2012/10/30

FIRMANDO-SE NAS PROMESSAS DE DEUS

Estamos chegando ao trigésimo e sexto dia do devocional e podemos perceber quantas coisas temos aprendido nesses 36 dias, quantos acertos e consertos que necessitam ser feitos para um Encontro Diário com Deus, para uma vida de intimidade com o Senhor. Com toda certeza podemos agradecer a Deus pelo privilégio de vermos e até revermos atos, pensamentos, situações já vividas e ter a oportunidade de pedir perdão para vivenciar assim tudo aquilo que o Senhor tem preparado para nós. Esta noite quero falar sobre as promessas de Deus e a necessidade que temos de nos firmar nessas promessas de confiar naquilo que Deus falou que iria fazer em nossas vidas.

Uma promessa pode ser equiparada a um juramento. As promessas foram feitas para se transmitir segurança, pois, diz-se que ela será cumprida. Usa-se folcloricamente o ato de cruzar os dedos para se prometer algo falsamente. Muitas vezes nós fazemos promessas as nossas esposas e esposos. Muitas vezes o patrão faz promessas aos empregados. Promessa também acontece em grupos escoteiros. Quando um escoteiro faz a promessa ("Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para cumprir meus deveres para com Deus, com a pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer a lei escoteira") ele será mais responsável, e será mais cobrado por seus monitores. Acabamos de sair das eleições quantas promessas escutamos dos candidatos,

 O fato queridos irmãos que usamos indevidamente essa palavra, sem a seriedade que ela merece e ela acabou caindo em descredito hoje em dia, alguém fazer uma promessa a outro não é garantia de nada. Alias acreditar na promessa de alguém hoje é para muitos cair no conto do vigário. Temos dificuldade em acreditar, em aceitar que promessas sejam cumpridas e muitas vezes transferimos isso para Deus.

Pois bem, primeiramente quero lhe dizer que há uma grande diferença entre a promessa de um homem e a promessa de Deus. Enquanto o homem é falho, pecador e sua justiça comparada a trapo de imundícia, Deus é fiél e todo poderoso para cumprir com a sua palavra. A promessa de Deus é firme, pois ele não pode mentir, jurou pela sua palavra e o seu eterno poder constitui-se em garantia para aqueles que nele esperam. Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios. Salmos 89:34

Só alcança a promessa de Deus aqueles que fazem a sua vontade! Qual é a vontade de Deus que o homem deve fazer (executar)? Sacrifícios, rezas, imprecações, orações, jejuns, etc.? Não! A vontade de Deus é esta: 'Que creiais naquele que Ele enviou' ( Jo 3:23 ).

Ora, somente alcança a promessa de Deus aqueles que crêem no nome do seu Filho Jesus Cristo. É pela fé que se alcança a promessa de Deus. Ou seja, 'fazer a vontade de Deus' é o mesmo que 'crer em seu Filho'. Através da crença (fé) o homem torna-se participante da promessa e só é possível alcançá-la pela fé. Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, Hebreus 11:33

A bíblia contem milhares de promessas para nós filhos de Deus, ele nos encheu de promessas, no entanto queridos irmãos muitas vezes ficamos mendigando bênçãos e promessas por nos falta conhecimento da palavra de Deus. O profeta Oseias já dizia "o meu povo é destruído por falta de conhecimento"

Começando esta 6ª semana temos então como proposta de firmar-se nas promessas de Deus, proposta essa que nos é feita para que experimentemos as promessas de Deus se cumprindo em  nossa vida, e para andarmos nessas promessa precisamos dar 3 passos:

I - ENCONTRE AS PROMESSAS DE DEUS (Pv. 4:20-22).

O primeiro passo que precisamos dar em direção a firmar-se nas promessas de Deus é saber quais são elas, é preciso encontrá-las... a onde? Na palavra de Deus...

1. Se você ATENTAR às palavras do Senhor (Mc. 4.20; Pv. 4.20)

Note que Provérbios 4.20 diz: ...atenta para as minhas PALAVRAS... Isso quer dizer dar atenção total à Palavra de Deus. Ou seja, colocar a Palavra de Deus em seu coração e expulsar dele tudo aquilo que o joga contra a Palavra. Retire de seu coração todas as distrações que o roubam, impedindo-o de dar atenção integral à Palavra. Coloque a Palavra em primeiro lugar.

Uma razão pela qual as pessoas fracassam em receber as promessas de Deus é não acharem a Palavra de Deus; não atentarem para Ela. No entanto, esses versículos dizem que, se você atentar à Palavra de Deus ou colocá-La em primeiro lugar, encontrará vida e saúde. É verdadeiramente uma afirmação!

2. Se você ESCUTAR os ensinamentos do Senhor (Mt. 13:23)

A última parte de Provérbios 4.20 diz: ...às minhas razões INCLINA o teu OUVIDO. Isso significa fazer a Palavra de Deus entrar pelas portas do seu ouvido, abri-lo para as razões de Deus e engolir Suas palavras pelo ato de ouvir.

Seja como for, o fato de Deus dizer para você inclinar seu ouvido às Suas razões significa mais do que apenas ouvir a Palavra uma ou duas vezes. Por exem­plo, as pessoas dizem "Ah! Eu já ouvi isso". No en­tanto, veja que inclinar seus ouvidos às razões de Deus é um ato contínuo. Você deve estar continuamen­te ouvindo Sua Palavra. Mantenha seus ouvidos ou­vindo a Palavra Agora, pois, filhos, dai-me ouvidos, e não vos desvieis das palavras da minha boca. PV 5:7-8

Se você estiver prestando atenção à Palavra de Deus e abrindo seus ouvidos para Suas razões, você estará fechando-os para todas as outras razões que poderiam tentar roubar a Palavra de você, tais como o medo, a dúvida e a descrença.

Inclinar é ouvir com a razão com entendimento não apenas ouvir por ouvir. Você pode escutar a Palavra, mas, se não refletir no que você esta escutando Ela pode deslizar por você como água, sem ficar re­gistrada em seu espírito. Porém, se fizer com que Ela desça para dentro de você, Ela começará a funcionar para você e souberá que a Palavra de Deus é verdadeira, não duvidará ou discordará dEla, nem ficará contra Ela, pois estará arraigada profundamente em seu coração.

3. Se GUARDAR no coração os ensinos (Lc. 8.15)

a)        Terá vida

b)        Terá saúde para o corpo. (Pv. 4.22)

A observância dos preceitos de Deus produz vida e saúde (4.22). Aqueles que buscam a sabedoria têm qualidade superlativa de vida física e espiritual.

Este versículo em Provérbios diz, exatamente, como encontrar o remédio infalível para qualquer proble­ma que você encontrar na vida. Ele diz como você pode ter vida e saúde. Isso é o que as pessoas estão buscando - vida abundante -, que inclui cura e saúde. Todas as bênçãos de Deus encontram-se em Sua Palavra, pois ela é um remédio infalível. Deus quer que compreendamos a vida e o poder que existem em Sua Palavra. Quando Ele fez o mundo, criou a terra, o céu e a grande extensão do universo com palavras (ver Gênesis capítulo 1).

Portanto, a Palavra de Deus tem poder criador, pois Suas palavras são espírito e vida. Logo, a Palavra de Deus é um remédio infalível para qualquer situação ou circunstância que possa surgir em seu caminho, incluin­do enfermidades e doenças.

Como você pode perceber, a Palavra é o medicamento de Deus para o seu corpo. Provérbios 4.22 diz que as palavras de Deus são VIDA para os que as acham e SAÚDE, para o seu corpo. Isso significa que elas agem como um medica­mento.

Você poderia dizê-lo dessa forma: "As palavras de Deus são palavras de vida e de saúde para o meu corpo". Porém, são também palavras de vida e saúde para qualquer circunstância que você se encontre na vida. Todas as bênçãos de Deus estão contidas em Sua Palavra!

Note, porém, que as palavras de Deus são vida somente para os que as acham: ...são vida para OS QUE AS ACHAM... Algumas pessoas nunca as acham, pois nunca inclinam seus ouvidos a elas! Outras nunca as acham, porque não atentam para Sua Palavra, tampouco A colocam em primeiro lugar; põem tudo à frente das razões de Deus.

Nós tomamos o medicamento de Deus ao fazer o que diz Provérbios 4.20 e 21:

1. Atente para a Palavra de Deus. 2. Incline seus ouvidos para Ela. 3. Não A deixe apartar-se dos seus olhos. 4. Guarde-A no meio do seu coração.

II - FIRME-SE NAS PROMESSAS DE DEUS ATÉ QUE ELAS SE CUMPRAM (Hb. 10.36; 6.11,12).

Após encontrarmos as promessas de Deus em sua palavra precisamos de paciência ou melhor perseverança para as alcançarmos. Muitas pessoas não conseguem receber as promessas de Deus em sua vida por conta da falta de perseverança em permanecer firme crendo naquilo que Deus falou que ia fazer, elas sucumbem diante da ansiedade, diante da falta de paciência em esperar o prometido.

Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:35-36

O mundo que vivemos é cheio de problemas que vêm e vão. É uma batalha que parece não ter fim. Algumas pessoas, por seguirem os padrões de fé de Deus, conseguem ser bem sucedidas. Entretanto, a Bíblia descreve o sucesso de vários homens e mulheres de fé do passado, que acabaram sofrendo maus tratos, tortura, pobreza e até assassinatos, por terem vivido uma vida de fé. (Hb.11:35-40) Portanto, cabe aqui uma pergunta: Por que elas não desistiram, mesmo sabendo que iriam sofrer tremendamente?  Por que eles permaneceram firmes na promessa de Deus.

Infelizmente não podemos nos esquecer de um terrível inimigo que nos impede de receber as nossas bênçãos. Ele se chama ANSIEDADE, isto é, estado emocional em que há sentimento de insegurança. A pessoa ansiosa não consegue ver o que e como Deus está trabalhando em sua vida.

Um exemplo disso é quantas vezes recebemos uma Palavra Profética de algo maravilhoso que vai acontecer conosco, guardamos aquilo no coração um tempo, dois, tempos, três tempos, mas o tempo está passando e nada acontece. Então chegamos a Deus e murmuramos: "Mas o Senhor disse...", "está escrito", entre tantas outras coisas que falamos e fazemos.

Por que ficamos ansiosos? É porque tiramos os olhos da infinita grandeza de Deus e de suas benditas promessas e olhamos para o limite do nosso tempo. O Senhor Jesus Cristo não nos chamou primeiramente para ver e sim para crer, descansar em Suas promessas, pois Ele está trabalhando em nós. "Senhor, concede-nos a paz, porque todas as nossas obras tu as fazes por nós" (Isaías 26.12).

Devemos pedir a Deus que nos ensine a lidar com o tempo. Para nós é tempo; para Deus é tratamento. Toda promessa de Deus para a vida do homem passa pelo teste do tempo (Habacuque 2.3). Não porque Deus se esqueceu dela, de nós, ou porque o tempo é um empecilho para Deus agir, mas é simplesmente porque Deus usa o tempo como um instrumento de aperfeiçoamento, de cura, de perseverança em nossa vida para que a possamos recebê-la como bênçãos.

O grande problema é quando tentamos ajudar Deus a cumprir a promessa. Temos, entre tantos exemplos nas Escrituras Sagradas, o caso de Abrão que recebeu a promessa de Deus que ele e Sarai teriam um filho. Mas Sarai quis dar uma "ajudinha a Deus" para agilizar o cumprimento da promessa, entregando sua escrava Hagar para conceder-lhe um filho. Como consequência desse ato, Abrão teve o retardamento de sua promessa em quatorze anos, mas mesmo assim ele não olhou para o tempo que decorria nem duvidou por incredulidade na promessa de Deus, mas, pela fé, se fortalecia dando glória a Deus, apesar de todas as circunstâncias naturais dizerem o contrário. Temos de ter, firmemente em nosso coração, que DEUS NÃO PRECISA DA NOSSA AJUDA. ELE QUER SOMENTE A NOSSA FÉ!

As promessas de Deus não possuem prazo de validade. Você tem uma promessa de Deus? Creia, ela será cumprida. No tempo determinado ela se tornará realidade.

Qualquer pessoa pode ficar temporariamente desanimada e deprimida. A vida é dura e às vezes nos custa muito caro vive-la pela fé. Todos nós somos derrubados de vez em quando. Passamos por momentos sombrios. Mas você não precisa permanecer arrasado e desanimado.

Saiba que não são as circunstâncias que lhe trazem desânimo, mas os seus pensamentos e a sua falta de paciência, a sua falta de perseverança. A Bíblia diz:  35 Portanto, não percam a confiança, pois ela traz uma grande recompensa. 36 Vocês precisam ter paciência para poder fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete. (Hebreus 10:35-36 NTLH)

Se você achar que não pode prosseguir, realmente não irá! Você precisa fazer uma escolha e manter sua mente concentrada nas coisas mais elevadas. Mantenha a sua mente nas promessas de Deus.

Saiba que nada irá acontecer automaticamente, pois é preciso fazer algum esforço para experimentar o que Deus tem de melhor para você. É preciso ter vontade para ser abençoado por Deus. O apóstolo Paulo diz: Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio.            (1 Coríntios 9:24 NTLH)

Por isso devemos imitar aqueles que ela fé, pela paciência e perseverança alcançaram suas promessas.

Mas desejamos que cada um de vós mostre o mesmo cuidado até ao fim, para completa certeza da esperança; Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas. Hebreus 6:11-12

Para desfrutarmos das promessas de Deus, precisamos nos apegar a elas com toda a firmeza do nosso coração e isso nos ajuda viver numa condição do desfrutar daquilo que Deus tem para nós e nossa casa.

Firmar-se na promessa até que elas se cumpram, sem desistir, sem achar que aquilo que foi prometido não é para os nossos dias, pois tudo aquilo que está na palavra de Deus, é para nós, e para os filhos de Deus, filhos da promessa é o segundo passo para andarmos nas promessas.

A sua promessa ainda não se cumpriu, continue a orar, a clamar, a andar nos caminhos do Senhor e creia, não duvide, não murmure, pois o Deus que não é homem para que minta é o mesmo que fez a promessa a você.

Para concluir, o que vai fazer a diferença em nossa vida não é o tamanho da promessa, de sua maravilha ou do tempo que ela irá levar para se manifestar; o que vai fazer a diferença é, independentemente disso tudo, se iremos perseverar em seguir o Senhor até o fim. 

Um comentário:

Renato Cavalcante disse...

Olá! amei o estudo mas apenas para fins didáticos não consegui encontrar o terceiro passa citado para se alcançar a promessa. Seria o texto em negrito " As promessas de Deus não possuem prazo de validade..."?