2014/01/28

A DIFERENÇA ENTRE A PESSOA ABENÇOADA E A PESSOA AMALDIÇOADA

Texto: Jeremias 17.5-8

 “Maldito é o homem forte que depende de simples seres humanos, Que se acha capaz de resolver tudo no braço, e põe o Eterno de lado, com desprezo! Ele é como o arbusto do deserto longe do solo bom. Ele vive sem raiz e sem propósito numa terra em que nada cresce.  7-8 “Mas feliz é o homem que confia em mim, o Eterno, e a mulher que se apega ao Eterno! Eles são como árvores plantadas no Éden, com as raízes perto do rio. Não se preocupam com o verão mais quente e suas folhas não perdem o verde. Passam pela seca com tranquilidade, dando frutos frescos em todas as estações”.

 Queridos irmãos essa semana estive visitando o irmão Alcides, pra quem não conhece, o irmão Alcides é aquele senhor de 103 anos. Foi uma visita muito agradável, uma visita daquelas que em vez de você abençoar você é que sai abençoado.

O irmão alcides dos 103 anos devida 98 anos de presbiterianismo independente, ele me chamou pra contar sobre uma visão que ele teve e depois fiquei ouvindo histórias sobre a sua vida o que me levaram a pensar sobre esse tema.

Olhando para a bíblia e ouvindo a historia de vida do irmão alcides não temos como negar que existe uma diferença enorme, gigantesca entre uma pessoa abençoada e uma pessoa amaldiçoada. O nosso Deus desde o princípio fez separação entre luz e trevas.

O texto começa dizendo “assim diz o Senhor” ou seja não é o pastor Marcelo que esta falando que há diferença entre a pessoa abençoada e a pessoa amaldiçoada, entre a família abençoada e a Família amaldiçoada. É o próprio Deus que faz essa diferenciação "No dia em que eu agir", diz o Senhor dos Exércitos, "eles serão o meu tesouro pessoal. Eu terei compaixão deles como um pai tem compaixão do filho que lhe obedece. Então vocês verão novamente a diferença entre o justo e o ímpio, entre os que servem a Deus e os que não o servem. Malaquias 3:17-18

Fico impressionado queridos irmãos com a clareza deste texto. A palavra de Deus é muito clara, ela nos orienta em como devemos viver. O texto começa falando sobre o amaldiçoado o versos cinco diz Maldito é o homem que confia no homem. Pastor quer dizer que não devo confiar em ninguém? Não é isso que a bíblia está dizendo, ela está dizendo que maldito, amaldiçoado são todos aqueles que colocam a sua esperança nos projetos humanos, pessoas que colocam sua confiança na palavra de uma pessoa ou de uma instituição. Maldito é o homem forte que depende de simples seres humanos.

Ele continua dizendo que maldito é o homem a mulher que faz da carne o seu braço. Maldito é aquele que confia na sua inteligência, na força de seus braços, que confia nos seus recursos. A bíblia mensagem diz: Que se acha capaz de resolver tudo no braço. Tem muita gente que se apoia em seus recursos financeiros, na força de sua empresa, no valor de seu prestígio. Esse é considerado pelo nosso Senhor como um maldito. O que confia no seu próprio coração é insensato Provérbios 28:26

Ainda no verso 5 o Senhor considera um amaldiçoado o homem ou a mulher que se afasta do Senhor, que se aparta dele. A pessoa amaldiçoada gradativamente vai se afastando de Deus. Não é um afastamento de abrupto, mas é algo gradativo, pouco a pouco vai deixando Deus de lado, como isso acontece? Pouco a pouco a pessoa vai deixando de orar, pouco a pouco vai deixando de ler e se relacionar com Deus através das escrituras, gradualmente até que Deus não faça mais parte de sua vida. Queridos quando eu me afasto de Deus eu morro. e põe o Eterno de lado, com desprezo!

As consequências para tais ações são imputados ao maldito pelo próprio Deus, ele pronuncia no vs 6 as consequências.

1 - Ele será como um arbusto no deserto Jeremias 17:6, Ele é como o arbusto do deserto longe do solo bom.

Todos nós já vimos uma árvore seca, uma árvore sem vida, possui uma estrutura de árvore olhando por fora, mas por dentro esta morta, não da mais frutos. Assim são as pessoas amaldiçoadas por Deus, elas só tem uma casca por fora mas por dentro estão mortas, as suas vidas nada da certo, porque estão longe de um solo bom para que de frutos, este solo bom é Jesus, estão longe dele e sem ele nada podem fazer Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)

2 – não sentirá quando vem o bem, não verá o bem Deus, na sua misericórdia conhecida entre os teologos como a graça comum derrama da benção sobre todos os seres humanos. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Mateus 5:45

A graça de Deus está amplamente ligada ao Seu amor quase que inexplicável. “Comum” aqui é algo que aponta para essa graça como sendo ampla ao ponto de atingir a todos. No entanto a pessoa amaldiçoada não enxerga o bem. É por isso que você vê um cidadão com uma família linda, resolvido financeiramente, mas não está bem, possui amigos, uma empresa sólida, mas reclamando da vida, amaldiçoando a Deus e a todos que estão ao seu redor, é por isso que você vê muitos dessas pessoas que tem tudo na vida colocando uma arma em sua boca para tirar a sua vida. A pessoa amaldiçoada não enxerga o bem que está ao seu lado.

3 – ele habitará numa terra salgada inabitável. Ele vive sem raiz e sem propósito numa terra em que nada cresce.  Você já salgou de mais uma comida? O que acontece? Não dá pra comer não é verdade, a comida fica sem sabor o sal tira o gosto natural do alimento. Assim é a vida do amaldiçoado é uma vida sem sabor sem propósito porque tudo que ele faz não vinga, não vai pra frente, não prospera.

A partir do verso 7 o texto faz o contraponto e apresenta o homem Bendito, o homem ou a mulher abençoada e basicamente é a pessoas que confia no Senhor que se apega a Deus e não o larga por nada que obedece e tem sua esperança colocado sobre ele. Feliz é esse homem a tradução da bíblia mensagem de Eugene Pertertson diz: “Mas feliz é o homem que confia em mim, o Eterno, e a mulher que se apega ao Eterno!

Essa confiança não é uma confiança mental apenas como se repetíssemos para nós mesmo eu confio em Deus, eu confio em Deus não!!! Estamos falando de uma confiança espiritual uma confiança que não se altera nas circunstancias uma confiança colocada em Jesus Cristo algo espiritual não mental. feliz é aquele que confia no Senhor. Provérbios 16:20

Bem-aventurado o homem que põe no Senhor a sua confiança,  Salmos 40:4

O justo se alegrará no Senhor, e confiará nele, e todos os retos de coração se gloriarão. Salmos 64:10

A partir dos verso 8 as consequências para os benditos e abençoadas também são pronunciadas por Deus:

1 - Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Jeremias 17:8 ao contrario de uma arvore seca, morta os abençoados serão pessoas que vivificadas pelo Senhor, usufruirão da presença da água viva do ribeiro que é o próprio Cristo. São alimentados espiritualmente diariamente pelo Senhor. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. João 7:38

2 - Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes Jeremias 17:8 os benditos não temerão as circunstâncias continuaram crendo em Deus e dando fruto. Passarão por problemas mas estarão felizes esperando em Deus. Na doença estarão em paz confiando e esperando a cura em Deus, no desemprego confiando na provisão de Deus, o homem e a mulher abençoados por Deus não temem o calor, as circunstâncias, pelo contrario suas folhas sempre serão vistosas pois esperam em Deus.

3 - não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto".
Jeremias 17:8  o homem bendito de Deus não fica ansioso mesmo em tempo  de escassez, porque uma vida flui de dentro dele para fora, uma vida que vê o invisível e mesmo que as circunstâncias estejam todas ao contrario ele continua a dar fruto. Ele não se amedronta com a má noticia, pelo contrario  eles Passam pela seca com tranquilidade, dando frutos frescos em todas as estações”.

Esse é o contraste entre esses dois tipos de pessoas, entre o abençoado e o amaldiçoado, entre o bendito e o maldito, e você pode essa noite escolher que tipo de pessoa você quer ser. A escolha está em suas mãos!

Você pode nessa noite escolher andar mais próximo de Deus e ser uma pessoas abençoada que não teme o ano da sequidão e do calor ou você pode escolher essa noite andar distantes de Deus e ser um maldito e não ver o bem quando esta próximo.

Penso que a cegueira é a marca das pessoas amaldiçoadas... você percebe que talvez você não está vendo as bençãos de Deus em sua vida? Não esta percebendo ao agir dele em sua vida? Tem gente que esta tropeçando nas bençãos de Deus. Tem gente que esta tropeçando na cruz de Cristo e tem perdido, tem amaldiçoado a maior benção que Deus deu para o ser humano a salvação, e para essas pessoas Jesus cristo se transforma em pedra de tropeço como diz o apostolo Paulo Como está escrito:Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo;

Talvez essa noite eu esteja falando pra você que tem vivido distante do amor de cristo, eu quero lhe fazer um convite entregue a sua vida a Jesus e seja uma pessoa abençoada com ele você não precisa mais temer as circunstâncias da vida, com ele você não precisa ter receio do calor ou do tempo da sequidão pois ele estará com você, ele segurará as suas mãos.

Marcelo Navarro


 

2 comentários:

Lulu disse...

Palhaçada,sirvo a Deus eu era macumbeira e estou pior do quê antes.Só desgraça. Que Deus è esse,faço de tudo para viver como ele ensina e nada só derrota.Eu era bem mais feliz.hipócritas.

Anônimo disse...

Lulu, com certeza voce não está servindo a Deus. É impossível uma pessoa entregar a sua vida para Jesus e viver pior. Ela pode ter lutas, passar por sofrimentos, mas a paz que ela encontra em meio a tudo isso é incomparável.
Provavelmente você saiu dos terreiros de macumba mas a macumba ainda não saiu de você. Conversão exige renuncia e isso muitos não querem. Não basta deixar de ir a um terreiro e passar a frequentar uma igreja, é preciso nascer de novo. Lendo o que você acabou de escrever, percebe-se que isso ainda não é uma realidade na sua vida.
Entregue o seu caminho ao Senhor Jesus para que ele perdoe os seus pecados, te purifique de toda a injustiça, escreva o seu nome no livro da vida e te mostre a salvação. As outras coisas serão consequencias.