2014/01/28

Cuidado com o lobo Mal

Texto: Tiago 1.12-15

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte. (Tiago 1:14-15 NVI)

Queridos irmãos tenho certeza que quando anunciei o tema desse sermão muitos jà associaram a histórinha do chapeuzinho vermelho ...é um conto de fadas clássico, de origem europeia do século XIV.

O nome do conto vem da protagonista, uma menina que usa um capuz vermelho. O conto sofreu inúmeras adaptações, mudanças e releituras modernas, tornando-se parte da cultura popular mundial, e uma das fábulas mais conhecidas de todos os tempos.

Arrisco dizer que muitos aqui lembram até da musiquinha que era cantada pelas crianças da nossa época "quem tem medo do lobo mal, lobo mal"

É conto muito bonitinho, mas não quero falar desse lobo mal por dois motivos muito simples, primeiro esse lobo mal da história do chapeuzinho não existe é um conto. O conto é uma obra de ficção que cria um universo de seres e acontecimentos, de fantasia ou imaginação.

Já o lobo mal do que eu vou falar ele é real, e está mais perto de você do que imagina, ele nos espreita a todo momento, ele o induz a tomar decisões erradas, a pegar caminhos que levam longe para o fundo da floresta, para a escuridão longe da presença de Deus.

Em segundo lugar o conto do chapeuzinho tem um final feliz e o lobo é morto por um caçador que escuta os gritos de chapeuzinho é a tira viva de dentro dele, mas esse lobo do qual eu falo é responsável por histórias trágicas sem finais felizes, ele é responsável por muitas mortes, é responsável pela destruição de muitos casamentos, é responsável por muitos assassinatos, quando lhe é dado ouvidos muitas coisas ruins acontecem. Isso mesmo ele devora os que o ouvem...

Queridos quero dar continuidade no sermão de domingo passado onde dissemos que só haverá um ano novo, um 2014 abençoado diferente de 2013, se deixarmos as praticas velhas de lado. Se você não ouviu esse sermão você pode escutá-lo novamente através do face...

 Semana passada muitas pessoas vieram a frente renovando diante do Senhor a suas vidas! Muitos saíram daqui dispostos a levar uma vida a sério com Deus, Deus falou ao coração de muitos irmãos, no entanto no primeiro dia da semana muitas dessas pessoas que se comprometeram em ter um ano diferente, já sentiram a força desse lobo mal em suas vidas...

Dificultando o colocar em prática a sua decisão, de se aprofundar na leitura, na oração, no comprometimento com Deus.

Irmãos entenda que o lobo mal é uma figura de linguagem que representa alguma coisa. O que será esse lobo? Será que é o diabo? Pastor você está falando do diabo? Não meus irmãos vocês leram o texto e ele não fala sobre ele. Será um demônio? Também não irmãos o texto também não fala de demônios. O que é então pastor?

Não é o que é, e sim quem é? Queridos irmãos esse lobo é você!!! que é isso pastor tá doido é? O texto diz: Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo. Você é o lobo mal, não na sua integralidade, mas ele faz parte de você, ele é a sua natureza pecaminosa, nós temos duas naturezas, a natureza humana decaída, pecaminosa e quando entregamos a nossa vida a Cristo adquirimos uma natureza divina, remida e santa. Que podemos também chamar figurativamente do lobo bom. (pastor Jonath ilustração.)

E existe uma batalha em sua mente e no seu coração entre esses dois lobos, cada um querendo prevalecer sobre o outro. Existe uma guerra espiritual dentro de nós. Entre o lobo bom, natureza divina e o lobo mal natureza pecaminosa, o apostolo paulo identifica esses dois lobos como carne e espirito. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. (Gálatas 5:17 NVI), luta é constante em nossas emoções, em nossa espiritualidade.

Quem será que vence essa luta queridos irmãos. Quero responder com essa ilustração.

Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas. Ele disse: - Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é Mau - É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego. O outro é Bom - É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô: - Qual lobo vence? O velho índio respondeu: " - Aquele que você alimenta".

Cada um, porém, é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ser consumado, gera a morte. (Tiago 1:14-15 NVI)

Perceba irmãos que o texto a qual lemos diz que cada um é tentado por quem? Pelo diabo? Por Deus? Não querido irmão é tentado segundo o seu próprio desejo...

Eu quero chamar a sua atenção querido irmão nessa noite, a que se você não matar de fome esse lobo mal que está dentro de você, que se esse lobo mal que está dentro de você não morrer de inanição, esse lobo vai acabar com os seus sonhos e projetos para 2014 e mais ele pode não só matar teus sonhos como pode devorá-lo até a morte, e o pecado, após ser consumado, gera a morte.

Alguém pode estar pensando, não pastor esse lobo mal não sou eu e sim o diabo a culpa é dele. Eu digo pra você querido irmão não!!! o lobo mal é o seu “eu” pecaminoso e a culpa é sua de dar ouvido ao diabo. O apostolo paulo diz m Rm 7.8 “Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, despertou em mim toda sorte de concupiscência;...”

Sobre a palavra “concupiscência”, este é o plural do substantivo grego “epithumia” que ocorre 38 vezes no Novo Testamento e é traduzida na maioria das vezes como “concupiscência” com o significado de um desejo carnal, um desejo do velho homem, um desejo pecaminoso, portanto, um desejo que é contrário a Deus e Sua vontade.

Satanás queridos irmãos ele faz a parte dele no jogo, ele nos tenta, mas ser tentado por ele não significa que estamos pecando não... ser tentado é normal  na vida do crente, o próprio Cristo foi tentado “em tudo foi tentado, mas sem pecado(Hebreus 4:15).

No entanto ele não foi atraído pelo desejo de sua carne. Se ele tivesse sido atraído, ele teria pecado. Mas ele nem foi seduzido, nem pecou, mas foi tentado em tudo.

Portanto, o que Tiago 1:14-15 não nos diz muito é sobre como uma tentação nasce, mas como ela consegue o seu propósito (o pecado), isso acontece quando damos ouvido a voz do lobo mal que está dentro de nós, ou seja, quando ouvimos a nossa natureza decaída e praticamos a vontade de nossa carne.

A tentação é sempre (implicitamente ou explicitamente) uma obra do tentador, o diabo, e ele irá obter o seu propósito (o pecado), se estivermos atraídos, seduzidos pelos desejos do velho homem, que esta incubado dentro né nós e se formos atrás desses desejos, para cumpri-los, pecamos.

Muitas pessoas culpam ao diabo por sua vida sofrida, o culpam pelo fim do casamento, por estarem presos atrás das grades de uma prisão, presos ao leito de um hospital por causa de uma doença pulmonar, por causa de uma doença como a AIDS, sendo que os únicos culpados diretamente são eles mesmos pois deram ouvidos aos seus próprios desejos.

A situação ou as circunstâncias pode tornar-se prova ou uma tentação para a pessoa. Mas a prova real, que a induz ao pecado, reside no homem pecador. O cristão, portanto, precisa proteger seu coração. As Escrituras dizem: “O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado ele é desesperadamente corrupto. Quem o pode conhecer?” (Jer. 17:9)

Esta espécie de prova, pressão que muitas vezes já está na própria estrutura da sociedade corrompida tenta nos fazer pecar, ela  abate-se sobre a fraqueza humana, mas o verdadeiro perigo está em como a pessoa reage no íntimo, às circunstâncias que a cercam. Determinada situação pode dar margem a um desejo errado.

Satanás e o mundo sob a sua influência provam as pessoas com coisas más ou com más intenções. O mundo usa o desejo da carne decaída e imperfeita; o desejo dos olhos, com cobiça; a ostentação dos meios de vida da pessoa, a exibição de glória, posição, poder, destaque, e assim por diante.

Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. (1 João 2:16 NVI)

O cristão, portanto, só é tentado desta maneira má, quando permite que a imperfeição, o mal nos membros de sua carne decaída, seja estimulado. Se permitir isso, o pecado finalmente o dominará, conforme Tiago passa a mostrar, e controlará as suas ações.

Então queridos irmãos se você quer ter um 2014 diferente com Jesus, se você quer dar uma guinada em sua vida espiritual neste ano, é necessário além de ler a biblia, de levar sério a sua vida de oração, além de se comprometer com a obra de Deus como foi ensinado no domingo passado, você precisa matar esse lobo mal que está dentro de você.

Mas é possível pastor matá-lo já que ele faz parte de nossa natureza decaída? Sim é possível e Gálatas e Tito nos dá a formula “Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne.” (Gálatas 5:16 NVI)

Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,  Tito 2:11-12

Peçamos a Deus que nos proteja a mente e o coração, para logo discernirmos a maldade e a rejeitarmos prontamente. Por isso precisamos constantemente estudar a Bíblia, seus avisos e suas salvaguardas, fixando a mente em coisas que valem a pena.

Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Filipenses 4:8
Marcelo Navarro

Nenhum comentário: