2012/10/09

Porque Orar em família?

Texto Base: Josué 24.14-17/ Gn 18.19


Todos nós, como seres humanos, temos direitos e deveres. Quase sempre, há a tendência de reivindicarmos os nossos direitos sem uma disposição correspondente para o cumprimento os nossos deveres. Daí as dificuldades que as pessoas enfrentam tanto na vida pessoal quanto nas relações com a Sociedade. Na vida cristã a ênfase recai no cumprimento das ordenanças deixada por Deus que vemos claramente em suas Palavra, no entanto vemos uma clara desobediência por parte de muitos cristãos os quais se descuidaram de uma responsabilidade claramente implicada.

Quando não cumprimos essas ordenanças descobrimos o estado real de nossa mente e se torna manifesto se temos ou não um amor ardente por Deus e por Seu serviço.

Dentre os deveres da vida cristã, a oração é o mais importante. Jesus mesmo em Lucas 18.1 nos conta uma parábola sobre orar sempre sem esmorecer, por que a oração é importante? porque direciona a nossa vida nos caminhos de Deus.

Orar nem sempre é gratificante para a natureza humana, para a carne. Há coisas que nos dão mais prazer do que orar. Mas a oração é um dever. O não cumprimento desse dever causa danos irreparáveis na vida cristã.

Nossas Igrejas nunca serão melhores, enquanto os crentes não estimarem intensamente a Oração. Quando levamos a Deus a nossa súplica, aperfeiçoamos a nossa fé. (Hebreus 11.6) "Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam".

A oração não muda os propósitos de Deus com relação as nossas vidas, mas nos ajusta, nos coloca, nos alinha a eles. O tempo que passamos com o Senhor em oração pode liberar um poder capaz de transformar nossas vidas. A oração é o poder mais dinâmico que este mundo jamais conheceu.

Certamente todos nós aqui sabemos do valor da oração. É por isso que oramos. No entanto não é um exercício espiritual fácil de ser praticado. Temos os inimigos da oração: o cansaço físico, o sono, a preguiça mental, a dificuldade de concentração, os sons do mundo, as tarefas cotidianas, a falta de fé no que Deus pode fazer, etc. Não é fácil reservar tempo para oração, mas é preciso fazê-lo.

Isso se aplica evidentemente tanto à adoração pública (individual) como à adoração em família. Sem dúvida, não é de todo difícil comprovar a obrigação da piedade doméstica.

Considere primeiro o exemplo de Abraão, o pai dos fiéis e o amigo de Deus. Foi por sua piedade doméstica que recebeu uma bênção da parte do próprio Jeová: "Porque Eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo" (Gn 18.19).

O patriarca é aqui elogiado por instruir seus filhos e a seus servos na mais importante de todas as obrigações: "O caminho do Senhor", a verdade acerca de Sua gloriosa pessoa.

Note bem as palavras: "Ele há de ordenar a seus filhos"; ou seja, ele usará a autoridade que Deus lhe havia dado como pai e cabeça de sua casa para fazer valer as responsabilidades da piedade familiar.

Abraão também orava com sua família e a instruía: onde quer que armasse sua tenda, ali edificava um altar a Jeová (Gn 12.7; 13.4).

Os exemplos de outros santos homens são similares ao de Abraão. Considere a piedosa determinação de Josué, o qual declarou a Israel: "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (24.15). Ele não permitia que nem os elevados postos que ocupava nem as prementes responsabilidades públicas que se acumulavam sobre si atraíssem sua atenção até o ponto de descuidar do bem-estar espiritual de sua família.

Temos também Davi que, quando trouxe de volta a arca de Deus para Jerusalém com alegria e ação de graças, logo após liberar-se de suas responsabilidades públicas, voltou "para abençoar a sua casa" (2Sm 6.20). Além destes eminentes exemplos, podemos citar o caso de Jó (1.5) e o de Daniel (6.10).

Limitando-nos somente a um exemplo no Novo Testamento, pensamos na história de Timóteo, que foi criado num lar piedoso. Paulo lembrou da "fé não fingida" que havia nele e, acrescentou, "a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe, Eunice" (2Tm 1.5). Há alguma surpresa, então, que o apóstolo pudesse dizer-lhe: "Desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras" (3.15)?

Por outro lado, podemos observar quão aterradoras ameaças são pronunciadas contra aqueles que fazem pouco caso dessa responsabilidade.

"Derrama a Tua indignação sobre os gentios que não Te conhecem, e sobre as gerações [famílias] que não invocam o Teu nome" (Jr 10.25)!

Perceba queridos irmãos que as famílias sem oração são aqui associadas aos pagãos que não conhecem o Senhor. Que vergonha para uma familia que se diz cristã e não oram e adoram a Deus juntas. Ora!, há muitas famílias pagãs que se reúnem para adorar a seus falsos deuses. E que vergonha é isso a milhares de cristãos professos. Observe também que Jeremias 10.25 registrou uma terrível imprecação igualmente para ambos grupos: "Derrama a Tua indignação sobre...". Quão sonoramente deveriam falar-nos essas palavras!

Não é suficiente que oremos como indivíduos, em privado, em nosso lar; é-nos requerido que honremos a Deus também em nossa família. Pelo menos uma vezes por dia – pela manhã e pela noite – toda a família deveria reunir-se para inclinar-se diante do Senhor, pais e filhos, para confessar seus pecados, para dar graças pelas misericórdias de Deus, para buscar Sua ajuda e bênção.

Não se deve permitir que nada interfira com esta obrigação: todas as outras necessidades domésticas devem ser adequadas a ela. A cabeça da família é quem deve dirigir as devoções, mas, se estiver ausente, ou seriamente enfermo ou é um incrédulo, então, a esposa deve tomar seu lugar. Em nenhuma circunstância deve-se faltar com a adoração em família. Se vamos desfrutar da bênção de Deus sobre nossa família, então, que seus membros se reúnam diariamente para o louvor e a oração. "Eu honrarei aos que Me honram", 1 Samuel 2:30 é Sua promessa.

Um antigo escritor bem disse: "Uma família sem oração é como uma casa sem teto, aberta e exposta a todas as tormentas do céu." Todas as nossas comodidades domésticas e bênçãos temporais brotam da generosidade amorosa do Senhor, e o melhor que podemos fazer em troca é reconhecer com gratidão, juntos, Sua bondade em relação a nós como família.

As desculpas para o descumprimento dessa sagrada obrigação são vãs e sem valor. Que proveito terá, quando tivermos de dar uma explicação a Deus pela mordomia de nossa família, dizer que não tivemos tempo disponível, trabalhando duro da manhã até a noite? Quanto mais foram prementes, (urgentes) nossas obrigações temporais, maior nossa necessidade de buscar socorro espiritual. Nenhum cristão pode alegar que não está qualificado para tal labor: os dons e os talentos se desenvolvem pelo uso e não pela negligência.

As vantagens e as bênçãos da adoração em família são incalculáveis.

Primeiro, a adoração em família prevenirá de muito pecado. Ela protege a alma, comunica um sentido da majestade e da autoridade de Deus, coloca verdades solenes na mente, faz com que desçam benefícios de Deus sobre o lar.

A piedade pessoal no lar é um meio de influência poderoso, para comunicar piedade aos pequenos. As crianças são principalmente criaturas de imitação, que amam copiar o que vêem em outros. "Ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, a qual deu aos nossos pais para que a fizessem conhecer a seus filhos; para que a geração vindoura a soubesse, os filhos que nascessem, os quais se levantassem e a contassem a seus filhos; para que pusessem em Deus a sua esperança, e se não esquecessem das obras de Deus, mas guardassem os Seus mandamentos" (Sl 78.5-7).

Queridos a espantosa decadência moral e espiritual das multidões de hoje podem ser resultado do descuido dessa irresponsabilidade por parte dos pais em negligenciar  a oração e o culto em família. A oração diária no lar é um meio de graça bendito para dissipar aquelas paixões malditas a que nossa natureza comum se encontra sujeita.

Em segundo lugar a oração em família obtém para nós a presença e a bênção do Senhor. Há uma promessa de Sua presença, a qual é peculiarmente aplicável a essa responsabilidade.  Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles. Mateus 18:19-20.  Muitos têm encontrado na adoração em família essa ajuda e comunhão com Deus, a qual buscavam, com menos resultado, na oração privada.

Em terceiro lugar a oração em família mantem a espiritualidade de nosso lar.

Mas, se vos parece mal o servirdes ao Senhor, escolhei hoje a quem haveis de servir; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do Rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.

Nossa sociedade é marcada pela licenciosidade e pelo descompromisso com os valores cristãos. O mundo contemporâneo está mergulhado em profunda imoralidade. O materialismo e o consumismo do mundo contemporâneo têm levado os membros da família a se esquecerem da vida piedosa no lar.

Uma família fundamentada nos princípios da Palavra de Deus pode oferecer cura para uma sociedade espiritualmente enferma. Necessitamos profundamente do avivamento da espiritualidade no lar.

A Família cristã era o baluarte da piedade em épocas passadas, mas nesses dias maus, centenas de famílias chamadas cristãs não realizam a adoração no lar, não estabelecem restrições, nem ministram qualquer disciplina e ensino aos seus filhos. Como podemos esperar que o reino de Deus prospere, quando os discípulos de Cristo não ensinam o evangelho a seus próprios filhos. Repare três coisas neste texto: Josué 24.14-15

Primeiro, Josué não fez da adoração ou culto ao Deus vivo uma opção. No verso 14, ele ordenou Israel a temer o Senhor. No verso 15 ele enfatiza que o Senhor deseja ser adorado e cultuado voluntariamente e deliberadamente em nossas famílias.

Segundo, no verso15, Josué reforça o culto a Deus em família com seu próprio exemplo. O verso 15 demonstra que ele estava se endereçando aos cabeças dos lares. Esse verso declara que Josué irá fazer o que ele quer que todo chefe de família em Israel faça: servir ao Senhor,

  Josué sabe que ainda havia muita idolatria em Israel. Ele tinha acabado de dizer ao povo para afastar os falsos deuses (v. 14). Ele sabia que sua família iria nadar contra a correnteza em continuar servindo ao Senhor mesmo assim ele enfaticamente declara que sua família irá proceder assim de qualquer maneira.

Terceiro, a palavra servir no verso 15 é uma palavra abrangente. Ela é traduzida como adoração (culto) muitas vezes nas Escrituras. A palavra original não inclui apenas servir a Deus em todas as esferas de nossas vidas, mas também em atos especiais de culto .

Certamente todo marido temente a Deus e pastor deve dizer como Josué: "Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor". Nós buscaremos a Deus, cultuaremos a Ele e oraremos a Ele como família. Nós leremos Sua Palavra, repleta de instruções e reforçar seus ensinamentos em nossa família.

Ainda que com dificuldades, com lutas, com fraqueza, aprendamos a orar em família. Que a oração e adoração familiar seja para nós um hábito diário. Que experimentemos o poder de Deus através deste canal. Que nos identifiquemos com o Senhor Jesus, que preferia a oração às multidões (Mt. 14:22, 23), que dava o melhor do seu tempo para estar com Deus. Desliguemos o rádio, a TV, o computador, o celular, entremos no lugar secreto e mantenhamos uma comunhão com Deus. 

 

2 comentários:

Enildo Dérito disse...

Amém
Obrigado pelo ensino. Tenho uma vigília hoje na igreja e o tema é a entrega da familília na oração. Já tinha em mente a mensagem do livro de Josué 24:14-17, mas com as palávras que lé neste post fiquei ainda mais enriquecido. que Deus lhe prospere espiritualmente.

Unknown disse...

Estava precisando dessas palavras, ultimamente já tenho sentido em meu coração essa vontade de orar com a família, contudo sempre acontece alguma coisa q impede. Tenho q repreender as dificuldades e começar a orar urgentemente. Essas palavras me deram força pra isso. Deus te abençoe.