2014/01/28

A melhor noticia do mundo

Texto Lucas 2.8-14

 

No dia 19 de novembro de 1997 aconteceu algo extraordinário: Bobbi McCaughey, da cidade de Carlisle, Iowa (EUA), deu à luz a sete bebês saudáveis. Com a notícia do nascimento bem sucedido dos sétuplos, o mundo pareceu fazer uma pausa para refletir, maravilhado e assombrado. Paula Mahone, a médica que fez o parto, expressou o que estava no coração de cada um: “Esta é uma situação singular”, disse ela. “Eu consideraria isto um milagre.”

Há dois mil anos, ocorreu um nascimento ainda mais extraordinário, singular e miraculoso. Esse não produziu as manchetes que os sétuplos da família McCaughey provocaram. Na verdade, relativamente poucas pessoas souberam que ele havia ocorrido.

No entanto, os efeitos desse evento não apenas dividiram nosso tempo em duas partes – a.C. e d.C. –, como também estabeleceram para sempre um testemunho vivo do amor e da fidelidade de Deus. Naquela noite nasceu o Messias. O nascimento de Jesus de Nazaré não foi prematuro, nem tardio. Ele nasceu no tempo exato, de acordo com a agenda profética de Deus. Não se tratou de um acidente, ou de um golpe do destino. Tudo foi planejado, predito e prometido com centenas de anos de antecedência. O nascimento do Messias foi verdadeiramente uma vinda abençoada.

Vimos aqui neste teatro que as coisas estão invertidas, as bolas estão trocadas, Natal é muito mais do que compras, comilanças, é muito mais do que dar e receber presentes. Nós seres humanos somos campeões em estragar as coisas boas que Deus nos dá, isso já vem desde o jardim do Éden quando estragamos a nossa comunhão com Deus e repetimos essa atitude consecutivamente ao longo de nossa vida.

 Transformamos a Páscoa, morte e ressurreição de Cristo, em um coelho fofinho que bota ovos de chocolate. Pra variar fizemos isso com o natal tiramos o caráter Santo, divino e o transformamos em algo supérfluo, superficial, comercial. Substituímos a glória divina, do menino Jesus pelo bom velinho vestido de vermelho com um saco cheio de presentes.

Agimos assim muitas vezes para não depararmos com a verdade que essas datas simbólicas de fé possuem, agimos assim porque muitas vezes não estamos dispostos a refletir profundamente sobre a verdade da cruz, agimos assim porque muitas vezes não estamos dispostos a assumir a responsabilidade que conclama esses símbolos. E assim vamos vivendo a nossa vida.

Precisamos voltar a verdade, precisamos voltar a celebrar o natal na sua essência, essa noite o meu desejo é que você querido irmão reflita sobre o natal e se alegre e se sinta gratificado, pois o natal foi planejado pra você na eternidade, foi planejado pra você desde da fundação do mundo, para que você obtivesse a salvação.

 Deus pelo seu infinito amor se fez homem entrou na nossa historia, sentiu a nossa dor, vivenciou as nossas mazelas, experimentou os nossos medos, frustrações e desesperanças. Hernandes dias Lopes diz que ele veio ao nosso mundo não apenas para estar ao nosso lado, mas para ser o nosso substituto é por isso que o texto que lemos no verso 11 diz: Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor.  Lucas 2:11.

Natal querido irmãos é boas novas, na tradução bíblica de Eugene Peterson ele diz A melhor noticia do mundo. Esse é o verdadeiro sentido do natal irmãos. Alguém pode estar se perguntando: qual é essa melhor noticia do mundo que vem com o natal?

O texto de Lucas nos fala quais são as boas novas qual é a melhor noticia do mundo:

1- A melhor noticia do mundo é que você pode ser feliz,

Você pode desfrutar da verdadeira alegria. Queridos a sua verdadeira alegria não esta nos presentes que você ganha, na compra de uma casa tão sonhada, na troca do seu carro, ele não esta na sua viagem internacional, no filho que você esta esperando ou que o Senhor já te deu. Todas essas coisas são legitimas e nos trazem prazer e alegria, mas elas são passageiras, momentâneas.

Tanto é verdade isso porque todos nós conhecemos história de pessoas que tiveram tudo isso e muito mais e não são felizes, pessoas que se tornaram amarguradas e mal resolvidas com a vida. A melhor noticia do mundo que o natal anuncia é que você pode verdadeiramente ser feliz em Deus e estar contente e alegre mesmo em situações difíceis

Alegro-me grandemente no Senhor, Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:10-13

Querido irmão as boas novas do natal é que você pode ser feliz, você pode vivenciar a verdadeira alegria, mas para isso você precisa entregar o seu coração a Cristo e deixar ele cuide de você, de sua familia

2- melhor noticia do mundo é que você pode vivenciar a verdadeira paz.

O verso 14 diz e paz na terra aos homens...” aos quais ele concede o seu favor". Creio que esse é o melhor presente que as pessoas precisam nesse natal Paz... as coisas estão tão corrida, tão atribuladas ultimamente que paz é um grande presente e é isso que o natal representa o desejo de nosso Deus que venhamos vivenciar a sua paz. Eu não estou dizendo de uma paz humana, eu to falando de uma paz sobrenatural, a paz que somente uma pessoa na companhia de Cristo pode sentir. Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. João 14:27 esta é Paz que lança fora a anciedade a Angustia, a depressão, essa é a paz que excede todo o entendimento conforme o apostolo paulo nos ensina em filipenses E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. (Filipenses 4:7)

O natal é as boas novas de que o menino Jesus nasceu para que venhamos desfrutar dessa paz. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz. Isaías 9:6

Talvez eu esteja falando a algumas pessoas que passaram um ano de muita luta e clamam por socorro, por um alento, por um momento de Paz, Deus esta dizendo essa noite que ele já providenciou a paz que você tanto necessita e a personificação da paz è Cristo e ele esta de braças abertos para te receber.

3- a melhor noticia do mundo é que Deus te ama

O verso 14 diz “aos quais ele quer bem". Querido se tem uma pessoa que Deus quer abençoar poderosamente é você sabe porque? Porque ele te ama. Ele te ama tanto ao ponto de se despir de sua glória e se encarnar em ser humano para te salvar. Alguém pode estar dizendo não ele fez isso por outros não pra mim. Querido irmão quero dizer se você pensa assim saiba que isso é uma mentira de satanás. Ele fez o que fez ele passou o que passou por você, e o fez porque te ama.

 Temos a tendência de pensar na morte de Cristo pelos seres humanos de uma maneira geral como pra toda a humanidade e deixamos de refletir sobre o aspecto individual. Deus morreu por você. Você é o objeto do seu amor, e esse amor excede o amor que seus pais tem por você, excedo ao amor que seus filhos tem por você, excedo o amor que você pode esperar de um homem ou de uma mulher, esse amor é extravagante.

 Talvez você não se sinta amado(a), talvez você errou tanto na sua vida que ache que Deus não te ama, “não tem como ele me amar” você pensa, deus esta dizendo hoje pra você e em todos natais que ele te ama sim, e nada pode fazê-lo o amar menos A palavra de Deus diz que nada pode te separar desse amor. Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38-39

Essa é a escência do natal, essa deve ser a nossa verdadeira motivção quando festejarmos o natal

Marcelo Navarro

Nenhum comentário: