2019/04/03

TRABALHAR PARA DEUS FAZ BEM A ALMA

Lucas. 10: 17

Os setenta e dois voltaram alegres... Lucas 10:17

Qual foi um dos momentos mais alegres em sua vida?  A essa pergunta algumas pessoas responderia que o momento mais alegre de sua vida foi o nascimento de um filho ou de um neto, a compra de uma casa, a tão sonhada aposentadoria etc... Mas com certeza você escutaria de muitos irmãos a resposta que o momento mais alegre de sua vida foi quando Jesus o alcançou.

Lembro do dia que Jesus me encontrou, eu estava em um retiro a convite de um amigo, mal sabia esse amigo que esse convite mudaria a minha história e indiretamente a história de muitos. Alí meu coração e meus olhos foram abertos para Jesus. Eu nunca tinha sentido tamanha alegria e sentimento de leveza e de lá para cá tudo que envolve as coisas do meu salvador me dá prazer e me traz alegria...

Se alguém me perguntasse pastor o que lhe traz uma alegria imediata? Eu responderia de bate pronto sem pestanejar trabalhar para Deus e ver Deus mudando vida de pessoas através de minha vida. Nada me alegra mais do que ver pessoas sendo transformadas pelo evangelho através de meu chamado.

E apesar de muitas vezes ter que lidar com problemas, ansiedades, preocupações sirvo ao meu Senhor com muita gratidão. Nós recebemos do Senhor grandes bênçãos como o dom da vida, termos uma família, amigos, etc., e não existe recompensa maior que podemos dar a Ele, do que servir com entusiasmo e alegria de coração.

Acredito que era exatamente isto que os discípulos estavam experimentando neste texto que lemos. Depois de cumprirem sua missão, os setenta discípulos de Jesus voltaram "possuídos de alegria". Essa é uma expressão bastante forte que revela a intensidade do gozo que havia em seus corações, após terem vencidos o desafio que o Senhor lhes propusera.

 Às vezes ficamos paralisamos pelo medo ou pela timidez, pela vergonha e deixamos de trabalhar, de servir a Deus naquilo que Ele está nos enviando a fazer. Isso acontece porque muitas vezes pensamos negativamente sobre nós mesmos, não nos sentimos capacitado e esquecemos que é Deus que nos capacita, algumas vezes arranjamos desculpas como a falta de tempo, sendo que quando uma coisa é prioritária para nós a gente sempre arranja um tempo e por conta dessas coisas deixamos de ser usado por Deus e por conseguinte deixamos de sentir uma alegria que só quem se dispõe em servir a Deus sente.

Por que estou dizendo isso irmãos. Porque estamos ai a porta das casas de paz e eu quero que você sinta da parte de Deus uma alegria imensurável, uma alegria divina que venha ser uma força motriz na sua caminhada cristã.

Por isso nesta noite quero motiva-los a servir a Deus, trabalhar para Deus e quero dar-lhes três argumentos que realmente têm valor e que o ajudarão a tomar a decisão certa. 

1) Obediência

 Quando obedecemos a Deus, o honramos verdadeiramente a Jesus. Samuel o profeta disse algo importante a esse respeito em 1 Samuel 15:22 Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.

O próprio Jesus certa vez, confrontou algumas pessoas, indagando: "Porque me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?" (Lucas.6: 46). Faz todo sentido, você não acha? Se Ele nos deu uma ordem, nós o desonramos em não obedecer.

Pastor que ordem ele nos deu.

Em Mt 28:18-20 está escrito: "Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século". Consumação = finalização.

Outro texto semelhante está em Mc 16:15-16: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que creem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados."

Isso já deveria ser suficiente para nos mover. Nossa fé não pode ser apenas de palavras, mas de atitude.

 (Mateus 21:28-31- Mas, que vos parece? Um homem tinha dois filhos, e, dirigindo-se ao primeiro, disse: Filho, vai trabalhar hoje na minha vinha.29 – Ele, porém, respondendo, disse: Não quero. Mas depois, arrependendo-se, foi.30 – E, dirigindo-se ao segundo, falou-lhe de igual modo; e, respondendo ele, disse: Eu vou, senhor; e não foi.31 – Qual dos dois fez a vontade do pai? Disseram-lhe eles: O primeiro. Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus.)

A obediência ao chamado manifesta alegria, não pense que o ministério é uma carga pesada que temos de suportar em nome da fidelidade. Embora tenhamos desafios e lutas ao empreendermos as conquistas do reino, a verdade é que ser usados por Deus produz uma intensa alegria em nossas vidas. Talvez seja isso que esteja faltando em sua vida e que está gerando esse vazio dentro do seu coração.

2) A alegria de trabalhar pra Deus é maior que o trabalho

Esse dias eu estava vendo algumas fotos da construção e vendo os irmãos que trabalharam na construção do são de festa um mutirão de pessoas ajudando a tirar as coisas a quebrar as paredes, dai você olha pra elas todas sujas com uma cara de cansados, mas todos radiantes de alegria e felicidade, alguns estão até lembrando com saudosismo agora, não verdade... tenho certeza que se tivéssemos que fazer de volta muitos estarião aqui novamente... porque? Porque vale a pena servir a Deus isso nos traz uma alegria.

É igual os irmãos que trabalham como obreiros no Encontro com Deus... trabalham muito, não param é bem corrido e extenuante, mas quando o encontro acaba, pensam consigo mesmo, quando que é o próximo mesmo?

Esse era o sentimento dos 70 discípulos. Eles eram novos convertidos, não tinham até então nenhuma experiência no contexto de pregar o evangelho. A tarefa não foi simples. Eles encontrariam muito trabalho, E lhes disse: A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos... Lucas 10:2

Eles encontrariam pessoas difíceis Vão! Eu os estou enviando como cordeiros entre lobos. Lucas 10:3,

Eles encontrariam portas fechadas Mas quando entrarem numa cidade e não forem bem recebidos, saiam por suas ruas e digam: 'Até o pó da sua cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vocês. Lucas 10:10,11

Eles encontrariam resistências demoníacas Senhor, até os demônios se submetem a nós, em teu nome". Lucas. 10: 17b.

No entanto, persistiram. E qual foi o resultado? "Voltaram os setenta possuídos de alegria" (Lucas. 10: 17a).

Depois de terem enfrentado todas as adversidades e vencido seus próprios receios, eles estavam cheios de prazer, pois a sensação de ser um instrumento nas mãos de Deus é maravilhosa! E perceba que a experiência de voltar assim, cheios de gozo, Não foi apenas de alguns, mas de todos os que obedeceram ao Senhor.

Acredito de todo o meu coração querido irmão que Deus nos convida a trabalhar para ele, não porque ele precisa de nossa mão de obra, sem qual as coisas não acontecem, pelo contrário Deus não precisa de nossa ajuda pra realizar nada, aliás ele disse que se não fizermos as nossa parte as próprias pedras clamariam e cumpriria a sua vontade.

Eu acredito que ele nos chama pra servi-lo pra que todos nós seus filhos tenhamos gozo santo e possamos desfrutar dessa alegria reservada somente para aqueles que se dispõe em colocar as mãos no arado... é uma benção de Deus poder trabalhar para Ele...

3) Quando você trabalha de coração, há um poder sobrenatural de Deus sobre você.

Servir ao Senhor envolve os mais nobres sentimentos do nosso coração, ou seja, o que está no íntimo de nosso ser. Ele conhece nossos pensamentos e sentimentos, portanto o sentimento de servir a Ele é muito diferente daquele manifestado quando servimos aos outros.

Para alguns servir aos outros tem algo em troca, uma recompensa que poderá trazer-lhe benefícios, os homens podem vangloriá-lo por isso, porém o Senhor reconhece quando estamos fazendo algo para nossa própria glória ou para a glória Dele.

Ofereça o melhor de suas primícias

Na Bíblia, no livro de Gênesis, tem a história de dois irmãos chamados Caim e Abel; ambos fizeram uma oferta a Deus; Caim ofereceu os frutos da terra e Abel ofereceu as primícias do seu rebanho e o Senhor atentou e alegrou-se mais com a oferta de Abel.

O que podemos aprender com essa história, já que ambos tentaram servir e agradar ao Senhor?

Podemos aprender que toda vez que desejamos servir ou ofertar algo ao Senhor precisamos fazer de coração, com os pensamentos unicamente voltados a Ele, é agir como Ele agiu, amar como ele amou e servir como ele serviu, com todo poder mente e força.

Trabalhar para o Senhor não é dar a sobra do seu tempo e sim o melhor do seu tempo, ou seja, as primícias, essa foi a grande diferença da oferta de Caim e Abel; Abel ofereceu-lhe o que tinha de melhor e de mais valioso, diferente das frutas de Caim. Quando estamos falando de servir ao Senhor, estamos falando de servir àquele que tudo vê, tudo conhece e tudo sabe, podemos enganar o homem, mas nunca poderemos enganar a Deus.

Quando decidimos servi-lo devemos trabalhar com o mesmo ardor, entusiasmo e alegria que servimos em nosso lar e aos nossos familiares. Tenho certeza que quando estamos trabalhando para conseguir o sustento do lar nos esforçamos ao máximo para executar tudo aquilo que nos é confiado; portanto com o mesmo ardor e vontade devemos servi-lo.

No trabalho do Senhor não existe grandiosas obras, mas sim um grandioso coração

Às vezes nos preocupamos com o tipo de serviço que poderemos fazer, mas o que realmente importa é como fazermos o serviço do Senhor. Esteja pronto para servir em qualquer momento, em qualquer lugar de coração, sem pedir nada em troca, não existe uma fórmula certa para servir, o importante é seguir sua inspiração.

"O chamado do Senhor, 'Segue-me', é tão válido para nós como o foi no tempo dos antigos discípulos. (…) Seu progresso depende do esforço que lhe emprestamos. Ele é tolerante para com nossas fraquezas. (…) Cabe a nós a responsabilidade de aceitar chamados, de crescer em Seu serviço". Não existe segredo para servir ao Senhor, basta amá-lo de todo coração e, principalmente, colocar em prática esse amor.

E quando assim agimos em obediência, recebemos da parte de Deus poder. A alegria do Senhor é a nossa força (Neemias. 8: 10b). O próprio Jesus "suportou a cruz em troca de uma alegria que lhe estava proposta" (Hebreus. 12: 2).  Mas porque a obediência gera tanto prazer?

a)    Porque a colheita traz em si um sentimento de realização (Salmos. 126: 6).

Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes. Salmos 126:6

Não tenho alegria maior do que ouvir que meus filhos estão andando na verdade.   3 João 1:4

Pessoas que têm um coração em Deus se entusiasmam com os frutos. Veja o caso de Barnabé. Ele foi enviado pelos apóstolos de Jerusalém para Antioquia. Lá, num campo virgem, num tempo em que os crentes estavam sofrendo dura perseguição, ele viu muitas pessoas se convertendo. E qual foi sua reação? "Vendo a graça de Deus, alegrou-se" (Atos 11:22-23). Homens e mulheres apaixonados por Deus têm prazer em ver a colheita!

Apenas o que estão com o coração frio e cheio de egoísmo, como o profeta Jonas, não participam desse gozo celestial.

Deus viu o que eles fizeram e como abandonaram os seus maus caminhos. Então Deus se arrependeu e não os destruiu como tinha ameaçado. Jonas 3:10

Mas Jonas ficou profundamente descontente com isso e enfureceu-se. Jonas 4:1

Até os anjos se alegram quando um pecador se arrepende e recebem a salvação. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende". Lucas 15:10

b) Quando você fala de Jesus, as trevas são derrotadas.

Os setenta voltaram para Jesus, entusiasmados, dizendo: "Senhor, em teu nome até os demônios se nos submetem" (Lucas 10:17b). E a resposta de Jesus foi mais impressionante ainda: "Eu via a Satanás cair do céu como relâmpago" (Lucas 10:18). Ou seja, quando pregamos o evangelho, não só os demônios que ali atuavam são vencidos, mas o próprio Satanás é derrubado!

Nós, que um dia fomos fustigados pelo império das trevas e que vemos o diabo produzindo tanta miséria em nossa geração, podermos estabelecer uma vitória contra ele e conquistar o território que estava em suas mãos!

c) A salvação tem um valor imensurável.

Jesus disse àqueles discípulos fiéis: "Mas não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos, antes, por estar o vosso nome escrito nos céus" (Lucas 10:20). Em outras palavras, ter o nosso nome inscrito no livro da vida é um argumento maior que todos. Agora, imagine sermos instrumentos para escrever o nome de outras pessoas lá no rol da salvação!

 O privilégio desta hora é tremendo. Não podemos perder esta oportunidade!

  "sim" ou "não" a este chamado?


Nenhum comentário: