2019/04/03

O Maior no Reino de Deus...

 Texto: Lucas 22:24-30
Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.  Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. Pois qual é maior, quem está mesa, ou quem serve? Porventura não é quem está mesa? Eu, porém, estou entre vós como quem serve.
Queridos... Quem não quer ser o maior ou o melhor em todas as coisas? Me parece que hoje as coisas estão mais acirradas entre as pessoas, a competição entre as pessoas está mais ardorosa, e as vezes até desleal, ninguém quer ficar por baixo.
Às vezes eu percebo essa sede por reconhecimento por parte de alguns cristãos, o que demonstra uma incoerência com aquilo que Cristo nos ensinou e uma necessidade por parte desses irmãos de entender o seu papel no Reino de Deus como discípulos de Jesus.
Enquanto que na selva da sociedade, reina a Lei do mais forte, do mais capaz, do bom competidor, do mais inteligente, do mais rico e poderoso. O cristão quebra esse ciclo selvagem quando imita a postura de seu salvador. A lei do mais forte é a lei aplicada entre os animais soltos na Natureza.  Nós não somos animais soltos nessa selva e muito menos estamos sozinhos nessa empreitada.
Os discípulos de Jesus discutiam entre si para ver quem era o maior deles. Eles queriam saber quem tinha mais influência, quem estava na linha de sucessão após Jesus. Essa contenda, no entanto, era contrária às virtudes do Reino de Deus, e não havia mentalidade cristã neles, em tal disputa.
O enfoque dos discípulos nessa conversa era mundano e eles se baseavam, para tanto, na experiência de vida que tinham na sociedade e nos rudimentos do Mundo da época em que viviam. Entretanto, não era algo que os edificasse, dada a impertinência do assunto e do estado de espírito de cada um.
Jesus interveio com as palavras do verso 26, Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve e lhes disse que Ele era como aquele que servia, Ele era o exemplo a ser seguido.
A sociedade, segundo Jesus, dizia que o que está à mesa é maior que aquele que serve. Essa consciência se aplica hoje em dia, como foi aplicada em todos os tempos, e será nos futuros. As pessoas pensam sem sombra de dúvida, que é melhor ser servido do que servir. Mas, Jesus destrói esse raciocínio corriqueiro, substituindo-o pela regra do Reino de Deus para tal situação. Ele diz Eu, porém, estou entre vós como quem serve.
Aliás não só esse raciocínio foi subvertido por Jesus, como insere outros como: "Os últimos serão os primeiros"; "o maior será como o menor"; "quem quiser ser grande, que seja servo"; "dê a outra face"; "ande duas milhas"; "entregue a capa"; "ame os seus inimigos"; e por aí vai. Todas essas afirmações são de Jesus.
Jesus, com seus conceitos e ensinos, subverte tais pensamentos mundanos, nas quais imperam valores totalmente diferentes (muitos frontalmente contrários) daqueles que devem ser encontrados em um cristão.
O discurso de Jesus não é algo simples de se aceitar, pelo menos, não de imediato. A maioria das pessoas prefere "estar à mesa" a "servir a mesa", essa é a verdade. Até porque uma das coisas mais difíceis a serem perseguidas e alcançadas é justamente a humildade.
Quantas vezes não tentamos demonstrar nosso "domínio" de uma situação quando nem conseguimos controlar nosso próprio temperamento? Jesus demonstrou o domínio mais difícil de conquistar – o de si mesmo.
Maior, sem dúvida, serei, quando conseguir dominar a mim mesmo e servir a outros - quaisquer outros - com a mesma naturalidade de Jesus. Alec Patterson orou "O Deus, ajude-nos a ser mestres de nós mesmos para que possamos ser servos de outros."
Como é difícil ser um servo, não só nos momentos e situações que nós escolhemos, mas, em cada oportunidade que Deus escolher para nós. Quando Deus puder nos chamar a servir quando e como ele quiser, aí começaremos a conhecer a grandeza do nosso Mestre refletida em nós...
Se você deseja servir a Deus com todo o seu coração e ser achado grande no reino de Deus comece a entender que você precisa se colocar na parte de baixo da pirâmide da sociedade, comece servindo e vendo as pessoas como maior do que você mesmo. Cada um considere os outros superiores a si mesmo. Filipenses 2:3
Eu acredito que se quisermos ser uma igreja viva e vivenciarmos os milagres de Deus em nosso meio, precisamos guardar essa verdade em nossos corações. Deus nos chama a servir as pessoas...
O Apostolo Paulo compreendeu essa verdade e orientou os seus ouvintes para a pratica dela.
Portanto, se há algum conforto em Cristo, se alguma consolação de amor, se alguma comunhão no Espírito, se alguns entranháveis afetos e compaixões, Completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa. Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros. De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:1-11
  Investir na vida do próximo mais do que na sua própria, pode não ser a mais rentável carreira, mas é a mais feliz e mais compensadora.
No Reino de Deus maior é o que serve.
No Reino de Deus ser grande não é ter muita gente a seu serviço, mas servir a muita gente.
No Reino de Deus mais bem-aventurado é dar que receber.
No Reino de Deus aquele que investe a sua vida na vida dos outros a encontra, mas aquele que narcisistamente busca apenas os seus interesses a perde.
Se queremos trilhar o caminho da glória, Jesus é o nosso supremo modelo. Ele não escreveu nenhuma página no papel, mas ele transformou o mundo com o seu exemplo, sua obra na cruz e suas palavras.
I. O Maior no Reino de Deus é aquele que se coloca debaixo da humildade. V. 5-6
De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Filipenses 2:5,6
O apóstolo Paulo nos encoraja a termos o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus. Ele se esvaziou da sua glória. Ele despojou-se de sua majestade. Sendo Deus espírito, fez-se carne. Ele sendo Deus eterno, se fez homem; sendo Rei dos reis, se fez servo; sendo bendito e exaltado pelos anjos, fez-se maldição por nós; sendo santo, fez-se pecado; sendo glorificado pelos querubins, veio ao mundo para ser cuspido pelos homens.
Ele desceu do céu. Nasceu não num palácio, num berço de ouro, mas num berço de palha. Nasceu não no seio de uma família opulenta e rica, mas no seio de uma família pobre, numa cidade pobre. Viveu não pisando tapetes aveludados, mas palmilhando pelas empoeiradas estradas da Palestina. Viveu sem ter onde reclinar a cabeça. Não tinha uma casa, nem um barco, num jumentinho, nem mesmo um túmulo.
E por que tamanha abnegação? E por que tamanho altruísmo? E por deixou a glória do céu, mas mergulhar-se na nossa história? É porque ele pensou em você mais do que em si mesmo. Ele nos amou e a si mesmo se entregou por nós. Ele nos amou com amor eterno.
II. O Maior no Reino de Deus servi ao próximo, e não agradar a sí mesmos – V. 7
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; Filipenses 2:7
Jesus não veio para ser servido, mas para servir. Ele sendo o Rei do Universo, assumiu a forma de servo. Ele andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo.
Ele curou os doentes, tocou e purificou os leprosos, levantou os paralíticos, deu vista aos cegos, fez ouvir os surdos, fez falar os mudos, libertou os cativos, alimentou os famintos, consolou os tristes, assistiu os desamparados, encorajou os desanimados.
Aonde havia trevas, ele levou a luz. Aonde havia discórdia, ele levou a paz. Aonde havia confusão, ele levou a verdade. Aonde havia opressão, ele levou a libertação. Aonde havia perdição, ele levou a salvação.
Os discípulos de Cristo, muitas vezes, discutiram quem era o maior entre eles. Queriam holofotes e aplausos. Quem é o melhor? Quem é o mais inteligente? Quem tem a maior nota? Quem vai se sair melhor na profissão? Quem vai galgar as alturas mais excelsas? Quem vai receber o diploma de honra ao mérito? Ah, parece que os anos mudaram, mas nós não. Como gostamos que as pessoas façam massagem em nosso ego. Como gostamos que as pessoas nos falem quão importantes nós somos. Como gostamos de cantar o hino QUÃO GRANDE ÉS TU diante do espelho.
Quando os discípulos discutiam essas coisas, mesmo às vésperas da sua morte de cruz, Jesus despiu-se de suas vestes e cingiu-se com uma toalha e lavou os pés dos discípulos. A humildade de Cristo reprovou o orgulho dos discípulos. Eles sendo criaturas queriam a glória de serem servidos. Ele sendo Deus glorioso se ajoelhou para servir.
Jesus contou uma parábola que ilustra esse sentimento da humanidade. É a parábola do BOM SAMARITANO. Essa parábola nos aponta três classes de pessoas no mundo:
1) As que vivem impiedosamente – A filosofia dessas pessoas pode ser assim sintetizada: "O que é meu é meu, e o que é seu deve ser meu também."
2) As que vivem narcisistamente – A filosofia do sacerdote e do levita pode ser resumida da seguinte maneira: "O que é meu é meu, o que é seu é seu."
3) As que vivem altruistamente – A filosofia pode ser expressa assim: "O que é seu é seu, mas o que é meu pode ser seu também". O Samaritano viu, parou, se aproximou, pesou as feridas, carregou, pagou. Esse samaritano foi o maior no Reino de Deus.
III. O maior no reino de Deus pratica o auto-sacrifício e não a auto-promoção – v. 8
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Filipenses 2:8
Muitas pessoas estão prontas a servir, desde que isso não lhes custe nada. Jesus nos ensinou a dar mais um passo no amor: não apenas a amar o próximo como a nós mesmos, mas amar o próximo como ele nos amou. Ele nos amou e se entregou por nós. Ele nos amou até o fim. Ele nos amou e morreu por nós.
Certa vez foi vista em uma barraca vendendo objetos de artesanato uma placa com seguintes dizeres: "Vendo cruz barato". A cruz de Cristo não foi barata. Ele deu a sua vida. Ele se sacrificou.
Para nos servir e nos salvar Cristo sofreu sede, fome, solidão, abandono, perseguição, pobreza, escárnio, prisão, açoites e a própria morte.
Cristo enfrentou a oposição 1) Do mundo religioso – sacerdotes e escribas; 2) Do mundo político – Herodes e Pilatos; 3) Do mundo espiritual – a traição de Judas, a negação de Pedro, o abandono dos discípulos, os apupos da multidão, a fúria de Satanás. Mas Jesus jamais recuou. Ele nos amou até o fim.
IV. O maior no Reino de Deus busca a glória de Deus e não a sua própria glória – v. 9-11
Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai. Filipenses 2:9-11
A Bíblia nos diz que aquele que se exalta, será humilhado. Porém, aquele que se humilha será exaltado. Aquele que chora será consolado. Aquele serve, será honrado.
Não é aprovado aquele que se exata a si mesmo, mas a quem Deus exalta. Não vivemos para engrandecer o nosso próprio nome, mas para glorificar a Deus. O fim principal do homem não é ser rico, poderoso; o fim principal do homem é glorificar a Deus. Qualquer outra glória é glória vã, é glória vazia, é vaidade. Quando buscamos a glória de Deus, ele em tempo oportuno nos exalta.
Cristo se humilhou e os homens o humilharam, dando-lhe nomes blasfemos: chamando-o de pecador, beberrão, de possesso. Mas Deus o exaltou e lhe deu o nome que está acima de todo o nome.
Cristo se ajoelhou para servir, mas agora Deus faz com que todo o joelho se dobre e confesse que Ele é Senhor. Cristo viveu para a glorificar o Pai e o Pai exalta o Filho.
As recompensas do serviço não são todas colhidas aqui. A história de Cristo não terminou na sua sepultura. Deus o ressuscitou. Deus o exaltou.
 Ilustração:
Um casal de missionários americanos voltava para casa após 50 anos servindo a Deus na África. Durante a viagem de volta no navio, eles vieram imaginando como seriam recebidos e que tipos de honra receberiam de seus familiares e amigos, já que dedicaram praticamente a vida toda a serviço do Reino de Deus. Quando o navio se aproximava do porto, eles viram muitas bandeiras, banda, fanfarra e uma festa preparada. Então pensaram: "Maravilha! Eles estão prontos para nos receber de volta! Que alegria!"
Porém, quando saíram do navio depois de um bom tempo, já que estavam viajando na terceira classe, viram os papéis coloridos espalhados pelo chão e não havia mais a banda e as pessoas. Diante daquele silêncio, comentaram: "A festa deve ter sido por causa daqueles homens de terno no navio. Vamos embora!" Então foram pra casa, cansados e frustrados, pois não havia ninguém para esperá-los, nenhuma recompensa sequer e o marido ficou tão revoltado que saiu batendo a porta e disse à sua esposa: "Eu vou dar uma volta, pergunta aí pro seu Deus se é isso que Ele tem pra nos dar depois de 50 anos de ministério!".
Aquele homem andou… andou,… andou… e, ao voltar, encontrou a esposa mexendo em alguma coisa na pia da cozinha. Ele entrou e perguntou à mulher em tom de deboche: "E então? Falou com o seu Deus se é isso que Ele tem para nos dar, depois de renunciarmos 50 anos da nossa vida dedicados ao ministério?"
E a mulher sem se virar, simplesmente disse: "Falei sim."
"Ah é? E então, o que foi que Ele disse?" retrucou o homem.
Ela respondeu: "Deus disse que nós ainda não chegamos em casa."
Quantas vezes já demos o nosso melhor em nosso emprego e nos decepcionamos porque ninguém reconheceu o nosso esforço? Existe algo mais frustrante do que não ser valorizado e reconhecido? Mas quando fazemos algo para Deus, nunca é em vão! 
Acredite: Ele vê sua luta para vencer o pecado, suas orações e todo o esforço que você faz para servir a Ele. E mesmo que você nunca receba o reconhecimento das pessoas, lembre-se: Você ainda não chegou em casa! É lá na eternidade com o Senhor, que você terá suas lágrimas enxugadas e a maior recompensa de todas: a presença do próprio Deus com você para sempre.
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão." (1Coríntios 15:58)
 Seja o maior no reino de Deus!!!
extraído e adaptado
Hernandes Dias Lopes



Nenhum comentário: