2019/07/09

Ouve oh Israel...

Deuteronômio 6.4
Olá irmãos boa noite. Queridos eu estou com uma expectativa muito grande do que Deus está fazendo em nosso meio e o que Ele ainda fará em nós e através de nós. Será que só eu estou me sentindo assim?
O fato é que servimos a um Deus grande que projeta grandes coisas pra cada um de nós. O texto que que lemos me traz muito temor pois nas palavras de Moisés encontro uma advertência a cada um de nós cristãos sinceros que querem obedecer a Deus.
Para que possamos permanecer em Deus e servi-lo precisamos ouvi-lo, parece básico isso, mas não é, pois esse tem sido uma das grandes dificuldades que nós cristãos nos deparamos nessa era moderna. Ouvir a Deus.
Em meio a tantas vozes e tantos ruídos precisamos mais do que nunca nos concentrar na voz de Deus e de seu filho Jesus. Deus sempre está falando, o problema queridos irmãos, é que muitas vezes estamos sintonizados na frequência errada.
É como, por exemplo, de dois rádios comunicadores Walk talk, eu não sei se você conhece, mas eles precisam ser ajustados na mesma frequência para que ele se comuniquem entre sí. Se não, não serve pra nada. A falta de conhecimento de Deus e a desobediência é com certeza o motivo de estarmos em frequência diferente com a de Deus.
O próprio Jesus advertiu seus ouvintes muitas vezes com a frase. "aquele que tem ouvidos para ouvir que ouça".  Em apocalipse 3.13 encontramos essas palavras. Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igreja.
Ouve" (Shema) é a palavra que inicia o verso "Ouve, oh Israel". "Ouve, oh Israel, o IHVH nosso Elohim é o único IHVH". Este verso da Escritura foi incorporado à vida judaica e é usado nas orações ao amanhecer e ao anoitecer.
Este verso é o âmago do judaísmo e o centro das opiniões sobre a unidade de Deus. Os mártires através das eras falaram estas palavras quando eram mortos por seus inimigos. Elas foram dadas a Moisés por Deus há 3.5000 anos atrás e tem sido recitadas em cada sinagoga em todo o mundo através dos anos.
Ainda assim não é um mandamento como tal, mas sim um clamor para Israel e todos os seguidores do Deus de Israel, para darem atenção à sua Palavra, as instruções do eterno. Nós ouvimos ecoar através dos corredores do tempo até o presente dia um chamado para Israel e para todos aqueles que amam o Deus de Israel, para seguirem suas instruções que nos foram dadas para vivermos. Elas não são um fardo, mas são alegria, quando você vê que elas são leves.
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Mateus 11:28
Acredito que estamos mais do que nunca lutando com muitas vozes em nossas cabeças e cada uma delas rogam primazia sobre nós, mas precisamos nos voltarmos a voz certa.
Ouvir é uma dádiva, em especial quando se trata da palavra do Senhor. Deus sempre buscou manter um diálogo com o homem, além do que, sempre deu orientações para que o homem guardasse os seus mandamentos. Salomão nos diz que é melhor chegar-se para ouvir do que ser precipitado no falar (Ec 5:1-2).
Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal. Eclesiastes 5:1
Já Tiago vai dizer que todo homem seja pronto para ouvir e tardio para falar (Tg 1:19).
Meus amados irmãos, tenham isto em mente: Sejam todos prontos para ouvir, tardios para falar e tardios para irar-se, Tiago 1:19
Certa ocasião, o Senhor Deus deu um alerta por meio do profeta Amós e disse: Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor (Am 8:11). O objetivo de Deus sempre foi o de alcançar e saciar a humanidade.
 No deserto fez descer pão do céu, o maná (Ex 16) e fez água sair de uma rocha para que o povo não perecesse (Ex 17:6).
No Novo Testamento, Ele fez maravilhas extraordinárias; uma delas foi a multiplicação dos pães e peixes.
Jesus quando multiplicou os pães e peixes (Mt 14:13-21) estava preocupado com as pessoas que ali estavam. Ele teve compaixão da multidão e ela teve a sua fome saciada. Na Bíblia há o relato de que sobraram doze cestos cheios. Jesus nunca despede ninguém vazio. Ele é o mestre soberano que ama a humanidade, e não quer que ninguém se perca. Por isso, Ele chama a todos ao arrependimento.
Mas o objetivo maior de Deus é o de saciar o nosso espírito que tem fome e sede, mas só com a Palavra de Deus é que somos saciados.
Ele disse á mulher samaritana: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (João 4:13-14).
O Senhor chamou aquela mulher para um diálogo espiritual; Ele usa o natural, a água que bebemos, para nos mostrar que a água espiritual, que é a Sua Palavra, é que vai nos saciar e, também, nos limpar.
Eis que vêm dias, diz o Senhor Deus, em que enviarei fome sobre a terra, não de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor (Am 8:11)
Essa profecia abrange três tempos: Passado, presente e futuro.
Passado:
No tempo do profeta Amós, Deus falou á casa de Israel através dos seus profetas; o povo estava afastado do Senhor, tinham abandonado A Palavra do Senhor. Várias vezes Deus os chamou ao arrependimento e eles rejeitaram, preferiram andar nos seus próprios caminhos. Deus se calou, fechou a boca dos profetas e não lhes deu mais nenhuma profecia. Deus, simplesmente, se calou.
Ainda que buscassem a orientação de Deus durante o castigo divino, durante a calamidade profetizada, não iriam obter respostas, pois Deus havia lhes dado muito tempo e eles não se arrependeram. Deus os entregou nas mãos dos assírios.
Temos que aproveitar a oportunidade que o Senhor nos dá, pois Ele é amor, mas também é fogo consumidor. Temos de buscá-Lo enquanto se pode achar, invocá-Lo enquanto está perto (Isaías 55:6). Irá chegar um dia em que será muito tarde, enquanto há tempo busque e viva a Palavra do senhor.
Presente:
Estamos vivendo isso em nossos dias, pessoas estão andando errante de uma parte a outra, estão buscando A Palavra do Senhor e não estão achando, porque se deparam em lugares com nomes de igreja, que não estão pregando A Palavra de Deus.
O que essas pessoas têm encontrado por aí, apenas homens amantes de si mesmos, que não têm A Palavra de Deus e que só pregam prosperidade natural procurarão mais não encontrarão.
E não vão encontrar porque estão indo à lugares onde Deus não está. Vão continuar errante de um mar a outro mar (batendo cabeça de igreja em igreja) e não vão encontrar, por que seus corações estão endurecidos, tal como o povo de Israel.
Já ouviram a voz do Senhor e não querem atender, antes, querem buscar o que é bom e agradável aos seus olhos que é a falsa prosperidade, o conquistar de bens terrenos. Tais pessoas estão mortas espiritualmente, pois não tem comido pão e bebido a água que é A Palavra de Deus. Mas há tempo, pois a porta do Tempo da Graça ainda está aberta.
Futuro:
Quando a igreja for arrebatada, e o Anticristo estiver no domínio no período da grande tribulação, o Espírito Santo não estará mais na terra, então, se cumprirá totalmente essa profecia. Na grande tribulação muitos irão naquela igrejinha que desprezavam procurando uma palavra, mas aquela igreja já foi arrebatada, procurarão mais não a encontrarão.
Nesse tempo, se alguém quiser salvar a sua vida terá de confessar que só Jesus é o Senhor. Terá que negar o governo do Anticristo e pagar com a própria vida para obter a salvação.
Muitos irão procurar e não vão encontrar, porque os fiéis, os que não negaram A Palavra de Deus, os que lavaram as suas vestes no Sangue do Cordeiro, os que não foram enganados pelos falsos profetas, os que não amaram as suas vidas mesmo diante da face da morte, subiu com o Senhor.
Ouvir a Deus é guardar os seus mandamentos. Se você ouvir a palavra de Deus e der ouvidos, entre as muitas bênçãos que alcançarão a sua vida, quero destacar ao menos três: Fé, Obediência e Santidade. Comecemos falando da fé.
1. Fé
E assim, a fé vem pelo ouvir, e ouvir a palavra de Cristo. (Rm 10:17)
Conseqüentemente, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo. Romanos 10:17
a) A fé não vem por meio da audição de qualquer palavra, mas sim pela palavra de Cristo. Selecione com discernimento espiritual aquilo que você ouve.
b) Ouvir a palavra de Deus é uma questão de sobrevivência espiritual e fortalecimento da fé. Jesus no confronto com o Diabo disse: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4).
c) A condição da fé e da geração de frutos está diretamente ligada ao ouvir e dar ouvidos. Na parábola do semeador Jesus disse: Mas o que foi semeado em boa terra é o que OUVE a palavra e compreende; este frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um (Mt 13:23).
2. Obediência
Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? (Lc 6:46)
a) Deus não nos chamou para sermos crentes nominais, que apenas se intitulam cristãos, mas não o são de fato. Deus nos chamou para sermos crentes que vivem a Sua palavra. Precisamos ouvir as ordenanças de Jesus e obedecer, dar ouvido. Como disse o Salmista: Bastou-lhe ouvir-me a voz, logo me obedeceu (Sl 18:44a). Por que a obediência é a prova de que a pessoa ouviu ou não a Deus
b) É melhor obedecer a palavra de Deus do que sacrificar. Deus não quer sacrifícios, Deus quer obediência.
Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.  1 Samuel 15:22 Sacrifício sem obediência é um sacrifício de tolo (Ec 5:1).
3. Santidade
Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. (Jo 17:17)
a) A palavra de Deus nos santifica. Se não ouvirmos a palavra como seremos santificados?
b) A palavra de Deus quando é ouvida corretamente nos ajuda a combater e vencer o pecado. O Salmista disse: Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti (Sl 119:11).
Precisamos ouvir a palavra e dar ouvidos imediatamente. Numa conta rápida, um crente que vai aos cultos duas vezes por semana e participa de mais alguma programação da igreja, ele ouve por ano cerca de 100 SERMÕES. Mas infelizmente, em muitos casos, assim que acaba o culto, ele já nem se lembra o que foi pregado. Ouvir é escutar com atenção.
Na Carta endereçada à Igreja de Laodiceia e por que não dizer à Igreja Contemporânea, Jesus disse: Eis que estou à porta e bato; se alguém OUVIR a minha VOZ e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo. Ao vencedor dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito Santo diz às igrejas (Ap 3:20-22).

Pdf Slide

https://drive.google.com/open?id=1xeJXN1EXtP1RRpZiWoeYgWJA8ra2fylq

Àudio:

https://www.mixcloud.com/marcelo-navarro/ouve-oh-israel/

Nenhum comentário: