2019/07/09

Parábola das 10 Virgens

Texto:  Mateus 25. 1-13

Boa noite Irmãos Graça e Paz...

Essa noite quero falar sobre a parábola das dez virgens, acredito que Deus tem grandes ensinamentos pra todos nós através deste texto. Mas, para compreendermos essa parábola acredito que é necessário falar um pouco sobre o casamento dentro da cultura Judaica.

 Bíblia utiliza muitas vezes a figura da noiva e do noivo para referir-se ao relacionamento da igreja com Cristo. Ele compara o Reinos dos céus com uma festa de casamento. Esse é o pano de fundo dessa parábola.

O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. 2 Coríntios 11:2

Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão. Mateus 9:15

A noiva pertence ao noivo. João 3:29 (Mt 9.15; Jo 3.29; 2 Co 11.2; Ef 5.22-33; Ap 19.7-9; 21.1-22.7)

A bíblia fala muitas vezes dobre o casamento de Cristo com a igreja. Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, a devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.

Em Israel, o noivado é tão serio quanto o casamento. Na historia bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada (Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19).

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mateus 1:18

A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele (Ap 19.7; 21.9; 22.17).

Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: "Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". Apocalipse 21:9

Como funcionava o casamento Judaico, como era a sua organização? O casamento judaico era precedido com antecedência de um mês a um ano por uma cerimônia de promessa de casamento ou noivado, denominada em hebraico erusin, ou, mais popularmente, tena'im (que significa, literalmente, "condições").

Essas tais condições referiam-se aos arranjos pré-matrimoniais que os pais da noiva e do noivo haviam combinado entre si estabelecendo o nadan (dote) e também as penalidades para quaisquer quebras de condições do acordo. Os tena'im davam a ambas as partes tempo suficiente para uma calma reconsideração antes de dar o passo definitivo do casamento.

O Pr. Hernandes assim descreve a cerimônia: "O costume matrimonial dos hebreus –

Noivado - era algo mais profundo do que um compromisso significa para nós. A obrigação do matrimônio era aceita na presença de testemunhas e a bênção de Deus era pronunciada sobre a união. Desde esse dia o noivo e a noiva estavam legalmente casados. Essa cerimonia era realizada na casa dos Pais da noiva e durante esse momento o esposo paga ao pai da noiva um dote. A noiva se prepara e se atavia. No mundo antigo, as amigas da noiva iam até a casa da noiva pra junto com ela guardar a chegado do noivo. O noivo em seu melhor traje é acompanhado de seus amigos que cantam e levam tochas e seguem em direção à casa da noiva. O noivo recebe a noiva e a leva em procissão ao seu próprio lar onde será comemorada a festa.

 Tendo considerado esse pano de fundo cultural podemos examinar a passagem em tela e podemos interpreta-la com maior segurança.

A cena gira em torno da casa da Noiva, em direção da qual o noivo está indo para as festividades do casamento é óbvio que o noivo, no caso, é o Senhor Jesus retratado em sua gloriosa e Inesperada segunda vinda.

A noiva precisa estar pronta, preparada. Portanto, o propósito primário dessa parábola é acentuar a importância de estar preparado para a vinda do noivo. Essas dez virgens, portanto, representam a igreja à espera do retorno do senhor.

Assim, também vocês precisam estar preparadosporque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam" (Mateus 24:43,44).

A igreja terrena é formada por dois grupos de pessoas; os que estão preparados e os que não estão. O ponto nevrálgico dessa parábola é que a igreja está dividida em dois grandes grupos, não de ricos e nem de pobres, não os dos capitalistas e dos socialistas, não dos sábios e ignorantes, não de homens e mulheres, mas os que estão preparados para segunda via de Cristo e os que não estão.

Pastor porque do numero de 10 virgens e não 1 ou 2 duas? Dez é o número da inteireza; são dez os mandamentos, contamos dez dedos nas duas mãos e nos dois pés juntos, eram necessárias dez pessoas para iniciar a sinagoga, o dízimo (a décima parte) pertence a Deus, são dez as cordas da harpa, portanto, Jesus está se referindo a algo total, a algo pleno. Todos devem estar preparados e cheios do Espírito Santo de Deus. Essa foi as duas principais falhas das 10 virgens

Vigilância. As 10 virgens adormeceram com a demora do noivo. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. Mateus 25:5

Era comum no Oriente que o Noivo se atrase, porque o atraso indica que ele está negociando um presente de qualidade tanto para a Noiva quanto para seus parentes. Se ele trouxesse um presente de pequena qualidade isso indicaria que ele não valoriza a noiva e nem seus familiares. O fato era que o atraso era esperado e as virgens negligenciaram esse atraso não trazendo óleo em suas vasilhas. O Grande teste para o Crente é o tempo. As virgens adormeceram depois de longo tempo de espera. A bíblia nos conclama a ser longânimes.

Ante a aparente demora do noivo, as virgens dormiram. Quantos em nossos dias se encontram mergulhados nas turvas águas do sono espiritual! Acreditando que o Noivo tardará, ou mesmo que não virá, se entregaram à dissolução e já não se preocupam mais com a consagração diuturna.

 Mas a meia-noite se ouviu o clamor, ou o grito: aí vem o esposo! (versículo 6). Claro está que se trata de uma alusão à Vinda de Cristo. Conforme registrado na Primeira Carta de Paulo aos Tessalonissences (4.16-17), "o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." Maranata!

É preciso ter vigilância meus irmãos essa parábola nos adverte a se preparar para a volta de Jesus. A necessidade de vigilância está bem evidente nas parábolas alusivas à volta de Jesus. Por isso, Ele advertiu: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai" (Mateus 24:36).

Por que não foi revelado o dia da volta de Jesus? Certa vez, ouvi alguém dizer: "Se eu soubesse o dia e a hora, não seria pego de surpresa; faria todos os preparativos e ensaiaria um grito de vitória."

Essas palavras parecem lógicas, mas há nelas uma armadilha. Se você soubesse o dia e a hora, teria a tendência de adiar seu preparo. Foi por isso que Jesus preferiu ocultar o dia e a hora. Ele, entretanto, falou sobre os sinais que anunciariam Seu retorno à Terra.

 Falta de óleo em suas lamparinas. E essa foi a grande falha das 5 virgens, não estavam com suas lamparinas cheias de óleo. As insensatas disseram às prudentes: '...as nossas candeias estão se apagando'. Mateus 25:8. A maioria dos exegetas concorda que o óleo fala do Espírito Santo, portanto, o que caracteriza uma pessoa prudente é "começar, continuar e terminar no Espírito"

Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6

Há certas coisas que não podemos deixar para obter no último momento – Mateus 25:5-9

Um estudante não pode se preparar para exames na última hora; o homem desempregado não pode se preparar para a entrevista na última hora. O homem não pode se preparar para a vida eterna na última hora. Não podemos deixar de ser cheio do Espirito Santo na ultima hora.

Por isso, somos orientados: "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre tua cabeça" (Eclesiastes 9.8).

Algumas pessoas pensam que elas falharam por terem adormecido, mas o notável teólogo Joachim Jeremias comenta que "O que é condenável não é o fato de terem adormecido, mas o erro das néscias em não terem provido óleo para suas lâmpadas." Como você percebe, o preparo para a viagem consiste em ter óleo na lâmpada, ou seja, ter a presença e atuação do Espírito Santo em nossa vida.

Paulo é claro e fecha o assunto sobre isso E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Romanos 8:9

Spurgeon diz corretamente que é a falta de óleo da graça a falha fatal na lâmpada de muitos que professam ser cristãos. Muitos têm um nome Cristo pelo qual viver, mas não tem a vida de Deus dentro de sua ama.

Agora olhe comigo aqui o verso 8 e perceba algo interessante.  'Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando'. Mateus 25:8, Observamos aqui uma simbologia alusiva aos "cristãos carona".

Acreditam que, pelo simples fato de estarem em companhia de alguém cuja vida está no altar, serão salvos por tabela. Ou que simplesmente frequentar um templo assegura a salvação. As cinco Néscias achavam que por possuírem apenas as lamparinas estavam seguras, mas lamparinas sem óleo não servem pra nada. O Reino de Deus é conquistado à força (Mateus 11.12), e não por osmose. Estreita é a porta que conduz à Vida Eterna (Lucas 13.24). Nunca é demais lembrar: a salvação é individual. Ponto.

A graça Salvadora é uma possessão pessoal, intransferível. A preparação do pai, não serve para o filho, nem a do marido serve para esposa. Ninguém entra no céu por procuração. RC sproul diz não podemos compartilhar o Espírito Santo com aqueles que não têm. Ninguém pode entrar no reino de Deus pegando carona com quem tem fé genuína. Não é possível confiar na fé do pai, da mãe, da esposa ou de qualquer outra pessoa.

As néscias saíram pra comprar óleo, mas, queridos irmãos o que é espiritual em sua essência não pode ser comprado (e.g., Isaías 55.1; Apocalipse 22.17). A Água da Vida é gratuita. Lembremos ainda o significado da palavra "graça": favor imerecido. Alguém já disse que "a graça significa que não há nada que se possa fazer para que Deus venha a nos amar mais, e que não há nada que se possa fazer para que Deus venha a nos amar menos".

James Montgomery comenta sobre isso mostra um perigo a que todos estamos sujeitos: "Portanto, devemos dizer, com base na parábola e em nossa própria observação, que há pessoas na igreja que ouviram o convite de Cristo, responderam de algum modo, e até podem ser consideradas como tendo afeição por Ele, mas ainda não estão preparadas para encontrá-Lo. São bons membros da igreja. Jamais pensaram em dizer sequer uma palavra contra Jesus. Mas não nasceram de novo. Não passaram por aquela mudança interior capaz de habilitá-las para entrar no Céu."

As cinco virgens néscias representam aqueles que nunca nasceram de novo. Sua fé em Cristo é meramente intelectual e não uma fé Salvadora. Por ocasião da segunda vinda de Cristo, muitos que se dizem cristãos serão deixados de fora das bodas, como cinco virgens néscias.

"E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. "Mais tarde vieram também as outras e disseram: 'Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ' "Mas ele respondeu: 'A verdade é que não as conheço! ' Mateus 25:10-12

Hoje, muitos são batizados, membros da igreja, participam dos cultos, trabalho na igreja, mas nunca se converteram verdadeiramente. Quando Jesus voltar e esses, ficarão de fora. R C Sproul disse que essa parábola Deixa claro que havia uma enorme diferença entre essas virgens, assim como há uma profunda diferença entre os membros da igreja, e a mesma que há entre o joio e o trigo, entre os que são crentes nominais e os que são verdadeiros convertidos.

Para concluir irmãos a parábola As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. Mateus 25:10

Finalmente, as bodas - as bodas incluem a festa das bodas que duravam sete ou quatorze dias. Agora a igreja está desposada com Cristo. Ele já pagou o dote por ela. Ele comprou a sua esposa com seu sangue. O noivo vem acompanhado dos anjos para receber a sua noiva, a igreja.

Agora começa as bodas. O texto registra esse glorioso encontro: "Alegremo-nos e exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou" (Ap 19:7). As bodas continuem não por uma semana, mas por toda a eternidade. Oh dia glorioso será aquele!"

Nos casamentos terrenos, quem recebe a maior atenção e honra é a noiva, mas nestas bodas quem tem toda a glória é o noivo! 

E por fim uma advertência. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! " Mateus 25:13 Vigiar é se preparar para essa gloriosa volta como se preparar Pastor? Em que consiste o preparo para a volta de Jesus?

Deixemos que a Bíblia fale sobre isso: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras" (Tito 2:11-14).

Quando essa "bendita esperança" se concretizar, Jesus comandará nossa viagem rumo ao Céu. Você quer participar dessa viagem maravilhosa? Então, receba a Jesus como seu Salvador. Peça-Lhe que o ajude a renegar a impiedade e as paixões mundanas. O preparo, portanto, consiste em viver "sensata, justa e piedosamente".

E não se esqueça de um segredo: a maneira de esperar a volta de Cristo é mais importante do que o tempo que você gasta esperando. O noivo espera a noiva no altar porque a ama. Você ama a Jesus o suficiente para esperá-Lo com paciência e fé? Ele disse: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15).

 De acordo com as Escrituras Sagradas, você não guarda os preceitos divinos para ser salvo, mas os guarda porque ama Aquele que, muito em breve, virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer a mais fascinante viagem rumo ao Céu. Não fique para trás

Veja alguns passos fundamentais para se preparar:

1. Arrependa-se de seus erros e confesse os pecados a Deus.

2. receba a Jesus como seu Messias e o seu Salvador.

3. Pela fé nos méritos do sacrifício de Cristo em seu lugar, receba o dom da salvação. Deus irá declará-lo justo.

4. Pelo poder do Espírito Santo, procure viver uma vida íntegra e marcada pelo amor a Deus e ao próximo.

5. Fique alerta e mantenha contato diário com Deus. Jesus disse várias vezes: "Vigiem e orem!"

6. Se Cristo demorar, não desanime e nem perca a fé.

7. Viva na alegre expectativa do retorno de Cristo.


Nenhum comentário: