2014/10/14

Paixão Contagiante - 3: Paixão pelos Perdidos

Texto: "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo." — MATEUS 22: 37-39.

Paixão contagiante... série de sermão...

Paixão por Deus

Estar apaixonado por Deus é uma experiência muito próxima ao de se apaixonar por alguém. Uma das principais características da paixão é o desejo de se estar com a pessoa amada. Isso é algo muito forte e quando isso não é possível, ficamos pensando ou sonhando com ela o tempo todo. O sujeito apaixonado anseia intensamente passar tempo com o objeto de sua paixão.

Quem está apaixonado por Deus quer passar tempo com ele. Em linguagem bíblica, aquele que tem paixão por Deus dedica-se intensamente a buscá-lo até o encontrar. Seria isso possível? De acordo com a Bíblia Sagrada, sim.

Isaías 55.6 declara: Busquem o Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto. Duas coisas muito importantes podemos aprender com este verso:

1. Buscar a Deus é real e possível

2. Buscar a Deus é uma oportunidade passageira

Por duas vezes Isaías 55.6 apresenta a palavra "enquanto". Busquem ao Senhor enquanto é possível achá-lo. Clamem por ele enquanto está perto.

Qual a mensagem contida nessa palavra? Chegará um tempo em que buscarão ao Senhor, mas não será encontrado; clamarão por ele, mas ele não estará por perto para ouvir. Hoje é possível buscar a Deus, pois ele está acessível. Mas essa oportunidade passará. Quando será isso? Não há como definir esse tempo, em termos de calendário. O que podemos afirmar com certeza é que a oportunidade para se buscar a Deus findará quando o Senhor Jesus voltar a Terra. Vigiem, porque vocês não sabem em que dia virá o seu Senhor.

BUSCAR A DEUS EXIGE:

1.  SINCERIDADE E INTENCIDADE

2. PERSEVERANÇA jacó lutou com Deus

3. HUMILDADE se propício a mim pois sou pecador

4. DEDICAÇÃO EM ORAÇÃO

5. ARREPENDIMENTO

Paixão pela Santidade de Deus

Por causa da cultura religiosa de nosso país, muitos de nós, ao ouvir a palavra "santo" pensam nos homens e mulheres que foram canonizados pela Igreja Católica e em suas imagens. Assim, o conceito de santidade vigente é o de algo acessível apenas a pessoas extraordinárias e especiais, que estão em um patamar acima dos seres humanos comuns. Aos meros mortais resta apenas se inspirar nesses homens e mulheres para tentar, a duras penas e com muitos fracassos, ser pessoas melhores.

Esse pensamento, entretanto, não é bíblico. Não são esses os conceitos que a Bíblia tem para "santo" e "santidade". Nela, "santo" tem o sentido de "separado" e "santidade", de "separação"

A paixão por Deus é o grande incentivo para sermos santos. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. (...) Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra, disse Jesus em João 14.21,23.

1. Santidade é ser como Jesus

Os que amam a Deus se tornam conformes à imagem de seu Filho, escreveu Paulo aos Romanos. Assim, santidade é algo concreto e tem um perfil definido. Ser santo é ser como Jesus. Agir com santidade é agir como Jesus agiria. O apóstolo Pedro também escreve sobre isso em sua primeira epístola: Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos, 1 Pedro 2.21.

2. Santidade é propósito de Deus para seus filhos

"Chamados", "propósito" e "predestinou" são termos usados para declarar que Deus chamou os seus filhos para serem santos, estabelecendo a santidade como um dos propósitos para a vida deles.

3. Santidade é algo bom

Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam. E ao contrário do que o mundo diz, ser santo é algo bom, agradável e perfeito. Uma vida boa, agradável e perfeita se encontra na santidade e não na libertinagem e no pecado. Pecado atrai maldição, que gera sofrimento. Santidade atrai bênção, que gera felicidade.

4. Santidade é integral, ou seja, do corpo e do espírito

Purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito. Santidade não diz respeito apenas ao que é espiritual. O pecado não afeta apenas o nosso espírito. A santidade também diz respeito ao corpo. a sua postura profissional, familiar, relacionamento com outros.

5. Santidade se desenvolve em um processo

Santidade é algo que não se adquire em um único momento, em um estalar de dedos. Ela se desenvolve em um processo, é aperfeiçoada à medida que perseveramos em deixar o pecado e obedecer a Deus. Desenvolvei a vossa salvação fp 2.12

6. Santidade se dá pelo temor a Deus

O temor a Deus nos leva à santidade alertando-nos das trágicas consequências do nosso pecado e nos apontando o melhor caminho a seguir. O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, ensina o Livro de Provérbios. O temor do Senhor nos capacita a fazer boas escolhas.

Texto: "Tens de amar o teu próximo como a ti mesmo." — MATEUS 22: 37-39.

Paixão Pelos Perdidos

Comece a lição perguntando:

1. Qual é sentimentos lhe vêm ao coração quando você está dentro de um carro, parado em um semáforo, e uma criança ou um adulto carente se aproxima pedindo dinheiro?

2. Que pessoas com grandes problemas e necessidades você encontrou em seu caminho no dia de hoje?

São muitas as pessoas ao nosso redor que estão perdidas e carentes.

·         Jovens pedindo dinheiro em um semáforo e, para tanto, fazendo malabarismos circenses.

·         Um homem deitado sobre papelões e coberto por uma fina manta embaixo da marquise de um luxuoso edifício comercial.

·          Uma mulher com síndrome do pânico que, por causa das limitações da doença, não pôde cursar o último ano da faculdade, continuar a trabalhar e mal consegue sair de casa.

·         Um marido que não sabe mais o que fazer para ajudar a esposa que está perturbada emocional e espiritualmente.

·         É uma família que está sendo destruída pela pelos vícios.

Basta abrir bem os olhos para notar os muitos problemas e necessitados que há nesta cidade. O que sentimos quando vemos cenas como essas? Repulsa e rejeição? Dó e pena? Desprezo e desdém? E o que Deus sente? Que sentimentos passam pelo coração do Todo-Poderoso ao ver a humanidade perdida? Ele é insensível e fica indiferente? Ou é sensível e se emociona?

Se temos paixão por Deus ou queremos ser apaixonados por ele, temos de ser tocados pelo que lhe toca o coração.

O Pai não é insensível e indiferente à humanidade perdida e seus problemas. Quando ele a vê é tocado em suas emoções. João 11.33-35 declara que Jesus agitou-se no espírito, ficou perturbado e finalmente chorou ao ver que o seu amigo Lázaro estava morto. Um grande clamor de Deus foi registrado pelo profeta Isaías, ao compadecer-se pelo perdido povo de Israel: Então ouvi a voz do Senhor conclamando: Quem enviarei? Quem irá por nós? Isaías 6.8.

1. Paixão pelos perdidos está no coração de Deus

A história da ressurreição de Lázaro e o clamor divino ouvido pelo profeta Isaías, nos mostram que o coração de Deus está cheio de amor e paixão pelos perdidos. Jesus, ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor, Mateus 9.36. Ele também disse aos seus discípulos: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Peçam, pois, ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para a sua colheita, Mateus 9.37-38.

Jesus compara as multidões de perdidos a um grande campo pronto para a colheita. Entretanto, são poucos os trabalhadores. São poucos os que se dispõem a ir às grandes multidões de perdidos, para lhes oferecer a paz e a segurança do evangelho. O número de trabalhadores é insuficiente para tanta demanda.

Em Romanos 10.14-15 o apóstolo Paulo faz uma série de questionamentos ao tratar desse mesmo tema: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não houver quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? O que responder a tão inquietantes perguntas? Paixão pelos perdidos está no coração de Deus

2. Paixão pelos perdidos pede prontidão para ir

Quando o Senhor perguntou, Quem enviarei? Quem irá por nós? Isaías respondeu, Eis-me aqui. Envia-me, Isaías 6.8. Isaías, homem de Deus, tinha paixão pelo Senhor e por isso, paixão pelos perdidos. Ele se apresentou prontamente como resposta ao chamado do Senhor. Se estivesse com Paulo quando ele fez aquela série de perguntas, Isaías certamente teria respondido: Eis-me aqui. Envia-me. Eu irei. Paixão pelos perdidos não é apenas um sentimento no coração, mas também uma disposição para agir.

3. Paixão pelos perdidos pede aproximação e envolvimento

Quando Jesus viu as multidões, percebeu a sua aflição e ele foi tomado por uma grande compaixão. A paixão pelos perdidos pede, além da prontidão para ir, aproximação e envolvimento. Devemos ir ao encontro do perdido, devemos aproximar-nos dele, envolvendo-nos com ele e suas necessidades. Não há como ter paixão pelo perdido e manter distância dele. Jesus pôde ver as multidões e perceber a sua aflição porque estava no meio delas.

4. Paixão pelos perdidos pede compaixão

Paixão e compaixão são sentimentos distintos, apesar de próximos. Jesus teve compaixão das multidões porque se importava com elas. O que isso quer dizer?  A paixão pelos perdidos levou Jesus a experimentar em si mesmo a dor e o sofrimento das multidões. Ele teve empatia por elas, enxergou a situação pelo seu ponto de vista.

5. A paixão pelos perdidos pede oração

Jesus orientou seus discípulos a orar ao Pai pedindo mais trabalhadores, pois era grande a multidão de perdidos e poucos os que estavam dispostos a ir. De fato, no Reino de Deus, nada acontece sem o poder da oração, tampouco a salvação dos perdidos. liderança...a igreja só se move quando as pessoas oram principalmente quandnós os lideres estão a frente.

A paixão pelos perdidos deixa de ser apenas um sentimento e passa a ser uma atitude quando intercedemos pela sua salvação. Em Gênesis 18.16-33, Abraão rogou ao Senhor para não destruir Sodoma e Gomorra, como estava planejado, por causa dos justos que viviam ali. Pediu-lhe para poupar os ímpios por amor aos justos.

6. Paixão pelos perdidos pede valores corretos

Por fim, como último texto desta lição, vamos ler Jonas 4.10-11: Você tem pena dessa planta, embora não a tenha podado nem a tenha feito crescer. Ela nasceu numa noite e numa noite morreu. Contudo, Nínive tem mais de cento e vinte mil pessoas que não sabem distinguir a mão direita da esquerda, além de muitos rebanhos. Não deveria eu ter pena dessa grande cidade?

Esse texto registra um confronto feito por Deus aos valores de Jonas. O profeta foi de má vontade pregar a Palavra em Nínive e ficou profundamente descontente e furioso porque Deus perdoou o pecado do povo e não o destruiu. Entretanto, quando uma planta que lhe servia de sombra enquanto dormia foi devorada por uma lagarta e morreu, ele se enfureceu e lamentou a morte da planta.

E o Senhor então lhe pergunta: O que tem mais valor, uma planta ou grandes multidões de perdidos? Atualmente, há muitas pessoas apaixonadas pela ecologia que não medem esforços para preservar a flora e a fauna. se doem toda quando um cachorrinho ou  um gatinho é maltratado...

E os seres humanos? Onde estão aqueles que irão militar em favor da raça humana perdida? Onde estão aqueles que irão doar a vida pela salvação dos perdidos? Esses são os apaixonados por Deus. Esses são os apaixonados pelos perdidos.

ministrar

·         Se incomoda profundamente quando vê alguém caído na sarjeta

·         Quando vê alguém passando frio e é capaz de tirar do seu guarda-roupa um dos desenas de casaco que possuí é da pra pessoa

·         Quando vê alguém passando fome, coloca a sua mão no bolso e alimenta essa pessoa

·         Quando vê uma criança descansada e doa um sapato ou tênis dos muitos que vc temmmmm

·         Isso é a verdadeira oração...

CONCLUSÃO

Essa paixão vem do coração de Deus. Por sermos apaixonados pelo Pai, também nos tornamos apaixonados pelos perdidos. Isso, no entanto, não deve ficar restrito ao coração, temos de agir. Como? Dispondo-nos a ir onde estão os perdidos, aproximando-nos e envolvendo-nos com eles.

Como Jesus, devemos ter compaixão e interceder por eles. Por fim, todas essas ações, além de outras, são motivadas por paixão e por valores corretos. Qual é o valor de uma alma para Jesus? Uma alma vale mais do que o mundo inteiro, declara o Mestre, em Lucas 9.25.

Orar...

Culto Pratico

·          Dia do Amigo ou Evento de Colheita, ou seja, um evento evangelístico. 26/10

·         Oriente cada um dos presentes a fazer uma lista com três nomes de pessoas que não conhecem a Jesus;

·         Prepare um lanche caprichado, de modo a gerar um gostoso momento de quebra-gelo e conversa antes do início da reunião;

·         Escolha músicas de louvor que tenham um conteúdo evangelístico.

·         Escolha duas pessoas da célula para darem testemunhos de conversão a Cristo.

·         Prepare uma palavra evangelística e um apelo de conversão a Cristo. 


ÁUDIO: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-070914/ 

Nenhum comentário: