2015/03/18

Salmos 139

Texto: Salmos 139

Queridos irmãos essa noite quero convidá-los a juntos meditarmos no salmo 139, um lindo salmo muito conhecido por todos nós cristãos, quem é capaz de não se encantar com as palavras deste salmo...

Não há coração que resista diante de palavras tão poderosas, e  eu tenho certeza que se você colocar em pratica aquilo que Deus falar com você essa noite, esse ano de 2015 vai ser diferente pra sua vida, mas antes quero fazer uma introdução falando um pouco sobre  o livro de salmos... acho importante  conhecermos as nuances deste livro, por isso quero passar um contexto geral.

O Livro de Salmos é o maior e talvez o mais usado livro da Bíblia. Ele explora o mais profundo da experiência humana de forma pessoal e coletiva. Seus 150 cânticos permeiam desde a Criação aos períodos patriarcal, teocrático, monárquico, exílico e pós-exílico.  A autoria é atribuída a diversos autores, com quantidades diferentes de salmos, Asafe, Moises, Salomão, os filhos de Coré e Davi. Número de salmos por autor Davi - 73

No novo testamento foram largamente usados. O proprio Jesus usou os textos de Salmos, tanto para o ensino, como conforto próprio em sua crucificação: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Salmos 22:1 ); Pai em tuas mãos entrego meu espírito ( Salmo 31) Após a ressurreição, citado em Lucas 24:44: Depois lhe disse: São estas as palavras que vos falei, estando ainda convosco, que importava que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. A tremenda amplitude do tema nos Salmos inclui diversos tópicos, tais como júbilo, guerra, paz, culto, juízo, profecia messiânica, louvor e lamentação. Os Salmos eram entoados com o acompanhamento de instrumentos de corda e serviram como hinário do Templo e guia devocional para o povo judeu. A Classificação dos salmos: É feita segundo o conteúdo dos mesmos. Assim:

Salmos de peregrinação- entoados durante as peregrinações a Jerusalém; cidade Santa...

Salmos imprecatórios - pedem julgamento para os perversos;

Salmos penitenciais – expressam tristeza pelos pecados;

Salmos sapienciais - expressam diretrizes para os piedosos;

Salmos históricos- fazem retrospectiva da ação de Deus no meio do povo de Israel;

Salmos sobre a natureza - falam das obras de Deus em sua criação;

Salmos de ações de graças – entoam louvores por graças recebidas;

Salmos messiânicos - textos relacionados à esperança da vinda do Messias;

Salmos reais – relacionados à atuação de Davi e Salomão como reis;

Salmos de lamento coletivos e individuais – apresentam a tristeza por algum motivo;

Alguns salmos podem aparecer em mais de uma classificação. Salmo 139 é um Salmo de lamento individual. O salmo 139 fala-nos da descoberta de um Deus para quem não há segredos, que nos conhece e nos ama exatamente pelo que somos.

Nos primeiros 6 versos o salmista faz afirmações acerca do conhecimento que Deus tem do homem, conhecimento que penetra os lugares mais sombrios e secretos da alma humana. Esse conhecimento total é conhecido por nós como Onisciência.

A onisciência é um dos atributos de Deus, é o conhecimento de tudo é o saber de todas as coisas, e esse conhecimento total faz com que o salmista estremeça na presença de Deus dizendo "tal conhecimento é maravilhoso demais para mim." V6

Queridos você já parou pra pensar que Deus sabe de tudo inclusive o que vc esta pensando neste momento... Deus sabe todas as coisas, desde as mais simples como seu assentar, andar, deitar e levantar, até as mais difíceis como os pensamentos e as palavras antes que sejam ditas. Deus nos conhece profundamente. Ele nos sonda e conhece.

A sonda era uma espécie de corda com um peso na ponta que era usada para 'sondar' a profundidade de um rio, lago ou mar. Deste modo o salmista faz uma comparação dizendo que Deus sabe o que há no mais profundo de nosso ser. O Senhor Deus, sabe todas as coisas sobre nós... até o que ninguém, nem mesmo nós sabemos, Deus sabe. Ele sabe coisas de você, que você mesmo não sabe é nem desconfia. Por que o ser humano por mais sábio que seja e por mais conhecimento próprio que tenha de si mesmo, não consegue penetrar  e desvendar as profundezas da alma...

Esse conhecimento assustou o salmista e me assusta e se você tem temor de Deus em sua vida, se você se preocupa com que Deus pensa de você, essa onisciência deve assustá-lo também, é um conhecimento total que nos desarma, que nos coloca em uma posição de completa vulnerabilidade.

Deus não apenas conhece o que fazemos ou somos, como também antecipa nossas ações. O que falamos, pensamos, por onde andamos e até os segredos do silêncio do nosso quarto são conhecidos por Deus, sabe quando você está sozinho no seu quarto sabe lá fazendo o que? então Deus sabe...

Sabe aquele lugar que você frequenta que ninguém sabe, então Deus sabe... Sabe aquela situação em que vc está envolvido que ninguém sabe, então Deus sabe. Sabe aqueles sites que você acessa, então Deus sabe...Esse conhecimento intimo que Deus tem do homem é o que assusta o salmista "é maravilhoso de mais" ou seja é difícil de suportar...

imagina se neste momento uma mão aparecesse aqui e escrevesse os seus pensamentos  nesta parede onde todos pudessem ler.  Diga-se de passagem isso já aconteceu uma vez, com um rei chamado Belsazar lá no livro de Daniel 5 entao não falo hipoteticamente... Como você se sentiria?  Agora saiba que Deus lê seus pensamentos todos os dias quando ele esquadrinha o seu coração...

A ideia de conhecimento total é a mesmo presente em Jeremias 17.10: "Eu, o Senhor, esquadrinho a mente, eu provo o coração; e isso para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações".

O que Jeremias esta dizendo queridos irmãos?  que diante do conhecimento da  Onipresença de Deus, bem como de todas as outras qualidades divinas, deve interferir no modo de existir do cristão.

Você e eu devemos agir diferente, pois Deus está continuamente observando nossos pensamentos e ações,  e ele acrescenta aqui neste texto de Jeremias que nos dará a paga segundo aquilo que ele tem observado em nossas vidas. Isso nos faz entender o porquê de muita gente patinar, e patinar em sua vida, como que se não saísse do lugar, parece que só anda pro lado, não consegue avançar, por que ele está recebendo  os frutos de suas ações. Acorda meu irmão!!!, Deus está de olho em você e a sua postura vai determinar a sua colheita...

A cada dia que passa encontramos mais e mais cristãos nominais dentro da igreja, vivendo como que se Deus não soubesse das coisas, alheio a essa onisciência, cometendo todo o tipo de pecado, vivendo uma vida mundana...

 Saiba que a partir de hoje onde vc for terá uma plaquinha dizendo: Ei sorria vc está sendo filmado... Vai haver consequencias, nosso Deus é o justo juiz, mas também é o fogo consumidor. com ele não se brinca é muito menos se zomba...

Portanto, ter esse entendimento sobre a onipresença de Deus deve gerar alguns princípios de comportamento na vida do cristão. São eles:

1 - ATENÇÃO: Atente para aquilo que você está fazendo. Tudo o que você faz nas trevas está claro diante dos olhos do Senhor. Toda desculpa que damos aos outros em relação aquilo que fazemos em oculto não são aceitas pelo Senhor, porque Ele conhece a verdade dos fatos.

2 - CONCENTRAÇÃO: Concentre-se em fazer o que é certo. O foco de seu pensamento e de seu coração deverá ser sempre a vontade do Senhor.  A palavra do Senhor diz: melhor é obedecer do que sacrificar.

3 – SANTIFICAÇÃO: A fé prática na onisciência de Deus culmina numa vida de santidade. Lembremos que o sentido da palavra santo quer dizer separado por Deus. Fé prática na onipresença de Deus nos leva então a viver consciente de que Deus tudo vê e tudo sabe e por isso, não há como darmos desculpas a Ele. Portanto, o que nos resta é retribuir o seu amor por nós, através de nossa obediência e viver norteados por aquilo que Deus manda e não por aquilo que queremos ou somos tentados.

A partir dos versos 7 ao 12 o salmista descreve a luta constante do homem que tenta desesperadamente fugir da presença de Deus. O problema que o salmista enfrenta e que todos nós queridos irmãos enfrentamos, é que, apesar de ser nossa inclinação natural tentar esconder  ou fugir da presença de quem conhece nossos segredos mais íntimos, cedo ou tarde concluiremos que de Deus jamais podemos esconder ou fugir.  Adão e Eva podem atestar isso quando esconderam-se de Deus  no jardim do Éden e Jonas também quando fugiu para Tarsis. Não existe lugar onde o homem possa fugir da presença de Deus. "se subo ao céus... La estas"  essa presença de Deus em todo lugar revela-nos outro atributo de Deus conhecido na teologia como Onipresença. Deus é Onipresente!!!   Ele está em todos os lugares.

O salmista declara que Deus pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Para Deus não há distância. Mesmo que se esconda no mais profundo ou mais alto lugar"ainda lá me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá" (v.10). Pelo fato de estar presente em todo lugar ao mesmo tempo, Deus pode ver tudo. O salmista ainda diz que mesmo que se esconda no lugar mais escuro, Deus pode ver do mesmo jeito por que "até as próprias trevas não te serão escuras: as trevas e a luz são a mesma coisa" (v.12). Não há onde alguém possa fugir da presença de Deus, principalmente se você entregou sua vida pra Jesus, a mão de Deus te acompanhará onde estiver. Você sabia que nunca está sozinho?

Deus sempre está contigo em qualquer lugar!  ele é sempre nosso companheiro e benfeitor. Sua presença não é para ser evitada,  evitar a presença de Deus é um contra-censo "pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos" (Atos 17:28).

Altura, profundidade, velocidade, trevas, luz;  nenhuma destas coisas são suficientes para nos esconder da presença de Deus.  A onipresença de Deus é o que faz do pecado o crime hediondo que é. Ele não é cometido no segredo que ingenuamente pensamos que a escuridão oferece. 

 O pecado é uma afronta ao Todo-poderoso e à sua face. É traição da mais alta ordem, cometida aos próprios pés de seu trono. E assim, ele pergunta:  "Ocultar-se-ia alguém em esconderijos que eu não o veja,  diz o Senhor; porventura, não encho eu os céus e a terra?" (Jeremias 23:24).

Cuidado querido irmão por onde você anda, cuidado meu querido jovem com que você faz... Lembrem-se Todos pecados que cometemos o fazemos na sua presença...

A onipresença não é para retratar o Pai como um policial cósmico, observando cada movimento de cada criatura, ansioso para saltar com prazer sobre nossas faltas. Não!!! Sua presença é principalmente para nosso bem. Que maravilhosa segurança é para seus filhos, que, não importa o tempo ou o lugar, aí "me haverá de guiar a tua mão, e a tua destra me susterá" (139:10).

Viver sobre a égide da Onipresença de Deus resulta em grandes benefícios para o cristão principalmente nestes tempos em que vivemos, onde o cristianismo tem sido adulterado, ela nos garante maturidade e estabilidade. Porque pastor? Porque a instabilidade espiritual caracteriza-se pela nossa inquietação e incapacidade de perceber a presença de Deus em nós.

 Esse cristianismo adulterado tem ensinado a essa geração que Deus está sempre ali...sempre lá....Para muitos, Deus está sempre em algum outro lugar; em alguma reunião abençoada, num "culto quente" ou numa "vigília poderosa". São pessoas que vivem sempre correndo atrás de algum lugar em que imaginam que Deus esteja, ou, na linguagem mais popular, onde a "bênção" está. São os chamados "caça-bênçãos". Desta forma tornamo-nos incapazes de olhar para dentro e encontrá-lo aqui, onde Ele escolheu habitar. A presença de Deus não está confinada a um lugar, numa situação geográfica ou litúrgica. Ele não está lá como que fora de nós. Ele está aqui presente em todo o lugar.

A crise que a religião de consumo tem trazido para a alma humana hoje, não tem precedentes na história da igreja. Por todo lado vemos este corre-corre atrás da "bênção" que está num congresso, num livro, numa reunião, num louvor especial, numa igreja. Deus está sempre do lado de fora, como um produto oferecido para ser consumido ao som das propagandas, anunciando que você não pode perder.

 Para muitos, hoje Deus está em algum lugar na prateleira do supermercado religioso esperando pelos consumidores ansiosos e inquietos que nunca aprendem a viver a "prática da presença de Deus" em seu dia-a-dia. Deus não está lá, está aqui em nós. Para encontrar Deus não precisamos ir lá. Quando descobrimos que Deus está presente em todo lugar, esta descoberta nos livra de correr por aí atrás dele em algum outro lugar.

A estabilidade espiritual se dá quando encontramos Deus em todo lugar a partir do encontro com Ele no lugar mais secreto de nossa alma que é o nosso coração. Quando entendemos que o Deus Emanuel é realmente "Deus conosco" haverá estabilidade espiritual.

O Salmo 139 afirma que não podemos nos esconder de Deus. Do mais profundo abismo até o mais alto penhasco, Deus sempre haverá de nos encontrar. Agora Ele só pode ser encontrado no coração e na alma que ouviu sua voz e abriu a porta para que Ele viesse habitar.

 A partir do verso 13 o salmista continua agora revelando a ação de Deus em criar-nos, em tecer-nos desde do útero de nossa mãe, revelando a humanidade outro atributo de Deus  a sua Onipotência. Deus é Onipotente!!! Ele tem todo o poder.

O poder de Deus é ilimitado. É infinitamente poderoso. Jó assim se expressa: "Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado" (Jó 42.2). E Davi declara que "... o poder pertence a Deus" (Salmo 62.11). Outro salmista anônimo proclama: "Grande é o Senhor nosso e mui poderoso; o seu entendimento não se pode medir" (Salmo 147.5).

O Seu poder é criador. Tudo que foi ou será criado foi criado pelo Seu poder: "Teus são os céus, tua, a terra; o mundo e a sua plenitude, tu os fundaste" (Salmo 89.11).

Este poder criador pode criar "ex nihilo", isto é, do nada: .            "... Deus... chama à existência as coisas que não existem" (Romanos 4.17).

O salmista declara o poder infinito de Deus ao dizer que Deus pode dar a vida. O maior milagre de todos é a vida. Você pode plantar uma semente, mas não pode fazê-la nascer se não for a vontade de Deus. Um cientista pode fazer uma inseminação artificial ou uma fertilização in vitro, mas o dom da vida pertence a Deus.

Tudo o que somos, cada célula de nosso organismo traz consigo o toque do Criador. Antes mesmo que houvesse alguma forma em nós. Deus já nos comtemplava e nos conhecia. Os nossos dias, nossos passos, cada pensamento, cada decisão, planos, tudo foi contemplado, determinado e escrito, quando nada havia, nem se quer um esboço do que haveríamos de ser. Não há nada, nenhum momento, gesto ou passagem em nossa história que não tenha sido contemplado por Deus antes da fundação do mundo.

Ele é poderoso para cuidar do nosso tesouro, isto é a nossa vida colocada em Suas mãos. Por isso Paulo pôde afirmar: "e, por isso, estou sofrendo estas coisas; todavia, não me envergonho, porque sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia" (2Timóteo 1.12). Não existe situação que Deus não possa mudar....

Sabe aquela situação difícil que você está vivendo? Deus pode mudar, sabe esse casamento que está acabando? Deus pode mudar,  sabe essa enfermidade que está roubando a sua vida? Deus pode mudar, sabe aquele filho que está nas drogas e todo mundo te diz não tem jeito?, Deus pode mudar... creia ele é poderoso... Ele é poderoso... se isso não fosse verdade teria sido um exagero de Davi dizer: "Eu te amo, ó SENHOR, força minha. O SENHOR é minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte" (Sl 18.1-2)?.

Teria sido exagero de outro salmista declarar: "Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações" (Sl 46.1)? Teria sido um engano dizer essas coisas se Deus fosse menos que onipotente. Deus onisciente, Deus onipresente, Deus onipotente...

Viva uma vida séria com Deus meu querido irmão, pois Deus tem levado você a sério... Comece esse ano diferente, viva consciente dos atributos de Deus em sua vida. Saia do marasmo, do comodismo, Deus tem mais pro seu povo, Deus tem mais pra sua vida. De um basta no cristianismo nominal em sua vida... Deus está chamando você a um despertamento...

Áudio: http://www.mixcloud.com/1ipisjp/serm%C3%A3o-de-250115/

9 comentários:

Unknown disse...

Muito bom, que seje para a Honra e Glória de Deus

Unknown disse...

Amém

SANDRA disse...

GLORIA à DEUS, BENÇÃO ESSE ESTUDO

Unknown disse...

Linda mensagem. Deus tem sempre cuidado de nós, mesmo sendo falhos.
Deus está cuidando de mim nos detalhes cuida de mim,seu amor é sobrenatural e com que eu me sinta especial!

Unknown disse...

Muito importante estas palavras!
Este salmo é maravilhoso!

jose disse...

Coquem em pratica estas palavras hoje

Unknown disse...

Amei está mensagem

Anônimo disse...

Hó Glória! Deus é bom o tempo todo

Unknown disse...

Muito bom este estudo bem esclarecido. Deus abençoe o seu ministério