE.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por meio dos apóstolos.

Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.

Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, o Senhor lhes acrescentava, dia a dia, os que iam sendo salvos. Atos 2:42-47

O nosso Deus é um Deus grande, que tem grandes coisas para nós individualmente e como Igreja. Todavia, o que vai determinar até onde nós iremos chegar, o que vai determinar o nosso alcance é a nossa unidade. Sozinho eu não posso chegar em lugar nenhum, mas juntos, você pode ter certeza de uma coisa, nós temos o poder de mudar toda a nossa comunidade para honra e glória do Senhor.

"Uma equipe se torna imbatível quando une as forças dos envolvidos." Karyne Santiago

 

Nenhum comentário: