2014/10/14

Paixão Contagiante - 4: Paixão pela Igreja

Paixão por Deus

É possível buscar a Deus ele é real é uma oportunidade para a sua vida para transformação de sua vida, busque a Deus com Humildade, com sinceridade, com perseverança, e com genuíno arrependimento.

Paixão pela Santidade de Deus

Santidade é propósito de Deus para a sua vida, ele te criou para isso. Quando vc desenvolve uma postura santa no seu dia a dia isso só lhe trará benefícios, por que ser santo é algo bom. Quando eu me disponho a ser Santo pouco a pouco como num processo vamos nos tornando parecido com Cristo

Paixão Pelos Perdidos

Essa paixão por Deus e esse paixão pela santidade de Deus vai nos levar a cumprir o seu proposito que é alcançarmos vidas. Vidas que estão caminhando para morte eterna serão resgatados por nós. Pois foi com esse propósito que Deus nos criou para irmos e proclamarmos a libertação aos cativos. Por quê? Porque para Deus,  Uma alma vale mais do que o mundo inteiro, Lucas 9.25.

Paixão pela Igreja

Introdução Comece a lição perguntado:

     1. Se você é casado(a), como se sente ao ver seu cônjuge sendo maltratado por alguém? Se solteiro(a), quais são seus sentimentos ao ver sua mãe sendo maltratada?

     A Bíblia compara a Igreja a uma noiva e a uma esposa. O Senhor é apaixonado pela Igreja e se importa com tudo que lhe diz respeito. Ao ver sua Igreja sendo maltratada, fica irado e, por zelo e cuidado, atua em seu socorro e proteção.

Quando a vê sendo cortejada por outros e cedendo à tentação, fica enciumado e entristecido. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes? Tg 4:5

Creio que o Espírito que habita em nós se entristece quando nos inclinamos para coisas contrárias ao Seu guiar. O termo "ciúmes" pode ter um sentido positivo no que diz respeito a Ele desejar nosso coração somente voltado para Ele e não para outras coisas ... A Bíblia diz para andarmos guiados pelo Espírito .. buscando as coisas e assuntos do Espírito .. e quando desviamos dessa via .. Ele se entristece .. pq somos propriedade de Deus .. e é exclusiva.

Assim o Pai se expressa, por meio do profeta Jeremias: Eu me lembro de sua fidelidade quando você era jovem: como noiva, você me amava e me seguia pelo deserto, por uma terra não semeada. (...) Será que uma jovem se esquece das suas joias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim por dias sem fim. Com quanta habilidade você busca o amor! Mesmo as mulheres da pior espécie aprenderam com o seu procedimento. (...) Você tem se prostituído com muitos amantes e, agora, quer voltar para mim?', pergunta o Senhor. (...) Como a mulher que trai o marido, assim você tem sido infiel comigo, ó comunidade de Israel, declara o Senhor. Jeremias 2.2,32-33; 3.1,20.

 DESENVOLVIMENTO

Se Deus é tão apaixonado pela Igreja, a ponto de sentir ciúmes, paixão pela Igreja é algo que também deve estar no coração daqueles que são apaixonados por Deus. Entretanto, como já aprendemos, a paixão não pode se limitar apenas a um sentimento, deve motivar-nos a agir. Que ações o nosso apaixonado Deus pratica em favor de sua amada noiva? E nós, como apaixonados pela Igreja, o que deveríamos fazer por ela?

Paulo trata desse tema quando escreve aos Efésios: Maridos ame cada um a sua mulher, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela para santificá-la, tendo-a purificado pelo lavar da água mediante a palavra, e para apresentá-la a si mesmo como igreja gloriosa, sem mancha nem ruga ou coisa semelhante, mas santa e inculpável.  Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua mulher como a seu próprio corpo. Quem ama sua mulher, ama a si mesmo. Além do mais, ninguém jamais odiou o seu próprio corpo, antes o alimenta e dele cuida, como também Cristo faz com a igreja, Efésios 5.25-29.

1. Paixão pela Igreja é entrega em favor dela

Paulo enfatiza que o marido deve amar a esposa como Cristo amou a Igreja. Como Jesus amou sua Igreja? Entregando-se em favor dela. Nós também, como apaixonados pela Igreja, devemos entregar-nos por ela, investindo o melhor dos nossos recursos.

A paixão pela Igreja pede que eu e você, por sermos apaixonados por Deus, nos disponhamos a dar nosso tempo, dinheiro e energia em prol dela. Infelizmente irmãos vivemos tempo onde muitas pessoas que se dizem cristãs tem se importado cada vez menos com o trabalho e o serviço dentro da casa de Deus. Cada dia que passa se envolve cada vez menos. Não há uma entrega, não há uma postura de sacrifício,  Jesus cristo se dou completamente a sua igreja, mas o contrario não tem sido verdadeiro.

Ilustração:

Imagine que é uma típica tarde de sexta - feira e você está 
dirigindo em direção à sua casa. Você sintoniza o rádio. O noticiário está falando de coisas de pouca importância. Você ouve que numa cidadezinha distante morreram 3 pessoas de uma gripe, até então, totalmente desconhecida.  Na segunda-feira, quando acorda, escuta que já não são 3, mas 30.000, as pessoas mortas pela tal gripe, nas colinas remotas da Índia. Começa o pânico na Europa. As informações dizem que, quando você contrai o vírus, é questão de uma semana de vida. Em seguida, as pessoas têm 4 dias de sintomas horríveis e morrem. 

De repente, vem a notícia esperada: conseguiram decifrar o código de DNA do vírus. É possível fabricar o antídoto! É preciso, para isso, conseguir sangue de alguém que não tenha sido infectado pelo vírus. Corre por todo o mundo, a notícia de que as pessoas devem ir aos hospitais fazer análise de seu sangue e doar para a fabricação do antídoto.  Você vai de voluntário com toda sua família, juntamente com alguns vizinhos, perguntando-se, o que acontecerá. Será este o final do mundo? De repente, o médico sai gritando um nome que leu em seu caderno. O menor dos seus filhos está ao seu lado, se agarra na sua jaqueta, e lhe diz: Pai? Esse é meu nome! E antes que você possa raciocinar, estão levando seu filho, e você grita: 

"Esperem!" E eles respondem:  "Tudo está bem! O sangue dele está limpo, e é sangue puro. Achamos que ele tem o sangue que precisamos para o antídoto." Depois de 5 longos minutos, saem os médicos chorando e rindo ao mesmo tempo. E é a primeira vez que você vê alguém rindo em uma semana. -"Posso falar-lhes um momento? Não sabíamos que o doador seria uma criança e precisamos que o senhor assine uma autorização para usarmos o sangue de seu filho.

"Quando você está lendo, percebe que não colocaram a quantidade de sangue que vão usar, e pergunta: "Mas, qual a quantidade de sangue que vão usar?"

O sorriso do médico desaparece e ele responde:  "Não pensávamos que fosse uma criança. Não estávamos preparados...Precisamos de todo o sangue de seu filho..."Você não pode acreditar no que ouve e trata de contestar :"Mas...mas..." O médico insiste:  -"O senhor não compreende? Estamos falando da cura para o mundo inteiro! Por favor, assine! Nós precisamos de todo o sangue!" 

Você, então, pergunta:-"Mas vocês não podem fazer-lhe uma transfusão? "E vem a resposta:"Se tivéssemos sangue puro, poderíamos. Assine! Por favor, assine!" Em silêncio, e sem ao menos poder sentir a caneta na mão, você assina. Perguntam-lhe: -"Quer ver seu filho agora?"  Ele caminha na direção da sala de emergência onde se encontra seu  filho, que está sentado na cama, e ele diz: -"Papai!? Mamãe!? O que está acontecendo?"  O pai segura na mão dele e fala: -"Filho, sua mãe e eu lhe amamos muito e jamais permitiríamos que lhe acontecesse algo que não fosse necessário, você entende?"

O médico regressa e diz:-"Sinto muito senhor, precisamos começar, gente do mundo inteiro está morrendo, o senhor pode sair?"  Nisso, seu filho pergunta: -"Papai? Mamãe? Por que vocês estão me abandonando?"  E na semana seguinte, quando fazem uma cerimônia para honrar o seu filho, algumas pessoas ficam em casa dormindo, e outras não vêm, porque preferem fazer um passeio ou assistir um jogo de futebol na TV.  E outras veêm, mas como se realmente não estivessem se importando. Aí você tem vontade de parar e gritar: 

 MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SE IMPORTAM COM ISSO?  Talvez isso é o que DEUS nos quer dizer:  MEU FILHO MORREU POR VOCÊS!!! NÃO SABEM O QUANTO EU OS AMO? 

É curioso como é simples para algumas pessoas debocharem de Deus, e dizer que não entendem como o mundo caminha de mal para pior. É curioso como acreditamos em tudo aquilo que lemos nos jornais, mas questionamos as palavras de Deus. É curioso como todos querem ir para o Céu, mas nada fazem para merecê-lo. É curioso como as pessoas dizem: "Eu creio em Deus!", mas com suas ações, mostram totalmente o contrário. É curioso como a luxúria, crua, vulgar e obscena, passa livremente através do espaço, mas a discussão pública de DEUS é suprimida nas escolas e locais de trabalho.  CURIOSO, NÃO É? É curioso como me preocupo com o que as pessoas pensam de mim, mas não me preocupo com aquilo que DEUS possa pensar de mim.

Precisamos ser uma igreja completamente apaixonada por Deus que se entregue totalmente a ele. Deus esta esperando que voce fassa parte dessa igreja querido irmão...

2. Paixão pela Igreja é trabalhar para edificá-la

Jesus se entregou em favor da Igreja para santificá-la, de modo que ela lhe seja apresentada gloriosa, santa e inculpável, escreve Paulo. Como noivo apaixonado, Jesus está trabalhando pela edificação de sua amada. Paixão pela Igreja é trabalhar para edificá-la. E essa edificação é manifestada pelo uso dos dons espirituais dados pelo Espírito Santo à sua Igreja, como afirma Paulo em 1 Coríntios 12.1-31.

A Igreja é um organismo que se edifica a si mesma com o auxílio de Deus. Em Efésios 4.15- 16 lemos: Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Paixão pela Igreja se manifesta ao sermos motivados a trabalhar pela sua edificação e cada um de nós faz a sua parte. Paixão pela igreja é buscar crescer em espiritualidade, clamando a cada dia por unção, por presença do Espirito Santo em sua vida, é pedir que Deus te dê tento da sua unção que vc possa ser ousado em manifestar a vide dele que esta em vc. É buscar os dons do Espirito. Dom de Milagres e Maravilhas, Dom de Profecia, Dom de cura,

1 Coríntios 12:8-10 Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; e a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

3. Paixão pela Igreja é cuidar

Jesus cuida e alimenta a Igreja assim como alguém faria com o seu próprio corpo. Paixão pela Igreja implica cuidado. O cuidado motivado pela paixão nos leva ao zelo. Quando Jesus expulsou com violência os vendedores e cambistas do Templo de Jerusalém, os discípulos, ao verem o Mestre tão irado, lembraram-se do Salmo 69.9: Pois o zelo da tua casa me consome, e os insultos daqueles que te insultam caem sobre mim. Jesus, movido pela paixão, cuidou da casa de seu Pai. Paixão pela Igreja deve nos levar a cuidar e zelar por ela. Como podemos cuidar e zelar pela Igreja? A essa pergunta Paulo responde com estas palavras, em sua "Carta da paixão pela Igreja": Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam. Sejam completamente humildes e dóceis, e sejam pacientes, suportando uns aos outros com amor. Façam todo o possível para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos, Efésios 4.1-4.

O cuidado e o zelo a que a paixão pela Igreja nos induz se manifesta na conservação da sua unidade. Paulo enfatiza que devemos fazer todo o possível para conservar a unidade da Igreja. Todo o possível. Devemos nos empenhar com todos os nossos recursos para que não haja divisões na Igreja. Como a unidade é mantida? Pelo vínculo da paz, isto é, quando há paz entre os irmãos. Nós, os apaixonados pela Igreja, devemos agir pela promoção da paz em nosso meio. Como? Praticando ações que gerem paz entre nós mesmos e os outros e, também, entre os irmãos.

O autor de Efésios declara que isso é alcançado quando agimos com humildade, docilidade e paciência uns com outros. O orgulho nos divide. A agressividade nos fere. A impaciência nos afasta. A grande importância de se conservar a unidade da Igreja é que, se ela está dividida, perde o seu poder de influência sobre a sociedade que vive em trevas.

Está escrito que as portas do inferno não poderão resistir à Igreja, Mateus 16.18, e que a Igreja será reconhecida pela sua unidade em amor, João 13.35. Todo reino dividido contra si mesmo será arruinado, e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá, disse Jesus, em Mateus 12.25.

O poder de transformação social da Igreja está em sua unidade. Sem unidade, ela é como Sansão sem os seus cabelos: sem força e derrotada pelos seus inimigos.

 CONCLUSÃO

"Paixão pela Igreja" foi o assunto desta série "Paixão Contagiante". Essa paixão se manifesta por meio de entrega, trabalho e cuidado para que a Igreja seja edificada e a sua unidade seja mantida. Ela é a noiva amada de Cristo e ele, como noivo apaixonado, age em favor dela. É impossível não amar o que Jesus ama. Paixão por Deus resulta em paixão pela Igreja.

APLICAÇÃO

Ao final da reunião de hoje, em demonstração de paixão pela Igreja, convide todos os presentes a participarem do culto do amigo , desafie cada membro a trazer três pessoas a este culto que será realizado no domingo (26/10).

ÁUDIO: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-210914/

Nenhum comentário: