2012/10/09

DIÁLOGO CONTÍNUO COM DEUS

Texto: JOÃO 10.27,28

 Diálogo é uma conversação estabelecida entre duas ou mais pessoas. (do grego diálogos [διά = através e λογόι = palavra, conhecimento], pelo latim dialogus) .

O dialogo não é uma conversa. Em uma conversa nós falamos verbalmente com alguém ou com várias pessoas, sem necessariamente haver troca de informações. O dialogo é mais profundo exige uma atenção maior, exige uma inteiração maior, exige uma resposta.

Uma das maiores crises da humanidade nos dias de hoje, é a falta de diálogo, pouco se conversa, por conta disso pouco se conhece. Os relacionamentos, muitas vezes não passam de alguns minutos em volta de uma mesa durante a refeição no pouco tempo que temos muitas vezes de almoço, e quando se pensa ou se tem uma atitude diferente, chamando a família para um tempo de diálogo, os filhos vão para os quartos, o esposo e a esposa optam por cada um ir para um cômodo da casa, em seus computadores ou aparelhos de televisão, ou seja, nada de diálogo.

Na Grécia antiga, a retórica era uma das artes mais apreciadas. Havia aulas sobre como dialogar bem – e convencer. A capacidade de empreender debates e, pela força dos argumentos, era vista como admirável. O filósofo Sócrates foi mestre nisso, com sua "maiêutica socrática"

 Mas o que percebo é que a falta de diálogo está se tornando Crônica. Todos querem falar, ninguém quer ouvir. Resultado: caos.

Até o tolo, quando se cala, é reputado por sábio; e o que cerra os seus lábios é tido por entendido. Provérbios 17:28

O que responde antes de ouvir comete estultícia que é para vergonha sua. Provérbios 18:13

Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido atento. Provérbios 25:12

O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Provérbios 18:15

O sábio ouvirá e crescerá em conhecimento, e o entendido adquirirá sábios conselhos; Provérbios 1:5

No Cristianismo o dialogo é primordial, sem diálogo não existe a fé: eu falo pela oração, Deus responde pela Bíblia. Isso é diálogo. Remova oração ou leitura da Palavra e você tem uma religião capenga, o religare com Deus não acontece.

Queridos Deus não quer só falar ou só ouvir: Deus quer relacionamento. Pois só o verdadeiro relacionamento gera intimidade entre Criador e criatura.

Ter um dialogo com Deus evita mal-entendidos. Evita heresias. Evita que compreendamos mal o nosso Deus. O cristão não é um cristão se não sabe dialogar, pois ser filho de Deus pressupõe saber pôr em prática essa disciplina espiritual chamada "diálogo". O diálogo torna tudo mais humano, mais honesto, mais cristão. Sem diálogo não há amor.

Muitas vezes, senão sempre a nossa troca de informações em saber sobre o que Ele quer e tem preparado para nós, tem sido parecido com aquilo que muitos vivem dentro de seus lares. A superficialidade de Relacionamento.

Contudo irmãos Deus não nos criou para vivermos uma comunicação quebrada, truncada dentro dos nossos lares, com as pessoas que amamos e muito menos com Ele, o nosso Senhor e Salvador. Em João 10,10 Jesus disse: "eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância."

Quando ele disse vida, ele esta referindo-se a tudo, inclusive na questão da nossa comunicação com Ele. Porque essa comunicação estava quebrada antes de Cristo. Ele reatou, possibilitou o homem se achegar diante dele sem o peso da lei que nos condenava.

Aliás a palavra Vida Abundante usada aqui nesse versículo é ZOE, significando "a vida que tem a mesma qualidade de vida de Jesus", Zoe significa que temos uma mega vida ou seja uma vida maravilhosa e excelente. Para que venhamos possuir essa mega vida essa ZOE e venhamos desfrutar de um diálogo continuo precisamos aprender duas coisas importantíssimas, que são pré-requisitos para que isso aconteça.

            1º precisamos reconhecer a sua voz, para que ele fale conosco.

 No Evangelho de João capítulo 10. 27 diz: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem". A conversa com qualquer pessoa, se inicia através, de um chamado, apresentação, de uma atitude. O diálogo com Deus, passa pelo discernimento de que ele nos chama para uma conversa diária, sejam para ouvir as nossas necessidades, para nos orientar, ensinar, corrigir e também para que nós o conheçamos de maneira mais profunda. Ouvir a voz de Deus, também implica em querermos desenvolver uma via de duas mãos na comunicação, deixando de lado aquilo que muita vezes pode ser definido no relacionamento com o Pai como um "monólogo". Como nós vimos na ilustração da oração. Tem pessoas que falam com deus por falar, por desencargo de consciência.

Você já teve alguma experiência de ouvir a voz de Deus? Como precisamos ouvir a voz de Deus, receber d'Ele uma orientação direta e clara para as nossas vidas! Todos podem ouvir a voz de Deus. Todas as ovelhas escutam e identificam a voz de Deus. As ovelhas de Jesus o seguem porque ouvem e conhecem a Sua voz (Jo 10:4).

A expressão ouvem sua voz é uma das principais características do relacionamento entre o pastor e suas ovelhas. O sentido da palavra é que elas prestam atenção, entendem, aprendem, pois essa voz é uma voz conhecida.

O fato queridos irmãos é que Deus tem falado ao homem desde a sua criação. Deus nos fala de um modo ou de outro, em sonhos, visões... (Jó 33:14-18), mas nós é que não temos parado para ouvir a Sua voz e perdemos a sensibilidade de ouvi-lo.

A falta de discernimento da voz de Cristo, faz com que deixemos de desfrutar daquilo que o Senhor tem como promessa para nós, se voltarmos um pouco pra trás no mesmo capitulo 10.10 vemos que "O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância", isto quer dizer que, quanto mais reconhecermos a sua voz, quanto mais atendermos aos seus ensinamentos, seremos mais cheios da presença do Senhor, jamais nos desviaremos do seu caminho.

É muito importante esse princípio de reconhecer a voz de Jesus para que haja um dialogo contínuo, pois tem muitas ovelhas ouvindo outras vozes que não são do verdadeiro pastor. Existem muitas vozes no mundo e todas têm um significado, um propósito de orientar, guiar, pastorear a quem ouve – "Há sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhuma delas, contudo, sem sentido". I Coríntios 14.10.

A ovelha que pertence ao rebanho do verdadeiro pastor tem uma característica muito singular que a difere de outras ovelhas que é de ouvir e segui a voz do seu pastor, de conhecer a voz do seu pastor entre todas as outras vozes.

Há ovelhas (quando digo ovelhas estou apenas usando a linguagem bíblica, mas estou me referindo a pessoas) que ouvem a voz dos críticos e afeta a sua disposição em segui e servir a Deus na igreja, não tem o Senhor como o seu pastor, mais sim a voz dos críticos e fofoqueiros como o seu pastor, pois está ouvindo a sua voz.

Ovelhas que ouvem as outras ovelhas doentes falar mal da igreja, de Jesus, e seguem os seus conselhos deixando de congregar, indo a qualquer lugar, não tem o Senhor como seu pastor, mais, as ovelhas doentes pois dão ouvidos a sua voz.

As ovelhas que ouvem a voz do desânimo, da discórdia, da separação, tornando-se rebelde, desobediente a Deus, a sua palavra, a sua igreja, não tem o Senhor como o seu pastor, mais, a voz dos demônios que tem pastoreado a sua vida.

Quem é o seu pastor? A resposta é: Qual voz você tem ouvido e obedecido? Se for a de Jesus acima de todas as outras vozes, o Senhor é o seu pastor. Mas, se for às vozes de pessoas, demônios, criticas, desânimo, etc, com certeza Jesus não é o seu pastor, pois "as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos". João 10.4-5.

Se tivermos discernimento da voz de Deus, e paramos para ouvi-lo, conseguiremos assim cumprir aquilo que o Senhor tem designado a nós.

             2º aspecto para que haja um dialogo contínuo: Uma vez que reconhecemos sua voz precisamos segui-lo.

Temos nós condições espirituais, para dizer e afirmar que a voz que ouvimos é a voz de Deus? Sim é possível, a partir do momento que a nossa compreensão sobre os valores de Cristo em nossa vida, passam do teórico para o prático, ou seja, não apenas temos conhecimento sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo, mas seguimos os passos do mestre, desenvolvemos um diálogo contínuo com Deus, e por conta dessa atitude Deus nos faz uma promessas: João 10.28 "Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão".

O ato de seguir a Cristo, reconhecer a sua voz e ouvi-lo, dá-nos a garantia de certeza de uma vida eterna, de proteção e cuidado de Deus sobre nós.

            Nosso desafio então é nos colocarmos diante do Senhor, e estarmos com o coração aberto, para ouvir a voz de Deus e disposto a seguir os seus ensinamentos de maneira, que o nosso relacionamento com o Pai não seja unilateral e sim seja desenvolvida uma via de comunicação entre nós e Deus. Reconhecendo a sua voz o seguimos, e seguindo-o entendemos dia a dia o mover e a ação de Deus em nossas vidas.

Seguir a Jesus ,é viver uma vida em abundancia, pois qual outra proposta de vida, é melhor do que a vida com Deus? Nenhuma... todos nós queremos ter uma vida melhor, uma vida segura, abençoada, com alegria, paz e amor, e mesmo que o "lobo" venha ameaçar a nossa integridade, sabemos que o Senhor nos reconhece como suas ovelhas, porque sabemos distinguir a voz do bom pastor que é Cristo.

Porque segui-lo: Caio Fabio... seguindo a Cristo

Jesus é o Filho do homem; é a flor que brotou entre os espinhos da civilização humana; é o Sol que nunca se põe; é a Lua que jamais míngua, é a primavera eterna da esperança, é o pão da vida, é a luz do mundo, é Deus com cara e carne de homem, é homem com natureza e coração de Deus.

Segui-lo é seguir o novo. Andar com ele é palmilhar caminhos nunca vistos. Acompanhá-lo é aventurar-se a mergulhar no lago que aos olhos do viajor cansado era miragem. O mundo no qual ele nos introduz apresenta visões jamais vistas, melodias e palavras nunca antes ouvidas, concepções e ideias que em tempo algum surpreenderam o coração humano.

Seguir Jesus é o mais fascinante projeto de vida. Nada pode ser comparado à possibilidade de existir em Jesus. Aceitar seu convite é deixar-se transformar em metáforas vivas: a mente se torna repleta de ideias como um rio povoado de cardumes; o coração abrasa-se como vulcão em erupção; os pés adquirem a velocidade das gazelas e dos leopardos no encalço da sua presa; as mãos se transformam em garras que não ferem, só curam; o olhar se converte em sol que ilumina recônditos escuros do coração, e os ouvidos se metamorfoseiam em caracóis captores do som dos mares conturbados da experiência humana e da voz como a voz de muitas águas do Senhor da História.

Andar com Jesus é fazer da vida uma liturgia, e da liturgia, vida. Em Cristo, existir é culto, e o corpo é um "sacrifício vivo, santo e agradável a Deus"; a mente, um santuário que oferece culto inteligente. Na verdade, Cristo transforma a vida em sacramento.

 

Conclusão

Apresentamos nessa noite, dois pré - requisitos para um dialogo contínuo com Deus,  que foram reconhecer a sua voz e segui-lo, para dai sim podermos desfrutar daquilo que de Deus tem de melhor para nós.

Os dois pré – requisitos aqui apresentados, são fundamentais para que tenhamos discernimento da voz do Senhor e para que não venhamos nos perder do caminho da vida eterna. Ouça a voz de Cristo, siga-o e desta forma viverás de maneira abundante, e tudo que pedirdes ao Pai, ele lhe concederá.

Nenhum comentário: