2019/07/09

Bendita Páscoa

Texto: Ex 12.21-28 / Mc 14. 22-26
Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: "Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa!
Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer.
Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los.
"Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes.
Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia.
Quando os seus filhos lhes perguntarem: 'O que significa esta cerimônia? ',
respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração.
Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés e a Arão.
Êxodo 12:21-28

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo".
Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam.
E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.
Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus".
Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Marcos 14:22-26
Boa noite irmãos graças e Paz...
Quando eu era um neófito ou seja novo na fé, eu sempre ficava confuso nesse período de páscoa, pois não sabia se estavam falando da páscoa Judaica ou da páscoa Cristã, eu tentava entender onde entrava o coelho da pascoa, mas tudo bem, vamos tirar o coelho dessa equação pois é o único que não tem nada haver com a história da pascoa...
A páscoa Judaica conhecida como Pessach que significa Passagem aconteceu em 1280 a.C que se deu com a saída do povo de Deus do Egito, com a libertação do povo de Deus das garras de Faraó.(comentar o texto, a ultima praga)
A Páscoa cristã também está associada à ideia de "passagem": no caso, da morte para a vida. A solenidade que celebra a ressurreição de Jesus é a mais importante do cristianismo. A páscoa é a celebração da morte e ressureição de Cristo.
Eu quero fazer um paralelo entre as duas ceias e apesar delas terem um período de 1310 anos de distância entre sí, elas têm tudo haver uma com a outra e eu diria que uma é o cumprimento profético da outra.
Aliás irmãos a bíblia nos ensina que o Antigo Testamento é apenas uma sombra das coisas futuras. O Apostolo Paulo orientando a igreja de Colossos disse: Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:17
O que são estás coisas? Estes símbolos, estes acontecimentos. Eles revelam algo maior no futuro.
Quando lemos sobre o fator sombra, no termo original temos σκια, o term "skia" tem a ver com a sombra projetada. Uma projeção apenas daquilo que realmente é. Quando se lê "coisas vindouras", o termo é "μέλλω - mellō", é a idéia daquilo que espera-se que será, ou algo que irá acontecer.
O escritor de Hebreus corrobora com esse pensamento de Paulo quando diz: Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus Hebreus 8:5
Muitas coisas do que lemos do AT são apenas figuras E estas coisas foram-nos feitas em figura.                   1 Coríntios 10:6  Hebreus chama de figuras do verdadeiro.
Então querido é importante saber que a Lei, os símbolos, os acontecimentos são apenas uma sombra do futuro não é a imagem exata das coisas.
Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas Hebreus 10:1
Então podemos concluir que o Antigo testamento queridos irmãos deve ser lido e interpretado pelo Novo Testamento, todo o antigo Testamento deve passar pelo filtro do Cristo.
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:1,2
Então a partir deste ponto de vista quero fazer um paralelo entre a ceia do Egito e Ceia de Jesus e aprender o que realmente significa celebrar a páscoa.
1)    Páscoa significa que Jesus tomou o nosso lugar e nos livrou da Morte.
Cada família Hebréia deveria pegar um cordeiro macho de 1 ano, sem mancha, degolar e a sua carne deveria ser assada, além de comer com páes asmos e ervas amargosas. O cordeirinho inocente, sem mácula teve que morrer para que o povo hebreu fosse poupado da morte que viria através Anjo destruidor.
Uma vida pela outra. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Jesus foi o cordeiro que se entregou ao sacrifício para que nós pudéssemos ter vida. Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo".
  É por isso que o Apostolo Paulo diz...Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5:7
João Batista refere-se a Jesus em João1.36; João 1:29 como o Cordeiro de Deus
"O que significa que Jesus é o Cordeiro de Deus?" é uma referência ao fato de que Ele é o sacrifício perfeito e definitivo pelo pecado,
Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, Romanos 8:3
2)    Páscoa significa que o sangue de Jesus nos purificou de todo pecado
 Marcos 14.24– Este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
No Egito, Deus ordenou que seu povo sacrificasse um cordeiro e que marcasse a porta de suas casas com o seu sangue. Desse modo, Deus os livraria da morte (Êx 12), o anjo da morte 'passou por cima' das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa através do sangue do Cordeiro.
Agora, através do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, eu e você também somos livrados da morte. Deus, ao "passar por cima", vê sobre nós o sangue de seu Filho perfeito (Cl 1.20), de modo que nenhuma condenação há sobre nós.
 Parafraseando John Owen, na morte de Cristo nossa morte foi morta – de uma vez por todas.
 Deus nos tirou do cativeiro do pecado pelo sangue de Jesus. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ap 5:9 – Foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
Vemos também este mesmo princípio descrito pelo apóstolo Pedro: "sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" (1 Pe 1.18).
 O sangue de Cristo é que retira o nosso pecado, portanto, se ele não for aplicado em nós, somos incapazes de nos apresentar diante de Deus -
3)    Páscoa significa que Jesus nos livrou da condenação certa
Os filhos de Israel ficaram no Egito por 430 anos, dos quais a maior parte destes anos eles foram obrigados ao trabalho escravo. Quando Deus ouviu o clamor desesperado dos israelitas Ele providenciou Moisés para libertá-los da escravidão (Êxodo 3:7-10).
 Então, depois de vários acontecimentos, Deus alerta os israelitas por meio de Seu servo Moisés de que eles seriam libertos. O povo deveria estar preparado para sair do Egito e essa preparação consistia em realizar uma cerimônia nunca realizada. Pela primeira vez na história o povo de Israel celebra a páscoa do Senhor (Êxodo 12:1-28).
Essa cerimônia deveria ser repetida até a morte do verdadeiro Cordeiro Pascal (João 1:29).
O Cristo, o Cordeiro Pascal remove a culpa, os pecados e tira a condenação. "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que, em Cristo Jesus" (Rm 8.1). O apóstolo João afirma que "O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1.9).
Nossa bondade, méritos, justiça pessoal, moral, realizações pessoais ou currículo, serão incapazes de nos recomendar diante de Deus. Sem a operação de Jesus em nós, seremos incapazes de nos apresentar e manter de pé diante do altar de Deus.
4)    Páscoa é ressurreição. Significa recomeço, esperança
Devemos nos lembrar de que Jesus Cristo foi morto mas, Ele ressuscitou
Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. Lucas 24:34
A ressurreição de Jesus é a oportunidade de um novo começo ou um recomeço de vida. Jesus, após ressurgir apareceu para algumas pessoas e está aparição trouxe transformação para estas pessoas. Por causa da ressurreição de Jesus a vida de cada uma delas foi transformada.
Na ressurreição há uma esperança Viva. Na ressurreição de Cristo nos é dada a graça de dizer "Sim à vida". 
A ressurreição é o centro de esperança libertadora que ultrapassa esse mundo dominado pela sombra da morte. Nas palavras de James Cone, "a ressurreição de Cristo é a manifestação de que a opressão não derrota Deus, senão que Deus a transforma em possibilidade de liberdade".
Assim, a morte não tem a última palavra e não é ela quem determina nossos atos e atitudes. É Deus quem destruiu a morte na ressurreição de seu Filho Amado.
Por isso, podemos proclamar que, em nós, através da ressurreição de Jesus Cristo, a vida ganhou todo o espaço. Podemos, sim, recobrar a coragem e viver a liberdade dos filhos de Deus sem estar subjugados pelas forças inibidoras da morte.
O cristianismo é totalmente esperança, confiante, direcionamento para frente e disposição para a partida. A preocupação não está no que passou, mas sim, no que há de vir. Futuro é algo próprio do cristianismo, é elemento da fé cristã, é o tom das canções que entoamos nas celebrações, é a cor com que pintamos a aurora de um novo dia.
A fé é cristã porque é fé pascal. Crer significa viver no presente do Cristo ressuscitado, na expectativa do vindouro reino de Deus. Na esperança criativa e operante da vinda de Cristo fazemos as experiências cotidianas da vida.
Nas palavras de Moltmann "nós aguardamos e temos pressa, nós esperamos e toleramos, nós oramos e vigiamos, somos ao mesmo tempo pacientes e curiosos. É isso que torna a vida cristã excitante e movimentada". Por isso crer no início, crer na vida, crer na ressurreição, que um "outro mundo é possível" torna os cristãos para sempre capazes de futuro. Capazes de um recomeço!!!
 Estes elementos que faziam parte da Páscoa judaica, cada um tinha um significado especial.
O Cordeiro Pascal: Lembrava a proteção, o livramento dos primogênitos da casa dos filhos de Israel, quando cada família israelita aspergiu o sangue do cordeiro nas ombreiras e na verga da porta. Era uma lembrança e uma comemoração deste maravilhoso livramento (ver Êx 12).
Os Pães Asmos: Lembravam a saída urgente de Israel da terra do Egito. Esses pães asmos também representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito. Também chamado de «pão de aflição», que representava os sofrimentos dos filhos de Israel (Êx 12.15,34,39, Deut 16.3).
Água Salgada: Lembrava as lágrimas salgadas derramadas pelos israelitas durante os seus anos de escravidão no Egito.
Ervas Amargas (hb marór): Lembravam as amarguras da escravidão no Egito (Núm 9.11).
A Sopa de Frutas (hb charoshet): Lembrava a massa de tijolos que os filhos de Israel tinham de preparar na terra do Egito (Êx 5.6-19).
Quatro Cálices (copos) de Vinho: Lembravam as «quatro promessas» de Êxodo 6.6,7

Pdf Slides:

https://drive.google.com/open?id=19qTNrWl-lJjC6qvB9XcFikrYajKRi4go

Áudio:

https://www.mixcloud.com/marcelo-navarro/bendita-páscoa/.

Nenhum comentário: