2019/07/09

Parábola das 10 Virgens

Texto:  Mateus 25. 1-13

Boa noite Irmãos Graça e Paz...

Essa noite quero falar sobre a parábola das dez virgens, acredito que Deus tem grandes ensinamentos pra todos nós através deste texto. Mas, para compreendermos essa parábola acredito que é necessário falar um pouco sobre o casamento dentro da cultura Judaica.

 Bíblia utiliza muitas vezes a figura da noiva e do noivo para referir-se ao relacionamento da igreja com Cristo. Ele compara o Reinos dos céus com uma festa de casamento. Esse é o pano de fundo dessa parábola.

O zelo que tenho por vocês é um zelo que vem de Deus. Eu os prometi a um único marido, Cristo, querendo apresentá-los a ele como uma virgem pura. 2 Coríntios 11:2

Jesus respondeu: "Como podem os convidados do noivo ficar de luto enquanto o noivo está com eles? Virão dias quando o noivo lhes será tirado; então jejuarão. Mateus 9:15

A noiva pertence ao noivo. João 3:29 (Mt 9.15; Jo 3.29; 2 Co 11.2; Ef 5.22-33; Ap 19.7-9; 21.1-22.7)

A bíblia fala muitas vezes dobre o casamento de Cristo com a igreja. Este conceito nupcial enfatiza tanto a lealdade, a devoção e fidelidade da igreja a Cristo, quanto o amor de Cristo à sua igreja e sua comunhão com ela.

Em Israel, o noivado é tão serio quanto o casamento. Na historia bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada (Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19).

Foi assim o nascimento de Jesus Cristo: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, mas, antes que se unissem, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mateus 1:18

A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele (Ap 19.7; 21.9; 22.17).

Um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas aproximou-se e me disse: "Venha, eu lhe mostrarei a noiva, a esposa do Cordeiro". Apocalipse 21:9

Como funcionava o casamento Judaico, como era a sua organização? O casamento judaico era precedido com antecedência de um mês a um ano por uma cerimônia de promessa de casamento ou noivado, denominada em hebraico erusin, ou, mais popularmente, tena'im (que significa, literalmente, "condições").

Essas tais condições referiam-se aos arranjos pré-matrimoniais que os pais da noiva e do noivo haviam combinado entre si estabelecendo o nadan (dote) e também as penalidades para quaisquer quebras de condições do acordo. Os tena'im davam a ambas as partes tempo suficiente para uma calma reconsideração antes de dar o passo definitivo do casamento.

O Pr. Hernandes assim descreve a cerimônia: "O costume matrimonial dos hebreus –

Noivado - era algo mais profundo do que um compromisso significa para nós. A obrigação do matrimônio era aceita na presença de testemunhas e a bênção de Deus era pronunciada sobre a união. Desde esse dia o noivo e a noiva estavam legalmente casados. Essa cerimonia era realizada na casa dos Pais da noiva e durante esse momento o esposo paga ao pai da noiva um dote. A noiva se prepara e se atavia. No mundo antigo, as amigas da noiva iam até a casa da noiva pra junto com ela guardar a chegado do noivo. O noivo em seu melhor traje é acompanhado de seus amigos que cantam e levam tochas e seguem em direção à casa da noiva. O noivo recebe a noiva e a leva em procissão ao seu próprio lar onde será comemorada a festa.

 Tendo considerado esse pano de fundo cultural podemos examinar a passagem em tela e podemos interpreta-la com maior segurança.

A cena gira em torno da casa da Noiva, em direção da qual o noivo está indo para as festividades do casamento é óbvio que o noivo, no caso, é o Senhor Jesus retratado em sua gloriosa e Inesperada segunda vinda.

A noiva precisa estar pronta, preparada. Portanto, o propósito primário dessa parábola é acentuar a importância de estar preparado para a vinda do noivo. Essas dez virgens, portanto, representam a igreja à espera do retorno do senhor.

Assim, também vocês precisam estar preparadosporque o Filho do homem virá numa hora em que vocês menos esperam" (Mateus 24:43,44).

A igreja terrena é formada por dois grupos de pessoas; os que estão preparados e os que não estão. O ponto nevrálgico dessa parábola é que a igreja está dividida em dois grandes grupos, não de ricos e nem de pobres, não os dos capitalistas e dos socialistas, não dos sábios e ignorantes, não de homens e mulheres, mas os que estão preparados para segunda via de Cristo e os que não estão.

Pastor porque do numero de 10 virgens e não 1 ou 2 duas? Dez é o número da inteireza; são dez os mandamentos, contamos dez dedos nas duas mãos e nos dois pés juntos, eram necessárias dez pessoas para iniciar a sinagoga, o dízimo (a décima parte) pertence a Deus, são dez as cordas da harpa, portanto, Jesus está se referindo a algo total, a algo pleno. Todos devem estar preparados e cheios do Espírito Santo de Deus. Essa foi as duas principais falhas das 10 virgens

Vigilância. As 10 virgens adormeceram com a demora do noivo. O noivo demorou a chegar, e todas ficaram com sono e adormeceram. Mateus 25:5

Era comum no Oriente que o Noivo se atrase, porque o atraso indica que ele está negociando um presente de qualidade tanto para a Noiva quanto para seus parentes. Se ele trouxesse um presente de pequena qualidade isso indicaria que ele não valoriza a noiva e nem seus familiares. O fato era que o atraso era esperado e as virgens negligenciaram esse atraso não trazendo óleo em suas vasilhas. O Grande teste para o Crente é o tempo. As virgens adormeceram depois de longo tempo de espera. A bíblia nos conclama a ser longânimes.

Ante a aparente demora do noivo, as virgens dormiram. Quantos em nossos dias se encontram mergulhados nas turvas águas do sono espiritual! Acreditando que o Noivo tardará, ou mesmo que não virá, se entregaram à dissolução e já não se preocupam mais com a consagração diuturna.

 Mas a meia-noite se ouviu o clamor, ou o grito: aí vem o esposo! (versículo 6). Claro está que se trata de uma alusão à Vinda de Cristo. Conforme registrado na Primeira Carta de Paulo aos Tessalonissences (4.16-17), "o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor." Maranata!

É preciso ter vigilância meus irmãos essa parábola nos adverte a se preparar para a volta de Jesus. A necessidade de vigilância está bem evidente nas parábolas alusivas à volta de Jesus. Por isso, Ele advertiu: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos Céus, nem o Filho, senão o Pai" (Mateus 24:36).

Por que não foi revelado o dia da volta de Jesus? Certa vez, ouvi alguém dizer: "Se eu soubesse o dia e a hora, não seria pego de surpresa; faria todos os preparativos e ensaiaria um grito de vitória."

Essas palavras parecem lógicas, mas há nelas uma armadilha. Se você soubesse o dia e a hora, teria a tendência de adiar seu preparo. Foi por isso que Jesus preferiu ocultar o dia e a hora. Ele, entretanto, falou sobre os sinais que anunciariam Seu retorno à Terra.

 Falta de óleo em suas lamparinas. E essa foi a grande falha das 5 virgens, não estavam com suas lamparinas cheias de óleo. As insensatas disseram às prudentes: '...as nossas candeias estão se apagando'. Mateus 25:8. A maioria dos exegetas concorda que o óleo fala do Espírito Santo, portanto, o que caracteriza uma pessoa prudente é "começar, continuar e terminar no Espírito"

Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito', diz o Senhor dos Exércitos. Zacarias 4:6

Há certas coisas que não podemos deixar para obter no último momento – Mateus 25:5-9

Um estudante não pode se preparar para exames na última hora; o homem desempregado não pode se preparar para a entrevista na última hora. O homem não pode se preparar para a vida eterna na última hora. Não podemos deixar de ser cheio do Espirito Santo na ultima hora.

Por isso, somos orientados: "Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre tua cabeça" (Eclesiastes 9.8).

Algumas pessoas pensam que elas falharam por terem adormecido, mas o notável teólogo Joachim Jeremias comenta que "O que é condenável não é o fato de terem adormecido, mas o erro das néscias em não terem provido óleo para suas lâmpadas." Como você percebe, o preparo para a viagem consiste em ter óleo na lâmpada, ou seja, ter a presença e atuação do Espírito Santo em nossa vida.

Paulo é claro e fecha o assunto sobre isso E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. Romanos 8:9

Spurgeon diz corretamente que é a falta de óleo da graça a falha fatal na lâmpada de muitos que professam ser cristãos. Muitos têm um nome Cristo pelo qual viver, mas não tem a vida de Deus dentro de sua ama.

Agora olhe comigo aqui o verso 8 e perceba algo interessante.  'Dêem-nos um pouco do seu óleo, pois as nossas candeias estão se apagando'. Mateus 25:8, Observamos aqui uma simbologia alusiva aos "cristãos carona".

Acreditam que, pelo simples fato de estarem em companhia de alguém cuja vida está no altar, serão salvos por tabela. Ou que simplesmente frequentar um templo assegura a salvação. As cinco Néscias achavam que por possuírem apenas as lamparinas estavam seguras, mas lamparinas sem óleo não servem pra nada. O Reino de Deus é conquistado à força (Mateus 11.12), e não por osmose. Estreita é a porta que conduz à Vida Eterna (Lucas 13.24). Nunca é demais lembrar: a salvação é individual. Ponto.

A graça Salvadora é uma possessão pessoal, intransferível. A preparação do pai, não serve para o filho, nem a do marido serve para esposa. Ninguém entra no céu por procuração. RC sproul diz não podemos compartilhar o Espírito Santo com aqueles que não têm. Ninguém pode entrar no reino de Deus pegando carona com quem tem fé genuína. Não é possível confiar na fé do pai, da mãe, da esposa ou de qualquer outra pessoa.

As néscias saíram pra comprar óleo, mas, queridos irmãos o que é espiritual em sua essência não pode ser comprado (e.g., Isaías 55.1; Apocalipse 22.17). A Água da Vida é gratuita. Lembremos ainda o significado da palavra "graça": favor imerecido. Alguém já disse que "a graça significa que não há nada que se possa fazer para que Deus venha a nos amar mais, e que não há nada que se possa fazer para que Deus venha a nos amar menos".

James Montgomery comenta sobre isso mostra um perigo a que todos estamos sujeitos: "Portanto, devemos dizer, com base na parábola e em nossa própria observação, que há pessoas na igreja que ouviram o convite de Cristo, responderam de algum modo, e até podem ser consideradas como tendo afeição por Ele, mas ainda não estão preparadas para encontrá-Lo. São bons membros da igreja. Jamais pensaram em dizer sequer uma palavra contra Jesus. Mas não nasceram de novo. Não passaram por aquela mudança interior capaz de habilitá-las para entrar no Céu."

As cinco virgens néscias representam aqueles que nunca nasceram de novo. Sua fé em Cristo é meramente intelectual e não uma fé Salvadora. Por ocasião da segunda vinda de Cristo, muitos que se dizem cristãos serão deixados de fora das bodas, como cinco virgens néscias.

"E saindo elas para comprar o óleo, chegou o noivo. As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. "Mais tarde vieram também as outras e disseram: 'Senhor! Senhor! Abra a porta para nós! ' "Mas ele respondeu: 'A verdade é que não as conheço! ' Mateus 25:10-12

Hoje, muitos são batizados, membros da igreja, participam dos cultos, trabalho na igreja, mas nunca se converteram verdadeiramente. Quando Jesus voltar e esses, ficarão de fora. R C Sproul disse que essa parábola Deixa claro que havia uma enorme diferença entre essas virgens, assim como há uma profunda diferença entre os membros da igreja, e a mesma que há entre o joio e o trigo, entre os que são crentes nominais e os que são verdadeiros convertidos.

Para concluir irmãos a parábola As virgens que estavam preparadas entraram com ele para o banquete nupcial. E a porta foi fechada. Mateus 25:10

Finalmente, as bodas - as bodas incluem a festa das bodas que duravam sete ou quatorze dias. Agora a igreja está desposada com Cristo. Ele já pagou o dote por ela. Ele comprou a sua esposa com seu sangue. O noivo vem acompanhado dos anjos para receber a sua noiva, a igreja.

Agora começa as bodas. O texto registra esse glorioso encontro: "Alegremo-nos e exultemos e demos-lhe glória, porque são chegadas as bodas do Cordeiro, cuja esposa a si mesma já se ataviou" (Ap 19:7). As bodas continuem não por uma semana, mas por toda a eternidade. Oh dia glorioso será aquele!"

Nos casamentos terrenos, quem recebe a maior atenção e honra é a noiva, mas nestas bodas quem tem toda a glória é o noivo! 

E por fim uma advertência. "Portanto, vigiem, porque vocês não sabem o dia nem a hora! " Mateus 25:13 Vigiar é se preparar para essa gloriosa volta como se preparar Pastor? Em que consiste o preparo para a volta de Jesus?

Deixemos que a Bíblia fale sobre isso: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo Se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para Si mesmo, um povo exclusivamente Seu, zeloso de boas obras" (Tito 2:11-14).

Quando essa "bendita esperança" se concretizar, Jesus comandará nossa viagem rumo ao Céu. Você quer participar dessa viagem maravilhosa? Então, receba a Jesus como seu Salvador. Peça-Lhe que o ajude a renegar a impiedade e as paixões mundanas. O preparo, portanto, consiste em viver "sensata, justa e piedosamente".

E não se esqueça de um segredo: a maneira de esperar a volta de Cristo é mais importante do que o tempo que você gasta esperando. O noivo espera a noiva no altar porque a ama. Você ama a Jesus o suficiente para esperá-Lo com paciência e fé? Ele disse: "Se Me amais, guardareis os Meus mandamentos" (João 14:15).

 De acordo com as Escrituras Sagradas, você não guarda os preceitos divinos para ser salvo, mas os guarda porque ama Aquele que, muito em breve, virá resgatá-lo do deserto deste mundo para fazer a mais fascinante viagem rumo ao Céu. Não fique para trás

Veja alguns passos fundamentais para se preparar:

1. Arrependa-se de seus erros e confesse os pecados a Deus.

2. receba a Jesus como seu Messias e o seu Salvador.

3. Pela fé nos méritos do sacrifício de Cristo em seu lugar, receba o dom da salvação. Deus irá declará-lo justo.

4. Pelo poder do Espírito Santo, procure viver uma vida íntegra e marcada pelo amor a Deus e ao próximo.

5. Fique alerta e mantenha contato diário com Deus. Jesus disse várias vezes: "Vigiem e orem!"

6. Se Cristo demorar, não desanime e nem perca a fé.

7. Viva na alegre expectativa do retorno de Cristo.


Firme até o fim...

"Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. " Mateus 24.13

 Irmãos na última quarta-feira compartilhei uma reflexão neste mesmo versículo com alguns irmãos que estavam aqui e quero continuar no tema aprofundando-o um pouco mais. Acredito que esse verso de Mateus, além de ser uma exortação de Jesus é um desafio a todos nós cristãos, ainda mais em um tempo onde tudo ao nosso lado é facilmente dispensável.

Algumas traduções usam a palavra perseverança para continuar firme, algumas trazem a palavra permanecer firme, Eugene Perterson na bíblia contemporânea usa a expressão resistam até o fim. Essa é uma boa tradução ao meu ver, pois para mim cristianismo tem a haver com resiliência, cristianismo não é para os fracos. Nunca foi e nunca será!!!

Essa palavra Resiliência tem dois significados importantes: um sentido oriundo da física que é a propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica. E um sentido Figurado que é a capacidade de se recobrar facilmente ou se adaptar à má sorte ou às mudanças.

Com certeza queridos irmãos sem essas duas características presente, na vida dos cristãos primitivos, nós com certeza absoluta não teríamos a bíblia em nossas mãos hoje... sem a resiliência de nossos irmãos do passado não teríamos a igrejas cristãs hoje.

A igreja primitiva cresceu em meio a perseguição e execuções. Alguns dados históricos pode enriquecer e testificar essa verdade

Durante 300 anos, a igreja no Império Romano sofreu inúmeras ondas de perseguição e opressão, no ano 64 d.C., o imperador Nero fez dos cristãos o bode expiatório depois do incêndio de Roma e a opressão se espalhou. Aqueles que professavam o cristianismo eram torturados e queimados. Era o começo da perseguição por todo o Império, que acabou por alcançar a igreja em todos os cantos. Como consequência, grande parte do Novo Testamento foi escrito na prisão.

No século 2, o autor anônimo da Carta a Diogneto² mostrava a perseguição como parte integral da experiência cristã. Ele escreveu, referindo-se aos cristãos, que eles "amam a todos, mas são perseguidos por todos. São desconhecidos e condenados, recebem a pena de morte e ganham a vida".

A igreja primitiva teve um rápido crescimento e sofreu repetidos períodos de perseguição. "Se o rio Tigre chega às paredes, se o rio Nilo não cobre os campos, se o céu não se move ou se a terra o faz, se há fome, se há praga, o brado é rápido: 'Os cristãos aos leões!'", escreveu Tertuliano³ a respeito dos cristãos, pois eram apontados como culpados por tudo o que acontecia de errado no Império Romano.

Em 250 d.C., durante a mais violenta perseguição que a igreja já enfrentara, o imperador determinou que todos os cidadãos fizessem sacrifícios aos deuses romanos. Eram entregues certificados aos que obedeciam; os que não o faziam, eram presos ou executados.

Já em 303 d.C., o imperador romano Diocleciano ordenou a destruição de todas as igrejas, o confisco dos livros cristãos, a demissão de todos os cristãos do exército e do governo e a prisão do clero. Durante esse mesmo período, Eusébio relatou casos de muitas cidades cristãs que foram arrasadas na Ásia Menor. Essa é considerada a última e "Grande Perseguição", talvez a mais sangrenta aos cristãos no Império Romano.

Não só a perseguição era considerada um elemento comum da vida cristã, como também aqueles que davam suas vidas por amor a Cristo eram tidos em alta estima. Finalmente, a liberdade foi obtida pelo derramamento do sangue dos mártires.

As perseguições ainda hoje são presentes em outros países acabamos de ver o massacre de mais de 250 cristãos através de um homem bomba no Sirilanka.

É por isso que esse texto "Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. " Mateus 24.13 é um desafio para todos os cristãos do mundo e principalmente para nós brasileiros que somos a 2ª maior nação cristã do Mundo.

Obviamente não temos perseguições que nos façam se esconder em lugares profundos para conseguirmos cultuar o nosso Deus como nossos irmãos primitivos que tiveram que deixar suas propriedades e morar em cavernas, mas o cristianismo brasileiro está sendo igualmente perseguido e ferozmente combatido por uma cultura mundanista que está dilacerando os cristãos em nossa nação sem que haja uma percepção real por muitos desses cristãos que estão sendo dilacerados.

Hoje existe um subcristianismo se desenvolvendo em nossa nação. Muitas igrejas hoje não formam mais cristãos e sim sub-cristãos. Vivemos em tempos difíceis, onde o título "evangélico" ou "crente" perdeu muito de seus valores antigos. Pessoas sem compromisso, sem constância, sem definição de si mesmas são incluídas entre os cristãos. Mas existe um padrão mínimo para ser um cristão.

Nunca se viu hoje uma geração, desculpe o termo mas não acho outro que expresse melhor esse momento, uma geração mimizenta, de cristãos achando que tem algum direito, de gente que se magoa fácil, de gente que esta embrutecida pela vida, de gente que acha que Deus está ao seu serviço e que igreja é um lugar só de conseguir que suas vontades sejam realizadas. De gente que acha que estão fazendo um favor formidável quando fazem alguma coisa pro Reino. De gente autossuficiente. De gente que leva uma vida mundana, dando péssimo testemunho em sua vida pessoal, nas redes sociais e depois sai falando que é cristão como que se Cristianismo não exigisse uma postura definida de santidade.

Se levantou no arraial cristão uma geração de sub cristãos, nas palavras de Stanley Jones o subcristianismo é pior que o anticristianismo. É "preferível" ser anticristão do que ser um crente meio boca. Nossa pastor que forte isso você não deveria falar isso... ok meu querido vou traduzir essa frase pra você de maneira bíblica.

Ao anjo da igreja em Laodicéia escreva: Estas são as palavras do Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o soberano da criação de Deus. Conheço as suas obras, sei que você não é frio nem quente. Melhor seria que você fosse frio ou quente! Assim, porque você é morno, nem frio nem quente, estou a ponto de vomitá-lo da minha boca. Apocalipse 3:14-16

Obviamente meus irmãos quando eu disse que é preferível ser anticristão é apenas uma frase de efeito para tentar demonstrar de quão destruidor é ser um subcristão, Deus não quer que você seja frio. Pelo contrário ele quer a salvação de todos.

Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. 1 Timóteo 2:3,4

John Stott no 1o Congresso de Lausanne queridos irmãos ao falar sobre essa subcristianização ele diz: Igreja está crescendo com força, mas em muitos lugares o problema é que o crescimento não tem profundidade. O Brasil, com seus 40 milhões de evangélicos e 200 mil templos, deve constantemente avaliar se o crescimento acelerado está sendo acompanhado com profundidade teológica, substância espiritual, maturidade no discipulado e transformação comunitária.

Sem dúvida, a igreja evangélica brasileira fez um ótimo trabalho como obstetra, de evangelização, de parteira espiritual, gerando milhões de novos-crentes, introduzido-os ao leite materno da fé cristã.

Entretanto, ela demonstra grandes dificuldades no conhecimento de Deus, no aprofundamento das dinâmicas da fé, na mortificação do pecado e no processo de transformação pessoal e comunitário.

O evangélico brasileiro ainda crê e pratica um cristianismo infantil, bastante rudimentar, sem consciência da abrangência do pecado na sua vida e nas cidades. Muitos cristãos brasileiros foram superficialmente evangelizados e praticam o sub-cristianismo do aceitar-Jesus e das 12 lições de discipulado, desde que lhes garanta a entrada no trem celestial. Com os cultos de entretenimento e suprimento de necessidades, o crente continua a viver um estilo de vida pouco tocado pelos valores do evangelho, cuja semente não penetra nos terrenos mais profundos do coração humano e da sociedade brasileira.

Dito isso meus irmãos voltemos para o texto principal, "Aquele, porém, que continuar firme até o final será salvo. " Mateus 24.13

A necessidade suprema hoje é que eu e você cada um de nós venhamos lutar contra esse subcristianismo que tenta se instalar em nossa mente e em nossos corações. Precisamos nos manter firme, precisamos ter perseverança, resiliência, mas para que todo esse esforço? Para ser salvo... para receber a cora da Vida

 Vale a pena querido irmão(A) viver um cristianismo verdadeiro, comprometido com Deus e seu Reino Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 10:22 Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. (v. 11)

Irmãos o contexto em que foi pregado esse versículo de Mateus 24 é o que fundamenta a ordem de permanecer firme porque ele fala sobre a volta de Cristo e os sinais que o antecederão.

A vinda de Cristo será precedida de um tempo de profunda angústia e dor. Haverá perseguidores de fora e traidores de dentro.

A vinda de Cristo será precedida por uma profunda apostasia, com o surgimento de falsos messias, falsos profetas, falsos cristãos falsos ministros, falsos irmãos pregando um falso evangelho. Você entende por que você tem que permanecer firme?

O falso cristianismo marcará os últimos dias irmãos. Estamos vendo o surgimento do antigo gnosticismo, de um novo evangelho, de um outro evangelho de um falso evangelho. A vinda de Cristo será precedida por um abandono da fé. O engano religioso estará em alta, novas seitas, novas igrejas, novas doutrinas etc.

A vinda de Cristo será precedida pela depravação moral. A iniquidade se multiplicará, e o amor vai esfriar, o ódio aumentará, a família será desintegrada, o pecado aplaudido. Estamos vivendo uma época de paganização da Igreja. É por isso que todos te odiarão, mas se você permanecer firme será salvo.

A Boa notícia é que há queridos irmãos uma recompensa para aqueles que ficam firmes, que permanecem fiéis, para aqueles que perseveram e lutam com todos as suas forças para viver um cristianismo vivo e verdadeiro...

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor darei o direito de comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus. Apocalipse 2:7

Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. O vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte. Apocalipse 2:11

Ao vencedor darei do maná escondido. Também lhe darei uma pedra branca com um novo nome nela inscrito, conhecido apenas por aquele que o recebe. Apocalipse 2:17

O vencedor será igualmente vestido de branco. Jamais apagarei o seu nome do livro da vida, mas o reconhecerei diante do meu Pai e dos seus anjos. Apocalipse 3:5

Farei do vencedor uma coluna no santuário do meu Deus, e dali ele jamais sairá. Escreverei nele o nome do meu Deus e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu da parte de Deus; e também escreverei nele o meu novo nome. Apocalipse 3:12

 "Ao vencedor darei o direito de sentar-se comigo em meu trono, assim como eu também venci e sentei-me com meu Pai em seu trono. Apocalipse 3:21 

O vencedor herdará tudo isto, e eu serei seu Deus e ele será meu filho. Apocalipse 21:7

 


Bendita Páscoa

Texto: Ex 12.21-28 / Mc 14. 22-26
Então Moisés convocou todas as autoridades de Israel e lhes disse: "Escolham um cordeiro ou um cabrito para cada família. Sacrifiquem-no para celebrar a Páscoa!
Molhem um feixe de hissopo no sangue que estiver na bacia e passem o sangue na viga superior e nas laterais das portas. Nenhum de vocês poderá sair de casa até o amanhecer.
Quando o Senhor passar pela terra para matar os egípcios, verá o sangue na viga superior e nas laterais da porta e passará sobre aquela porta; e não permitirá que o destruidor entre na casa de vocês para matá-los.
"Obedeçam a estas instruções como decreto perpétuo para vocês e para os seus descendentes.
Quando entrarem na terra que o Senhor prometeu lhes dar, celebrem essa cerimônia.
Quando os seus filhos lhes perguntarem: 'O que significa esta cerimônia? ',
respondam-lhes: É o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou sobre as casas dos israelitas no Egito e poupou nossas casas quando matou os egípcios". Então o povo curvou-se em adoração.
Depois os israelitas se retiraram e fizeram conforme o Senhor tinha ordenado a Moisés e a Arão.
Êxodo 12:21-28

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo".
Em seguida tomou o cálice, deu graças, ofereceu-o aos discípulos, e todos beberam.
E lhes disse: "Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos.
Eu lhes afirmo que não beberei outra vez do fruto da videira, até aquele dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus".
Depois de terem cantado um hino, saíram para o monte das Oliveiras. Marcos 14:22-26
Boa noite irmãos graças e Paz...
Quando eu era um neófito ou seja novo na fé, eu sempre ficava confuso nesse período de páscoa, pois não sabia se estavam falando da páscoa Judaica ou da páscoa Cristã, eu tentava entender onde entrava o coelho da pascoa, mas tudo bem, vamos tirar o coelho dessa equação pois é o único que não tem nada haver com a história da pascoa...
A páscoa Judaica conhecida como Pessach que significa Passagem aconteceu em 1280 a.C que se deu com a saída do povo de Deus do Egito, com a libertação do povo de Deus das garras de Faraó.(comentar o texto, a ultima praga)
A Páscoa cristã também está associada à ideia de "passagem": no caso, da morte para a vida. A solenidade que celebra a ressurreição de Jesus é a mais importante do cristianismo. A páscoa é a celebração da morte e ressureição de Cristo.
Eu quero fazer um paralelo entre as duas ceias e apesar delas terem um período de 1310 anos de distância entre sí, elas têm tudo haver uma com a outra e eu diria que uma é o cumprimento profético da outra.
Aliás irmãos a bíblia nos ensina que o Antigo Testamento é apenas uma sombra das coisas futuras. O Apostolo Paulo orientando a igreja de Colossos disse: Estas coisas são sombras do que haveria de vir; a realidade, porém, encontra-se em Cristo. Colossenses 2:17
O que são estás coisas? Estes símbolos, estes acontecimentos. Eles revelam algo maior no futuro.
Quando lemos sobre o fator sombra, no termo original temos σκια, o term "skia" tem a ver com a sombra projetada. Uma projeção apenas daquilo que realmente é. Quando se lê "coisas vindouras", o termo é "μέλλω - mellō", é a idéia daquilo que espera-se que será, ou algo que irá acontecer.
O escritor de Hebreus corrobora com esse pensamento de Paulo quando diz: Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus Hebreus 8:5
Muitas coisas do que lemos do AT são apenas figuras E estas coisas foram-nos feitas em figura.                   1 Coríntios 10:6  Hebreus chama de figuras do verdadeiro.
Então querido é importante saber que a Lei, os símbolos, os acontecimentos são apenas uma sombra do futuro não é a imagem exata das coisas.
Porque tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas Hebreus 10:1
Então podemos concluir que o Antigo testamento queridos irmãos deve ser lido e interpretado pelo Novo Testamento, todo o antigo Testamento deve passar pelo filtro do Cristo.
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1:1,2
Então a partir deste ponto de vista quero fazer um paralelo entre a ceia do Egito e Ceia de Jesus e aprender o que realmente significa celebrar a páscoa.
1)    Páscoa significa que Jesus tomou o nosso lugar e nos livrou da Morte.
Cada família Hebréia deveria pegar um cordeiro macho de 1 ano, sem mancha, degolar e a sua carne deveria ser assada, além de comer com páes asmos e ervas amargosas. O cordeirinho inocente, sem mácula teve que morrer para que o povo hebreu fosse poupado da morte que viria através Anjo destruidor.
Uma vida pela outra. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Jesus foi o cordeiro que se entregou ao sacrifício para que nós pudéssemos ter vida. Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos discípulos, dizendo: "Tomem; isto é o meu corpo".
  É por isso que o Apostolo Paulo diz...Porque Cristo, nossa páscoa, foi sacrificado por nós. 1 Coríntios 5:7
João Batista refere-se a Jesus em João1.36; João 1:29 como o Cordeiro de Deus
"O que significa que Jesus é o Cordeiro de Deus?" é uma referência ao fato de que Ele é o sacrifício perfeito e definitivo pelo pecado,
Porque, aquilo que a lei fora incapaz de fazer por estar enfraquecida pela carne, Deus o fez, enviando seu próprio Filho, à semelhança do homem pecador, como oferta pelo pecado. E assim condenou o pecado na carne, Romanos 8:3
2)    Páscoa significa que o sangue de Jesus nos purificou de todo pecado
 Marcos 14.24– Este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.
No Egito, Deus ordenou que seu povo sacrificasse um cordeiro e que marcasse a porta de suas casas com o seu sangue. Desse modo, Deus os livraria da morte (Êx 12), o anjo da morte 'passou por cima' das casas dos judeus no Egito e não entrou em nenhuma delas para matar os primogênitos. Deus tirou o seu povo do Egito com mão forte e poderosa através do sangue do Cordeiro.
Agora, através do sangue de Jesus Cristo derramado na cruz, eu e você também somos livrados da morte. Deus, ao "passar por cima", vê sobre nós o sangue de seu Filho perfeito (Cl 1.20), de modo que nenhuma condenação há sobre nós.
 Parafraseando John Owen, na morte de Cristo nossa morte foi morta – de uma vez por todas.
 Deus nos tirou do cativeiro do pecado pelo sangue de Jesus. A morte do cordeiro na páscoa judaica era um tipo da morte de Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Ap 5:9 – Foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação.
Vemos também este mesmo princípio descrito pelo apóstolo Pedro: "sabendo que não foi mediante cousas corruptíveis como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo" (1 Pe 1.18).
 O sangue de Cristo é que retira o nosso pecado, portanto, se ele não for aplicado em nós, somos incapazes de nos apresentar diante de Deus -
3)    Páscoa significa que Jesus nos livrou da condenação certa
Os filhos de Israel ficaram no Egito por 430 anos, dos quais a maior parte destes anos eles foram obrigados ao trabalho escravo. Quando Deus ouviu o clamor desesperado dos israelitas Ele providenciou Moisés para libertá-los da escravidão (Êxodo 3:7-10).
 Então, depois de vários acontecimentos, Deus alerta os israelitas por meio de Seu servo Moisés de que eles seriam libertos. O povo deveria estar preparado para sair do Egito e essa preparação consistia em realizar uma cerimônia nunca realizada. Pela primeira vez na história o povo de Israel celebra a páscoa do Senhor (Êxodo 12:1-28).
Essa cerimônia deveria ser repetida até a morte do verdadeiro Cordeiro Pascal (João 1:29).
O Cristo, o Cordeiro Pascal remove a culpa, os pecados e tira a condenação. "Agora, pois, nenhuma condenação há para os que, em Cristo Jesus" (Rm 8.1). O apóstolo João afirma que "O sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado" (1 Jo 1.9).
Nossa bondade, méritos, justiça pessoal, moral, realizações pessoais ou currículo, serão incapazes de nos recomendar diante de Deus. Sem a operação de Jesus em nós, seremos incapazes de nos apresentar e manter de pé diante do altar de Deus.
4)    Páscoa é ressurreição. Significa recomeço, esperança
Devemos nos lembrar de que Jesus Cristo foi morto mas, Ele ressuscitou
Os quais diziam: Ressuscitou verdadeiramente o Senhor, e já apareceu a Simão. Lucas 24:34
A ressurreição de Jesus é a oportunidade de um novo começo ou um recomeço de vida. Jesus, após ressurgir apareceu para algumas pessoas e está aparição trouxe transformação para estas pessoas. Por causa da ressurreição de Jesus a vida de cada uma delas foi transformada.
Na ressurreição há uma esperança Viva. Na ressurreição de Cristo nos é dada a graça de dizer "Sim à vida". 
A ressurreição é o centro de esperança libertadora que ultrapassa esse mundo dominado pela sombra da morte. Nas palavras de James Cone, "a ressurreição de Cristo é a manifestação de que a opressão não derrota Deus, senão que Deus a transforma em possibilidade de liberdade".
Assim, a morte não tem a última palavra e não é ela quem determina nossos atos e atitudes. É Deus quem destruiu a morte na ressurreição de seu Filho Amado.
Por isso, podemos proclamar que, em nós, através da ressurreição de Jesus Cristo, a vida ganhou todo o espaço. Podemos, sim, recobrar a coragem e viver a liberdade dos filhos de Deus sem estar subjugados pelas forças inibidoras da morte.
O cristianismo é totalmente esperança, confiante, direcionamento para frente e disposição para a partida. A preocupação não está no que passou, mas sim, no que há de vir. Futuro é algo próprio do cristianismo, é elemento da fé cristã, é o tom das canções que entoamos nas celebrações, é a cor com que pintamos a aurora de um novo dia.
A fé é cristã porque é fé pascal. Crer significa viver no presente do Cristo ressuscitado, na expectativa do vindouro reino de Deus. Na esperança criativa e operante da vinda de Cristo fazemos as experiências cotidianas da vida.
Nas palavras de Moltmann "nós aguardamos e temos pressa, nós esperamos e toleramos, nós oramos e vigiamos, somos ao mesmo tempo pacientes e curiosos. É isso que torna a vida cristã excitante e movimentada". Por isso crer no início, crer na vida, crer na ressurreição, que um "outro mundo é possível" torna os cristãos para sempre capazes de futuro. Capazes de um recomeço!!!
 Estes elementos que faziam parte da Páscoa judaica, cada um tinha um significado especial.
O Cordeiro Pascal: Lembrava a proteção, o livramento dos primogênitos da casa dos filhos de Israel, quando cada família israelita aspergiu o sangue do cordeiro nas ombreiras e na verga da porta. Era uma lembrança e uma comemoração deste maravilhoso livramento (ver Êx 12).
Os Pães Asmos: Lembravam a saída urgente de Israel da terra do Egito. Esses pães asmos também representavam a separação entre os israelitas redimidos e o Egito. Também chamado de «pão de aflição», que representava os sofrimentos dos filhos de Israel (Êx 12.15,34,39, Deut 16.3).
Água Salgada: Lembrava as lágrimas salgadas derramadas pelos israelitas durante os seus anos de escravidão no Egito.
Ervas Amargas (hb marór): Lembravam as amarguras da escravidão no Egito (Núm 9.11).
A Sopa de Frutas (hb charoshet): Lembrava a massa de tijolos que os filhos de Israel tinham de preparar na terra do Egito (Êx 5.6-19).
Quatro Cálices (copos) de Vinho: Lembravam as «quatro promessas» de Êxodo 6.6,7

Pdf Slides:

https://drive.google.com/open?id=19qTNrWl-lJjC6qvB9XcFikrYajKRi4go

Áudio:

https://www.mixcloud.com/marcelo-navarro/bendita-páscoa/.

2019/04/03

Dízimo: Mordomia & Contribuição

Irmãos nessa noite quero convida-los a abrirem seus corações e suas mentes para aquilo que Deus quer falar nesta noite. O tema que me proponho a compartilhar com os irmãos é um tema bastante importante para nós que vivemos em comunidade, e embora ele seja importante, ele está muito desgastado por conta do mau uso dele e de distorções absurdas que vemos sendo pregados por ai.

Graças a Deus somos uma igreja muito séria e tratamos desse tema com muita seriedade e é por conta disso que sinto que devemos trabalhar com a verdade a respeito do tema. E orientar os irmãos, não só os que já são da casa, mas aqueles que estão se achegando a nós.

 Além disso o meu testemunho pessoal é que sou dizimista mesmo antes de me ter batizado e apesar de entender perfeitamente que não existe uma troca com Deus, vejo as bênçãos de Deus sendo derramada em minha vida por conta da obediência prestada e Ele no que se refere a devolução dos recursos dados a mim, mas que pertence a Deus.

Eu creio de todo o meu coração que existe uma benção de Deus sobre todos aqueles que praticam esse ato. O meu intuito é ensinar a todos a respeito do significado e o valor do Dizimo.

A primeira coisa que todos nós precisamos entender que nada que possuímos é realmente nosso. Nem nós somos de nós mesmos! Quando a Bíblia fala de obra de Jesus na cruz, fala de redenção. Cristo nos comprou para Deus através de seu sacrifício; isto é claramente mostrado na Palavra do Senhor:

"…porque foste morto e com teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação, e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra."
Apocalipse 5:9b,10.

Tudo o que somos e o que temos pertence a Deus. Devemos viver como bons mordomos, administrando bem aquilo que é do Senhor. Jesus usou o conceito de mordomia, aplicando-o a nós:

"Disse o Senhor: Quem é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem o senhor confiará os seus conservos para dar-lhes o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo a quem seu senhor, quando vier, achar fazendo assim. Verdadeiramente vos digo que lhe confiará todos os seus bens.

Mas se aquele servo disser consigo mesmo: Meu senhor tarda em vir, e passar a espancar os criados e as criadas, a comer, a beber, e a embriagar-se, virá o senhor daquele servo em dia que não o espera, e em hora que não sabe, e castigá-lo-á, lançando-lhe a sorte com os infiéis." Lucas 12:42-46.

Nossa vida, família, casa e bens são do Senhor e devemos administrar tudo isto vivendo intensamente para Deus com tudo o que Ele nos confiou. Parte do nosso dinheiro volta a Deus na forma de contribuições, mas o que não damos não deixa de ser d'Ele e deve ser empregado corretamente. Este é um princípio poderoso na vida do cristão e deve ser entendido e vivido antes mesmo da contribuição, que é só um pequeno aspecto da mordomia.

Contribuição

Queremos dar ênfase ao aspecto da contribuição pois é o que mais necessita ser compreendido e tem a ver com a vida da Igreja.

Nossa contribuição é tão espiritual quanto nossas orações; não há como separar os assuntos em natural e espiritual. Quando um anjo do Senhor apareceu ao centurião Cornélio, lhe disse: "As tuas orações e as tuas esmolas subiram para memória diante de Deus" (At. 10:4).

Veja que o anjo diz que orações e esmolas subiram igualmente perante Deus; contribuição é um ato espiritual! A esmola é apenas um nível de contribuição, mas a Bíblia fala de outros dois níveis: o dízimo e a oferta (Ml.3:8-10). E assim como no caso da esmola, o dízimo e a oferta são apresentados como também produzindo um memorial perante o Senhor (Ml.3:16).

Quando contribuímos em qualquer um destes três níveis, estamos levantando um memorial diante de Deus. Com esta linguagem figurada, a Bíblia está declarando que o Senhor se "lembrará" de nós para nos abençoar. A contribuição é um ato espiritual seguido de bênçãos!

O Dízimo

É a décima parte da renda, consagrada ao Senhor. Muitas das nações da Antiguidade tinham procedimento semelhante em relação aos seus deuses e governantes. Aparece na Bíblia como prática dos patriarcas mesmo antes de ser instituído como lei em Israel;

Abraão deu o dízimo a Melquisedeque (Gn.14:20) e Jacó também fez votos de dar a Deus o dízimo de tudo o que o Senhor lhe concedesse (Gn.28:22).

Esta pedra que ergui como monumento será a casa de Deus e darei a Deus uma décima parte de tudo o que ele me der". Gênesis 28.22

Portanto, o dízimo não "nasceu" como uma ordenança e sim como um ato espontâneo, que depois foi instituído como lei.

A lei de Moisés mandava separar o dízimo dos frutos e do gado (Lv.27:30,32), com o propósito de sustentar os levitas (Nm.18:4,24). Haviam 12 tribos, e a tribo de Levi foi separada para o serviço do Senhor; como não tinham herança na terra e nem podiam dedicar-se ao trabalho secular por seu ministério, os levitas viviam do dízimo das outras 11 tribos.

É interessante notar que os levitas também dizimavam (Nm.18:26,27), o que nos ensina que mesmo os ministros de tempo integral devem fazê-lo também. Como Igreja local também praticamos o dízimo dos dízimos, separando-o para missões e obras assistenciais.

Um dos textos que melhor esclarece o dízimo é o da profecia de Malaquias: "Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós benção sem medida. Por vossa causa repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos" Malaquias 3:8-10.

Ressaltamos alguns princípios do texto que devem ser destacados:

1) O dízimo é de Deus. Esta parte de nossa renda é do Senhor. Jesus disse que devemos dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus (Mt.22:21), o que significa que a mesma obrigação que temos com os impostos é a que temos quanto ao dízimo. Ele é de Deus! Não fazemos nada mais que o dever quando o entregamos… (* Claro, isso não tem nada a ver com a doutrina soterológica).

2) É Benção ou Maldição. Entregar o dízimo é um ato espiritual, que constitui-se fonte de benção (v.10 a 12) ou de maldição (v. 9). Ao entregarmos, somos abençoados, mas ao retermos (o que a Bíblia chama de "roubar") somos amaldiçoados.

O profeta Ageu foi contemporâneo de Malaquias e também condenou a retenção do que pertencia a Deus. Sua geração não mais praticava o dízimo e as ofertas e foi amaldiçoado por causa disto (Ag. 1:6,9-11); mas quando descobriram que não havia lucro algum em roubar a Deus, eles se arrependeram e voltaram a contribuir, o que permitiu que o templo fosse reconstruído. No dia em que lançaram os fundamentos do templo, Deus mudou a maldição em benção porque obedeceram (Ag. 2:18,19).

Prestem atenção no que vai acontecer a partir de agora. Hoje, dia vinte e quatro do nono mês, vocês têm colocado a base do templo do SENHOR. Já não há mais sementes no celeiro porque já estão semeadas. As parreiras, as figueiras, as romãzeiras e as oliveiras não podem dar mais colheitas. Mesmo assim, de agora em diante eu abençoarei vocês com boas colheitas". Ageu 2.18-19

3) É entregue na casa do tesouro. O dízimo tem destino certo. No V.T. ele era levado ao templo "para que houvesse mantimento (para os levitas) na casa do Senhor". Porque no Templo? Porque é um princípio espiritual de que "quem semeia o que é espiritual tem direito de colher o que é material" (I Co. 9:11- Gl. 6:6).

Se nós semeamos entre vocês a semente espiritual, será demais se colhermos de vocês alguma coisa material? 1 Coríntios 9.11

As pessoas devem entregar seus dízimos nas Igrejas onde são ministradas espiritualmente e recebem a ceia do Senhor (Gn.14:18-20).

O Dízimo no Novo Testamento

Algumas pessoas afirmam que o dízimo é pertencente única e exclusivamente ao Velho Testamento e que a contribuição do Novo Testamento não tem quantia determinada. Ou seja, não está limitada aos dez por cento.

De fato, todos os textos que esclarecem o dízimo são do Velho Testamento, mas o Novo os sustentou, não necessitando de novas instruções. O ensino neotestamentário deu muita ênfase às ofertas, que é um outro nível de contribuição e que necessita de mais instrução. Mas a verdade é que o Novo Testamento também fala do dízimo.

Tudo o que pertencia à Velha Aliança foi ensinado por Jesus de forma diferente, mas o dízimo não. Não foi suprimido, e sua prática foi encorajada pelo Senhor (Mt.23:23).

Ai de vocês, professores da lei e fariseus, hipócritas! Digo isto pois vocês dão a Deus um décimo de tudo o que possuem, até mesmo da hortelã, da erva-doce e do cominho, mas deixam de obedecer as coisas mais importantes da lei, que são o de ser tanto justo como misericordioso com as pessoas, assim como o de ser fiel a Deus. É necessário que vocês façam estas coisas sem desprezar aquelas. Mateus 23.23

"Devíeis fazer estas coisas" significa: "Vocês devem dar o dízimo", mas com um coração correto e exceder os escribas e fariseus (Mt. 5:20)

 

Líquido ou Bruto

Nos dias de hoje, com benefícios que são deduzidos do salário, temos bem distinta a renda bruta (valor do holerite) e a líquida (o que o trabalhador pega na mão). E muitos se perguntam sobre que valor deve-se calcular.

Há um texto no Velho Testamento que pode trazer luz sobre isto. Números 18:27 diz que o dízimo dos grãos se contava depois de limpos na eira, e o dízimo da vinha depois que as uvas haviam sido espremidas no lagar. Aconselhamos que se dizime em cima daquilo que vem limpo em nossas mãos; aos empresários aconselhamos que dizimem a sua renda pessoal que você tira da empresa e não 10% do faturamento dela.

Fazemos uso de um envelope de dízimo para melhor contabilizar as finanças da igreja, e não para controlar quem são as pessoas que contribuem e com quanto o fazem; é puramente uma necessidade administrativa.

Primícias

Na Velha Aliança, antes da colheita os israelitas santificavam primeiro o que era do Senhor: as primícias, para depois continuarem colhendo. Provérbios 3:9,10 nos ensina a fazer o mesmo: "honrar ao Senhor com as primícias de nossa renda". Não espere sobrar para dizimar, separe o dízimo antes dos demais gastos do mês. Ele tem que ser a parte primordial do orçamento!

As Ofertas

Quando Malaquias repreendeu o povo de Deus, o fez pela retenção do dízimo e das ofertas. O dízimo tem seu percentual determinado, as ofertas não. Mas elas são algo que fazemos além do dízimo.

Elas têm como destino o reino de Deus. Não são necessariamente destinadas à Igreja local, mas ao reino de Deus em toda parte. Vão para missões, para obreiros, para aquisição de qualquer coisa útil para propagação do evangelho, etc.

Enquanto o dízimo visa suprir a necessidade de sustento dos obreiros de tempo integral, as ofertas não tem um propósito específico, se aplicam a suprir necessidades diversas que o só o dízimo não supre.

A pessoa oferta o quanto e quando quer, mas as ofertas devem ser parte da vida do crente.

As Esmolas

Enquanto o destino do dízimo é a Igreja e o das ofertas é o Reino, as esmolas destinam-se aos necessitados, sejam eles cristãos ou não. É uma expressão de compaixão e misericórdia para os que estão com falta de recursos para viver dignamente.

O Antigo Testamento já instruía a cuidar do pobre (Lv.19:10; Sl.112:9; Pv.19:17) e o Novo mostrou o quanto isto é necessário, começando dos cristãos (Gl.6:9,10) e se estendendo aos ímpios.

A Igreja sustentava as suas viúvas (At. 6:1 e I Tm. 5:3-16) e os irmãos supriam as necessidades uns dos outros repartindo seus bens (At. 2:34,35).

Temos a responsabilidade de exercer misericórdia e assistência social aos necessitados. E os recursos que proporcionam isto são as esmolas.

Leis da Contribuição

1. Fidelidade no Mínimo (Lc.16:10).

Aquele que é fiel no pouco, também é fiel no muito. Aquele que é desonesto em pouco, também é desonesto em muito. Lucas 16.10

Não adianta dizer que quando Deus nos der mais dinheiro, então contribuiremos. Se não o fazemos com pouco não faremos depois. Quem não dá dez porcento de cem não vai dar dez porcento de mil.

2. Segundo suas posses (I Co.16:1,2; II Co.8:12,Lc.21:1-3).

Quanto à coleta para o povo de Deus, façam vocês também como eu ordenei às igrejas da Galácia: todo domingo, cada um de vocês deve separar e guardar quanto dinheiro puder, de acordo com a sua prosperidade. Vão ajuntando, para que não se façam coletas quando eu chegar. 1 Coríntios 16.1-2

Deus não vê e nem compara números. Ele vê a disposição do coração e a limitação da renda. Quem possui mais não é melhor por ofertar mais do que o que tem menos condições. Quando Jesus foi dedicado no templo, seus pais deram uma oferta de gente pobre.

3. Expressão de Generosidade (II Co. 9:5-7).

Por isso achei necessário pedir aos irmãos que fossem visitá-los antes de nós, para acabarem de preparar a oferta que prometeram. E assim a oferta já estará pronta quando nós chegarmos aí, e será uma oferta que vocês deram de boa vontade, e não por obrigação. Lembrem-se disto: aquele que planta pouco, também vai colher pouco; e aquele que planta muito, também vai colher muito. Cada pessoa deve dar de acordo com o que resolveu no seu coração, não com tristeza ou por obrigação, pois Deus ama a pessoa que dá com alegria. 2 Coríntios 9.5-7

Deus não aceita o que é expressão de avareza. Atos 5 mostra que Ananias não foi generoso; pelo contrário foi avarento e orgulhoso e quis estar em evidência. Deus não está atrás do nosso dinheiro, mas da expressão de generosidade; sem ela, o dinheiro não vale nada! Deve haver em nós alegria ao contribuir! O apóstolo Paulo se referiu a isto como sendo uma "graça". É um privilégio servirmos a Deus com nosso bens, e o Senhor não quer que ninguém o faça por constrangimento mas de coração.

4. Colhemos o quanto plantamos (II Co. 9:6).

Lembrem-se disto: aquele que planta pouco, também vai colher pouco; e aquele que planta muito, também vai colher muito. 2 Coríntios 9.6

Quanto mais contribuímos, mais abençoados somos! Se queremos romper na área financeira e andar na benção do Senhor temos que plantar mais. A colheita não é automática, precisa de tempo, mas é certa e não falhará!

5. Prova de Obediência. Minha contribuição em todos os seus níveis (dízimo, oferta, esmola) é uma prova da minha obediência a Deus. Portanto, se sou falho nesta área, estou demonstrando quem realmente sou! Além de que, Deus não precisa tanto da minha contribuição quanto eu preciso! Através dela mantenho um coração submisso a Deus e o dinheiro como um servo do Reino…

 Luciano Subirá