2019/07/09

Firme até o fim...

"Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. " Mateus 24.13

 Irmãos na última quarta-feira compartilhei uma reflexão neste mesmo versículo com alguns irmãos que estavam aqui e quero continuar no tema aprofundando-o um pouco mais. Acredito que esse verso de Mateus, além de ser uma exortação de Jesus é um desafio a todos nós cristãos, ainda mais em um tempo onde tudo ao nosso lado é facilmente dispensável.

Algumas traduções usam a palavra perseverança para continuar firme, algumas trazem a palavra permanecer firme, Eugene Perterson na bíblia contemporânea usa a expressão resistam até o fim. Essa é uma boa tradução ao meu ver, pois para mim cristianismo tem a haver com resiliência, cristianismo não é para os fracos. Nunca foi e nunca será!!!

Essa palavra Resiliência tem dois significados importantes: um sentido oriundo da física que é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. E um sentido Figurado que é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Com certeza queridos irmãos sem essas duas características presente, na vida dos cristãos primitivos, nós com certeza absoluta não teríamos a bíblia em nossas mãos hoje... sem a resiliência de nossos irmãos do passado não teríamos a igrejas cristãs hoje.

A igreja primitiva cresceu em meio a perseguição e execuções. Alguns dados históricos pode enriquecer e testificar essa verdade

Durante 300 anos, a igreja no Império Romano sofreu inúmeras ondas de perseguição e opressão, no ano 64 d.C., o imperador Nero fez dos cristãos o bode expiatório depois do incêndio de Roma e a opressão se espalhou. Aqueles que professavam o cristianismo eram torturados e queimados. Era o começo da perseguição por todo o Império, que acabou por alcançar a igreja em todos os cantos. Como consequência, grande parte do Novo Testamento foi escrito na prisão.

No século 2, o autor anônimo da Carta a Diogneto² mostrava a perseguição como parte integral da experiência cristã. Ele escreveu, referindo-se aos cristãos, que eles "amam a todos, mas são perseguidos por todos. São desconhecidos e condenados, recebem a pena de morte e ganham a vida".

A igreja primitiva teve um rápido crescimento e sofreu repetidos períodos de perseguição. "Se o rio Tigre chega às paredes, se o rio Nilo não cobre os campos, se o céu não se move ou se a terra o faz, se há fome, se há praga, o brado é rápido: 'Os cristãos aos leões!'", escreveu Tertuliano³ a respeito dos cristãos, pois eram apontados como culpados por tudo o que acontecia de errado no Império Romano.

Em 250 d.C., durante a mais violenta perseguição que a igreja já enfrentara, o imperador determinou que todos os cidadãos fizessem sacrifícios aos deuses romanos. Eram entregues certificados aos que obedeciam; os que não o faziam, eram presos ou executados.

Já em 303 d.C., o imperador romano Diocleciano ordenou a destruição de todas as igrejas, o confisco dos livros cristãos, a demissão de todos os cristãos do exército e do governo e a prisão do clero. Durante esse mesmo período, Eusébio relatou casos de muitas cidades cristãs que foram arrasadas na Ásia Menor. Essa é considerada a última e "Grande Perseguição", talvez a mais sangrenta aos cristãos no Império Romano.

Não só a perseguição era considerada um elemento comum da vida cristã, como também aqueles que davam suas vidas por amor a Cristo eram tidos em alta estima. Finalmente, a liberdade foi obtida pelo derramamento do sangue dos mártires.

As perseguições ainda hoje são presentes em outros países acabamos de ver o massacre de mais de 250 cristãos através de um homem bomba no Sirilanka.

É por isso que esse texto "Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. " Mateus 24.13 é um desafio para todos os cristãos do mundo e principalmente para nós brasileiros que somos a 2ª maior nação cristã do Mundo.

Obviamente não temos perseguições que nos façam se esconder em lugares profundos para conseguirmos cultuar o nosso Deus como nossos irmãos primitivos que tiveram que deixar suas propriedades e morar em cavernas, mas o cristianismo brasileiro está sendo igualmente perseguido e ferozmente combatido por uma cultura mundanista que está dilacerando os cristãos em nossa nação sem que haja uma percepção real por muitos desses cristãos que estão sendo dilacerados.

Hoje existe um subcristianismo se desenvolvendo em nossa nação. Muitas igrejas hoje não formam mais cristãos e sim sub-cristãos. Vivemos em tempos difíceis, onde o título "evangélico" ou "crente" perdeu muito de seus valores antigos. Pessoas sem compromisso, sem constância, sem definição de si mesmas são incluídas entre os cristãos. Mas existe um padrão mínimo para ser um cristão.

Nunca se viu hoje uma geração, desculpe o termo mas não acho outro que expresse melhor esse momento, uma geração mimizenta, de cristãos achando que tem algum direito, de gente que se magoa fácil, de gente que esta embrutecida pela vida, de gente que acha que Deus está ao seu serviço e que igreja é um lugar só de conseguir que suas vontades sejam realizadas. De gente que acha que estão fazendo um favor formidável quando fazem alguma coisa pro Reino. De gente autossuficiente. De gente que leva uma vida mundana, dando péssimo testemunho em sua vida pessoal, nas redes sociais e depois sai falando que é cristão como que se Cristianismo não exigisse uma postura definida de santidade.

Se levantou no arraial cristão uma geração de sub cristãos, nas palavras de Stanley Jones o subcristianismo é pior que o anticristianismo. É "preferível" ser anticristão do que ser um crente meio boca. Nossa pastor que forte isso você não deveria falar isso... ok meu querido vou traduzir essa frase pra você de maneira bíblica.

Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:14-16

Obviamente meus irmãos quando eu disse que é preferível ser anticristão é apenas uma frase de efeito para tentar demonstrar de quão destruidor é ser um subcristão, Deus não quer que você seja frio. Pelo contrário ele quer a salvação de todos.

Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:3,4

John Stott no 1o Congresso de Lausanne queridos irmãos ao falar sobre essa subcristianização ele diz: Igreja está crescendo com força, mas em muitos lugares o problema é que o crescimento não tem profundidade. O Brasil, com seus 40 milhões de evangélicos e 200 mil templos, deve constantemente avaliar se o crescimento acelerado está sendo acompanhado com profundidade teológica, substância espiritual, maturidade no discipulado e transformação comunitária.

Sem dúvida, a igreja evangélica brasileira fez um ótimo trabalho como obstetra, de evangelização, de parteira espiritual, gerando milhões de novos-crentes, introduzido-os ao leite materno da fé cristã.

Entretanto, ela demonstra grandes dificuldades no conhecimento de Deus, no aprofundamento das dinâmicas da fé, na mortificação do pecado e no processo de transformação pessoal e comunitário.

O evangélico brasileiro ainda crê e pratica um cristianismo infantil, bastante rudimentar, sem consciência da abrangência do pecado na sua vida e nas cidades. Muitos cristãos brasileiros foram superficialmente evangelizados e praticam o sub-cristianismo do aceitar-Jesus e das 12 lições de discipulado, desde que lhes garanta a entrada no trem celestial. Com os cultos de entretenimento e suprimento de necessidades, o crente continua a viver um estilo de vida pouco tocado pelos valores do evangelho, cuja semente não penetra nos terrenos mais profundos do coração humano e da sociedade brasileira.

Dito isso meus irmãos voltemos para o texto principal, "Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. " Mateus 24.13

A necessidade suprema hoje é que eu e você cada um de nós venhamos lutar contra esse subcristianismo que tenta se instalar em nossa mente e em nossos corações. Precisamos nos manter firme, precisamos ter perseverança, resiliência, mas para que todo esse esforço? Para ser salvo... para receber a cora da Vida

 Vale a pena querido irmão(A) viver um cristianismo verdadeiro, comprometido com Deus e seu Reino Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 10:22 Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (v. 11)

Irmãos o contexto em que foi pregado esse versículo de Mateus 24 é o que fundamenta a ordem de permanecer firme porque ele fala sobre a volta de Cristo e os sinais que o antecederão.

A vinda de Cristo será precedida de um tempo de profunda angústia e dor. Haverá perseguidores de fora e traidores de dentro.

A vinda de Cristo será precedida por uma profunda apostasia, com o surgimento de falsos messias, falsos profetas, falsos cristãos falsos ministros, falsos irmãos pregando um falso evangelho. Você entende por que você tem que permanecer firme?

O falso cristianismo marcará os últimos dias irmãos. Estamos vendo o surgimento do antigo gnosticismo, de um novo evangelho, de um outro evangelho de um falso evangelho. A vinda de Cristo será precedida por um abandono da fé. O engano religioso estará em alta, novas seitas, novas igrejas, novas doutrinas etc.

A vinda de Cristo será precedida pela depravação moral. A iniquidade se multiplicará, e o amor vai esfriar, o ódio aumentará, a família será desintegrada, o pecado aplaudido. Estamos vivendo uma época de paganização da Igreja. É por isso que todos te odiarão, mas se você permanecer firme será salvo.

A Boa notícia é que há queridos irmãos uma recompensa para aqueles que ficam firmes, que permanecem fiéis, para aqueles que perseveram e lutam com todos as suas forças para viver um cristianismo vivo e verdadeiro...

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte. Apocalipse 2:11

Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. Apocalipse 2:17

O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Apocalipse 3:5

Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Apocalipse 3:12

 "Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Apocalipse 3:21 

O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Apocalipse 21:7

 


Nenhum comentário: