2014/10/14

Paixão Contagiante - 2: Paixão por Santidade

Introdução

No ultimo domingo iniciamos essa série de mensagens falando sobre a paixão por Deus, para possuirmos paixão por Deus, necessitamos buscar a Deus, pois é possível adquirir essa paixão, não podemos deixar passar essa oportunidade.

Paixão por Deus exigirá de nós

· Sinceridade e intensidade

· Perseverança

· Humildade

· Dedicação na oração

· Arrependimento

Paixão pela santidade de Deus

Nós amamos pregar sobre a graça, falar sobre a graça, ajudar novas pessoas a entenderem a graça.

É assombroso que Deus nos declare justos em Cristo e não precisemos fazer nada para merecer. Que alegria saber que nosso generoso Deus derrama sobre nós tanta graça sobre graça. Mas a graça de Deus deveria levar-nos à santidade. Justiça imputada deveria conduzir a justiça PRÁTICA.

 Nós devemos andar de maneira digna do evangelho. Nós devemos PRATICAR nossa justiça. Jesus ensinou seus discípulos a praticar justiça.  Mas, diferente dos líderes religiosos daquela época, eles deveriam praticar justiça em todas as áreas da vida – especialmente em privado.

"Guardai-vos de fazer as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tereis recompensa junto de vosso Pai, que está nos céus" (Mateus 6.1)

Os fariseus praticam a justiça – em público. Mas não em privado. Eles faziam para mostrar-se. Eles ensinavam outros a serem santos, mas não era em secreto. Eles praticavam a justiça para receber o louvor de homens. Jesus nos ordena a praticar a justiça. Em público e em privado. A ter fome e sede de verdadeira justiça. A ser santos quer alguém esteja vendo ou não. A fugir da tentação quando estamos completamente sozinhos em um quarto de hotel longe de casa. A ser puros e santos às 2 da manhã de quinta bem como nos domingos de noite quando cantamos em igreja.  A ser puros em nossos pensamentos assim como quando compartilhamos nos pequenos grupos.

Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus. (2 Coríntios 7.1)

A despojar-vos, quanto ao procedimento anterior, do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; a vos renovar no espírito da vossa mente; e a vos revestir do novo homem, que segundo Deus foi criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4.22-24)

Comece a lição perguntando:

1. Em sua opinião, o que é santidade? O que é ser santo?

2. É possível ao ser humano comum ser santo? É comum escutarmos das pessoas dizendo que santo só foi Jesus...

Por causa da cultura religiosa de nosso país, muitos de nós, ao ouvir a palavra "santo" pensam nos homens e mulheres que foram canonizados pela Igreja Católica e em suas imagens. Assim, o conceito de santidade vigente é o de algo acessível apenas a pessoas extraordinárias e especiais, que estão em um patamar acima dos seres humanos comuns. (são quase anjos) Aos meros mortais resta apenas se inspirar nesses homens e mulheres para tentar, a duras penas e com muitos fracassos, ser pessoas melhores.

Esse pensamento, entretanto, não é bíblico. Não são esses os conceitos que a Bíblia tem para "santo" e "santidade". Nela, "santo" tem o sentido de "separado" e "santidade", de "separação".  Separado do quê? Separação para quê? Separado do pecado e separação para Deus. Assim, os conceitos de "pecado" e de "Deus" estão intimamente ligados aos de "santo" e "santidade".

Eu me torno santo à medida que me separo do pecado. Pecado é a transgressão voluntária da Lei. É quando o ser humano, por sua livre escolha, desobedece à vontade do Senhor. Eu me torno santo à medida que me disponho a obedecer à vontade do Pai e me separo para ele. O grande propósito e motivação para a santidade é Deus e o experimentar de sua presença. Eu me separo do pecado para estar com Deus. Eu tenho paixão por santidade porque tenho paixão por Deus.

Desenvolvimento

A paixão por Deus é o grande incentivo para sermos santos. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. (...) Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra, disse Jesus em João 14.21,23.

Contudo, o que é santidade, de maneira concreta? Qual o perfil de uma pessoa santa? A Bíblia responde a essa pergunta em Romanos 8.28-29: Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Aqueles que de antemão conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

1. Santidade é ser como Jesus. Os que amam a Deus se tornam conformes à imagem de seu Filho, escreveu Paulo aos Romanos. Assim, santidade é algo concreto e tem um perfil definido. Ser santo é ser como Jesus. Agir com santidade é agir como Jesus agiria.  O apóstolo Pedro também escreve sobre isso em sua primeira epístola: Para isso vocês foram chamados, pois também Cristo sofreu no lugar de vocês, deixando-lhes exemplo, para que sigam os seus passos, 1 Pedro 2.21.

Ser santo é seguir os passos de Jesus. O escritor Charles Sheldon incentiva todos aqueles que estão buscando santidade a se perguntar antes de qualquer ação: "Em meus passos, o que faria Jesus?". Essa pergunta deu nome ao seu livro e recentemente se transformou em filme. https://m.youtube.com/watch?v=XfvoFjCEyyQ

Santidade não é uma opção! Deus é santo e ele nos salvou para tornar-nos como ele é. Impureza e toda forma de injustiça faz parte de nossa vida pregressa.  Agora, devemos nos revestir do nosso novo "eu", criado segundo Deus em justiça e santidade. Deus nos chamou em santidade. Ele nos concede seu Espírito Santo para fazer-nos santos.

2. Santidade é propósito de Deus para seus filhos. "Chamados", "propósito" e "predestinou" são termos usados para declarar que Deus chamou os seus filhos para serem santos, estabelecendo a santidade como um dos propósitos para a vida deles. O que isso quer dizer? Propósito é sinônimo de destino. Mas para onde? Para quê? O propósito está relacionado ao sentido da vida. Assim, se santidade é propósito do Pai para seus filhos. A vida de um filho de Deus só terá sentido se for santa.  "Segui a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá o Senhor" ( Hb 12:14 ) Um filho de Deus só terá uma vida cheia de significado se estiver caminhando em direção à santidade. Sem santidade, a vida perde o seu sentido e fica vazia.

3. Santidade é algo bom. Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, escreveu Paulo. A palavra "bem", de acordo com o texto, é para que aqueles que o amam sejam conformes à imagem de seu Filho. "Bem" diz respeito à santidade.

Assim, santidade é um bem que Deus tem para seus filhos; é algo bom. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, declara Paulo, em Romanos 12.2.

A vontade de Deus é sinônimo de santidade, é boa agradável e perfeita. E ao contrário do que o mundo diz, ser santo é algo bom, agradável e perfeito. Uma vida boa, agradável e perfeita se encontra na santidade e não na libertinagem e no pecado.  Pecado atrai maldição, que gera sofrimento. Santidade atrai bênção, que gera felicidade. Outro texto do apóstolo Paulo que trata de santidade: Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Portanto, saiam do meio deles e separem-se, diz o Senhor. Não toquem em coisas impuras e eu os receberei e lhes serei Pai e vocês serão meus filhos e minhas filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso.  Amados, visto que temos essas promessas, purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus, 2 Coríntios 6.16-17; 7.1.

Primeiramente, o texto confirma o conceito de santidade que apresentamos há pouco. Nele, o próprio Senhor diz: Saiam do meio deles e separam-se. Não toquem em coisas impuras. Santidade, então, é separar-se do que é impuro.

4. Santidade é integral. ou seja, do corpo e do espírito Purifiquemo-nos de tudo o que contamina o corpo e o espírito. Santidade não diz respeito apenas ao que é espiritual. O pecado não afeta apenas o nosso espírito. A santidade também diz respeito ao corpo. Gênesis 2.7 declara que o Senhor criou o ser humano com parte material, o pó da terra, e imaterial, o fôlego de vida.Ele não despreza o corpo em favor do espírito nem vice-versa. Seu desejo é que nós tenhamos uma santidade integral, que envolva o corpo, a alma e o espírito. Santidade não se limita a pureza sexual. Devemos ter fome e sede de justiça – ou agir corretamente – em todos os nossos relacionamentos.  Santidade é fazer o que é certo para nossos cônjuges e filhos. Fazer o que é certo com o nosso próximo.  Mentir, roubar ou sonegar impostos não é justiça. Reclamar e murmurar não é justiça. Nós queremos PRATICAR JUSTIÇA. Não queremos simplesmente falar sobre ela. Hospitais encorajam a prática da higiene. Eles colocam avisos e lembretes por todo o lugar – lave suas mãos – não espalhe doenças; lave suas mãos. Eles têm contêineres de gel antibacteriano por todo o ambiente. Caixas de luvas de látex nos quartos dos pacientes; latas de lixo com símbolos especiais. Cada agulha é individualmente embalada e eles não usam uma agulha mais de uma vez.  Antes de tiraram sangue, eles pincelam seu braço com algo que mate todos os germes na área. Hospitais PRATICAM higiene. Por quê? Por que, se não o fizerem, haverá consequências. As pessoas podem ficar doentes e morrer. Você consegue imaginar um hospital que diz que acredita em higiene, mas não a pratica? "Ah, claro que sim, nós acreditamos em saneamento. Nós lavamos nossas mãos? Bem… não… Nós reutilizamos seringas? Ora, o que tem de errado nisso? Aqui, coloque isso na sua boca para eu tirar sua temperatura. Só foi usado algumas vezes; você ficará bem". Eu não quero ir num hospital que apenas fala sobre ser limpo; quero que eles sejam apaixonados por higiene.

Quanto maior deveria ser nossa paixão pela santidade! Nós devemos ser santos e justos em todas as áreas das nossas vidas. Santos em nossos pensamentos, em nosso falar. Xingamentos, piadas sujas, fofoca e difamação deveriam ficar longe dos nossos lábios. Devemos ser santos com nossos olhos e desviar-se de toda impureza. Devemos procurar santidade em nossas ações. santidade integral...

5. Santidade se desenvolve em um processo. Santidade é algo que não se adquire em um único momento, em um estalar de dedos.  Ela se desenvolve em um processo, é aperfeiçoada à medida que perseveramos em deixar o pecado e obedecer a Deus.  Não devemos cultivar expectativas erradas quanto à santidade, esperando alcançá-la de uma vez por todas em uma reunião ou por meio de uma oração. Ela não é instantânea. A santidade é uma estrada que se percorre com perseverança. Desenvolvei a Vossa salvação Felipenses 2.12

6. Santidade se dá pelo temor a Deus. O aperfeiçoamento a santidade se da no temor de Deus. Para sermos santos devemos temer a Deus.

O que é temor? Não é medo. Seria incoerente se o fosse. Como amor e medo podem conviver?  A Bíblia responde: No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor, 1 João 4.18.  O temor a Deus não nos motiva à santidade colocando em nós medo do castigo divino caso pecarmos. Definitivamente, não! O temor a Deus nos leva à santidade alertando-nos das trágicas consequências do nosso pecado e nos apontando o melhor caminho a seguir.  O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, ensina o Livro de Provérbios. O temor do Senhor nos capacita a fazer boas escolhas.

Conclusão

Nesta segunda mensagem da série "Paixão Contagiante", aprendemos que o conceito bíblico de santidade difere do que a nossa cultura religiosa afirma sobre isso.  Santo não é alguém extraordinário ou especial, que merece adoração e devoção dos demais, mas sim uma pessoa comum que, apaixonada por Deus, decide obedecer à sua vontade e viver de modo agradável a ele.

 Seis importantes princípios bíblicos sobre santidade:

1. Santidade é ser como Jesus;

2. Santidade é propósito de Deus para seus filhos;

3. Santidade é algo bom;

4. Santidade é integral, ou seja, do corpo e do espírito;

5.Santidade se desenvolve em um processo;

6. Santidade se dá pelo temor a Deus.


áudio: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-270714/


Nenhum comentário: