2025/07/18

FESTAS DAS PRIMICIAS

"Também tereis santa convocação no dia das primícias, quando trouxerdes oferta nova de manjares ao SENHOR, segundo a vossa Festa das Semanas; nenhuma obra servil fareis." (Nm 28.26)

O sentido bíblico mais comum da palavra primícia nos é revelada em Êxodo 23. 19: "As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus." No Antigo Testamento havia ordem de Deus para que o povo dedicasse os primeiros (e melhores) frutos de suas colheitas ao Senhor. Isso era feito quando esses frutos eram colhidos e levados aos sacerdotes como oferta consagrada a Deus no tabernáculo e mais tarde no templo. Era uma oferta de gratidão acima de tudo.

A festa das Primícias era uma das três festas ordenadas por Deus a Israel, que deveriam ser observadas todos os anos (Ex 23.14-16). Nesta festa, cada cidadão de Israel deveria se apresentar diante do Senhor com os primeiros frutos de tudo o que possuía. Se tivesse plantações, ofertaria as primícias do que ceifou. Também todo primogênito seria consagrado ao Senhor, fosse nascido de animal ou de mulher (Ex 13.2).

Mas, o que são primícias? A palavra tem a ver com "a qualidade daquilo que é primeiro: primeiros frutos, primeiro filho, primeira alegria, etc.". E porque Deus exige as primícias? Em Êx 13.12-16 é demonstrado que Deus exige as primícias devido o livramento que produziu com Israel, tirando-os do Egito (através da morte dos primogênitos) e os levando à Terra Prometida.

A festa das Primícias no Novo Testamento ficou conhecida como o dia de Pentecostes ou festa das Semanas. A palavra Pentecostes vem da palavra grega "qüinquagésima", porque a festa era comemorada 50 dias após a Páscoa. O Pentecostes dos judeus era a comemoração da entrega da Lei na Sinai, bem como sinalizava para as bênçãos de Deus sobre a nação. A festa sempre era celebrada no início da colheita, Israel se reunia em assembléia solene neste período para comemorar a paz e a prosperidade do Senhor. Neste período eram oferecidos os melhores produtos do campo e do rebanho como expressão de agradecimento (Números 28:26).

Simbolicamente a festa das Primícias apontava para a outorga do Espírito Santo a Igreja. O que de fato ocorreu exatamente neste dia festivo (At 2:1). O apostolo Paulo chamou o Espírito Santo de "primícias" (Rm 8.23). O Espírito, então, é descrito como o início de uma colheita. Neste caso é Deus, e não o adorador, quem dá as primícias. São as primícias de Deus para o homem (2 Co 5.5). Assim como nos tempos do Antigo Testamento as primícias eram o início de uma colheita muito maior que estava ainda por vir, assim o recebimento do Espírito Santo pelo crente, é apenas o prenúncio das coisas melhores que hão de vir. Agora, nós temos o Espírito Santo e após o Arrebatamento, deveremos ter a bênção da colheita inteira que inclui a ressurreição e a glorificação dos eleitos de Deus.

A Festa das Primícias no Novo Testamento marcou o início da presença bendita do Espírito Santo na igreja. Os crentes agora estão sob Sua direção assim como os discípulos eram guiados por Jesus. Jesus exerce Seu Senhorio sobre nós do céu, e na terra o Espírito Santo nos transmite Sua vida e instruções, fazendo de Cristo uma realidade em nossa vida. O apostolo Paulo nos diz que fomos ressuscitados com Cristo (Cl 3.1), que estamos assentados com ele nos lugares celestiais (Ef 2.6) e que possuímos "as primícias do Espírito" (Rm. 8.23). É fato consumado que o Novo Testamento nos ensina que Deus habita em nós pelo seu Espírito Santo (Rm 8.9).

Ora, se os dons de Deus nos são finalmente administrados pelo Espírito Santo, e somos santificados por Ele, certamente se vê que seria um abuso condenável negligenciar a imensa divida que temos para com Deus. Por outro lado, seria uma verdadeira loucura pensar que podemos de alguma forma enriquecer a Deus dando-lhes as coisas materiais que temos em nossas mãos. Todavia somos seus servos, seus mordomos, e devemos administrar com zelo, justiça e santidade aquilo que o Senhor nos tem proporcionado. E foi exatamente para nos mostrar que essa é a maneira divina e altamente recomendada de administração, que Deus recomendou antigamente ao povo de Israel realizar a Festa das Primícias.




Nenhum comentário: